Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Chico Guarnieri apresenta balanço do mandato na ALMT

Publicado

O deputado estadual Chico Guarnieri (PTB) apresentou um balanço das ações executadas nos 30 dias em que esteve no cargo, durante o período de licença do deputado Cláudio Ferreira (PTB). Entre outras realizações, o parlamentar conseguiu aprovar emenda de sua autoria ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO – 1399/2023). A emenda 55/2023 prevê despesas para a pavimentação asfáltica de trechos das rodovias MT 247, MT 246 e MT 160, que ligam os municípios mato-grossenses de região sudoeste.

“Com essa emenda, nós estamos dando uma chance de interligar a região sudoeste do estado do Mato Grosso. São 90 quilômetros que divide toda uma região entre vários municípios, como Lambari D’Oeste, Salto do Céu, Rio Branco, Curvelândia, Mirassol, Porto Estrela, Denise, Nova Olímpia, Arenápolis, Nortelândia, Diamantino e outros. Colocamos essa emenda, tinha parecer contrário da comissão num primeiro momento, mas nós debatemos em plenário e conseguimos derrubar o parecer e aprovar por unanimidade entre todos os deputados”, ressaltou Chico Guarnieri.

Foi aprovada ainda a emenda 62/2023, que inclui como diretriz da Agência de Fomento de Mato Grosso S/A – Desenvolve MT a instituição e operacionalização de linhas de créditos destinadas a estratégias e ações de fortalecimento ao crédito jovem empreendedor.

O parlamentar também apresentou 11 projetos de lei, sendo dois já aprovados em primeira votação. São eles: o PL 1746/2023, que cria o Programa “Não Há Melhor cura que a Prevenção”, no âmbito da rede de saúde pública do estado de Mato Grosso, visando fortalecer a rede de atenção primária à saúde; e o PL 1747/2023, que declara o evento “Marcha para Jesus” patrimônio cultural de natureza imaterial do estado de Mato Grosso.

Veja Mais:  Ex-secretário estadual Beto dois a um, prestigia abertura de evento esportivo nacional em MT

Outra proposta apresentada por ele (PL 1814/2023) prevê a criação do Programa de Educação Financeira, destinado a oferecer capacitação em educação financeira e empreendedorismo às mulheres de baixa renda vítimas de violência doméstica. Conforme o deputado, o objetivo do programa é a conquista da independência financeira por essas mulheres.

“A gente observa que muitas vezes as mulheres se submetem a viverem certos tipos de situações por uma questão financeira. Elas estão ali sendo maltratadas, humilhadas, às vezes espancadas e permanecem por necessidade econômica. Então, nós apresentamos esse projeto para que o Governo do Estado dê incentivo, dê uma educação financeira para as mulheres, para que elas se tornem independentes. Não podemos deixar que elas sejam reféns de homens violentos”, frisou.

Em sua passagem pela Casa de Leis, Chico Guarnieri propôs requerimentos cobrando informações acerca do andamento das obras de pavimentação da Rodovia MT 247, da ampliação dos cursos disponíveis no Campos da Unemat localização no município de Barra do Bugres, da estratégia de ampliação da estrutura do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) na região sudoeste e do combate ao crime organizado na região, entre outros assuntos.

O parlamentar requereu ainda a realização de audiência pública no dia 21 de setembro, às 19h, na Câmara Municipal de Barra do Bugres, para debater o Programa BID Pantanal, que conta com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para melhorias em várias áreas de saneamento e sustentabilidade na região do Pantanal.

Veja Mais:  Deputado defende novos atrativos turísticos para Barra do Garças

“O município de Barra do Bugres está fora do BID neste momento, mas vamos fazer uma audiência ali porque Barra do Bugres encontra o rio Paraguai e o rio Bugres e o rio Paraguai é a espinha dorsal do Pantanal Mato-Grossense,
não tem como nós deixarmos de fora. Hoje não podemos fugir dessa realidade. Há esgoto caindo no rio Paraguai, a céu aberto, esgoto prejudicando não só os peixes, não só os animais, mas a população ribeirinha que ali vive, que consome aquela água e não podemos deixar um município como Barra do Bugres de fora”, salientou.

Ainda no período, Guarnieri indicou ao governador Mauro Mendes a necessidade de instalação de uma unidade do SENAC em Barra do Bugres, bem como da ampliação do efetivo da Polícia Militar Ambiental e de ajuste do efetivo da Polícia Militar no município.

“Foram vários assuntos que nós debatemos aqui. Eu quero agradecer ao deputado Cláudio Ferreira, que nos cedeu esse espaço, aos deputados, a toda a Assembleia Legislativa e ao presidente Botelho. Eu acredito que foi um momento oportuno, em que nós conseguimos discutir várias matérias de interesse do estado de Mato Grosso e da nossa região sudoeste. Há 16 anos nós não tínhamos um representante da região na Assembleia Legislativa, então trabalhamos bastante. Foram 30 dias muito produtivos. O sentimento é de dever cumprido”, avaliou. 

Veja Mais:  Entrega de tratores fortalece agricultura familiar em Canabrava do Norte e Diamantino

Fonte: ALMT – MT

Política MT

Mendes defende Pivetta e diz que escolhas ruins podem quebrar MT

Publicado

O ex-governador defendeu o colega do Republicanos como capacitado para garantir uma gestão com quatro anos de prosperidade

O governador Mauro Mendes Crédito – Cristiano Antonucci/Secom

O ex-governador Mauro Mendes (União), na terça-feira (07), afirmou nas redes sociais que escolhas ruins na eleição para Governo do Estado podem gerar “consequência desastrosas” como corrupção e incompetência para Mato Grosso. 

Além de apoio à reeleição do seu antigo vice e atual governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), a publicação soou como recado aos demais pré-candidatos. Os principais rivais cotados são o senador Wellington Fagundes (PL), senador Jayme Campos (União), empresário Marcelo Maluf (PSDB), ex-prefeito José Carlos do Pátio (PV) e a médica Natasha Slhessarenko (PSD).

A duração que ficou: escolhas ruins trazem consequência desastrosas. Mato Grosso já viveu isso antes…Há um certo tempo, votamos em quem só trouxe corrupção. Em seguida, em quem quase quebrou o Estado por incompetência”, afirmou.

Mendes classificou Pivetta como capacitado para garantir quatro anos de prosperidade para o desenvolvimento de Mato Grosso. 

Em outubro deste ano, também teremos a oportunidade de fazer boas ou más escolhas Podemos escolher 4 anos de prosperidade ou 4 anos da fusão de corrupção e incompetência. Qual será a nossa decisão?”, questionou.

“O vexame da Seleção Brasileira foi só o resultado desastroso de uma série de escolhas ruins. Na política, os mato-grossenses já sofreram o efeito disso em épocas passadas, quando elegemos políticos que deram as costas para o povo. Qual decisão vamos tomar esse ano?”, concluiu.

Continue lendo

Política MT

Jayme Campos critica apoio de Mauro a Pivetta e diz que convenção decidirá futuro do União Brasil

Publicado

O senador Jayme Campos, em discurso ao lado do Ex-governador Mauro Mendes Crédito – Mayke Toscano/Secom

O senador e pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Jayme Campos (União Brasil), afirmou que a convenção estadual do partido, marcada para 30 de julho, definirá se a sigla terá candidatura própria nas eleições de 2026. Durante entrevista nesta terça-feira (7), ele criticou o apoio antecipado do ex-governador Mauro Mendes ao governador Otaviano Pivetta, alegando que a decisão foi anunciada sem consulta às lideranças do União Brasil. Jayme disse que manterá sua pré-candidatura e defenderá que a definição seja tomada de forma democrática pelos convencionais do partido.

Veja Mais:  Pec determina prioridade o pagamento de subsidio para funcionários públicos
Continue lendo

Política MT

PL intensifica articulação para 2026 e reúne principais lideranças em Rondonópolis

Publicado

Senador Wellington Fagundes

O Partido Liberal (PL) realiza na próxima segunda-feira (6), às 19h, uma reunião política em Rondonópolis que marcará mais uma etapa da articulação da legenda para as eleições de 2026 em Mato Grosso. O encontro acontece na Chácara Zaeli e deve reunir filiados, lideranças e apoiadores da região sul do Estado.

Entre os participantes confirmados estão o senador Wellington Fagundes, pré-candidato ao Governo do Estado; o deputado federal José Medeiros, que disputará uma vaga no Senado; o empresário Odílio Balbinotti, pré-candidato a primeiro suplente de Medeiros; o secretário estadual do PL Zé Márcio Guedes, pré-candidato a deputado estadual; e o deputado federal Rodrigo da Zaeli, que buscará a reeleição.

Além de fortalecer a organização do partido em Rondonópolis, a reunião será utilizada para alinhar estratégias eleitorais, mobilizar a militância e ampliar o diálogo com as lideranças locais. O encontro também deve abordar o cenário político estadual e nacional, consolidando o início da pré-campanha do PL em Mato Grosso.

Veja Mais:  Deputado Elizeu convida o presidente da Unimed Dr. Rubens para fazer parte do DC
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana