Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

CEI convoca ex-diretora da Santa Casa e pede condução coercitiva de presidente do CRM

Publicado

Foto- Assessoria

Na tarde desta segunda-feira (07), a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura a situação financeira da Santa Casa de Rondonópolis realizou uma reunião extraordinária para deliberar sobre a ausência do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), Diogo Leite Sampaio, na audiência marcada para esta terça-feira (08).

O presidente da CEI, vereador Ibrahim Zaher, destacou que a recusa do representante do CRM em comparecer surpreendeu os membros da comissão. “Recebemos um ofício do presidente do CRM informando que não estará presente na audiência. Isso nos causou surpresa, já que ele mesmo esteve em diversos canais de comunicação da cidade afirmando ter informações relevantes sobre o funcionamento da Santa Casa, inclusive que já esteve prestando depoimentos junto à Polícia Federal”, afirmou o vereador.

Segundo Zaher, diante da ausência do presidente do CRM/MT, a CEI já determinou a convocação da ex-diretora da Santa Casa, Bianca Talita, para prestar esclarecimentos na próxima terça-feira (15/08). “Também solicitamos ao nosso jurídico que entre com uma ação para que seja feita a convocação coercitiva do presidente do CRM, para que ele traga as informações que são de suma importância para o trabalho da comissão”, pontuou.

O relator da CEI, vereador Vinícius Amoroso, também expressou estranheza quanto à postura do CRM. “Recebemos o ofício número 6476/2025, informando que o presidente do CRM/MT, o Dr. Diogo Leite Sampaio não participaria da nossa convocação feita para a data de amanhã (08/04), que poderia responder por escrito, mas não estaria presente. Essa postura nos causou estranheza, já que ele demonstrou interesse no assunto e chegou a prestar diversas declarações públicas em rádios locais. Diante disso, a CEI decidiu convocar a ex-diretora da Santa Casa, Bianca Talita, para prestar esclarecimentos na próxima terça-feira”, disse Amoroso.

Veja Mais:  Luizão ganha direito de resposta

Transmissão ao vivo e transparência

A CEI também deliberou que as sessões vão ser transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Rondonópolis, como forma de garantir a transparência dos trabalhos. Também será permitida a participação da imprensa na sala anexa ao plenário onde será realizada a oitiva, porém a participação popular no plenário estará vedada.

“Essa é uma medida que atende ao clamor da população. Queremos mostrar que a CEI está trabalhando com seriedade, responsabilidade e compromisso com a verdade, e que não estamos aqui para esconder ou proteger ninguém. É um trabalho sério com pessoas responsáveis e que sabem da importância da Santa Casa e que querem trazer informações que colaborem para o bom funcionamento da Casa. Então, diante disso, nós estaremos fazendo as transmissões ao vivo pelos nossos canais e dando também sequência aos trabalhos da comissão, finalizou o presidente da CEI Ibrahim Zaher.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Prefeitura começa a limpar terrenos sujos e a mandar conta para proprietários

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis começou nesta quinta-feira (24) a realizar por conta própria a limpeza de terrenos particulares sujos e a mandar a conta para os proprietários. Diante da ação, a orientação é para que os donos de terrenos fiquem atentos e façam a limpeza das suas áreas antes que o serviço seja feito pelo poder público, considerando os custos extras envolvidos.

A iniciativa do Município em iniciar a limpeza dos terrenos particulares ocorre diante do previsto pelo decreto municipal nº 12.663, de 22 de abril de 2025, que regulamenta a aplicação da lei complementar nº 528 de 05 de março de 2025, que dispõe sobre a situação de terrenos urbanos, estabelecendo normas para a manutenção, fiscalização e penalidades aplicáveis.

Conforme a secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, a Prefeitura vai continuar o trabalho de fiscalização in loco na cidade toda, com a notificação dos proprietários de terrenos sujos. Inicialmente, o Município dá um prazo de 15 dias para o proprietário fazer a limpeza do terreno. Caso o terreno não seja limpo, ele recebe um multa e tem mais 15 dias para resolver a situação.

A Prefeitura somente entra com a limpeza do terreno repassando os custos ao proprietário após decorridos todos os prazos legais e não resolvida a situação. Nesse contexto, a secretária alerta que, caso o proprietário não pague a multa nem o custo da limpeza, ele vai ser protestado, tendo problemas financeiros. “O protesto trava a vida financeira do contribuinte, e a gente não quer isso… Então, o melhor é a pessoa se precaver e agir antes disso acontecer”, externou.

Veja Mais:  Prefeitura revitaliza trecho as margens do Córrego Queixada no Liberdade
Limpeza dos terrenos irregulares começou no Residencial Sunflower. Imagens – Adeildson José

Caso o serviço envolva apenas a roçada e limpeza de um terreno de 360 m², para exemplificar, o custo ao proprietário pode ficar em torno de R$ 1.000,00. Agora caso o serviço envolva ainda remoção de entulho e destinação final de resíduos, em um terreno de mesma dimensão, o custo ao proprietário pode ficar em torno de R$ 2.600,00.

A intenção do Município é manter esse serviço de limpeza até conseguir sanar o quadro atual de grande quantidade de terrenos sujos na cidade. Para isso, montou um mapa de atuação, com trabalhos toda quinta e sexta-feira, sendo de manhã limpando os lotes privados que não atenderam a legislação e, na parte da tarde, os lotes públicos.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Habitação convoca cadastrados para regularização de pendências nos documentos

Publicado

Mais de 350 candidatos ao processo de seleção do Residencial Celina Bezerra estão convocados para comparecer na unidade de atendimento da Secretaria Municipal de Habitação no Ganha Tempo, para realizar a regularização das pendências e incompatibilidades de seus cadastros.

A ação da pasta à regularização de pendências documentais dos convocados visa viabilizar o envio dos dossiês para o Banco do Brasil, financiador do empreendimento, fazer a avaliação e indicar se os candidatos estão aptos ou não para serem contemplados com uma moradia no residencial Celina Bezerra.

A relação com os nomes dessas pessoas que devem comparecer à unidade de atendimento da Habitação no Ganha Tempo está publicada na edição nº 5.931, do Diário Oficial do Município, o DioRondon. A Secretaria ressalta que o não comparecimento dentro do prazo, na unidade de atendimento da Habitação do Ganha do Tempo, para a regularização das pendências e incompatibilidade dos seus cadastros, resultará na desclassificação automática do candidato do processo de seleção.

O Ganha Tempo está localizada à Rua João Pessoa, nº 802 – centro de Rondonópolis.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  SMS realiza reunião de orientações a candidatos ao programa de Planejamento Familiar
Continue lendo

Rondonópolis

Vinicius Amoroso propõe presença de socorristas em escolas e creches de Rondonópolis

Publicado

O objetivo é assegurar mais segurança e proteção para as crianças durante o período em que permanecem nas unidades escolares

Foto- Assessoria

 

O vereador Vinicius Amoroso apresentou na sessão da Câmara desta quarta-feira (23), um Projeto de Lei que visa garantir a presença de profissionais de saúde especializados em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) nas instituições de ensino infantil e berçários do município de Rondonópolis.

A proposta surge diante de situações recorrentes em que crianças e bebês enfrentam emergências médicas, como engasgamentos e mal-estares, sem o suporte adequado. “Nós sabemos que existem inúmeras situações recorrentes de crianças, de bebês que engasgam, que passam mal nessas unidades e, por muitas vezes, não têm um atendimento especializado”, destacou o vereador.

De acordo com Amoroso, o objetivo é assegurar mais segurança e proteção para as crianças durante o período em que permanecem nas unidades escolares. “Pensando no desenvolvimento dessas crianças e até na segurança, estamos propondo essa lei ao Poder Executivo para que seja criada uma política pública que inclua um profissional especializado ou que treine pessoas em APH para esse atendimento pré-hospitalar dentro das unidades escolares”, explicou.

Segundo o vereador já existe a regulamentação federal nesse sentido que se trata da Lei Lucas Nº 13.722 e que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
O projeto segue para análise e votação na Câmara Municipal e, se aprovado, será encaminhado ao Executivo para sanção e regulamentação.

Veja Mais:  Luizão ganha direito de resposta
Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana