Rondonópolis

Com continuidade neste sábado, “Mutirão de Oftalmologia” é um sucesso

Publicado

Foto: Assessoria

Mais de 700 pessoas que aguardavam na fila por consultas e exames oftalmológicos foram atendidas nos primeiros dois dias do Mutirão de Oftalmologia, que será realizado até este sábado (23), das 7h ás 17h,  na Vila Olímpica, que fica na Rua Sueli Maria da Silva, região da Vila Salmen.
Fruto de uma parceria  entre a Prefeitura de Rondonópolis e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), por meio do projeto  da Justiça Comunitária, a ação contribuirá para o trabalho que o município vem realizando para zerar a fila de espera de pacientes que aguardam atendimento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Poder Judiciário cedeu a carreta da Justiça Comunitária, que contém dois consultórios oftalmológicos para realizar o mutirão. Além das consultas oftalmológicas, realizadas por quatro médicos contratados  pelo município, a Prefeitura oferta  no local outros serviços gratuitos de saúde e cidadania, como teste rápido de HIV, sífilis, hepatites B e C; vacinas, verificação de pressão arterial, cartão do SUS, exame de pele, orientação e triagem odontológica, além de atendimentos do Bolsa Família e do Planejamento Familiar.
“Um sucesso este mutirão. Estamos  com várias ações em andamento para zerar as filas e levar os serviços para mais perto da população. Esta parceria com o TJ, através da Justiça Comunitária, contribuirá  com esse nosso propósito”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Vinicius Amoroso, durante a visita  ao local do mutirão realizada nesta sexta-feira (22) pela  vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e a coordenadora da Justiça Comunitária em Rondonópolis, a juíza Maria Mazarello.
Vinicius destacou ainda que, juntamente com o mutirão de oftalmologia realizado em parceria com a Justiça, estão sendo ofertados gratuitamente  no local à população uma série de serviços de saúde e cidadania. “O nosso trabalho está indo além dos atendimentos oftalmológicos. Temos uma série de ações  sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde. Estamos aqui na missão de aproximar da comunidade, de estar mais próximos das pessoas, de onde elas vivem”.
A desembargadora Maria Aparecida destacou que a realização deste mutirão demonstra que a prioridade deste projeto Justiça Comunitária é de aproximar o poder judiciário da população e  levar até o cidadão serviços relevantes, principalmente na área da saúde. “A gente fica feliz em ver a satisfação do cidadão ao receber o atendimento. Isso é muito importante e demonstra que a nossa prioridade é o  cidadão, é nós estarmos ao lado dele, principalmente ao cidadão carente, que necessita do amparo do poder público”.
A moradora do bairro Coophalis, Maria Dantas (59), foi uma das pessoas atendidas no mutirão. Ela aprovou. “Eu já uso óculos e preciso renovar. Fiquei sabendo ontem e me inscrevi no postinho e vim.  Gostei, o atendimento foi excelente”, disse dona Maria logo após passar pela consulta com oftalmologista.
Iniciado na quarta-feira (20), o mutirão prossegue neste sábado, na Vila Olímpica, das 7h às 17h. No entanto, a juíza Maria Mazarello informou que já acertou com o prefeito José Carlos do Pátio a volta do carreta da Justiça Comunitária para mais três dias de mutirão de atendimentos oftalmológicos  nos primeiros dias de novembro.
Ela ressaltou ainda a parceria com a Prefeitura de Rondonópolis que possibilitou  ampliar o alcance do mutirão de oftalmologia. “Depois de um período de pandemia  em que as vulnerabilidades, as dificuldades se potencializaram, não poderíamos encerrar o ano sem trazer a carreta oftalmológica para Rondonópolis. Esse acontecimento marca o engajamento do poder público, do poder  judiciário para realização deste mutirão, que não só possibilita a consulta, o exame, mas também a entrega dos óculos, além do oferecer para população outros serviços”, destacou.
 
MUTIRÃO DE SERVIÇOS
O Mutirão da Oftalmologia, em que também são ofertados outros serviços  pela secretaria municipal de Saúde na Vila Olímpica desde quarta-feira, faz parte da programação do grande Mutirão de Serviços da Prefeitura de Rondonópolis para beneficiar  bairros da região Salmen.
O objetivo é que a população da região tenha um acesso efetivo a tudo que está sendo ofertado pelo município. A base de operações do mutirão de serviços será a Escola Municipal Gildázia Souza Pirozzi, no Jardim Ipanema.
Os bairros  Vila Canaã, Jardim Amizade, Jadim Ipanema, Vila Lourdes, Vila Mariley, Vila Salmen, Vila São Francisco, Boa Esperança, Vila Mamed, Vila Rosely, Jardim Morumbi, Jardim Maracanã, Vila Romana, Conjunto Hab. Dona Fiúca, Conjunto Hab. Magnólia compõem a lista de beneficiários do mutirão. A expectativa da Prefeitura é de que os trabalhos se intensifiquem nesses locais durante duas semanas.
A ação contará com a participação de todas as Secretarias Municipais, da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).
Além dos serviços de engenharia, limpeza e urbanização de áreas verdes, que ficam mais à vista da população, o município vai trabalhar forte na busca ativa dos moradores para terem acesso aos programas sociais e serviços de assistência social e de saúde.
SERVIÇOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER
    • Projeto Arquitetônico e Urbanístico do Clube Beira Rio;
    • Área de Lazer na Vila Canaã – Abertura da Avenida Bandeirantes;
    • Iluminação do Campo de Futebol da Vila Mamed;
    • Inauguração da Área de Lazer no Jardim Alvorada;
    • Licitação da modernização do Parque das Águas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
    • Desapropriação de uma área situada na Avenida Tiradentes, entrada do Bairro Jardim Ipanema, para construção de uma escola;
    • Desapropriar uma área em frente ao Jardim Morumbi e Jardim Alvorada para construir uma área de lazer e uma escola;
    • Busca Ativa para educação infantil e EJA;
    • Integrar a Quadra de Esportes do Bairro Maria Tereza à Escola Municipal Alfredo de Castro.
SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E URBANISMO
    • Regularização Fundiária nos Bairros Jardim Maracanã-Morumbi; (Verificar a possibilidade de atender o 10 DE JUNHO);
    • Aluguel social para as famílias que estão em áreas que serão desapropriadas
    • Avaliação da área do Parque Menina Moça;
    • Busca Ativa para educação infantil e EJA;
    • Área para atender a Colônia Z3;
    • Inauguração da área de lazer no Jardim Alvorada;
    • Desapropriar uma área em frente ao Jardim Morumbi e Jardim Alvorada para construir uma área de lazer e uma escola;
    • Integrar a Quadra de Esportes do Bairro Maria Tereza à Escola Municipal Alfredo de Castro.
SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA
    • Prolongamento da Avenida Bandeirantes até a Vila Canaã e Jardim Amizade;
    • Drenagem da Rua Alagoas com a Rua Mato Grosso;
    • Implantação de bueiro celular em substituição à ponte que faz a ligação da Vila Mamed ao Jardim Morumbi;
    • Reformar a Ponte que interliga o DNIT ao Bairro Estrela D’alva, Jardim Alvorada;
    • Microrrevestimento nas vias públicas situadas na Avenida Marechal Dutra da XV de Novembro até a Avenida Beira Rio, Avenida Rui Barbosa da XV de Novembro até a Vila Canaã, e Avenida Bandeirantes da XV de Novembro até a Avenida Beira Rio;
    • Verificar a existência de duas ruas que ficaram sem microrrevestimento no Bairro Estrela D’alva e Alvorada;
    • Verificar a necessidade de drenagem de águas pluviais no cruzamento da Avenida Tiradentes com a Avenida Ponce de Arruda, tendo em vista o alagamento de residências no local;
    • Conclusão da obra de pavimentação das vias públicas do Bairro Maria Tereza.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
    • Busca Ativa de alunos da educação infantil e EJA;
    • Reunião com Agentes Comunitários de Saúde, e Endemias.
UNIDADE DE VIGILÂNCIA DE ZOONOZES  (UVZ)
  • Serviços gratuitos de vacinação antirrábica, cadastro para castração e exame (leishmaniose).
SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
    • Busca ativa de alunos da educação infantil e EJA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
    • Projeto da Cáritas Diocesana de Rondonópolis – Curso de Cabeleireiro.
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
    • Cercamento de áreas públicas, e do Centro de Eventos Rio Vermelho Vivo;
    • Inauguração da Área de Lazer no Jardim Alvorada.
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA
    • Área para atender a Colônia Z3.
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
    • Licitação da pintura e limpeza do Rio Vermelho Vivo;
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE
    • Sinalização horizontal e Vertical;
    • Implantação de Rotatória no acesso ao Residencial Maria Amélia, com faixa elevada e luminárias;
    • Extensão da linha de ônibus até o Residencial Maria Amélia.
Comentários Facebook
Veja Mais:  Palestra chama atenção de homens para a violência contra as mulheres

Rondonópolis

Após frustração, Nenzão pede desculpas e critica regimento interno da câmara

Publicado

Foto: Ilcimar Aranhas/PORTAL MT

Após ter a posse frustrada no lugar do vereador Ozeas Reis (PP), na câmara municipal de Rondonópolis, o 2º Suplente Idelvamar Menezes ‘Nenzão’, em vídeo pediu desculpas e criticou o regimento interno da casa de leis, e disse que falta pessoas para entender melhor o regimento que é complicado.

“Quero aqui pedir desculpas a casa, a câmara de vereadores, essa instituição a qual eu tenho muito orgulho e sei que a casa do povo é a casa da democracia. Eu estou pedindo desculpa por esse acontecimento, por esses fatos que estão ocorrendo na questão da minha posse. A câmara municipal jamais pode ficar de joelho principalmente porque ela é a casa do povo, ela é a casa onde o povo se socorre, é ali que nós devemos traçar os debates, quero pedir desculpa a câmara municipal sei que ali tem pessoas valorosos, sei que ali tem pessoas valorosas que realmente se dedica para o desenvolvimento da cidade de Rondonópolis, então deixo aqui as minhas desculpa a esse poder legislativo de suma importância para nossa cidade. Mas faço aqui um pedido, o nosso Regimento Interno ele é muito complicado, precisa de algum sábio alguém altamente qualificado para compreender o nosso Regimento Interno, deixo aqui essa reflexão, o Regimento Interno precisa ser revisto porque ele tá muito complicado para algumas pessoas compreender e quero dizer a câmara municipal a esta casa de leis da sua importância eu reconheço e valorizo muito, um abraço a todos e me desculpa”. Disse Nenzão.

Veja Mais:  Rondonópolis realiza curso de capacitação para Conselheiros Tutelares de 11 municípios

O Caso 

Após o licenciamento do vereador Ozeas Reis (PP) da câmara municipal por 121 dias e em acordo para o 2º suplente Idelvamar Menezes para assumir a suplência, virou uma tremenda confusão, onde o 1º suplente Alcimar Borges, reivindica a vaga.

Segundo Nezão, Alcimar Borges entregou um documento reconhecido em cartório, onde citava que não poderia assumir, pois estava de atestado médico. Sendo assim Nenzão encaminhou o documento para a câmara municipal sendo empossado nesta terça-feira (7).

Mas o imbróglio iniciou após Alcimar afirmar que o seu atestado médico venceu no dia de ontem (7), e nesta quarta-feira (9), alega que está apto a assumir a suplência.

Tomando conhecimento de toda a confusão, o titular da cadeira, Ozeas Reis, alegando que não tem acordo com Alcimar, e sim com Nenzão, irá retornar ao cargo na sessão ordinária desta quarta-feira, encerrado a confusão.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Portal MT e receba notícias em tempo real

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Vereador Ozeas Reis volta a câmara municipal e encerra a confusão entre Alcimar Borges x Nenzão

Publicado

Foto: Assessoria

Após o licenciamento do vereador Ozeas Reis (PP) da câmara municipal por 121 dias e em acordo para o 2º suplente Idelvamar Menezes para assumir a suplência, virou uma tremenda confusão, onde o 1º suplente Alcimar Borges, reivindica a vaga.

Segundo Nezão, Alcimar Borges entregou um documento reconhecido em cartório, onde citava que não poderia assumir, pois estava de atestado médico. Sendo assim Nenzão encaminhou o documento para a câmara municipal sendo empossado nesta terça-feira (7).

Mas o imbróglio iniciou após Alcimar afirmar que o seu atestado médico venceu no dia de ontem (7), e nesta quarta-feira (9), alega que está apto a assumir a suplência.

Tomando conhecimento de toda a confusão, o titular da cadeira, Ozeas Reis, alegando que não tem acordo com Alcimar, e sim com Nenzão, irá retornar ao cargo na sessão ordinária desta quarta-feira, encerrado a confusão.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Portal MT e receba notícias em tempo real

Comentários Facebook
Veja Mais:  Vereador Ozeas Reis volta a câmara municipal e encerra a confusão entre Alcimar Borges x Nenzão
Continue lendo

Rondonópolis

Após atender mais de 100 mil pessoas, Central de Vacinação será desativada em Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

A Central de Vacinação que funciona no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde em uma grande tenda será desativada a partir do dia 15. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) informou o Município sobre a data de desativação. O local, que funcionou por mais de cinco meses na cidade, por meio de uma parceria entre Prefeitura e ALMT, concentrou grande parte da imunização contra a Covid-19 e em horários estendidos, permitindo maior flexibilidade para que o cidadão se vacinasse. Ao todo, 114.993 pessoas foram vacinadas no espaço.

O secretário Municipal de Saúde, Vinícius Amoroso, agradeceu à Assembleia Legislativa pela iniciativa e parceria com o Município, contribuindo ao trabalho de vacinação contra a Covid-19 em Rondonópolis. “Foi uma importante parceria que ajudou a cidade na imunização. Agradecemos imensamente a ALMT por essa parceria nesse momento importante de combate à pandemia”, disse.

A Central de Vacinação foi inaugurada em Rondonópolis em 5 de julho e somente no primeiro dia de funcionamento, mais de 2 mil pessoas receberam a vacina contra a Covid-19 no local. Ao longo dos cinco meses em funcionamento, o espaço atendeu moradores até o período noturno, facilitando o acesso à vacina para quem trabalha o dia todo.

Com a desativação da Central de Vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que a imunização contra a Covid-19 continua sendo realizada nos postos de saúde, conforme cronogramas de datas e horários definidos e divulgados previamente pelo Município.

Veja Mais:  Palestra chama atenção de homens para a violência contra as mulheres

Vacinação em Rondonópolis

A imunização contra a Covid-19 na cidade continua com a oferta de primeira dose para adolescentes maiores de 12 anos, de dose de reforço para idosos com mais de 60 anos e pessoas maiores de 18 anos, bem como com a oferta das segundas doses das vacinas Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Portal MT e receba notícias em tempo real

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana