Cidades

Circuito de Saúde Rural registra mais de 680 atendimentos

Publicado

 

 

A prefeitura de Cuiabá levou a humanização dos atendimentos em Saúde do Projeto Circuito de Saúde Rural para cerca 300 moradores do Distrito de Pequizeiro e comunidades adjacentes, como Nova Esperança e Aricá.

O evento foi realizado na Escola Municipal da Rede de Ensino Básico Nova Esperança, ao longo desta quarta-feira (08), e computou mais de 680 atendimentos agrupados nas seguintes especialidades: pré-consultas e consultas médicas com pediatra, clínico geral e psiquiatra. Contaram também com orientações odontológicas, encaminhamentos e entregas de kits de higiene bucal.

Além disso, somam-se aos serviços prestados à população a confecção do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualização do calendário vacinal e ainda palestras sobre sexualidade, onde foram abordadas doenças sexualmente transmissíveis.

A diretora da unidade escolar, Lairce Fonseca Robles, salientou que o projeto trouxe a verdadeira humanização dos serviços em saúde para os moradores da região. “O circuito de Saúde Rural trouxe a todos nós a oportunidade de atendimentos médicos e orientações que normalmente não recebemos devido à distância. Foi uma benção para toda a nossa comunidade, uma oportunidade de usufruirmos dos serviços ofertados”.

De acordo com o coordenador da Atenção Secundária, Kennedy Marques, o sucesso do projeto, que foi criado em 2017 por meio de uma parceria entre as Atenções Primárias e Secundárias, vem gradativamente sendo demonstrado por meio dos números dos atendimentos.

Veja Mais:  Primeira-dama acompanha inicio das aulas de qualificação voltada às mulheres

“Do início do projeto até agora, já levamos a humanização instituída no plano de governo do nosso prefeito Emanuel Pinheiro para mais de mil pessoas e, deste total, já somamos mais de 2.700 atendimentos realizados. Isso acontece porque o cidadão tem encontrado um programa completo, com vastas especialidades, que atende em um único dia grande parte das necessidades médicas dele. Consequentemente, esses números nos mostram que estamos no caminho certo para melhorar cada dia mais a vida dessas pessoas que dependem dos atendimentos do SUS em Cuiabá”, ressaltou o coordenador.

Segundo a Responsável Técnica do Projeto, Mariana Corral outros fatores que têm sido essenciais para o Circuito são a dedicação da equipe multiprofissional e as parcerias, que têm abraçado o gesto de humanização do prefeito. “Nada disso seria possível se não fosse a dedicação de todas as pessoas envolvidas diretamente com o Circuito e as parcerias que conquistamos até aqui. Entre elas podemos citar o Consultório Itinerante e a Central de Regulação. Em nome da gestão Emanuel Pinheiro quero agradecer a cada um pelo apoio e a dedicação empregada até aqui”, finalizou.

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde promove II Torneio Municipal de Robótica

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação e Centro de Ciências, Inovação e Tecnologia Educacional, através do departamento de Robótica, promoveu na noite desta sexta-feira (1°), o II Torneio Municipal de Robótica – TRLRV 2023.

O evento, realizado na Escola Municipal Menino Deus, tem por objetivo divulgar a robótica, suas aplicações e possibilidades, tanto no ambiente escolar como no dia-a-dia das pessoas, estimular os jovens às carreiras científicas tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem.

Com o tema “Lucas do Rio Verde, educação tecnológica que transforma”, a competição contou com a participação de 110 alunos do ensino fundamental do município, que foram divididos em 27 equipes e duas categorias: Kids, nível iniciante, e Júnior, nível intermediário.

“Este é o momento em que as equipes da rede municipal vem demonstrar tudo que eles aprenderam durante o ano. É um investimento com a gestão municipal em todas as escolas do ensino fundamental, onde incentiva muitos desses alunos na parte da programação e inovação”, explicou a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel.

A competição foi acirrada. Os objetivos do desafio proposto pelo TRLRV 2023, foram dois: no Nível Kids, uma corrida com 2 metros de distância (ida e volta) e o robô precisaria identificar o símbolo do Bluetooth desconectado sem encostá-lo, parar e voltar a chegada, e no Nível Júnior, os robôs criados pelos alunos deveriam ser autônomos no processo de resgatar vítimas, representadas por bolinhas, desviando dos obstáculos na pista e selecionar vítimas com e sem vida.

Veja Mais:  Primeira-dama acompanha inicio das aulas de qualificação voltada às mulheres

“Com a robótica você aprende cada vez mais, com os erros, com o trabalho em equipe, as estratégias, saber que nós vamos voltar e programar robô, tem um conjunto de séries para poder dar certo o que tem que fazer na robótica. Esse campeonato é totalmente diferente da UBR convencional que a gente conhece e é inovador para nossa equipe”, contou o aluno Vitor Manoel, da equipe Emma B3 do Centro de Ciências, Inovação e Tecnologia Educacional.

Ao todo, seis equipes foram premiadas. Confira o resultado final:

Categoria Kids:
1º lugar – Equipe Autobot – Escola Municipal Vinícius de Moraes
2º lugar – Equipe Spartacus Team – Escola Municipal Vinícius de Moraes
3º lugar – Equipe Roboflex – Escola Municipal Vinícius de Moraes

Categoria Júnior:
1º lugar – Equipe Emma Titans – Centro de Ciências, Inovação e Tecnologia Educacional
2º lugar – Equipe Roberrobe – Escola Municipal Érico Veríssimo
3º lugar – Equipe Emma Girls – Centro de Ciências, Inovação e Tecnologia Educacional

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Cultura recebe novos uniformes para uso nas Oficinas Culturais em 2024

Publicado

A Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde recebeu novos uniformes que serão utilizados pela equipe pedagógica e alunos das oficinas culturais no ano de 2024. A entrega foi realizada nesta semana, no auditório dos Pioneiros pelo Sicoob Credisul, patrocinador desde 2022.

“Nós, como cooperativa, temos sempre no sétimo princípio, estar próximo da comunidade. E isso nada mais é do que fazer uma retribuição à sociedade de Lucas do Rio Verde, através desses projetos que a Secretaria faz tão lindamente. Então, a gente se sente honrado em poder uniformizar essas crianças, dando identidade visual”, explicou a gerente-geral do Sicoob Credisul, Janice Petri.

Os uniformes atenderão aos alunos das oficinas culturais de artes plásticas, ballet, bateria, canto, capoeira, danças urbanas, hip-hop, jazz, percussão, teatro, teclado, violão, violino, violoncelo e os alunos que compõem a Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde.

“Eu acredito muito em parcerias e através delas, entre o poder público e a iniciativa privada, o cidadão que é beneficiado. Essa participação do Sicoob fortalece nossas ações, até porque tem muito a ver com os valores que a gente trabalha. Sou muito grata por todos esses parceiros que acreditam na cultura, acreditam no desenvolvimento do ser humano através das linguagens culturais, e que a gente possa crescer com mais parceiros, agregando ainda mais, porque o nosso alcance torna-se maior ainda com esse tipo de iniciativa”, agradeceu a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

Veja Mais:  Assistência Social realiza ação voltada para atendimento da pessoa idosa

Na ocasião, foi realizada também a certificação de nível dos alunos da Oficina de Ballet, ministrada pela professora Patricia Santos. O evento marcou o encerramento das aulas e contou com a presença de pais e convidados, que prestigiaram também as apresentações da oficina de Danças Urbanas.

As oficinas culturais são ofertadas todos os anos, gratuitamente, para crianças, adolescentes e adultos. As aulas acontecem nos espaços “Viva Cultura” (bairros Alvorada e Cerrado), no CRAS II (Fujii), no Clube do Idoso Alegria de Viver, na Biblioteca Container do bairro Jaime Seiti Fujii e na sede da secretaria, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

O período de rematrículas e matrículas para novos alunos será divulgado nos próximos dias.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Concurso da GCM: Retificação n° 07 altera etapa de Investigação Social

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou, nesta sexta-feira (1º), a Retificação nº 07 do Concurso Público 01/2023, da Guarda Civil Municipal. As alterações são na etapa de Investigação Social e no cronograma do certame.

Conforme a retificação, os candidatos convocados para a etapa de Investigação Social e Funcional deverão responder o Questionário de Informações Confidenciais, encaminhar preenchido, via UPLOAD, junto com a documentação exigida no edital. Em caso de dúvidas, será requisitado pela banca a entrega do original com cópia para conferência.

O Questionário de Informações Confidenciais estará disponível para impressão a partir de 04 de dezembro, no site do Instituto Selecon: https://selecon.org.br/. O prazo para envio do questionário e documentação é de 05 a 20 de dezembro.

A retificação altera o texto dos subitens 14.4; 14.6; 15.5; 15.6; e anexo II, sobre o cronograma do concurso.

A retificação completa e o edital consolidado podem ser conferidos no site do Selecon.

O instituto prestará informações e esclarecimentos ao candidato através dos seguintes meios:
– Endereço Eletrônico: www.selecon.org.br, na área do candidato;
– Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC): (65) 9 9297-9502 e (65) 9 9269-2400 – (21) 2323-3180. (Somente em dias úteis, das 9h às 17h).

Retificação nº 07: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/concursos/1046/retificacao_07_do_edital_001_2023_v2.pdf

Edital consolidado: https://anexos.cdn.selecao.net.br/uploads/746/concursos/3/anexos/J1AKWEZdYz6663P2gcx1YDSSyxR55Yrjz37yk48K.pdf

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Primeira-dama acompanha inicio das aulas de qualificação voltada às mulheres
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana