Sem categoria
Câmara Municipal deve iniciar chamamento dos aprovados do concurso em março
FASE DE CONCLUSÃO
A Câmara Municipal de Rondonópolis está finalizando o estudo de viabilidade e em março deve iniciar o chamamento dos aprovados no concurso público realizado em abril de 2024. Essa análise cuidadosa ajudará a garantir que a Casa de Lei funcione de maneira organizada e eficaz, beneficiando todos os cidadãos de Rondonópolis.
O Concurso foi homologado e em razão do período eleitoral e finalização dos estudos técnicos que avaliam a necessidade, espaço físico e impacto orçamentário, o processo acabou sendo mais moroso, porém a espera dos aprovados está chegando ao fim. Para definição da quantidade de aprovados, inclusos na primeira chamada, todos as Secretarias foram consultadas dentro do prazo de 30 dias.
De acordo com o presidente da Câmara, Paulo Schuh os estudos já estão na fase de conclusão visando o chamamento do maior número de candidatos aprovados. “Isso é crucial para garantir que tenhamos as pessoas certas nas funções certas. Assim, evitamos desperdícios e promovemos uma gestão mais eficiente. Não se trata apenas de preencher vagas, trata-se de construir uma equipe que realmente atenda às necessidades da Câmara e da população”, explicou Schuh.
Um dos aspectos importantes que está sendo considerado é o espaço físico disponível. “Sabemos que a nova obra da Câmara ainda está em construção e isso traz limitações. É crucial que a administração avalie não só a quantidade de servidores necessários, mas também se temos espaço suficiente para acomodar todos de forma adequada”, disse.

Rondonópolis
Vereador Alikson Reis critica a gestão da saúde pública de Rondonópolis

Foto- Assessoria
O Vereador Alikson Reis (Pode) da base do Prefeito Cláudio Ferreira, criticou duramente a forma que está sendo gerida a saúde pública do município de Rondonópolis.
A fala do vereador foi durante entrevista no programa 105 Noticias, na rádio 105 FM no inicio da tarde desta sexta-feira (14).
Ouça na integra a entrevista:
Sem categoria
Município pretende usar recursos para alavancar obras prioritárias

Foto- Assessoria
A difícil realidade financeira encontrada pela nova gestão municipal em Rondonópolis vem demandando de eficiência administrativa e adoção de medidas estratégicas para que o Município possa continuar investindo em obras consideradas prioritárias para a vida da população local. Nesse sentido, por meio da aprovação pela Câmara Municipal do projeto de lei nº 079/2025, nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Rondonópolis poderá contratar um empréstimo de até R$ 235,3 milhões para investimentos em áreas essenciais para o desenvolvimento local.
Justificando a necessidade do empréstimo, a atual administração observa que a gestão anterior deixou o Município com um grande contingente de dívidas, sendo necessário destinar grande parte dos recursos municipais para quitação desses débitos já realizados. Inclusive, a Prefeitura atesta que tentou a viabilização de recursos junto ao Governo Federal para muitos investimentos necessários, não sendo possível. Ao mesmo tempo, ainda vem tentando viabilizar recursos estaduais para alguns dos projetos tidos como prioritários.
Uma das alternativas encontradas para a viabilização de vários desses novos projetos foi justamente a contratação desse empréstimo junto as instituições financeiras. Apesar da aprovação do crédito, o projeto aprovado pela Câmara ainda não definiu as obras que serão contempladas, mas já adianta que serão para implantação de obras de infraestrutura de pavimentação e drenagem, mobilidade urbana, sinalização; construção de obras de arte de engenharia; construção de unidade ambiental; construção de unidades de saúde; transporte público; construção de unidades escolares e ampliação do sistema de saneamento básico.
Conforme explicado pela nova gestão, entre algumas dessas obras que devem ser viabilizadas com esses recursos estão a construção de nova, ampla e moderna UPA, viadutos em pontos críticos do trânsito, a modernização semafórica, entre outros.
Rondonópolis
Rondonópolis lidera exportações de MT com U$ 342,06 milhões
Rondonópolis atinge U$ 342,06 milhões em exportações neste primeiro bimestre do ano e lidera o ranking como maior exportador de Mato Grosso no período. O Município também foi o 23º que mais exportou no Brasil. Os dados são do Ministério da Indústria e Comércio Exterior e foram divulgados nesta sexta-feira (7).
Somando U$ 342,06 milhões, as exportações locais ainda representaram 11,2% do total exportado por Mato Grosso neste bimestre e 0,7% das exportações nacionais. Apesar disso, as exportações tiveram uma queda de 23,2% neste primeiro bimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024.
Os números apontam também que, neste primeiro bimestre, as importações chegaram a U$ 61,75 milhões, redução de 47,3% em relação a 2024. Com esse montante, Rondonópolis foi a segunda cidade que mais importou em Mato Grosso no período, e a 128ª no Brasil. As importações locais representaram 22,9% do total importado pelo Estado e 0,1% pelo país.
Com as exportações atingindo U$ 342,06 milhões e as importações U$ 61,75 milhões, a cidade fechou o primeiro bimestre do ano com superávit de U$ 280,32 milhões.
Somente neste mês de fevereiro, as exportações somaram U$ 179 milhões e as importações U$ 22,2 milhões.
Tailândia foi principal destino
Neste primeiro bimestre do ano, as exportações locais tiveram como principal destino a Tailândia. Para o país, foram exportados U$ 78,8 milhões, o que correspondeu a 23% do total das exportações de Rondonópolis no período.
Além da Tailândia, a China recebeu grande parte das exportações da cidade. Com um total de U$ 74,2 milhões, as exportações para o país asiático representaram 21,7% do total exportado.
Já, quanto às importações, vieram, especialmente, do Canadá. Do país da América do Norte foram importados U$ 15,2 milhões, representando 24,6% do total das importações locais.
Produtos exportados e importados
Os dados mostram ainda que o principal produto exportado por Rondonópolis neste primeiro bimestre do ano foi a torta e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja, que foi equivalente a 54% do total das exportações.
Também com participação importante nas exportações locais estão a soja e o algodão, que representaram 18% cada do total exportado; além da carne bovina (4,8%) e o milho (3,3).
Entre os principais produtos importados estão os adubos ou fertilizantes, que representaram 86% das importações neste primeiro bimestre e os inseticidas, com 8,9% do total.
-
Saúde19/03/2025 - 09:29
Quais são as doenças mais comuns no outono?
-
Política MT19/03/2025 - 14:04
Influencer da Direita brinca após avião com Lula arremeter: ‘Só eu que tenho esses pensamentos intrusivos?’
-
Política MT18/03/2025 - 20:58
Rondonópolis| Vereadora emite nota de apoio ao Deputado Eduardo Bolsonaro
-
Esportes19/03/2025 - 12:13
Titular do Primavera, Camargo comemora classificação histórica da equipe para a final do Campeonato Mato-Grossense
-
Esportes19/03/2025 - 19:00
Dorival Jr. analisa confronto contra a Colômbia e projeta evolução da Seleção nas Eliminatórias
-
Mato Grosso18/03/2025 - 17:30
Governador vistoria obra de mais uma ponte ligando Cuiabá a Várzea Grande
-
Rondonópolis17/03/2025 - 22:34
Rondonópolis| Prefeitura inicia a campanha IPTU Premiado 2025
-
Rondonópolis19/03/2025 - 18:45
Esporte realiza sorteio dos times que se enfrentam nos Jogos Escolares