Política MT
CCJR analisa PLOA nesta terça-feira
Foto: HELDER FARIA / ALMT
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) realiza às 14h desta terça-feira (29) sua 21ª reunião ordinária, na sala 201, segundo piso do prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Seis matérias estão na ordem do dia, que pode ser alterada a qualquer momento, para análise durante o encontro. São cinco projetos de lei e um projeto de resolução. Entre eles, o projeto da Lei Orçamentária Anual de 2019 (PLOA).
A CCJR é presidida pelo deputado estadual Max Russi (PSB) e tem com vice-presidente a deputada Janaína Riva (MDB). Também são membros titulares os deputados Pedro Satélite (PSD), Wilson Santos (PSDB) e Oscar Bezerra (PV).
Confira abaixo a lista completa de matérias em pauta:
01 – Projeto de Lei nº 283/2018 – Mensagem nº90/2018 – Autor: Poder Executivo
Ementa: Estima a Receita e Fixa a Despesa do Estado para o exercício financeiro de 2019.
02 – Projeto de Lei nº 287/2016 – Autor: Deputado Guilherme Maluf
Ementa: Altera a Lei Estadual n° 8.923, de 11 de julho de 2008, que cria o Programa de
Políticas de Ações de Incentivo ao Desenvolvimento e Uso da Energia Solar no Estado de
Mato Grosso.
03 – Projeto de Lei nº 471/2016 – Autor: Deputado José Domingos Fraga
Ementa: Dispõe sobre a criação de Núcleos de Terapia Ocupacional dentro das Escolas
Públicas de Ensino do Estado de Mato Grosso.
04 – Projeto de Lei nº 373/2017 – Autor: Deputado Sebastião Rezende
Ementa: Dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as maternidades no Estado de Mato Grosso
disponibilizarem pulseiras antissequestros para recém-nascidos e dá outras providências.
05 – Projeto de Lei nº 579/2017 (c/emenda) – Autor: Deputado Romoaldo Júnior
Ementa: Institui Jornada de Trabalho e cria Gratificação de Atividade Voluntária de
Fiscalização de Trânsito, no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN para
os fins que especifica, e dá outras providências.
06 – Projeto de Resolução nº 2/2019 – Autor: CPI do FETHAB e FUNDEB
Ementa: Aprova o Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI designada
para apurar e investigar a arrecadação dos recursos oriundos das contribuições do Fundo
Estadual de Transporte e Habitação – FETHAB, Lei no 7.263/2000, referente ao FETHAB
adicional (art.14-K) e ao FETHAB combustível (Capítulo III), bem como a aplicação dos
referidos recursos, e investigar os recursos oriundos do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação –
FUNDEB, e sua distribuição, na forma da legislação vigente e recomenda a adoção de
providências.
Política MT
Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis
Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria
A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.
Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.
Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.
A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.
O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.
Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.
Política MT
E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Foto- Assessoria
A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.
Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.
O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.
Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.
A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.
E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.
A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.
Política MT
Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Foto-Assessoria
Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.
A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.
“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.
As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.
O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.
Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.
“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.
-
Rondonópolis01/09/2026 - 10:37Liquidaqui começa nesta sexta-feira e movimenta comércio de Rondonópolis com 16 dias de ofertas e prêmios
-
Rondonópolis02/09/2026 - 15:09Vereador em Rondonópolis apresenta ‘Seis Moções de Aplauso’ em regime de urgência: prioridade ou excesso?
-
Rondonópolis04/09/2026 - 11:07Liquidaqui começa nesta sexta-feira com prêmios e vales-compras para atrair consumidores
-
Rondonópolis04/09/2026 - 11:11Rondon Plaza Shopping e comércio de rua terão horário especial para o feriado de 7 de Setembro






