Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Construtores se reúnem com vereadores em busca de melhorias para o setor

Publicado

Foto: Assessoria

Mesmo com a pandemia o que resultou na alta dos materiais de construção civil e consequentemente elevou os custos das obras, o setor que durante os últimos anos tem empregado diversos trabalhadores e contribui diretamente para economia local e nacional, agora encontra dificuldades com a liberação de habite-se em Rondonópolis (documento emitido pelas prefeituras) e atualização de BCI (Boletim de Cadastro do Imóvel).

Os construtores explicaram que às vezes a liberação dos documentos dos imóveis, como as casas feitas por pequenos empresários demora quase o mesmo tempo da obra, situação que não era assim no ano passado. “Já amargamos a alta dos materiais, a dificuldade com as taxas de financiamento, essa demora na liberação do habite-se e BCI são outros entraves que precisamos resolver”, explicou Abel Vilela, construtor.

Há poucos meses foi realizada uma reunião na prefeitura de Rondonópolis e explanada essa e outras situações. De acordo com os construtores muitos pararam de construir ou estão mudando de atividade para conseguir o retorno financeiro mais rápido. “Vimos na pandemia o quanto a construção civil foi importante para economia, o quanto a prefeitura arrecadou com impostos, isso sem falar na geração de empregos, por isso, ficar com os imóveis parados, esperando documentação, está inviabilizando muitos construtores”, disse Juvenil Israel Silva, construtor e advogado.

Outro apontamento é que os imóveis que estão aguardando essa documentação muitas vezes são furtados, tem fios, lâmpadas, vidros temperados, portões arrancados e por isso pedem ajuda da câmara municipal para sensibilizar o prefeito a orientar a secretaria de habitação e urbanismo para fazer habite-se e atualização do BCI mais rapidamente. A exemplo do BCI que é documento que contém os dados cadastrais com identificação e localização do imóvel, situação cadastral, dados e características do terreno e da construção. “A sugestão é que seja emitido junto com habite-se uma vez que já foram apresentadas essas informações no projeto e o fiscal já terá conferido durante a vistoria do habite-se, sendo que mais de 90 % dos imóveis são financiados e essa vistoria é feita novamente por um engenheiro da instituição financeira que vai financiar o imóvel, se tudo não estiver correto a vistoria do banco é reprovada”, destaca Ivan de Sousa, engenheiro.

Veja Mais:  Facap é o novo instituto criado na UFR

O presidente da câmara dos vereadores, Roni Magnani, que já participou de outras reuniões junto com a vereadora Kalynka Meirelles, disse que vai abrir novamente o diálogo com a prefeitura de Rondonópolis e propor uma mudança no código de obras do município. “Precisamos viabilizar o setor para fortalecer ainda mais a nossa economia. Muitos pais de família precisam se manter no mercado de trabalho e a construção civil tem tido esse papel fundamental, por isso vamos juntos fazer as alterações dentro da legalidade”, cravou Roni.

A vereadora Kalynka Meirelles destacou que a construção civil tem mudado a arquitetura de Rondonópolis, com prédios, casas, avenidas, iluminação mais bonita e contribuído para chamar novos investidores. “Além da geração de empregos desde a venda de materiais de construção civil a corretagem de imóveis, esse setor tem embelezado ainda mais nossa cidade que atrai pessoas de diversos estados para morar ou investir aqui, também é preciso modernizar o sistema da prefeitura, em Londrina e Maringá por exemplo, tudo é digital”, pontuou.

Na oportunidade também falaram do novo plano diretor que está para chegar na casa de leis, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Região Sul do Estado de Mato Grosso, Flávio Garcia de Souza Junior, pediu que todos os parlamentares estejam acompanhando para que Rondonópolis tenha equilíbrio sustentável. “Queremos ser exemplo para o Brasil de desenvolvimento sustentável com uma economia forte”.

Veja Mais:  Mutirão de serviços sociais beneficia comunidade do Jardim Rivera e região

Roni Magnani tranquilizou a todos explicando que serão realizadas audiências públicas e que uma empresa de consultoria está em processo de contratação pela câmara de Rondonópolis para que o projeto seja votado sem nenhuma dúvida dos parlamentares. “Fiz um compromisso que minha gestão como presidente será transparente com participação popular e dos setores interessados” finalizou.

Participaram da reunião, Abel Vilela construtor e correspondente imobiliário, Juvenil Israel Silva construtor e advogado, Ivan de Sousa construtor e Engenheiro Civil, Flavio Garcia de Souza Junior, presidente do Sinduscon-MT, Kalynka Meirelles Vereadora e Roni Magnani, Presidente da câmara de vereadores de Rondonópolis.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Portal MT e receba notícias em tempo real

Comentários Facebook

Rondonópolis

Rondonópolis tem Dia “D” de vacinação contra a influenza neste sábado (20)

Publicado

Idosos, crianças e demais grupos prioritários poderão se imunizar contra a gripe neste sábado (20) durante o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Rondonópolis. Para atender a população, a Secretaria Municipal de Saúde manterá todas as unidades básicas de saúde, incluindo as policlínicas, abertas das 7 às 11h e das 13 às 17h.

Podem se vacinar contra a gripe, nesta primeira fase da campanha, os idosos com mais de 60 anos; crianças entre seis meses e seis anos; gestantes; puérperas; professores; profissionais de saúde; segurança pública; motoristas; pessoas portadoras de doenças crônicas; e, imunossuprimidos.

A superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Vânia Scapini, destaca que é fundamental que as pessoas se imunizem contra a gripe. “Estamos com os prontos socorros lotados com pessoas com síndromes respiratórias, principalmente, influenza, então convocamos a todos que fazem parte dos grupos prioritários que se vacinem nesta primeira etapa da campanha”, afirma.

Vânia orienta que a vacina contra a influenza pode ser tomada mesmo que a pessoa esteja gripada ou com febre baixa, bem como não há contraindicação de ser tomada junto a outros imunizantes. “Pode vacinar com gripe ou com febre baixa. Os sintomas não são intensificados com a vacina. E não tem contraindicações de ser tomada junto com outras vacinas. Isso não é empecilho”, reforça e acrescenta que “quando vacinamos em massa, impedimos a propagação do vírus. Temos uma eficácia maior na imunização e reduzimos internações”.

Veja Mais:  Prefeitura atua em parceria ao 3º Batalhão Bombeiro Militar para combate as queimadas

Campanha antecipada

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, nesta primeira fase, foi antecipada em Rondonópolis, teve início em 27 de março e segue até 30 de maio. Quem ainda não se vacinou, além do Dia “D”, pode comparecer também de segunda a sexta-feira em uma unidade básica de saúde do Município para se imunizar.

A previsão é que a segunda etapa da campanha tenha início após o dia 30 de maio, quando a imunização contra a influenza teve de ser ampliada para outros públicos.

Hora de atualizar o cartão de vacinação

O Dia “D” também será uma oportunidade para a população colocar em dia o cartão de vacinação. A Saúde irá disponibilizar nas unidades de saúde todas as vacinas que compõem o Plano Nacional de Vacinação (PNI), além do imunizante contra a Covid-19 e HPV.

“É uma oportunidade para que crianças, adolescentes e adultos possam por em dia o cartão de vacinação. Então convocamos todos para comparecerem às unidades de saúde neste sábado”, conclui a superintendente.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Estudantes de Guiratinga conhecem estrutura do Sanear

Publicado

Os alunos da Escola de Ensino Integral Maria de Lourdes, do município de Guiratinga, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre saneamento básico durante uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Rondonópolis.

Acompanhados pelos professores Ozeias Almeida, Maycon Lenno de Souza e Ricardo Ferreira, os estudantes puderam explorar as instalações das duas unidades, além de conhecerem os laboratórios e participarem de palestras explicativas ministradas por técnicos do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).

A visita fez parte de um projeto multidisciplinar desenvolvido pela escola, que tem como objetivo não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o tema do saneamento básico, mas também orientá-los na escolha de suas futuras carreiras profissionais.

Um dos momentos marcantes da visita foi a conversa com o presidente do Sanear, Paulo José Correia, que fez um resumo de sua trajetória lembrando a origem humilde na zona rural, a vinda para a cidade e a atuação profissional como professor, secretário de Habitação e hoje presidente da maior autarquia de saneamento do Estado.

“Sou um exemplo de que é possível realizar sonhos. Todos temos direito, precisamos apenas ter oportunidade e disposição para desenvolver nosso potencial”, afirmou.

Paulo José também falou aos visitantes sobre os investimentos que tornaram Rondonópolis uma referência nacional em saneamento básico. “Hoje nos orgulhamos do serviço prestado à população e temos satisfação em compartilhar essa experiência com outras cidades de Mato Grosso e do País”.

Veja Mais:  Comunidade do Verde Teto e região conta com nova unidade de saúde

Atualmente, o município atende integralmente 100% da população urbana com serviços essenciais como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e coleta seletiva de resíduos recicláveis.

O professor Ozeias Almeida disse que a visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora e prática. “Isso estimula a reflexão sobre a importância do saneamento para o desenvolvimento sustentável e o impacto das escolhas profissionais na construção de um futuro mais justo e equitativo. Foi uma experiência muito importante, para nós e para os alunos”, ressaltou

As escolas e organizações da sociedade civil interessadas em conhecer a estrutura do Sanear podem agendar as visitas através de ofício encaminhado à direção da autarquia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeito e secretariado anunciam melhorias no bairro Jardim Itapuã

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio e seu secretariado estiveram nesta segunda-feira (15) no bairro Jardim Itapuã para ouvir a comunidade e anunciar melhorias e projetos que beneficiarão a região.

Um dos anúncios mais esperados pela comunidade foi a regularização fundiária, um passo essencial para garantir segurança e estabilidade aos moradores da região. A partir da próxima segunda-feira (22), uma equipe da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo estará na escola Arão Gomes das 12h às 18h, realizando levantamentos e orientando a população sobre o processo de regularização fundiária que será realizada no bairro.

Além disso, outro anúncio aguardado foi a construção de um centro comunitário. A secretária de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati, destacou que a equipe responsável finalizará o projeto e encaminhará para licitação. “O salão comunitário será entregue com cercamento, concertina, sistema de monitoramento e parte das mobílias, visando proporcionar à comunidade um espaço adequado para diversas atividades e encontros” disse a secretária.

Durante a reunião, o prefeito enfatizou o compromisso da gestão em atender às demandas da população local. Além dos anúncios mencionados para a região, também foi destacada a construção de uma ponte ligando o bairro Taiti ao anel viário, que está em fase final de execução, faltando apenas a conclusão do aterro e do asfaltamento, que em breve será entregue à comunidade.

A reunião foi recebida de forma positiva e o líder comunitário Denis Medeiros expressou sua gratidão ao prefeito pelo trabalho realizado no bairro.

Veja Mais:  Prefeitura atua em parceria ao 3º Batalhão Bombeiro Militar para combate as queimadas

O encontro também contou com a presença de vereadores e do presidente do Sanear, Paulo José Correia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana