Mato Grosso
Conselheiro Guilherme Maluf eleito para presidir a 55ª Mesa Diretoria do TCE-MT
![]() |
| NOVA MESA DIRETORA Conselheiro Guilherme Antonio Maluf, eleito em sessão ordinária, presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso para o biênio 2020-2021 |
Os conselheiros Guilherme Antonio Maluf e Gonçalo Domingos Campos Neto e o conselheiro interino Moises Maciel foram eleitos, em sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira (5/11), para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso. A eleição foi individual para cada cargo, com os dois conselheiros titulares e os cinco conselheiros interinos sendo chamados um a um para depositar os votos em uma urna transparente. Em demonstração de unidade da instituição, todos os candidatos receberam sete votos favoráveis. A posse da 55ª Mesa Diretora do TCE-MT (exercício de 2020-2021) está prevista para o dia 16 de dezembro.
|
Em rápido discurso, o presidente eleito disse que a gestão na Presidência do TCE-MT será encarada como “uma das missões mais importantes da minha vida”. Relembrando que já teve outros importantes desafios, a exemplo da gestão frente à Assembleia Legislativa, o conselheiro Maluf anunciou que vai buscar a valorização dos quadros internos e a harmonia com os Poderes Constituídos e órgãos independentes. Também explicou que pretende trabalhar uma reforma administrativa que permita economia, a exemplo do que conseguiu na direção do Poder Legislativo Estadual. Porém, destacou que sua meta é um “controle externo eficiente”.
“Tenho orgulho da minha trajetória política”, disse o conselheiro, afirmando que a sua passagem pelos cargos de vereador, secretário de Saúde e por quatro mandatos como deputado estadual o qualificaram para a atividade de conselheiro do Tribunal de Contas. “Nesses meses em que estou ocupando o cargo no TCE-MT, tenho percebido a importância desta instituição para a democracia. Sou também testemunha da forma valorosa com que os conselheiros vêm desempenhando o seu papel”, acrescentou.
_____ Guilherme Antonio Maluf Conselheiro presidente eleito para o biênio 2020/2021 |
O conselheiro Guilherme Maluf também fez questão de destacar o trabalho realizado pelo atual presidente Gonçalo Domingos de Campos Neto, eleito vice-presidente. “O conselheiro Campos Neto tem dado demonstrações de serenidade, tranquilidade e sabedoria”, ponderou. O presidente também recebeu elogios do conselheiro interino Moises Maciel, eleito corregedor geral. ” Nosso presidente soube conduzir bem o Tribunal de Contas durante uma quadra tão turbulenta como a que nós enfrentamos”.
Para o conselheiro Moises, a grande tarefa da Corregedoria Geral será a de harmonização, de complaice e de exortação de ânimos aos quadros internos da instituição, de maneira que o “TCE de Mato Grosso cumpra e bem a sua missão institucional”. O conselheiro também agradeceu a confiança dos seus pares pela votação unânime para o cargo.
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
Mato Grosso
Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Política MT06/08/2026 - 12:09Vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como primeiro suplente de Janaina Riva ao Senado
-
Rondonópolis06/08/2026 - 14:46Abertura do Rodeio testou os peões no limite, e Natanzinho Lima e Mariana Fagundes brilharam pela madrugada
-
Rondonópolis06/08/2026 - 12:01Exposul e Dia dos Pais criam cenário favorável para o varejo local
-
Rondonópolis07/08/2026 - 16:08Enquanto foco está na 52ª Exposul, articulações para Mesa Diretora da Câmara avançam nos bastidores em Rondonópolis
-
Política MT06/08/2026 - 13:33Coletiva: Pedro Taques apresenta documentos e cronologia sobre acordo milionário entre MT e Oi S.A.
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:2718º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 17:39Pagamento é liberado e motoristas do transporte escolar retomam atividades nesta terça-feira (11)
-
Rondonópolis07/08/2026 - 17:36Noite de romantismo na 52ª Exposul com cantor Eduardo Costa brilhando em Rondonópolis












