Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Comissão do Meio Ambiente discute combate a incêndios no Pantanal

Publicado

A 1ª reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), realizada hoje (28), debateu ações de combate aos incêndios florestais nos biomas Pantanal, Cerrado e Floresta, com representantes da Defesa Civil, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Instituto Chico Mendes Bio (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) explicou que o objetivo da reunião foi mostrar as informações que a Comissão tem recebido, discutir o que cada entidade está planejando e como estão as datas de disponibilização dos equipamentos, da entrada e funcionamento deles e também do prazo para início dos trabalhos no Pantanal.

“Eu venho acompanhando há muito tempo, fazendo gestão, e discutindo a questão dos incêndios florestais em várias áreas, discutindo com as secretarias, buscando alternativas e melhorias para conter esse problema. Na questão do fundo amazônico, o Corpo de Bombeiros fez um projeto no valor de R$ 45 milhões, que já foi liberado e está sendo comprado um helicóptero exclusivo para o Corpo de Bombeiros”, revelou o presidente da Comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB).

“Entendo que, com o alinhamento entre Ibama, Defesa Civil e o Governo do Estado, a gente possa ter uma data única para o encerramento da autorização das queimadas. Parece que isso está bem encaminhado, e a data será combinada entre os três futuramente.

De acordo com o deputado Wilson Santos (PSD), o Pantanal sofre com a falta de um projeto voltado para a manutenção desse bioma. “Trata-se de um patrimônio da humanidade. É inadmissível a inexistência de um projeto nacional voltado para o Pantanal. O país não sabe o que é o Pantanal, não sabe o que fazer com o Pantanal, essa é a grande verdade”.

O parlamentar disse que apresentou uma indicação junto ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília (DF). para que se utilize parte dos recursos do Fundo da Amazônia para o Pantanal.

“Não é justo que o Fundo da Amazônia fique apenas para Amazônia. Mato Grosso é um estado ímpar, é o único estado do Brasil que tem os três grandes biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado. Então, eu quero deixar aqui o registro para que essa Comissão reforçe nossa indicação junto ao governo federal”, revelou Santos.

Veja Mais:  Botelho visita Escola Espírita Maria de Nazaré e reforça apoio à educação e projetos sociais

A secretária adjunta de obras rodoviárias da Sinfra, Nívia Calzalari, falou que há um incremento de cerca de R$ 35 milhões para 2025 para locação de equipamentos.

“No ano passado o Corpo de Bombeiros demandou patrulhas mecanizadas, carros pipas, caminhões pranchas e esteiras, moto-niveladora, retroescavadeira e tratores com grades. São equipamentos que precisam estar à frente, dando condições de trabalhos para as ações dos Bombeiros”, destacou ela.

“Em 2025 foram pedidas cinco patrulhas com quinze equipamentos de combate aos incêndios, sendo que este ano, os trabalhos vão se intensificar ainda mais para conter esse problema no Pantanal, ampliando essa frente de atuação”, afirmou Calzalari.

O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (BEA/CB/MT), tenente Coronel Rafael Ribeiro Marcondes, reforçou que a estratégia para esse ano foi ampliada para combater os incêndios no Pantanal.

“A estrutura foi ampliada com relação ao ano passado, ações foram estendidas com mais quartéis nos 24 municípios, mas quando começa a temporada a gente cria equipes, chamando grupos temporários, instrumentos de respostas temporárias. Para esse ano, são cerca de 85 equipes, então, ao todo são os 1.088 militares que estão à disposição da diretoria operacional, mais os brigadistas contratados municipais e também estaduais”, frisou ele.

“Para este ano vamos ter uma sala de situação para gerenciar os recursos, a quantidade de recursos, a quantidade de ações previstas previamente para o Pantanal é muito grande. Vamos vencer esses incêndios, porque precisam ser combatidos de maneira imediata. Então a estrutura tem que estar pronta. Quando isso acontecer, a gente poder dar o primeiro combate”, complementou Marcondes.

Na sequência, os deputados que compõe a comissão, votaram dezoito projetos de lei.

Foram eles:

PL nº 298/2023. Apenso o PL nº 1900/2024. Autor: deputado Valdir Barranco. “Institui a Campanha de Incentivo à Preservação e Recomposição das Matas Ciliares no Estado de Mato Grosso e dá outras providências”. Pela Aprovação do PL nº 298/2023 e pela Prejudicialidade do PL nº 1900/2024.

Veja Mais:  Dr. João cobra melhorias dos serviços da Energisa em Mato Grosso e respostas sobre prazos

PL nº 906/2023. Deputado Dr. João – “Dispõe sobre a Proteção da Fauna no Estado de Mato Grosso e dá outras providências”. Pela Aprovação do PL nº 906/2023, nos moldes do Substitutivo Integral nº 01 e pela Rejeição da Emenda n° 1.

PL nº 1915/2023. Deputado Faissal Calil – “Institui o Programa Estadual de Controle do Fogo e dá outras providências”. Pela Rejeição.

PL nº 1832/2024. Deputado Dilmar Dal Bosco – “Altera o §1º do Art. 27 da Lei nº 9.096, de 16 de setembro de 2009, que “Dispõe sobre a Política da Pesca no Estado de Mato Grosso e, dá outras providências”. Pedido de vista do deputado Wilson Santos.

PL nº 1893/2024.Deputado Hugo Garcia – “Altera a Lei nº 7.871, de 20 de dezembro de 2002, que dispõe sobre a criação da Área de Proteção Ambiental Estadual do Salto Magessi, no rio Teles Pires, para suprimir o inciso II do Art. 4º”. Pela Aprovação do PL nº 1892/2024 e pela Rejeição da Emenda nº01.

PL nº 1897/2024. DeputadoValdir Barranco – “Dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão do aterro das cabeceiras das pontes no mesmo processo de contratação das respectivas obras no âmbito do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências”. Vista do deputado Carlos Avallone.

PL nº 1898/2024. Deputado Valdir Barranco – “Cria o programa “Reviva Nossos Rios” no âmbito do Estado de Mato Grosso e dá outras providências”. Pela Aprovação nos moldes do Substitutivo Integral n.º 01.

PL nº 1911/2024. Deputado Dilmar Dal Bosco – Institui o Sítio Pesqueiro Estadual de Nortelândia, compreendido em todo perímetro do lago formado pela PCH Santana (Rio Santana), situado no município Nortelândia/MT, e dá outras providências. Vista do deputado Wilson Santos.

PL nº 1914/2024. Deputado Wilson Santos – “Dispõe sobre a obrigatoriedade da coleta, armazenamento e destinação final de embalagens de vidro não retornáveis modelo long neck ou one way pelos seus revendedores, fornecedores, comerciantes e fabricantes, na forma que especifica”. Pela rejeição.

PL nº 1934/2024. Deputado Eduardo Botelho – “Proíbe a extração de recursos pesqueiros nos entornos da nascente do Rio Cuiabazinho até a foz do Rio Quebó, no município de Nobres”. Vista do deputado Wilson Santos.

Veja Mais:  Lúdio cobra organização do sistema de saúde para enfrentar epidemia de chikungunya

PL nº 1983/2024. Deputado Elizeu Nascimento – “Regulamenta a cota máxima de operação e dispõe sobre a faixa de ocupação no entorno do Reservatório do APM Manso e dá outras providências”. Vista do deputado Wilson Santos.

PL nº 2022/2024. Deputado Valdir Barranco – “Institui diretrizes para o Programa de Reflorestamento Comunitário no Estado de Mato Grosso”. Pela Aprovação.

PL nº 31/2025. Deputado Dilmar Dal Bosco – “Institui o Sítio Pesqueiro Estadual do Teles Pires, região de Sinop-MT, compreendido em todo perímetro do lago formado pela UHE de Sinop, sobre o Rio Teles Pires, reservatório de água que abrange os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso/MT, e dá outras providências”. Vista do deputado Wilson Santos.

PL nº 64/2025. Deputado Wilson Santos – “Dispõe sobre a criação do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas e dá outras providências”. Vista de Carlos Avallone.

PL nº 68/2025, Deputado Diego Guimarães – “Proíbe a utilização de métodos de faturamento hidráulico e refraturamento hidráulico no Estado de Mato Grosso”. Pela Aprovação.

PL nº 114/2025. Deputado Dilmar Dal Bosco – “Institui o Sítio Pesqueiro Estadual de Colíder, Itaúba, Cláudia e Nova Canaã do Norte, compreendido em todo perímetro do lago formado pela UHE de Colíder, sobre o Rio Teles Pires, reservatório de água que abrange os municípios de Colíder. Itaúba, Cláudia e Nova Canaã do Norte, e dá outras providências”. Vista de Wilson Santos.

PL nº 197/2025. Deputado Valdir Barranco – “Dispõe sobre o incentivo à formação de profissionais veterinários especializados em fauna silvestre”. Pela Aprovação nos moldes do Substitutivo Integral nº 01.

PLC nº 40/2024. Deputado Gilberto Cattani – “Altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº 592, de 26 de maio de 2017, que dispõe sobre o Programa de Regularização Ambiental – PRA, disciplina o Cadastro Ambiental Rural – CAR, a Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais e o Licenciamento Ambiental das Atividades poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais, no âmbito do Estado de Mato Grosso, visando a proteção dos direitos dos produtores rurais e a segurança jurídica nas atividades produtivas”. Vista de Wilson Santos.

Fonte: ALMT – MT

Política MT

“Pivetta tem conceito de bom administrador e provou isso”, diz Mendes

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes junto do vice Otaviano Pivetta e do secretário Alan Porto Crédito – Lucas Rodrigues/Secom

O pré-candidato a senador afirmou que o governador ajudou a recuperar Mato Grosso e realizou uma gestão exitosa em Lucas do Rio Verde
 
O pré-candidato a senador Mauro Mendes (União), durante entrevista ao portal HiperNotícias, defendeu a reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos) por considerar que ele provou ser “um bom administrador” ao ajudar recuperar Mato Grosso.
 
Mendes citou que Pivetta realizou uma gestão exitosa nos três mandatos de prefeito em Lucas do Rio Verde. Segundo ele, o município se tornou uma das “melhores cidades” do estado.
 
“Pivetta tem boas qualidades, conceito de bom administrador e provou isso três vezes sendo prefeito de Lucas do Rio Verde. Lá, ele ajudou a construir uma das melhores cidades do estado”, pontuou.
 
Além disso, Mendes relatou que gestões anteriores deixaram Mato Grosso “totalmente dilacerado” e Pivetta, com suas qualidades e conhecimento da máquina pública, ajudou a reparar os danos causados.
 
“Ele trabalhou corretamente, foi leal, sabe fazer gestão e conhece a máquina pública. Considero que ele tem muitas qualidades para exercer esse cargo [de governador], continuar o trabalho de recuperar MT, que era um estado quebrado, totalmente dilacerado e corrompido nas estruturas básicas de prestação de serviço ao cidadão”, observou.
 
Mendes, por fim, avaliou que Pivetta é capacitado para continuar implantando melhorias ao desenvolvimento estadual.
 
“Hoje, Mato Grosso é um dos estados brasileiros que mais investe em todas as áreas. Desejo que o Pivetta possa continuar isso e tenho certeza que ele tem qualidades para tal”, completou.
Veja Mais:  Prefeita de Chapada dos Guimarães recorre à AL e pede investimentos
Continue lendo

Política MT

Convenção do MDB apresenta pré-candidatura de Léo Bortolin na próxima semana em Primavera do Leste

Publicado

 

Encontro será realizado na quinta-feira (23), na Chácara Vitória, contará com a presença da presidente estadual da sigla, Janaina Riva, e deverá reunir filiados, apoiadores e lideranças políticas

Foto- Assessoria

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realiza, na próxima quinta-feira (23), a Convenção Municipal do partido em Primavera do Leste para a oficialização da pré-candidatura do ex-prefeito Leonardo Bortolin a deputado estadual. O ato político será realizado na Chácara Vitória, com concentração a partir das 17h e início da solenidade oficial às 18h.

O encontro contará com a presença da presidente do MDB de Mato Grosso, Janaina Riva, e deverá reunir filiados, apoiadores e lideranças políticas de Primavera do Leste e de outros municípios do estado. Além das atividades previstas na convenção municipal, o evento marcará a apresentação da pré-candidatura de Bortolin para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Conhecido como Léo Bortolin, ele foi vereador e prefeito de Primavera do Leste por dois mandatos, entre 2017 e 2024. Também presidiu, até março deste ano, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), período em que ampliou sua atuação política e o contato com gestores e lideranças de diferentes regiões do estado.

AGENDA

O quê: Convenção Municipal do MDB e apresentação da pré-candidatura de Leonardo Bortolin a Deputado Estadual;

Presença confirmada: Presidente estadual do MDB-MT, Janaina Riva;

Quando: quinta-feira, 23 de julho, a partir das 17h;

Veja Mais:  Cláudio critica indústria da multa e projeto que prevê penalidade de R$ 23 mil

Onde: Chácara Vitória – Avenida dos Trabalhadores, nº 1840, Primavera do Leste – MT;

Programação: Concentração a partir das 17h | Solenidade oficial e início das atividades às 18h.

Continue lendo

Política MT

Republicanos de MT marca convenção para o dia 4 de agosto em Cuiabá 

Publicado

Agendado para as 18h, evento ocorrerá no Ginásio Dom Aquino com lideranças e apoiadores do partido  

Otaviano Pivetta

O partido Republicanos de Mato Grosso oficializou que a sua convenção partidária ocorrerá na terça-feira, dia 4 de agosto, às 18h no Ginásio Dom Aquino, para lançar os nomes à disputa eleitoral deste ano.  

Nessa data, a agremiação vai oficializar a candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta. 

Além disso, o partido pretende confirmar os nomes que disputarão cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Atualmente, o Republicanos tem cinco deputados com mandato ativo (Diego Guimarães, Dr. Eugênio, Nininho, Paulo Araújo e Valmir Moretto) e é a maior bancada do parlamento. A sigla também oficializa na data as candidaturas a deputados federais.  

O evento contará com as principais personalidades do partido, além de siglas aliadas e lideranças que apoiam os projetos políticos apresentados. 

Veja Mais:  Cláudio Ferreira cobra vistoriadores veiculares na Ciretran de Rondonópolis
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana