Política MT
Comissão aprova projetos que beneficiam mulheres, idosos, crianças e adolescentes
Foto: Helder Faria
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, nesta quarta-feira (15), diversos projetos de lei que asseguram direitos a mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e dependentes químicos, entre outros.
Na lista dos projetos que beneficiam as mulheres estão o PL nº 146/2019, de autoria do deputado Dr. João (MDB), que institui a política estadual de empoderamento da mulher; o PL nº 248, do deputado Valdir Barranco (PT), que dispõe sobre a política de amparo e assistência à mulher vítima de violência em Mato Grosso; e o PL nº 276/2019, do deputado Sebastião Rezende (PSC), que institui a notificação prévia às mulheres vítimas de violência, quanto à soltura do agressor no curso do processo judicial ou da investigação policial, bem como por concessão de qualquer benefício ou cumprimento de pena.
No que se refere aos direitos dos idosos foram aprovados projetos como o PL nº 247/2019, de autoria do deputado Valdir Barranco, que obriga estabelecimentos públicos e privados prestadores de serviços de saúde a divulgarem a existência da notificação compulsória de violência contra a pessoa idosa, bem como das consequências de conduta omissiva; e o PL nº 250/2019, que institui a política estadual de incentivo à prática de esportes para idosos em Mato Grosso.
Durante a reunião, o deputado Sebastião Rezende ressaltou a importância do PL nº 260/2019, de sua autoria, que torna todos os assentos dos veículos de transporte coletivo preferenciais para idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e mulheres grávidas ou com crianças de colo, e lamentou a necessidade de criação de lei com tal conteúdo.
“Apresentei esse projeto para que isso seja efetivamente cumprido. Entendo que deveria ser automático uma pessoa que possui uma situação melhor levantar para dar o assento a outra que precisa mais, mas infelizmente isso não acontece e, enquanto tivermos essa cultura, precisamos ter uma lei para garantir os direitos dessas pessoas”, disse.
O presidente da comissão, deputado João Batista (PROS), chamou a atenção para o PL nº 279/2019, apresentado por Sebastião Rezende, que dispõe sobre a adaptação de uma sala reservada e equipada no IML para atendimento e realização de exames necessários em crianças e adolescentes vítimas de violência em Mato Grosso.
“É muito constrangedor para a vítima ter que ficar ao lado do seu agressor para fazer o exame de corpo de delito. Muitas pessoas acabam não denunciando porque não querem passar por esse constrangimento”, ressaltou.
Ao final da reunião, o deputado Delegado Claudinei (PSL) destacou a importância dos projetos aprovados durante a reunião e parabenizou os colegas parlamentares pela qualidade das proposituras.
“Ficamos felizes em ver tantos projetos e a preocupação de todos os deputados com o social. Parabenizo também o deputado Sebastião Rezende pelos projetos de sua autoria voltados a essa área. Relatei diversos projetos dele e ele está sempre muito preocupado com o social e voltado à sociedade. Fico orgulhoso de fazer parte dessa comissão, pois sabemos a importância desses trabalhos sociais e de prevenção para melhoria da vida da população”, declarou.
Sebastião Rezende agradeceu ao colega e destacou a importância da Comissão de Direitos Humanos. “É uma comissão muito importante, que discute temas de grande relevância, que mudam a vida das pessoas. Queremos contribuir de forma decisiva com projetos que possam efetivamente ser utilizados para o bem da sociedade mato-grossense”, afirmou.
Política MT
Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Ex-governador Mauro Mendes
O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.
Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.
Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.
O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.
A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.
Veja Vídeo:
Política MT
Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis
Política MT
“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.
O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado. O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.
O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.
-
Rondonópolis27/05/2026 - 00:09Prefeitura de Rondonópolis abre credenciamento para consultas, exames e procedimentos especializados do SUS
-
Política MT27/05/2026 - 00:46Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis
-
Policial27/05/2026 - 01:06Corpo de Bombeiros combate incêndio em três carretas estacionadas em posto de combustível
-
Rondonópolis27/05/2026 - 09:03“Tem vereador da base jogando contra”, dispara Cláudio Ferreira ao criticar apoio a candidato de fora
-
Rondonópolis27/05/2026 - 00:26CODER convoca Assembleia Geral Extraordinária para mudança na Diretoria Executiva
-
Política MT27/05/2026 - 07:27Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170
-
Rondonópolis26/05/2026 - 21:05Rondonópolis|Entrada gratuita em todos os dias da Exposul é garantida por Claudio Ferreira
-
Rondonópolis27/05/2026 - 00:22Serv Saúde abre credenciamento para clínicas, hospitais e profissionais da saúde em Rondonópolis







