Rondonópolis

CEDERO realiza ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Publicado

Por orientação da Secretaria Municipal de Saúde, o CEDERO – Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis, realizou nesta sexta-feira (5) uma ação de orientação, prevenção e combate ao colesterol na Praça dos Carreiros, alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”, comemorado oficialmente no dia 08/08.

Por se constituir num terminal de coletivo urbano, a praça foi escolhida pelo volume de pessoas que circulam e transitam no local, o que facilita a difusão de informações nas ações de divulgação de campanhas de saúde de cunho nacional e ou internacional. 

Equipe da unidade de saúde Cedero…

Por esta razão, equipes da unidade de saúde, lideradas pelo diretor do Cedero, Dr. Arthur Emílio Vieira realizaram a chamada busca ativa da população, abordando e orientando as pessoas sobre os perigos e malefícios do colesterol alto, relacionados a doenças endócrinas ou cardiovasculares, como infartos, AVCs entre outros, e faziam aferição de pressão arterial, repassavam dicas e maneiras de controlá-lo; cuidados pessoais com a alimentação, sugeriam exames regulares de controle; e, a prática de atividades físicas regulares, como caminhadas, entre outros.

Nos casos de pessoas que apresentaram o exame de colesterol, os técnicos avaliavam, e de acordo com a necessidade repassavam as orientações específicas de cada caso. E, as pessoas que por ventura estavam há um longo tempo (até de vários anos) sem realizar exames para a aferição do colesterol, os técnicos/médicos, já faziam o pedido e o encaminhamento para uma unidade básica de saúde para realização de exames lipidograma completo.

Veja Mais:  Tribunal de Justiça determina 'Lockdown' em Rondonópolis a partir da próxima sexta-feira

Faixas de alerta…

Conforme o diretor, o objetivo do Centro é orientar, prevenir, e proporcionar um serviço de saúde de qualidade à população, começando com a difusão de orientações preventivas, e posteriormente curativas, se necessário.

O QUE É O COLESTEROL
Conforme definições médicas do Ministério da Saúde, o colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. Portanto, precisamos dele, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. 

Ainda segundo o MS, há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado de “colesterol ruim”. Cada grupo pode contribuir para a redução ou aumento dos índices. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana. 

As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil. O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, tais como: obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável e prática de atividades físicas. 

Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas que tenham hábitos saudáveis, por isso, além da prática de atividade física e da alimentação equilibrada é importante verificar regularmente as taxas de gordura no sangue e, se necessário, utilizar medicamentos sob prescrição e acompanhamento médico.

Veja Mais:  Prefeitura faz ação integrada para pessoas em situação de rua na Vila Canaã, Vila Operária e Praça da Saudade

Segundo o diretor do CEDERO outras ações orientativas e preventivas ainda serão realizadas este ano na cidade, e serão divulgadas adequadamente no devido tempo.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook

Rondonópolis

Secretaria de Saúde ofertará serviços durante a 48ª Exposul

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente na 48ª Exposul ofertando serviços durante os seis dias de festa que vão ocorrer de 08 à 13 de agosto, no Parque de Exposições Governador Wilmar Peres de Farias. Durante esse período, a equipe estará instalada em um estande próximo ao parque de diversão. 

No local serão realizados testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição gratuita de preservativos, orientação sobre os programas de saúde e  atendimento médico e de enfermagem de urgência.

Uma equipe da Vigilância Sanitária também estará fazendo fiscalizações do parque e dos alimentos nesses dias de festa. 

Todos os anos a Prefeitura Municipal faz parceria com o Sindicato Rural por considerar que o evento tem o papel de apresentar Rondonópolis para o Brasil, pois  atrai empresários de todos os lugares do país. 

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeito lança programa de regularização fundiária urbana para o Jardim Três Poderes
Continue lendo

Rondonópolis

SECULT abre espaço para artesãos de Rondonópolis na 48ª Exposul

Publicado

Pelo menos 23 artesãos de Rondonópolis, terão a oportunidade de expor seus trabalhos em uma espécie de “vitrine popular” no estande da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, cedido à SECULT – Secretaria Municipal de Cultura durante a realização da 48ª Exposul. 

Segundo o secretário Pedro Augusto Araújo, está sendo montado um espaço no estande da municipalidade, que vai abrigar parte dos artesãos locais cadastrados, para que possam mostrar e comercializar os seus trabalhos de arte em: pedrarias, bijuterias, comidas típicas e vestuário, entre outros produtos.

O importante, conforme o secretário, é que os artesãos não terão nenhum custo para apresentar seus trabalhos, nem tampouco, nenhuma taxa para a comercialização dos mesmos.

“A Prefeitura está abrindo este espaço para esses trabalhadores (as) artistas populares mostrarem a sua arte, os seus trabalhos e comercializá-los diretamente com o consumidor. Os visitantes terão a oportunidade de prestigiar e valorizar o trabalho dos nossos artesãos, adquirindo produtos de muita qualidade a preços convidativos”, explicou Pedro Augusto.

Ainda segundo o secretário, essa foi mais uma forma que a municipalidade encontrou de prestigiar e valorizar os artesãos locais, abrindo essa importante vitrine popular a estes trabalhadores da cidade que fazem da sua arte, o seu ofício e o meio de sustento de suas famílias.

Lembrando que os artesãos locais estarão expondo os seus trabalhos todas as noites a partir desta segunda-feira (8), data de abertura da feira, e se estendendo até a noite do sábado (13) no encerramento da 48ª Exposul.

Veja Mais:  Desfile contará com 16 escolas do município com apresentações de fanfarras e temas culturais e históricos

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Moradores do Edelmina Querubim e Carlos Bezerra recebem escrituras

Publicado

A quadra de esportes da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva ficou pequena com a quantidade de moradores que foram receber os títulos definitivos de seus imóveis. Somente durante a noite de sexta-feira (05) cerca de 150 títulos foram entregues, contemplando moradores dos bairros residencial Edelmina Querubim e Carlos Bezerra II.

O trabalho de regularização fundiária executado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo está beneficiando centenas de proprietários que ainda não tinham o documento do imóvel. Todo o trâmite burocrático, inclusive no trabalho com o cartório, é desenvolvido pelo município, agilizando os processos. 

O prefeito José Carlos do Pátio entregou pessoalmente cada documento definitivo para os proprietários. Logo após receber o título, o morador era encaminhado ali mesmo na quadra, em outro espaço preparado pela equipe da Habitação para coletar as assinaturas e oficializar a posse. “Um ato de cidadania que garante dignidade para as famílias”, destacou. 

Por meio do programa de regularização fundiária, os proprietários têm uma economia de cerca de 8 mil reais. De posse dos documentos, os proprietários agora podem buscar financiamentos para fazer melhorias ou até ampliações nas residências. Além dos títulos entregues no evento, outros 150 já estão prontos e estão sendo repassados pela Secretaria de Habitação.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Desfile contará com 16 escolas do município com apresentações de fanfarras e temas culturais e históricos
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana