Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Com investimentos de quase R$ 800 mil, Pinheiro entrega nova unidade de Saúde

Publicado

Terrenos com obras não iniciadas, que estavam abandonados, trazendo insegurança para a população e esqueletos de construções inacabadas que, além disso, serviam como ponto de drogas e locais de prostituição não farão mais parte do cenário de Cuiabá até o fim de 2020. A declaração, firmada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em seu Plano de Governo, foi enfatizada na noite desta quinta-feira (28), durante a cerimônia de entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atenderá os bairros Santa Terezinha e Itapajé. 

“Foi um dos primeiros compromissos que fiz com a população cuiabana e que tenho a grata satisfação de dizer que já cumprimos mais de 50%. Do pacote de 67 obras paralisadas ou não iniciadas em outras gestões já entregamos a reforma e ampliação de 30 unidades entre Centros de Saúde e PSFs. A construção das duas novas UBS, a Jockey Clube e esta vão beneficiar os moradores do Santa Terezinha, do Itapajé e de toda a região. E ainda entregamos semana passada o maior complexo hospitalar do Centro-Oeste, que é o HMC. Este último está 100% entregue à população e já está salvando vidas, não apenas de pessoas de Cuiabá, mas de outros municípios do estado e até estados e países vizinhos como Rondônia, Acre e Bolívia. São grandes obras que antes traziam insatisfação e insegurança para a população e hoje, significam mais humanização em Saúde”, frisou Pinheiro, salientando que nos próximos meses entregará as UPAs Verdão e Leblon, além de mais obras da atenção Básica, avançando assim ainda mais para por fim aos esqueletos de obras da Saúde em Cuiabá. 

Veja Mais:  Prefeito e vice recebem homenagem por serviços prestados durante encontro nacional do Rotaract

Com investimento de R$ 783.888,16 viabilizados por meio de recursos do Ministério da Saúde e do próprio Município, a nova UBS, que foi entregue totalmente equipada, climatizada e com equipes odontológicas e irá beneficiar mais de 10 mil pessoas da região, também contribui para o aumento da prevenção à saúde por meio do aumento das Equipes de Saúde da Família. A afirmação é do secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho. 

“Estamos avançando no processo de humanização na saúde e não há como fazê-lo sem investirmos na Atenção Primária, a qual recebemos apenas com cerca de 70 equipes de Saúde da Família, o que corresponde a cerca de 48% de cobertura total. Com as unidades entregues, aliadas às que entregaremos até fim do mandato, conseguiremos progredir para mais 60 equipes de Saúde da Família, finalizando a gestão com mais de 120, próximo do considerado ideal pelo Ministério da Saúde. Esse foi outro compromisso do prefeito e é o caminho para levarmos a saúde às famílias cuiabanas, diminuindo os atendimentos na urgência e emergência e na média e alta complexidade” completou.

O morador do Santa Terezinha e conselheiro de Saúde, Claudiney Vaillant agradeceu o empenho do prefeito e do secretário em trazer esse benefício para a comunidade. “Aguardamos por muitos anos a construção desta UBS. Ela também é símbolo de luta do Conselho de Saúde, que esteve do lado do prefeito para não perder o recurso que voltaria para o Governo Federal, uma vez que o Itapajé, local estabelecido para construção inicialmente, não comportava a dimensão da construção. Lutamos e conseguimos trazer a UBS para o Santa Terezinha e hoje a população pode desfrutar de uma unidade novinha, com médicos e dentistas. Então, essa obra é uma vitória e em meu nome e do companheiro Neno, enquanto conselheiros e moradores do Santa Terezinha e da região do Coxipó, que está sendo profundamente beneficiada com obras na Saúde, agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro e ao secretário pelo comprometimento. Realmente estamos assistindo a virada de página da Saúde na Capital”, disse. 

Veja Mais:  Ministério da Saúde não repassa doses e vacina pentavalente está em falta em Cuiabá

HOMENAGEM

A UBS recebeu o nome de Dr. Luiz Gonzaga Figueiredo. O médico, que foi pioneiro no estado na área de Nefrologia, tratamento de hemodiálise e transplante renal, morreu aos 64 anos vítima de uma arritmia cardíaca e parada respiratória enquanto pescava. 

