Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Cidadãos de Rondonópolis são homenageados na semana do aniversário da cidade

Publicado

Na semana em que Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) comemorou 70 anos, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou uma sessão especial em homenagem ao município por meio do reconhecimento do trabalho e dedicação daqueles que lá vivem. Trabalhadores e trabalhadoras, lideranças comunitárias, autoridades e políticos participaram da cerimônia realizada na noite da última sexta-feira (08), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município.

Mais de 200 pessoas participaram da sessão requerida pelo deputado rondonopolitano Thiago Silva (MDB) que contemplou 94 cidadãos e cidadãs com a entrega de títulos de cidadania, moções de aplausos e comendas.

Entre os homenageados, Servino Alves da Silva, 84 anos, baiano de nascimento e que há quase 30 anos instalou-se com a família em Rondonópolis. Antes de vir definitivamente, ele trabalhou como lavrador, foi caminhoneiro na região e hoje se emociona ao falar da filha, a desembargadora Ademir Alves da Silva Carruesco, futura presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT). “Eu me sinto honrado em receber o título de cidadania, me lembro de toda nossa trajetória e hoje sou cidadão no estado em que minha filha se tornou desembargadora”.

Ademir Carruesco também foi homenageada e recebeu a comenda Dante de Oliveira em mérito ao trabalho como juíza, desembargadora e agora presidente eleita do TRT. Ela destacou a importância da representatividade da mulher nos espaços de poder.  “Fico muito feliz com o reconhecimento de um trabalho que, em sua essência, é coletivo. Hoje estamos aqui lutando pela pluralidade de representativa nos espaços de poder, para que cada vez mais esses lugares sejam ocupados com a diversidade que é nossa sociedade”.

Veja Mais:  Emanuel Pinheiro Neto é eleito 3° vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços

O deputado Thiago Silva falou sobre importância de reconhecer as pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Rondonópolis. “Nós gostaríamos de, na semana em que Rondonópolis completou 70 anos, homenagear trabalhadores, lideranças políticas e comunitárias, empresários, autoridades, pessoas daqui e que vieram de outros lugares para ajudar a colocar Rondonópolis em lugar de destaque nacional por seu desempenho na economia. Queremos também que este desenvolvimento chegue a todos os cidadãos”.

Desenvolvimento que contou com a dedicação e homens e mulheres, como o ex-governador e ex-prefeito Rogério Salles. Ele também recebeu a comenda Dante de Oliveira, uma honraria que para Salles tem um significado especial, pois foi ao lado de Dante Martins de Oliveira que ele dividiu o comando do estado, entre os anos de 1995 e 2003.

“Sou privilegiado por ter convivido com Dante de Oliveira, um estadista com visão além do seu tempo. Quando ninguém fala em energia, ele correu atrás para transformar Mato Grosso em exportador. Arcou com os desgastes políticos e fez uma reforma que instituiu o Fethab, hoje uma das principais fontes de investimentos em infraestrutura. Para mim é uma honra receber a comenda Dante de Oliveira”, afirmou Salles.

A sessão especial entregou também as comendas Marechal Rondon e Senador Jonas Pinheiro, além das moções de aplausos e títulos de cidadania mato-grossense.


Fonte: ALMT – MT

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  Deputado Moretto cumpre agenda com autoridades na Região Oeste
Continue lendo

Política MT

E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Publicado

Foto- Assessoria

A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.

Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.

O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.

Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.

A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.

E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.

Veja Mais:  Secretário da Casa Civil confirma reunião com a Comissão de Segurança Pública da AL, nesta terça-feira

A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.

Continue lendo

Política MT

Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Publicado

Foto-Assessoria

Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.

A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.

“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.

As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.

O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.

Veja Mais:  Deputado Moretto cumpre agenda com autoridades na Região Oeste

Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.

“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana