Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Capacitação aborda uso de BTi e armadilhas ovitrampas no combate à dengue

Publicado

Curso traz técnicas inovadoras no monitoramento e controle do Aedes aegypti

Agentes de Combate às Endemias (ACEs) do Município estão passando por uma capacitação nesta segunda-feira (07), sobre estratégias de prevenção e controle da dengue. A ação, tem como foco o uso de tecnologias e métodos biológicos para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e é comandada pelos professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Laurival Antônio, João Antônio Cyrino Zequi e Aparecido de Souza. Coordenadores da Saúde, o secretário da pasta, Vânio Jordani, e o prefeito interino, Acácio Ambrosini também acompanham a capacitação.

A formação deve abordar tanto a utilização de armadilhas ovitrampas no monitoramento do Aedes, quanto o controle biológico utilizando larvicida a base de bactéria Bacillus thuringiensis israelense (Bti), uma alternativa sustentável e eficaz, sem riscos à saúde humana e de animais, por ser formulada em pó à base de uma bactéria esporulante encontrada no solo, que causa a mortalidade em larvas de dípteros, especialmente de Aedes aegypti.

“Esse é um projeto que estamos desenvolvendo há um bom tempo com o IMA (Instituto Mato-grossense do Algodão) e o objetivo é desenvolver estratégias de controle das arboviroses por meio do inseticida a partir da bactéria Bacillus thuringiensis israelense (Bti); essa é uma bactéria de controle biológico, eficiente e que não faz mal à população ou aos pets; inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso em caixas d’água e até mesmo de avião para aplicação”, explica o pesquisador Laurival Antônio. “O BTi tem várias cepas e cada uma age de forma específica, nesse caso usamos no combate ao Aedes aegypti”, detalha o professor.

Veja Mais:  Prefeitura lança consulta pública para aplicação da Lei Paulo Gustavo

Desde cedo, Aparecido, Laurival Antônio, João Zequi, orientam os participantes em atividades práticas e teóricas no combate às larvas do mosquito. O treinamento inclui diálogo sobre os desafios no enfrentamento da dengue; montagem de armadilhas ovitrampas para monitoramento de ovos do mosquito; treinamento em campo para aplicação de técnicas de controle biológico e, para finalizar, um momento para esclarecer dúvidas e reforçar o aprendizado.

“Esse treinamento voltado aos ACEs é essencial, são eles que estão na ponta, que detectam as mais variadas situações e propagam também as ações que buscam eliminar a proliferação e criadouros de vetores”, frisa Acácio. O prefeito interino completa que a vinda dos professores da UEL para Sorriso reforça o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura por meio dos agentes de combate à endemias, do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) que integram a Secretaria de Saúde.

Já o secretário de Saúde, Vânio Jordani, destaca ainda que cada um é responsável por cuidar da empresa, do quintal de casa e “juntos podemos cuidar da cidade”. Vânio também lembra que em todas as unidades de saúde está disponível a vacina contra a dengue. “Recomendamos que a população procure a unidade, se informe e aplique a vacina”, reforça.

“É um treinamento que visa reforçar nossas ações no combate à dengue e outras arboviroses. Estamos no fim do período de chuvas e a atualização dos conhecimentos dos agentes é fundamental para prevenir surtos e proteger a saúde da população”, destaca a coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring.

Veja Mais:  Isabelle Almeida do atletismo, embarca rumo ao Brics Games na Rússia

Hoje, representantes dos municípios de Várzea Grande e Nova Mutum acompanham o treinamento. O curso em Sorriso segue durante todo o dia de hoje e também amanhã, dia 8, no período matutino. Hoje à tarde, das 13 às 15 horas, o treinamento será na Sala de Formação da Secretaria de Saúde; das 15 às 17 horas terá instalação de armadilhas no bairro Fraternidade e, amanhã, dia 8, a formação será no laboratório da Faculdade Anhanguera.

Além da Prefeitura de Sorriso, integram o projeto o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA/MT), A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) apoia a realização do curso (AMPA), a Assembleia Legislativa, Promotoria Pública e Judiciário de Sorriso.

O uso do BTi

O controle vetorial de larvas de Aedes é uma estratégia indicada para depósitos de água de uso humano ou por animais domésticos que não possam ser removidos.

O ingrediente ativo BTi é composto por Bacillus Thuringiensis, com sorotipo israelense, e Cepa AM65-52, que quando aplicado na água, é filtrado e ingerido pelas larvas de mosquito. O inseticida interage com a parede intestinal das larvas e as rompe rapidamente. É esperada a morte dos insetos em até 24 horas após a aplicação do produto.

Ressalta-se que o BTi é um inseticida biológico altamente seletivo para uso contra larvas de mosquitos e é considerado seguro para humanos e animais domésticos. Este inseticida possui aprovação da ANVISA para o uso em Saúde Pública e é recomendado pelo Programa de Pré-qualificação em Controle de Vetores da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja Mais:  Segurança no Trabalho pauta reunião na Semcid

Segundo estudos, o BTI é um larvicida biológico, seguro, eficaz e não tóxico utilizado para o controle da população dos borrachudos, eliminando-os ainda na fase de larvas, quando vivem em lagos e riachos, principalmente fixados em substratos e rochas localizados nas margens e leito. A aplicação é realizada de forma simples, porém deve atender a alguns fatores de aplicação. O produto não pode ser aplicado diretamente no recurso hídrico, mas sim deverá ser diluída uma quantidade de produto em água, para a posterior aplicação por meio de um regador calibrado (deve esvaziar em 1 minuto).

As ovitrampas

O uso das ovitrampas permite identificar a introdução de mosquitos em áreas não infestadas pelo Aedes, monitorar a densidade populacional deste inseto vetor em áreas infestadas, além de contribuir para avaliar a efetividade das ações de controle vetorial.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Sorriso promove 2º Turistando Coffee com foco no Mapa Turístico do município

Publicado

O evento é uma iniciativa que visa fortalecer a rede turística de Sorriso

No próximo dia 29 de abril, às 8h, o auditório Magessi, localizado no Centro de Eventos Ari José Riedi, recebe a segunda edição do Turistando Coffee. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, terá como tema central o “Mapa Turístico de Sorriso”. O objetivo é reunir empresários e profissionais do setor para debater e contribuir com a construção colaborativa do mapa do turismo de Sorriso.

O Turistando Coffee é uma iniciativa que visa fortalecer a rede turística de Sorriso, promovendo encontros periódicos para troca de experiências, apresentação de tendências e elaboração de estratégias conjuntas. A primeira edição, realizada em março, abordou a evolução do turismo no município e contou com a participação de diversos representantes do trade turístico.

O secretário adjunto de Turismo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, destaca a importância da participação das empresas e profissionais no processo de desenvolvimento turístico: “A presença dos empresários é fundamental para que possamos construir um turismo forte e sustentável em Sorriso. O sucesso do primeiro Turistando Coffee mostrou o quanto o setor está engajado, e esperamos ampliar ainda mais essa rede de colaboração nesta segunda edição.”

As inscrições para o 2º Turistando Coffee são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScFNnDhdnTR6dahWHH2jQLsEN7FoyqDQFxeVKOwpYyN7G6zQg/viewform

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Segurança no Trabalho pauta reunião na Semcid
Continue lendo

Sorriso

Sorriso sedia novamente a maior competição de futevôlei do mundo

Publicado

TAFC começa nesta quarta-feira (24) com clínica infantil e jogos amadores

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, dá início hoje (24) a segunda etapa do Team Águia Footvolley Cup (TAFC), considerada uma das maiores competições de futevôlei do mundo. O evento segue até domingo (27), na Praça Vila Romana, ao lado do Cemitério Municipal, e promete atrair olhares do Brasil e do mundo, colocando Sorriso mais uma vez no mapa do esporte internacional.

A programação começa às 16h com uma clínica infantil exclusiva para crianças dos projetos sociais do município, que terão a oportunidade de interagir com alguns dos melhores atletas da modalidade, como o lendário Anderson Águia, referência mundial no futevôlei. Ainda nesta noite, entram em quadra os atletas da categoria amadora, composta exclusivamente por jogadores de Sorriso.

De sexta a domingo, a partir das 9h, as competições continuam com as categorias profissionais, reunindo craques nacionais e internacionais. A entrada para todos os dias de evento é 1kg de alimento não perecível, reforçando o compromisso social da ação.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Odimar Bianchin, destacou o esforço coletivo que torna possível sediar um evento dessa magnitude. “Estamos oferecendo esporte de nível internacional à nossa população, com entrada solidária. Agradeço o empenho de todas as secretarias envolvidas que estão trabalhando em conjunto para que o TAFC seja mais uma vez um sucesso”, afirmou.

Veja Mais:  UPA Central registra quase 800 atendimentos em 48 horas

O evento também conta com o apoio da Câmara Municipal, por meio de emenda impositiva do vereador Diogo Kriguer, que reforçou a importância do TAFC para o desenvolvimento do município.

“Além de impulsionar a economia local, esse evento é um incentivo ao esporte, inspirando pessoas de todas as idades a se envolverem com o futevôlei. Agradeço à Federação Mato-grossense de Futevôlei por acreditar em Sorriso. Já estamos trabalhando para incluir o TAFC no calendário oficial da cidade”, disse Kriguer.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Ônibus do transporte coletivo contam com videomonitoramento

Publicado

Além de som e imagens, equipamentos permitem acompanhar velocidade e trajeto

Os ônibus do transporte coletivo estão devidamente monitorados internamente. As câmeras de videomonitoramento foram instaladas ainda ontem (23 de abril) pela empresa proprietária dos veículos, que são locados pela Prefeitura.

Agora, todos os veículos que rodam as dez linhas ofertadas em Sorriso contam com câmeras com telemetria, ou seja, além de captar imagens e som, os equipamentos também permitem acompanhar velocidade, trajetos, partidas e paradas.

De acordo Leandro Gehlen, responsável pelo transporte coletivo de passageiros, o videomonitoramento é uma solicitação antiga, e devidamente prevista em licitação. “Demos um prazo para a empresa instalar os equipamentos, que agora estão em pleno funcionamento, garantindo acompanhamento em tempo real de todos os veículos, com câmeras que monitoram a rua, a entrada dos veículos e o salão”.

Secretário de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), Milton Geller destaca que os equipamentos devem trazer mais segurança aos passageiros, bem como cobradores e motoristas. “O videomonitoramento é realidade em vários pontos da cidade, e agora também passa a integrar o transporte coletivo de passageiros, trazendo ainda mais segurança a todos que utilizam essa forma de transporte”.

Da mesma forma que nos veículos de transporte coletivo, a Prefeitura também busca formas de instalar o videomonitoramento nos ônibus do transporte escolar. “Não há como estabelecer um prazo, dado que é uma frota grande e mista, dado que alguns ônibus, como os que rodam as linhas do interior, precisam ser terceirizados, mas este avanço está em nosso planejamento”, adianta Gerson Cândido, responsável pelo transporte escolar.

Veja Mais:  Equipe da Sama realiza manutenção de áreas verdes com o plantio de espécies nativas

Precisa tirar dúvidas sobre o funcionamento do transporte coletivo? No site da Prefeitura é possível acessar todas as linhas disponíveis, bem como os horários. Há ainda o WhatsApp 99725 1531, para o envio de mensagens.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana