Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

“Cabo Hércules”- condenado há mais de 200 anos de prisão, defesa pede redução de pena do ex-PM

Publicado

Numa petição de 32 páginas que mistura desabafo, indignação, revolta e várias acusações contra o Ministério Público, contra o Poder Judiciário e contra o Governo do Estado, a defesa do ex-policial militar, Hércules de Araújo Agostinho, hoje com 52 anos, pede revisão criminal para reduzir a pena de 43 anos e quatro meses de prisão imposta em março de 2004 durante júri popular pela chacina de três vítimas. O crime foi praticado em 27 de abril de 2002, contra o sargento José Jesus de Freitas, dois seguranças dele e ainda deixou a esposa do sargento baleada.

A defesa “exige” que seja reconhecida uma delação premiada de forma unilateral para que o “Cabo Hércules”, como o ex-pistoleiro do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro era conhecido, tenha a pena reduzida em até a metade. O ex-militar está preso desde setembro de 2003 e soma mais de 200 anos de prisão por causa de outras condenações em diferentes processos.

A defesa alega que Hércules tem sido tratado pior que animal dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE) e invoca até mesmo a lei de crimes ambientais (que protege animais de maus-tratos) para dar sustentação ao pedido. Ou seja, para que o ex-policial possa ter seus direitos garantidos conforme os demais detentos.

Uma das reclamações é que o ex-PM estaria há três anos sem tomar banho de sol e estaria correndo iminente risco de ser assassinado dentro da PCE por integrantes de facções criminosas que “controlam” as unidades prisionais em Mato Grosso e também em outros estados do País. Nesse contexto, afirma que para outros criminosos detidos na mesma unidade prisional, qualquer ex-policial ainda é considerado policial.

Veja Mais:  Duas mulheres são presas com 11,5kg de drogas na Vila Castelo em Rondonópolis

E, portanto, é um alvo marcado para morrer dentro de qualquer penitenciaria seja ela estadual ou federal. Argumenta ainda que se Hércules vier a ser morto, quem será responsabilizado. “O Papa, o magistrado da Vara de Execução Penal, o governador, o diretor do presídio, o promotor de Justiça?”, questiona o advogado Jorge Henrique Franco Godoy, autor da ação de revisão criminal protocolada no dia 9 deste mês junto à Turma de Câmaras Criminais Reunidas do TJMT.

O relator é o desembargador Marcos Machado. Após 30 páginas de desabafo, a defesa faz os seguintes pedidos: que o Tribunal de Justiça reconheça a colaboração premiada de Hércules Agostinho e modifique sua pena entre 1/6 até a metade.

Ou então que seja reconhecida a redução da pena em metade ou 2/3 por ter colaborado de forma espontânea e efetiva com as investigações do processo criminal. Outra possibilidade é que seja acolhido e julgado procedente o direito do efeito extensivo do ex-cabo, assim como ocorreu com o também ex-policial Célio Alves de Souza  condenado pelo tribunal do júri pelo mesmo crime, e que conseguiu reduzir a pena com um recurso de apelação julgado procedente pelo Tribunal de Justiça.

O quarto pedido é para que Hércules seja transferido para uma Penitenciária Militar, onde possa cumprir sua pena em estabelecimento prisional diferente dos outros corréus, visto que é ex-policial militar, e “não pode estar junto de outros detentos”. Entre idas e vindas de Hércules para penitenciárias federais de outros Estados, ele retornou para a PCE em outubro de 2020 e foi colocado numa cela separada dos demais presidiários.

Veja Mais:  Polícia Civil deflagra operação para apurar furto de aparelhos eletrônicos em Canarana

Hércules foi transferido da PCE para uma unidade prisional federal, pela primeira vez, em dezembro de 2012, ocasião em que foi levado para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). Depois também cumpriu pena a Penitenciária Federal de Mossoró (RN), resultado de transferências efetivadas após tentativas de fuga na PEC, em Cuiabá.

Da redação com Folhamax

Comentários Facebook

Policial

Vendas de camarotes e bangalôs para a Semana do Cavalo e o Rodeio É o Bicho começam nesta quinta-feira

Publicado

 

O acesso a pista e arquibancada será gratuito mediante a doação voluntária de alimentos

A organização da Semana do Cavalo-edição Rondonópolis e Rodeio É o Bicho iniciam, nesta quinta-feira (16/04), a comercialização de camarotes e bangalôs para a edição deste ano, entre os dias 03 e 06 de junho, no parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. O evento, que promete movimentar a região com uma grade de shows diversificada e infraestrutura proporcionando uma imersão no mundo do cavalo.

Nos dias de evento, logo após as provas equestres e a disputa por equipes do rodeio em touros, atrações musicais manterão a adrenalina e emoção nas alturas. No dia 03 de junho, apresentações em dose dupla, primeiro o grupo feminino sensação da internet Resenha da Muierada, formado por Julia Rafaela, Julya & Maryana e Kamila e Kavic, vem conquistando números expressivos nas redes sociais e se consolidando como um dos movimentos femininos mais comentados da música popular nos últimos meses. Na sequência, o cantor mato-grossense Jero Neto fecha a 1ª noite da Semana do Cavalo Rondonópolis, com muita música regional e rasqueado.

Para o dia 05 de junho, a dupla Léo e Raphael promete balançar a arena João Potero, com sucessos como “Os Menino da Pecuária” e “Cê Gosta” que conquistam todo o país. Fechando o último dia de evento, no dia 06 de junho, outra noite com shows em dose dupla, com o cantor Loubet, com os seus novos hit’s “Tudo Acaba em Pinga” e “Firme Na Farra”, além de músicas de grande sucesso “O Que Acontece Na Roça, Fica Na Roça” e “Muié, Chapéu e Butina”. Depois a banda Novo Som, promete colocar toda a arena para dançar lambadão e rasqueado cuiabano.

Veja Mais:  Casal é preso em flagrante e PM recupera produtos furtados em supermercados em MT

Os interessados em garantir os espaços vip ‘s poderão acessar as vendas a partir desta quinta, assegurando visão privilegiada do palco e maior conforto durante as montarias e apresentações musicais. Para não perder nenhuma informação, acompanhe as redes sociais da Semana do Cavalo e Rodeio É o Bicho.

O objetivo também da Semana do Cavalo e Rodeio É o Bicho é solidário, com toda a arrecadação de alimentos nos quatro dias de eventos que serão revertidos às instituições filantrópicas e de assistência da cidade.

Os pontos de vendas são: Bangalôs (Cristiano 66 98111 3040 / Fabiano (66) 99986-8018 / Elga (65) 99914 8197. Pontos fixos Rancho Country, Bandeirantes Calçados, Casa Jardim e TXC Rondonópolis. Venda online no site Q2ingressos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia investiga ameaça de massacre em escola cívico-militar em Rondonópolis

Publicado

Imagem ilustratva criada por IA

Uma adolescente de 13 anos foi identificada como responsável por ameaças direcionadas a escola cívico-militar Professora Eunice Souza dos Santos em Rondonópolis na tarde desta quinta-feira (9). O caso foi descoberto após levantamento realizado pela Agência Local de Inteligência (ALI), que tomou conhecimento de mensagens com teor de ataque contra alunos e colaboradores da unidade escolar.

Conforme informações, as ameaças foram feitas por meio de um perfil em rede social, aparentemente falso, que marcava a escola e continha mensagens alarmantes sugerindo um possível ato violento. A partir da análise de dados cadastrais, como e-mail e número telefônico vinculados ao perfil, foi possível chegar à identificação da menor, apontada como autora das publicações.

Diante da denúncia, uma equipe policial se deslocou até o endereço da adolescente, onde ela foi localizada. No momento da abordagem, a menor estava sozinha na residência. Posteriormente, familiares foram acionados e compareceram ao local.

Segundo relato do pai, ele já tinha conhecimento da situação, embora a adolescente tenha negado inicialmente a autoria das ameaças. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos, acompanhados por um conselheiro tutelar.

O aparelho celular utilizado pela menor foi apreendido e encaminhado para perícia, a fim de subsidiar as investigações conduzidas pela Polícia Civil.

O caso segue em apuração. As autoridades reforçam que qualquer tipo de ameaça em ambiente escolar é tratada com rigor e destacam a importância da denúncia e da atuação rápida para prevenir situações de risco.

Veja Mais:  Suspeitos são detidos por tráfico de drogas no centro de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Militar lança mais uma edição da Operação Tolerância Zero na noite desta quinta-feira (9)

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, na noite desta quinta-feira (9.4), o lançamento de mais uma edição da Operação Tolerância Zero, em Cuiabá. A ação será realizada a partir das 18h30, na rotatória da Avenida Miguel Sutil, entre o parque Mãe Bonifácia e o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal.

A operação será liderada pela coronel Grasielle Paes, que assumiu a função de Subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, nesta quinta-feira (9/4), e acontece em conjunto com a Operação Metrópole Segura, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

As ações contam com o apoio da Cavalaria, da Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), das Forças Táticas do 1º e 2º Comandos Regionais e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Serviço | Lançamento Operação Tolerância Zero

Data: 9.4 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Rotatória da avenida Miguel Sutil, entre o parque Mãe Bonifácia e o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil prende último alvo de operação contra organização criminosa que torturou vítima na Capital
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana