Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Concurso de gêneros textuais sobre prevenção às queimadas premia estudantes em Várzea Grande

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, realizou, nesta terça-feira (18.11), a premiação da 5ª edição do concurso de gêneros textuais “Eu Digo Não às Queimadas! Diga Você Também”. Nove estudantes da rede municipal foram reconhecidos por suas produções criativas e engajamento no tema.

O concurso teve como objetivo estimular a expressão artística e intelectual dos alunos, além de ampliar a compreensão sobre os impactos das queimadas no meio ambiente e da importância da prevenção. A solenidade de premiação contou com a presença dos estudantes, familiares, professores e autoridades civis e militares.

De acordo com o coronel BM Heitor Fernandes da Luz, diretor operacional do CBMMT, concursos como este são fundamentais para promover avanços significativos na proteção do meio ambiente, especialmente a longo prazo. Mais do que premiar os estudantes, a intenção é incentivá-los a se engajar e a conquistar mudanças reais em suas atitudes em relação à preservação ambiental, segundo o coronel.

“Mais importante que a premiação é termos a certeza de que conseguimos tirar os jovens, mesmo que por um breve período, das inúmeras distrações do dia a dia, para que olhem o papel e reflitam sobre as queimadas e o meio ambiente. Assim, no longo prazo, podemos colher frutos como os registrados neste ano, em que tivemos bons índices na redução das queimadas e incêndios florestais”, afirmou.

Veja Mais:  Entidade não governamental lança projeto para atender pessoas LGBTQIA+ privadas de liberdade

Em 2025, Mato Grosso registrou os melhores índices de redução de focos de calor desde 1998, resultado que, segundo o coronel, evidencia a eficácia das ações de conscientização, das políticas públicas, da participação ativa da sociedade e do trabalho dos bombeiros no combate aos incêndios.

Também presente no evento, o secretário municipal de Educação, Igor Cunha, ressaltou que envolver a comunidade escolar no combate às queimadas e aos incêndios florestais ajuda os estudantes a perceber que a prevenção começa com atitudes simples no dia a dia. Por meio das redações, o projeto buscou fortalecer a consciência ambiental, incentivando reflexões sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, da sustentabilidade, da saúde pública e do papel de cada um na prevenção de incêndios.

“Quando montamos um projeto como este, em parceria com entidades que salvam vidas e protegem o meio ambiente, não podemos deixar de falar de educação. Ao educar por meio de ações como essa, certamente formamos cidadãos melhores. Vemos crianças evoluindo e, muitas vezes, educando os próprios adultos, pois não são apenas elas que precisam aprender; os adultos também devem ser conscientizados”, destacou.

Trabalhos vencedores

Nesta edição do concurso, aproximadamente 100 produções foram avaliadas e distribuídas em três categorias: conto, quadrinho e notícia. Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria, com uma bicicleta para o primeiro lugar, um tablet para o segundo e uma bolsa com materiais escolares para o terceiro.

Veja Mais:  PM prende trio, apreende submetralhadora e 16 porções de maconha em Várzea Grande

Na categoria notícia, o vencedor foi o estudante André Correa da Silva, do 9º ano da EMEB Gonçalo Domingos de Campos. “Consegui fazer o trabalho com o aconselhamento dos professores e com base nas notícias que assisti na televisão. Refletindo sobre tudo o que vi, organizei minhas ideias e coloquei no papel. A queimada é um problema coletivo, que não se resolve sozinho. Foi exatamente sobre isso que escrevi. Ser vencedor é motivo de muito orgulho, e agradeço a todos que me ajudaram”, disse.

Já o estudante Luiz Antonio Lemes de Moraes, do 6º ano da EMEB Faustino Antonio da Silva, vencedor da categoria conto, explicou que se inspirou em situações reais discutidas em sala de aula para criar sua história. “Pensei em um personagem que causa fogo apenas com uma bituca de cigarro e que só consegue apagar com a ajuda dos bombeiros e a colaboração de todos os vizinhos. Aprendi sobre queimadas na sala; a professora deu vários exemplos, e eu transformei essa ideia em um conto. Ouvir meu nome e saber que ganhei me deixou muito feliz. Agora vou de bicicleta para a escola”, brincou.

Para a professora Rayza Alice Gomes, que acompanhou de perto o desenvolvimento do texto de Luiz, o resultado foi motivo de orgulho. “Abordamos o tema em sala, falamos sobre a importância de não realizar queimadas e também trabalhamos os gêneros textuais, explicando como os alunos deveriam escrever. Ele, sendo um aluno muito inteligente, construiu sua história com muita criatividade. A vitória dele não foi surpresa. Apoiar nossos jovens nesse processo de aprendizado e formação cidadã é fundamental para a conscientização”, afirmou a professora.

Veja Mais:  Polícia Civil cumpre mandados para desarticular venda de cocaína em Cuiabá e Lucas do Rio Verde

Estiveram presentes ainda na solenidade o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Ciclomotores deverão ser emplacados a partir de janeiro de 2026 para circular regularmente

Publicado

A partir de 1º de janeiro de 2026 todos os ciclomotores deverão ser emplacados para circular nas vias públicas de forma regular. Os proprietários desses veículos elétricos devem providenciar a inclusão junto ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), no Detran, até o dia 31 de dezembro de 2025, conforme a resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

São considerados ciclomotores veículos de duas ou três rodas, provido de motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda a 50 centímetros cúbicos, ou de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h.

O diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, Alessandro de Andrade, reforça ainda que, para condução dos ciclomotores, é obrigatório ter 18 anos ou mais e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias ACC ou A. O uso do capacete na condução do veículo também será obrigatório.

“Portanto, a partir de janeiro de 2026, os ciclomotores, além do emplacados, deverão ser licenciados anualmente como qualquer outro veículo que compõe o trânsito brasileiro”, destacou o diretor.

Atualmente, 8.528 ciclomotores estão emplacados e cadastrados no banco de dados do Detran-MT.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Vereador Manoelzinho envia R$ 41,8 mil em emendas para mobiliar PSF das comunidades rurais de Livramento
Continue lendo

Mato Grosso

Casal de Bom Jesus do Araguaia expande produção com apoio da Seaf e da Empaer

Publicado

O casal Flávio José Cândido Ferreira e Narya Xavier são proprietários de uma área de 37 hectares em Bom Jesus do Araguaia, a 866 km de Cuiabá. Eles são um dos milhares de produtores beneficiados pelos investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT), e pelo apoio técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Eles começaram cultivando apenas meio hectare e hoje já produzem em quatro hectares, com expectativa de chegar a sete nos próximos anos.

Flávio conta que o avanço na produção aconteceu graças ao apoio recebido. “Aqui em nosso município nós temos a Empaer, trocamos uma ideia com o técnico e ele nos falou do apoio por meio da Seaf e da assistência técnica. Conseguimos kit de irrigação, orientação com a atualização de defensivos sobre as nossas plantas e até as sementes conseguimos com eles também, como o milho. Calcário, fizemos a análise de solo e também nos atenderam com outras demandas”.


Atualmente, o casal cultiva melancia, abóbora kabotiá, melão e mel, e a comercialização já alcança outras cidades. “Nós começamos a comercializar aqui em nosso município a melancia e agora entregamos em outros municípios. Também atendemos as escolas estaduais e municipais, e até escolas em Serra Nova Dourada. A gente vai melhorar cada vez mais, com o apoio do Governo por meio da Seaf e o apoio técnico da Empaer sempre nos auxiliando. Acredito que vamos aumentar ainda mais a produção”, afirmou Flávio.

Veja Mais:  Polícia Civil prende três criminosos e liberta vítima em Cuiabá     

Flávio também lembra que o mel surgiu de forma inesperada: “Começamos com o mel a partir de um vídeo. Aí entramos no mercado, e hoje estamos com dez colmeias de abelha africanizada.”

A rotina intensa fez com que Narya tomasse uma decisão importante. “A demanda é grande. Nós dois éramos servidores públicos, eu ainda estou no município. Sou grata, mas a partir que colocamos a mão na massa e o trabalho foi aumentando, ficou difícil atender tudo. Então pedi licença para o município por dois anos. A nossa rotina é pesada, agora estamos nos dedicando à nossa propriedade, mas isso é muito gratificante”.

O casal tem planos de continuar crescendo. “O nosso sonho é que aumente e que a gente possa produzir as sete hectares. Iniciamos com meia hectare. Em breve vamos começar a produzir banana-da-terra, também com apoio da Seaf e da Empaer.”, completou Flávio.

Investimentos

Entre 2019 e 2025, o Governo de Mato Grosso investiu cerca de R$ 8,5 milhões em Bom Jesus do Araguaia, com entregas de máquina, equipamentos, caminhões caçamba e isotérmico, veículos, calcário, resfriadores de leite, tendas de feira, doses de sêmen e prenhes, ações que têm impulsionado a agricultura familiar e fortalecido a produção local.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Autor de homicídio em Cocalinho é preso pela Polícia Civil em São José do Xingu

Publicado

Um homem apontado como autor de um homicídio ocorrido em 2020 no município de Cocalinho teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, na manhã deste sábado (22.11), após ser localizado no município de São José do Xingu.

O suspeito estava com mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e era considerado foragido da Justiça.

A prisão do foragido da Justiça foi efetivada após trabalho integrado de inteligência policial desenvolvido pelas Delegacias de Polícia de Cocalinho e de São José do Xingu, sendo o investigado localizado na zona rural do município.

O crime, que vitimou Miguel Lucas, ocorreu no dia 06 de setembro de 2020, quando a vítima foi assassinada com golpes com instrumento contundente na cabeça, no município de Cocalinho. Após o homicídio, o autor empreendeu fuga do local.

As investigações foram realizadas pela equipe da Delegacia de Cocalinho, que identificou o autor do crime, representando pelo mandado de prisão preventiva, que foi deferido pela Justiça.

A localização e prisão do foragido ocorreu após troca de informações e mediante trabalho de inteligência policial com atuação integrada entre as Delegacias de Cocalinho e São José do Xingu, a Polícia Civil, sendo o autor do homicídio, localizado na zona rural, onde vivia escondido.

O preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça para responder pela prática do crime de homicídio qualificado.

Veja Mais:  PM prende dupla responsável por golpes virtuais, tráfico de drogas e associação criminosa

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana