Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Comunicadores que atuam em Mato Grosso são homenageados durante sessão especial

Publicado

Profissionais da comunicação que atuam em Mato Grosso foram homenageados durante sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (10), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

As honrarias foram concedidas pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP) a mais de 130 profissionais, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. Entre os homenageados, estão jornalistas que atuam como repórteres e apresentadores nos mais diversos veículos de comunicação do estado, além de assessores de imprensa, coordenadores e secretários de comunicação de órgãos públicos e empresas privadas.

“A classe jornalística, com sua coragem, ética e inabalável compromisso com a justiça social, tem desempenhado um papel fundamental na transparência, na fiscalização e no aprimoramento das nossas instituições. Cada palavra escrita e falada, cada imagem capturada, cada reportagem investigativa é um ato de coragem, um serviço público de inestimável valor que constrói uma sociedade mais justa, mais informada e mais crítica”, declarou Paulo Araújo.

O deputado destacou ainda a importância da atuação dos jornalistas na construção de uma imprensa democrática, imparcial e verdadeira, bem como as mudanças significativas que vêm ocorrendo na forma de comunicar ao longo dos anos. “A comunicação é hoje o maior poder que existe. Os comunicadores são o elo com todas as pessoas. As informações só chegam à sociedade por conta dos seus trabalhos”, frisou.

Com mais de 40 anos de atuação no jornalismo mato-grossense, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Itamar Perenha, recebeu a comenda Marechal Cândido Rondon, honraria concedida a personalidades brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, por seus méritos pessoais ou relevantes serviços prestados ao estado de Mato Grosso.

Veja Mais:  CCJR aprova decreto de intervenção na saúde de Cuiabá
O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Pimenta, destacou a relevância do papel da imprensa para a sociedade.

O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Pimenta, destacou a relevância do papel da imprensa para a sociedade.

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

“Eu acabei me apaixonando pelo jornalismo, ainda que minha formação acadêmica tenha sido na área de exatas. O jornalismo me proporcionou algumas experiências incríveis e sou muito grato a essa profissão que me permitiu educar os meus filhos e conduzir a minha vida. Hoje, eu concluo a minha contribuição no sindicato para tentar retribuir o muito que eu recebi dessa profissão maravilhosa. Recebo hoje essa homenagem com muito respeito, carinho e admiração”, relatou.

Em reconhecimento ao trabalho em defesa da democracia e da cidadania, a comenda Dante de Oliveira foi entregue ao jornalista e secretário de Comunicação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Raoni Ricci, e à socióloga, jornalista e superintendente de Cerimonial da Assembleia Legislativa, Olga Lustosa.

“Quero agradecer, em primeiro lugar, ao deputado Paulo Araújo, e aos demais deputados estaduais. Esta é uma honraria que eu nunca imaginei receber, então é um momento de muita felicidade para mim, de reconhecimento a uma carreira de muito trabalho, em que eu tive a oportunidade de passar por alguns veículos de comunicação e me dediquei a maior parte dela trabalhando na área de assessoria de imprensa, inclusive tendo a oportunidade de ser secretário de comunicação aqui nesta Casa de Leis. Para mim, comunicação pode ser definida com apenas uma palavra: cidadania. Foi o que sempre pautou o meu trabalho”, afirmou Ricci.

Veja Mais:  Deputado Nininho perde os direitos políticos e é condenado a devolver R$ 92 mil

O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, Henrique Santos, e jornalistas que integram as equipes do site institucional, rádio e TV do Legislativo estadual também foram homenageados com moções de aplausos.

“O deputado Paulo Araújo foi muito feliz em propor essa sessão. São os profissionais da imprensa que levam à sociedade uma informação de qualidade e informação é a base de tudo. A Secretaria de Comunicação da Assembleia possui excelentes profissionais, que fazem um grande trabalho. Estou muito contente de trabalhar com esses profissionais e também de poder dar a nossa contribuição”, ressaltou o secretário.

A secretária de Comunicação de Cuiabá, Ana Karla Costa, salientou o momento histórico vivido pelo jornalismo, que atualmente conta com três mulheres no comando das Secretarias de Comunicação do Estado e dos dois maiores municípios de Mato Grosso: Cuiabá e Várzea Grande. “Isso é muito significativo para nós, mulheres, e para nós, jornalistas”, disse.

Laice Souza, secretária estadual de Comunicação, ressaltou que o avanço tecnológico tem transformado a comunicação e exige dos profissionais uma constante reinvenção. “Vamos nos reinventar todos os dias. A nossa importância para a sociedade é imensa”, provocou.

Receberam moções de aplausos os seguintes profissionais:

Alana Casanova

Alysson Manoel

Aldair Santos

Amanda Simeone

Ana Barros

Ana Karla Costa

Ana Sampaio

Andersen Navarro

Anderson Pinho

Anderson Sartori

Andre Michells

Andressa Sales

Antero Paes de Barros

Antônio Carlos

Akerman de Magalhães

Ariela Nunes

Bruno Barreto

Veja Mais:  1° Congresso Nacional de Feconsegs e Consegs do Brasil destaca Lei de MT

Bruno Araújo

Benjamim Lira

Camila Freitag

Camila Ribeiro

Carioca

Cintia Borges

Cinthya Rocha

Cristina Soares

Dalila Rodrigues

Daniel Santos

Deisy Boroviec

Diego Saporski

Dorian Barros

Edina Araújo

Edivaldo Ribeiro

Eunice Ramos

Elias Neto

Everaldo Galdino

Fernanda Escouto

Flávio Santos

Francisca Medeiros

Franchesca Bogo

Gabriela Carvalho

Gabriele Schimanoski

Geiseane Lemes

Gizele Carvalho

Gustavo Kliunik

Gleyce Santos

Hernandes Cruz

Hugo Queiroz

Humberto Frederico

Henrique Santos

Ianara Garcia

Igor Taques

Isabel Dresch

Ivana Maranhão

Iviuch Beloto

Jacques Gosch

Janaiara Soares

Jaqueline Naujorks

Jardel Arruda

José Porto

Jota de Sá

Jota Gomes

José Marques

Julie Correia

Keka Werneck

Kerolayne Chaves

Kleber Lima

Kleverson Souza

Laercio Pato Rocco

Laércio Arruda

Laice Souza

Laís Costa Marques

Larissa Campos

Larissa Malheiros

Laura Petraglia

Leandro Trindade

Lidiane Moraes

Lidice Lannes

Loriane Villar

Lorraine Costa

Luana Daubian

Lucas Bólico

Lucas Rodrigues

Luciana Giradelo

Luciana Gaviglia

Luciane Mildenberger

Luciene Lins

Lúcio Sorge

Mainna

Marcela Vasconcelos

Marcella Lirio

Márcia Andreola

Marcely Alves

Manoel Silva

Marcos Lemos

Mauro Camargo

Max Aguiar

Mayara Michels

Michelle Diehl

Michely Figueiredo

Mirian Figueiredo

Najylla Nunes

Nayana Bricat

Natacha Wogel

Noelma Oliveira

Otávio Milani

Patrícia Sanches

Paula de Bortoli

Priscila Almeida

Priscila Mendes

Priscila Ribeiro

Poliana Mazzo

Rafael Costa

Ramon Monteagudo

Renan Marcel

Renata Neves

Roberto França

Ronaldo Pacheco

Rosângela Miles

Rose Velasco

Rosi Domingues

Rosi Medeiros

Rui Matos

Sandra Carvalho

Sandra Costa

Sávio Pereira

Simone Milanetti

Sonia Fiori

Soraia Ferreira

Tarley Carvalho

Tatiana Medeiros

Tiago Terciotty

Toninho de Souza

Vânia Neves

Verônica Rakel

Victor Cabral

Victor Hugo

Yael Botelho

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política MT

ALMT lamenta o falecimento do servidor Paulo de Tarso Carvielli

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) lamenta o falecimento de Paulo de Tarso Carvielli, servidor da instituição. Ele era jornalista, radialista e produtor na Rádio Assembleia, onde atuou por mais de dez anos.

Paulo chegou a Mato Grosso na década de 1990 para trabalhar em campanhas políticas. Na ALMT, compôs a equipe responsável pela fundação da emissora de rádio do Parlamento, como destaca Jaime Neto, superintendente da TV Assembleia.

“Junto comigo e os colegas aprovados no concurso de 2013, demos início aos trabalhos da Rádio Assembleia. O Paulo foi uma das pessoas que ajudou a pensar e a estruturar a nossa programação”, disse Jaime.

De acordo com o radialista Cleber Dias, o conhecimento musical de Paulo de Tarso era um dos diferenciais que ele gostava de explorar nos projetos com os quais colaborava. “Ele foi produtor musical em São Paulo, tinha muito conhecimento na área. Quando o entretenimento passou a ganhar mais espaço na programação da Rádio Assembleia, Paulo se juntou a mim nessa missão e formulamos programas como Balaio Brasil e Quintal do Samba”, explicou Cleber.

Para o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), Paulo deixa um legado de compromisso com a comunicação pública e com a missão de levar informação de qualidade à população mato-grossense. “Seu trabalho e sua presença sempre foram marcados pelo respeito, competência e espírito colaborativo, conquistando a admiração de colegas e de todos que com ele conviveram”, disse o parlamentar.

Veja Mais:  CCJR aprova decreto de intervenção na saúde de Cuiabá

O velório será realizado neste domingo (20), das 10h às 16h, na Capela Jardins, em Cuiabá (sala Roseiras). Na próxima terça-feira (22), a Rádio Assembleia reprisará o quadro “Radialista por um dia” que teve a participação de Paulo de Tarso. A reprise será às 8h.

Neste momento de dor, a ALMT manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho, desejando que encontrem conforto diante dessa perda irreparável.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

STF valida alterações em lei que permite ao Legislativo dar nome às ferrovias estaduais

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de seus deputados e dos instrumentos normativos previstos na Constituição do Estado, divide com o Poder Executivo a competência para definição de nomes dos bens imóveis de sua propriedade. A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em desdobramento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo Executivo em face dos artigos 1°, 3° e 4° da Lei Complementar Estadual n° 776/2023.

Essa norma altera a Lei Complementar n° 685/2021, que dispõe sobre o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso. A celeuma judicial foi criada a partir da concessão à Rumo Logística S/A para construção de 730 quilômetros da ferrovia, que se encontra em Rondonópolis, com destino à região Médio Norte do estado. A Rumo se antecipou e trocou o nome da ferrovia para Olacyr de Moraes, desconhecendo que ela já era conhecida como Senador Vicente Vuolo.

Vuolo foi um dos principais defensores do empreendimento, cabendo a ele as primeiras ações junto ao Governo de São Paulo no sentido de garantir a interligação com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No projeto que deu origem à Lei Complementar n° 776/2023, os deputados inseriram emenda para garantir que a denominação das ferrovias em Mato Grosso fosse realizada por meio de lei do Legislativo, trecho posteriormente vetado pelo Executivo. A derrubada do veto pelos parlamentares resultou na ADI.

Veja Mais:  Botelho avalia alteração no Estatuto da PJC que determina pagamento a policiais que ficam de sobreaviso

Para evitar supressão de instância, o Governo de Mato Grosso buscou o Órgão Especial do Tribunal de Justiça, no qual obteve êxito ao alegar prejuízos causados pela nova redação da norma. A Procuradoria-geral da ALMT recorreu ao STF e, por meio do Recurso Extraordinário com Agravo n° 1.540.211, assinado pelo procurador João Gabriel Pagot, a decisão foi reformada e validada a competência dos deputados para promoverem, de forma coabitada com o Governo do Estado, a competência para definir nomes das ferrovias.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes acolheu em parte o agravo da ALMT, declarando a constitucionalidade da alteração promovida pelos deputados estaduais, concedente interpretação conforme à Constituição Federal no sentido de que o dispositivo legal não excluiu a competência comum do Executivo para, mediante decreto, dispor sobre a denominação das ferrovias do Sistema Ferroviário do Estado, sendo reconhecida a existência de coabitação normativa entre o Poder Executivo (via decreto) e o Legislativo (via lei formal) para exercer a referida competência.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), comemorou a decisão como uma demonstração do que ele defende, enquanto chefe do Legislativo, que é o maior diálogo com o Executivo para evitar questões que gerem mais ações judiciais.

“Não se entra no mérito do senador Vicente Vuolo e das décadas de luta pela ferrovia, como também não se pode diminuir a importância de um empresário da envergadura de Olacyr de Moraes, o primeiro a plantar soja em Mato Grosso e a transformar o Estado em celeiro da produção agropecuária. A decisão do ministro Alexandre de Moraes definiu que tanto o Executivo como o Legislativo têm competência para definir este tipo de questão, cada um com seus instrumentos legais”, disse Russi.

Veja Mais:  Ações de prevenção ao suicídio são intensificadas

Para o parlamentar, mais importante do que o nome que terá são os efeitos que a ferrovia vai promover na vida da população, no cotidiano das cidades e no futuro de Mato Grosso e do Brasil, que poderão ampliar ainda mais seus índices de crescimento econômico e social.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Juca do Guaraná viabiliza R$ 450 mil para implantação do Banco de Leite do Hospital Regional de Sorriso

Publicado

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) anunciou o envio de R$ 450 mil em recursos para a implantação do Banco de Leite Humano no Hospital Regional de Sorriso. O parlamentar se reuniu nesta quarta-feira (16.04) com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para viabilizar o envio da emenda ao município.

A solicitação da instalação de um banco de leite na cidade foi feita pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Emerson Farias (PL), que destacou a necessidade da estrutura para atender mães e recém-nascidos da região. Também esteve presente na reunião o vereador Toco Baggio (PSDB).

A implantação do banco de leite representa um avanço importante na área da saúde materno-infantil. Essas unidades são essenciais para garantir a alimentação adequada de bebês prematuros ou com baixo peso, especialmente quando as mães não conseguem amamentar diretamente. Além de oferecer leite pasteurizado com segurança, os bancos também promovem o aleitamento materno e orientam mães doadoras.

“Investir em um banco de leite é investir na vida de milhares de recém-nascidos e no apoio às mães que desejam amamentar, mas precisam de suporte. Essa estrutura salva vidas e fortalece as famílias. Meu trabalho como parlamentar é cuidar para que a saúde chegue a todo o nosso estado”, afirmou o deputado.

A expectativa é de que o recurso acelere o processo de estruturação do banco de leite que atenderá toda a região norte do estado.

Veja Mais:  Lei altera normas para contratação de presos e egressos do sistema prisional por empresas em MT

Sala de Amamentação – Juca também relembrou uma importante iniciativa durante sua gestão como presidente da Câmara de Cuiabá, quando implantou a segunda sala de amamentação do Brasil dentro de um Parlamento municipal. A ação teve como objetivo promover um ambiente acolhedor para as servidoras e mães que frequentam a Casa, além de estimular a cultura do aleitamento materno.

“Na época, fizemos questão de implantar a sala de amamentação na Câmara porque acreditamos que o incentivo ao aleitamento começa com a criação de espaços seguros e adequados para as mães. Foi uma das ações que mais me marcou como gestor e cidadão”, destacou.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana