Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Cláudio Ferreira e Otaviano Pivetta assinarão termo histórico em prol da Santa Casa

Publicado

Assessoria

O problema antigo de financiamento das atividades da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, enfim, caminha para uma solução. O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, vão assinar na próxima segunda-feira (25) um termo de compromisso que prevê R$ 268 milhões de investimentos na instituição hospitalar, visando a ampliação dos atendimentos e abertura de novas estruturas e serviços para a saúde pública da região.

Conforme o prefeito, o valor anual contratualizado com a Santa Casa vai sair dos atuais R$ 94 milhões para R$ 268 milhões – um valor três vezes maior. Ele ressalta que esse novo valor se trata do maior investimento em média e alta complexidade efetivado nas últimas duas décadas na saúde pública de Rondonópolis, o que contribuirá para diminuir filas em diversos serviços de saúde e para melhorar a qualidade do atendimento à população da cidade e toda a região.

Além do impacto na saúde pública e no equilíbrio financeiro do hospital, com remuneração mais adequada, Cláudio Ferreira enfatiza que esse acréscimo de mais R$ 170 milhões ao ano vai ajudar no crescimento da economia local, com mais pessoas da região se dirigindo a Rondonópolis, mais contratação de profissionais da saúde e maior venda de medicamentos e outros insumos no comércio, ajudando a fortalecer o setor da saúde como um todo no município.

Veja Mais:  Após intervenção de vereadores e deputados estaduais, 20 leitos de UTIs Covid-19 entrarão em funcionamento neste domingo (11) em Rondonópolis

Para viabilização desse novo contrato, o prefeito fez questão de agradecer o empenho pessoal e a articulação dos empresários Odílio e Tânia Balbinotti junto ao governador Otaviano Pivetta, bem como ao grande apoio do próprio chefe do Executivo do Estado. “Estou muito feliz com esse momento. Agradeço a Deus em primeiro lugar, ao Odílio e à Tânia, ao governador do estado, à toda nossa equipe, em nome do secretário de Saúde, Mykaell Vitorino, e à equipe da Santa Casa, que acreditou no nosso trabalho para resolver esse problema histórico. Agradeço ainda ao José Medeiros, que foi o deputado que mais ajudou a Santa Casa em sua história e, se não fossem suas emendas no passado, esse hospital não estaria funcionando hoje”, repassou.

Cláudio Ferreira ressaltou que todo esse trabalho foi feito diante da importância desse hospital filantrópico para Rondonópolis e região. “Reconhecemos a importância da Santa Casa e que, sem parcerias com instituições e pessoas sérias, não dá para fazer saúde pública de qualidade. Nesse caso, especialmente com a Santa Casa e com o governador Otaviano Pivetta”, destacou.

O ato público de assinatura do novo termo será às 16h da próxima segunda-feira, em frente ao próprio hospital, em Rondonópolis.

AMPLIAÇÃO

O novo contrato permitirá a ampliação de 25.409 por mês de procedimentos de média e alta complexidade, além da implantação de Pronto Atendimento Cardiológico; ampliação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto; implantação da Casa da Gestante; implantação de Hospital Dia; oferta de exame de Ressonância Magnética; e ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos.

Rondonópolis

Rondonópolis|Justiça nomeia Marielle Brito como administradora temporária de lar onde idosos viviam em condições precárias

Publicado

A servidora pública municipal Marielle Barbosa de Brito foi nomeada pelo Poder Judiciário como a administradora temporária do Sossego Lar dos Idosos (atual Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos), instituição privada situada no Globo Recreio, onde cerca de 40 idosos viviam em condições desumanas.

Marielle Brito ocupa atualmente o cargo de Superintendente de Coordenação Jurídica, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, da Prefeitura de Rondonópolis. Seu nome foi acatado pela Justiça e indicado pelo Município ao ser habilitado no processo, ao lado do Ministério Público.

Justificando o não fechamento imediato da entidade, a Justiça considerou que o afastamento do dirigente da instituição e a nomeação de um administrador temporário vem permitir sanear a gestão, avaliar a real situação da entidade e evitar a remoção abrupta dos idosos — que poderia agravar a vulnerabilidade do grupo.

A administradora temporária deve apresentar, segundo a decisão, um relatório sobre a situação geral da instituição, incluindo aspectos financeiros, estruturais, sanitários e assistenciais, bem como a condição individual de cada um dos idosos acolhidos. Esse relatório já está sendo elaborado e será entregue ao Poder Judiciário na próxima semana.

As famílias dos idosos estão sendo localizadas e notificadas, com o objetivo de reintegrar cada acolhido. Não havendo essa possibilidade, será adotada medida judicial cabível para retirada dos idosos do local e destinação a um ambiente seguro e digno.

Veja Mais:  Carlos Augustin busca na China linhas de financiamento para o Programa Nacional de Conversão de Pastagens

A denúncia apontou que os idosos estavam sendo submetidos na entidade a situações de maus-tratos, negligência, condições sanitárias precárias e ausência de equipe técnica adequada, colocando em risco a vida e a saúde dos residentes.

Continue lendo

Rondonópolis

Academias na mira: fiscalização encontra irregularidades e impõe prazo para correção em Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

Fiscalização conjunta entre Procon de Rondonópolis e Conselho Regional de Educação Física (CREF) vistoriou 32 academias da cidade, nenhuma atendia todos os critérios necessários e terão prazo para se adequarem à legislação em vigor.

A vistoria aconteceu no decorrer desta semana e verificou falta de informação ao consumidor, ausência de educador físico no momento do treino e inclusive profissional que atuava como educador sem formação específica para o serviço.

A ação teve por objetivo checar os itens de atendimento ao consumidor. Em relação aos itens exigidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que vão desde as formas de pagamentos aceitas, serviços disponíveis para os consumidores, contendo pacotes e valores, até informações de espaço específico para fumantes, placa de advertência para o uso de anabolizantes, falta de acessibilidade, entre outros.

As inadequações podem gerar multas para as academias, caso os itens que constam nas notificações não sejam sanados. O prazo para regularização de itens solicitados pelo conselho é de 15 dias e no Procon de 20 dias para apresentação dos itens já adequados ou dilação de prazo para regularização.

Veja Mais:  Após intervenção de vereadores e deputados estaduais, 20 leitos de UTIs Covid-19 entrarão em funcionamento neste domingo (11) em Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura age e assume gestão temporária de instituição onde cerca de 40 idosos viviam em condições desumanas

Publicado


A Prefeitura de Rondonópolis assumiu de forma temporária nesta quinta-feira (11) a administração do Sossego Lar dos Idosos (atual Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos), uma instituição privada situada no Globo Recreio. A ação cumpre decisão judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de Rondonópolis, que constatou que cerca de 40 idosos viviam em situação insalubre e de grave abandono na instituição.

Atendendo uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Mato Grosso, a Justiça determinou o afastamento imediato do administrador da entidade e a entrega temporária da gestão ao Município. “O foco principal do nosso trabalho é garantir a segurança e a vida dos acolhidos que aqui estão”, explicou a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Perez.

A equipe municipal encontrou no local uma realidade chocante. Idosos abandonados, com feridas abertas — algumas já tomadas por larvas —, em meio a forte mau cheiro e a um ambiente insalubre, com a maioria dos acolhidos apresentando quadros de saúde agravados pela falta de cuidado. A situação era tão grave que um dos idosos precisou ser removido pelo SAMU e encaminhado para internação.

Para entrar no local, a Prefeitura montou uma força-tarefa multidisciplinar. Estiveram presentes equipes da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde — com médico, enfermeiros, dois técnicos da Vigilância Sanitária, assistente social, além da Procuradoria Geral do Município, que realizaram a verificação das condições da entidade e o acompanhamento individual de cada acolhido.

Veja Mais:  Projeto da APOR reúne mais de 80 parceiros do agronegócio

A atuação jurídica do Município foi imediata. No mesmo dia da decisão judicial, a Procuradoria-Geral do Município fez um pedido nos autos requerendo a habilitação da Prefeitura como parte no processo, ao lado do Ministério Público (pedido que foi deferido pela Justiça). Na manifestação, o Município assumiu o compromisso de disponibilizar toda a sua equipe e oferecer integral suporte à intervenção, em defesa dos idosos acolhidos.

As irregularidades na entidade não eram novas. A Vigilância Sanitária do Município já havia flagrado uma série de inconformidades em fiscalizações anteriores, que resultaram inclusive em termo de ajustamento de conduta. As determinações, porém, não foram cumpridas.

A partir de agora, com a administração temporária do Município, as famílias dos idosos estão sendo localizadas e notificadas, com o objetivo de reintegrar cada acolhido a um ambiente seguro e digno. A Prefeitura de Rondonópolis já está elaborando um relatório completo sobre a situação da instituição e a condição de cada idoso, que será entregue ao Poder Judiciário na próxima semana.

Fotos
Maurício Renner

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana