Política MT
Claudinei busca soluções no Dnit para abertura de acesso da BR-364 ao distrito Irenópolis de Juscimeira
O parlamentar articulou a situação junto com o prefeito Moisés e vereadora Silvanei do município

Deputado Claudinei articula demanda de Juscimeira no Dnit
O vice-presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), reuniu com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Mato Grosso, Antônio Gabriel dos Santos, no dia 14 de dezembro, para tratar sobre a abertura de acesso na travessia da BR-364 ao distrito de Irenópolis, em Juscimeira. Na oportunidade, também estiveram o prefeito Moisés dos Santos (DEM) e a vereadora Silvanei Cavalheiro (PL).
“Estamos com esse problema, em Juscimeira, com a necessidade de entrada para o distrito de Irenópolis e, infelizmente, vem acontecendo acidentes e deixando vítimas. Essa falta de retornos para melhorar a trafegabilidade dos moradores do distrito e à zona rural do município de Juscimeira atrapalha bastante. O tempo de percurso fica maior”, explica Claudinei.
Retorno
De acordo com o superintendente, já houveram várias conversas com Moisés sobre a necessidade de um retorno ao distrito de Irenópolis. “Quando assumi a fiscalização do contrato, a obra já estava sendo feita, toda a terraplanagem estava praticamente pronta e já estava partindo para a pavimentação e não tinha a questão do retorno próximo. A manifestação sobre essa questão do distrito, só foi falado depois que a obra estava no estágio adiantado”, explicou Antônio.
Uma das possibilidades apontadas por ele, foi a criação de um retorno para a passagem de veículos pequenos e motos. Tanto que já solicitou à equipe de supervisão fazer um estudo de área que possa ser instalado o retorno e evitar a passagem de veículos de grande porte. “Na entrada do distrito não há geometria segura para fazer um retorno grande. Eu não tenho geometria de visibilidade por conta da inclinação e distância de curva. O que a gente vai conseguir fazer é um retorno pequeno somente para carros pequenos e motos”, comenta.
Antônio aproveitou para informar que a atual concessionária não vai assumir o segmento e que é aguardada uma posição formal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a realização de uma nova licitação. “Essa nova licitação vai demorar de dois a três anos. Depois que formalizarmos com a ANTT, vamos fazer uma ação de ver a construção de um retorno. A gente já pediu para a equipe de supervisão ver o local”, disse.
Trincheira
O prefeito propôs a possibilidade de inserir um tipo de trincheira para facilitar o acesso ao distrito de Irenópolis, mas o superintendente disse que é possível – só que envolveria um custo muito alto, em média de R$ 7 mil reais, sendo preciso viabilizar recursos para atender essa proposta.
Já em relação ao pequeno retorno ao distrito, Antônio simulou que o custo não chegaria a custar mais de R$ 1 milhão. “Se der certo, vamos ter que incluir alguma sinalização especial para a redução de velocidade. Entrada e saída. Tentaríamos fazer bem próximo à entrada do distrito. Conforme for, poderá até mesmo colocar um radar”, comentou.
Ao debaterem as possíveis propostas para o acesso ao distrito de Irenópolis, com os devidos custos, Claudinei ligou para o senador Wellington Fagundes (PL) que informou que se reuniria, naquele mesmo dia, com o pessoal da concessionária que faria a devolução da concessão à ANTT.
Na chamada telefônica, o parlamentar federal solicitou ao Moisés o projeto quando estiver pronto da via que dá acesso ao Sucuri – cerca de 1.600 m -, para dar uma analisada. “Essa via por ser uma estrada vicinal, tem que ser pavimentada via governo estadual ou prefeitura municipal”, frisou Antônio.
Localização – O município de Juscimeira tem uma distância de cerca de 156 km da capital de Cuiabá. De acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) de 2017, a cidade conta com cerca de 11 mil habitantes.
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Portal MT e receba notícias em tempo real
Política MT
Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis
Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria
A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.
Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.
Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.
A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.
O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.
Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.
Política MT
E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Foto- Assessoria
A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.
Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.
O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.
Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.
A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.
E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.
A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.
Política MT
Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Foto-Assessoria
Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.
A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.
“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.
As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.
O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.
Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.
“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.
-
Rondonópolis27/08/2026 - 19:04Liquidaqui 2026 ganha reforço na comunicação com criação do Esquadrão Liquidaqui
-
Rondonópolis01/09/2026 - 10:37Liquidaqui começa nesta sexta-feira e movimenta comércio de Rondonópolis com 16 dias de ofertas e prêmios
-
Rondonópolis02/09/2026 - 15:09Vereador em Rondonópolis apresenta ‘Seis Moções de Aplauso’ em regime de urgência: prioridade ou excesso?