O Dr. Luiz Guilherme Filho agradeceu a homenagem ao pai. “Esse é um momento histórico para a família Figueiredo. Em nome de todos nós, família e amigos, agradeço imensamente ao prefeito Emanuel Pinheiro, ao secretário Luiz Pôssas e aos vereadores em nome do meu amigo Zidiel Coutinho pela homenagem ao homem que desbravou a nefrologia e outros tantos  avanços da medicina, não apenas em Cuiabá, mas em outros municípios do estado. Meu pai agora está eternizado, não apenas nos nossos corações e nos daqueles que o conheceram, ou na medicina, mas, também, nessa unidade básica de Saúde que passa a eternizar seu nome na história”, agradeceu. A viúva do homenageado, Sueli Maria de Figueiredo, entregou um presente da família ao prefeito, como forma de agradecimento.

Além de populares, presidentes de bairros e secretários, compareceram ao evento os vereadores Misael Galvão, Orivaldo da Farmácia e Adevair Cabral.

 

Comentários Facebook

Cidades

Prefeitura realiza busca ativa para apresentar benefícios do Mutirão Fiscal 2025

Publicado

Contato com os contribuintes tem sido por mensagem de texto (SMS) informado os canais de atendimento e solicitando para os contribuintes entrarem em contato para conhecer condições especiais dessa temporada de negociação

A Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Banco do Brasil, está realizando uma busca ativa de contribuintes para apresentar os benefícios da regularização dos débitos fiscais no Mutirão Fiscal 2025. O banco tem entrado em contato com os contribuintes por mensagem de texto (SMS) e informado os canais de atendimento e solicitando para os contribuintes entrarem em contato com a Prefeitura.

O canal oficial para o contribuinte falar diretamente com a secretaria de Gestão Fazendária é pelo WhatsApp (65) 98459-8124. Em caso de dúvida, o contribuinte pode ir pessoalmente à Procuradoria ou ao Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), ambos localizados no Paço Municipal.

O número correto do banco é o 0800 881 6767. Caso receba SMS ou ligação com este número não é golpe. Fique atento ao boleto, que deve sair em nome da prefeitura de Várzea Grande.

Confira as condições especiais do Mutirão Fiscal 2025:

– Pagamento à vista: desconto de 99% sobre multa moratória e juros de mora

– Parcela em até 6 meses: desconto de 85% sobre multa moratória e juros de mora

– Parcela de 7 a 12 meses: desconto de 70% sobre multa moratória e juros de mora

Veja Mais:  TCE-MT recomenda que Prefeitura de Cuiabá divulgue lista de vacinados

– Parcela de 13 a 18 meses: desconto de 60% sobre multa moratória e juros de mora

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Moretti sanciona leis para facilitar regularização de imóveis e destravar a economia local

Publicado

Prefeita lembrou que em apenas dez meses de sua gestão já colocou em prática várias ações que atendem pedidos do segmento empresarial e flexibilizam a relação entre contribuintes e o Fisco Municipal. “Estamos fazendo o possível para colaborar com os empresários de nossa cidade, pois eles são fundamentais para Várzea Grande”

A prefeita por Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou duas leis municipais na manhã desta sexta-feira (24). A primeira é a lei municipal 5.456/2025 a qual trata da regularização de edificações urbanas dentro do Município. A nova legislação permite que construções irregulares, concluídas até a data de promulgação da lei, sejam regularizadas desde que atendam condições mínimas de segurança, salubridade, acessibilidade, habitabilidade e respeito à vizinhança.

Já a lei 5.455/2025 que rege Código de Posturas Municipal (Lei Complementar nº 4.699/2021), teve ajustando o artigo 179. A nova redação determina que o Alvará de Localização e Funcionamento de novos imóveis só será concedido após a emissão do “Habite-se”, documento que ateste a conclusão da obra.

A prefeita Flávia Moretti destacou que a ação visa desburocratizar a emissão de Alvará de Funcionamento, além de destravar a economia municipal. “Conto com toda classe empresarial e entidades representantes para que nos auxilie na regularização destes imóveis, pois isso é fundamental a nossa economia, porque vai gerar mais emprego e mais renda aos várzea-grandenses”, disse.

Moretti também destacou ações da atual gestão para garantia da justiça fiscal que estão sendo implantadas e colocas em prática em apenas dez meses de sua gestão. “É um misto de vontade política em fazer junto à necessidade de flexibilizar a relação entre o contribuinte e o Fisco Municipal”. E completou: “Desde o início da gestão, estamos implantando ações importantes como descontos no IPTU, Programa de Regularização Fiscal com descontos, Mutirão Fiscal com 99% de descontos sobre multas e juros em parcela única, Programa de Autorregularização Tributária (PROAT), entre tantos outros. Estamos fazendo o possível para colaborar com os empresários de nossa cidade, pois eles são fundamentais para nós”, declara a prefeita.

Veja Mais:  Prefeitura realiza vistoria em futura indústria de fertilizantes e reforça importância do licenciamento ambiental

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Regularização Fundiária e Habitação, Gesenilton Nelo, parabenizou a gestão pela iniciativa. “Estamos destravando e quebrando barreiras que já poderiam ter sido feitas tempos atrás para incentivar nossa economia. Parabéns, prefeita, pois essa ação visa transformar Várzea Grande em um Município pujante e forte economicamente”, pontua Nelo.

O vereador Rogério Franças Martins – Rogerinho da Dakar (PSDB) -, declarou que votou favorável à iniciativa quando a leis foram apresentadas na Câmara Municipal. “Sou empresário em nossa cidade e sempre ouvi essa demanda dos nossos companheiros. Defendi e votei favorável ao projeto, pois sei que é fundamental incentivarmos a vinda de novas empresas para Várzea Grande”, conta.

Também estiveram presentes na solenidade: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá; secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria; Controladora-Geral do município, Elizangela Oliveira; segundo vice-presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas, Ozair Nunes; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande, Luiz Roberto da Silva; presidente da Associação dos Contadores, Emília Furlaneto e empresários do Município representando diversos segmentos econômicos.

Veja Mais:  Ministério da Saúde não repassa doses e vacina pentavalente está em falta em Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Várzea Grande adere à operação de remoção de fios de telefonia e internet descartados de forma irregular

Publicado

O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, anunciou a adesão à operação “Telefone sem Fio”, uma iniciativa da concessionária Energisa Mato Grosso, em parceria com prefeituras e empresas de telecomunicação. O lançamento oficial ocorreu na quarta-feira (22), no auditório da Energisa, em Cuiabá.

A operação tem como objetivo remover fios de telefonia e internet irregulares, em desuso ou instalados de forma insegura, que hoje representam riscos à segurança da população e comprometem o visual urbano, pois têm sido constantemente descartados pelas ruas de vários bairros da cidade.

O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades.

O subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Gerson Scarton, destacou que a adesão ao plano é um passo importante para a segurança e o ordenamento urbano do Município. “Estamos junto com a Energisa e as operadoras de telecomunicação nessa operação, que visa não apenas melhorar o visual da cidade, mas principalmente, eliminar riscos à vida causados pelos cabos emaranhados, presos e até mesmo soltos em nossas vias”, ressaltou.

Durante o evento, o assessor governamental da Energisa MT, Luís Carlos Moreira, explicou que a distribuidora é responsável pelos postes e pela gestão da infraestrutura, mas a regularização dos cabos cabe às operadoras. “Nós tivemos diversos casos de empresas que abandonaram fios nos postes e pelas calçadas e ruas onde o serviço é prestado e isso representa perigo de choques elétricos e acidentes. O trabalho de limpeza e organização vai garantir que apenas operadoras com contrato regular e projetos aprovados possam atuar”, afirmou.

Veja Mais:  Secretários de Educação de Várzea Grande e do Estado discutem melhorias na qualidade do ensino

“Só neste ano já regularizamos mais de 22 mil pontos, o que corresponde a cerca de 22 toneladas de cabos soltos em todo o estado”, acrescentou.

O plano também prevê a criação de um banco de dados com registros fotográficos e relatórios técnicos, que servirão de base para medidas administrativas e legais contra empresas que continuarem atuando de forma irregular. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso também participa da força-tarefa, garantindo respaldo jurídico e apoio nas fiscalizações.

Com a adesão de Várzea Grande, a operação “Telefone sem Fio” se expande pela Baixada Cuiabana e reforça o compromisso das administrações municipais com a segurança elétrica, a estética urbana e o respeito às normas de uso das redes públicas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana