Mato Grosso
Corpo de Bombeiros forma novos aspirantes em primeiro curso de formação de oficiais de MT

Dezenove cadetes do primeiro Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), foram oficialmente declarados aspirantes a oficial durante cerimônia militar realizada na sexta-feira (30.5). A formatura representa um marco histórico para a corporação, pois trata-se da primeira turma do CFO formada integralmente em solo mato-grossense.
A solenidade foi presidida pelo comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, acompanhado pelo secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel PM César Roveri, e pelo comandante-geral adjunto e chefe do Estado-Maior do CBMMT, coronel BM Rony Robson Cruz Barros. Os coronéis da corporação, além de familiares e amigos dos aspirantes, também prestigiaram a cerimônia.
Durante a solenidade, os novos aspirantes alcançaram o primeiro posto da carreira de oficial e, como símbolo dessa transição, receberam uma espada, insígnia tradicional que representa o compromisso com a vida militar. Também prestaram juramento à bandeira e ao serviço público, assumindo o compromisso de liderar, proteger e servir com excelência.
De acordo com o comandante-geral, coronel Glêdson, a espada não é apenas um ornamento, mas o reflexo da confiança depositada em todos os novos aspirantes. Segundo ele, a partir desta data, os aspirantes assumem o dever de salvar vidas, preservar a ordem e zelar pelos mais altos valores da instituição e da sociedade.
“Nosso papel aqui é fazer essa instituição avançar. Essas pessoas, que ingressam como aspirantes, sem dúvida farão uma grande diferença dentro da nossa corporação. Portanto, sejam bem-vindos, senhores, à melhor profissão do mundo. Aqui, salvamos vidas, e não há nada mais gratificante do que isso”, afirmou.
O comandante destacou ainda que a inclusão dos novos aspirantes é reflexo de um trabalho realizado ao longo dos últimos anos, fruto de planejamento estratégico e investimentos contínuos, além do comprometimento de toda a corporação e do compromisso do Governo do Estado em ampliar a atuação do CBMMT.
Ainda conforme o comandante, a realização do curso em território mato-grossense demonstra a crescente autonomia e fortalecimento do CBMMT, além de representar um importante avanço na valorização da formação dos próprios quadros da corporação. Dos 19 novos aspirantes, apenas cinco não são de Mato Grosso.
“Percebo o quanto a nossa instituição tem avançado graças à atual gestão do governador Mauro Mendes, pela confiança depositada no trabalho do Corpo de Bombeiros. Aproveito para agradecer a todos os oficiais e praças do CBMMT, pois esse avanço só é possível devido ao reconhecimento do trabalho realizado na linha de frente. Esse é o reconhecimento do Governo do Estado, que compreende a importância de termos bombeiros presentes em mais municípios, mais capacitados e em número suficiente para oferecer, com excelência, o serviço emergencial finalístico da nossa instituição”, afirmou.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Roveri, reforçou que a corporação continuará recebendo investimentos significativos, tanto no aumento do efetivo quanto na melhoria da estrutura. Entre as ações, estão a inclusão de novos bombeiros temporários, o chamamento dos aprovados no último concurso público e a abertura de novas unidades operacionais no interior do estado.
“Lembro-me de quando, há cerca de um ano, o senhor assumiu o comando do Corpo de Bombeiros. De lá para cá, tivemos muitos avanços, mas gostaria de destacar aqueles que ainda estão por vir: a incorporação de novos integrantes aprovados no último concurso e o reforço com até 500 bombeiros temporários, autorizados pelo governador do Estado de Mato Grosso. Além disso, teremos a construção e inauguração de 10 novas unidades no interior do estado, ampliando a presença e a capacidade de atendimento do Corpo de Bombeiros”, destacou.
Durante os dois anos de formação, os cadetes enfrentaram uma rotina intensa, marcada por uma elevada carga horária, instruções práticas em campo, atividades interdisciplinares, simulados operacionais e avaliações constantes. A jornada exigiu resiliência, disciplina e comprometimento diário de cada cadete.
O agora aspirante a oficial BM Delfino Alves Florentino Júnior, que foi declarado o melhor aluno da turma, relembrou os desafios enfrentados e o esforço necessário para alcançar esse reconhecimento. “Eu me sinto muito feliz por ter conseguido chegar até esse momento, e agradeço à minha turma. Nós estudamos muito juntos, tivemos uma competição justa e acirrada, e acho que isso trará bons frutos para a minha carreira. Agora, pretendo contribuir com a corporação na medida dos meus conhecimentos adquiridos ao longo desses dois anos e somar no que for preciso”, reforçou.
Uma das três mulheres a concluir o CFO, a aspirante a oficial BM Ludmilla Bianchini destacou que a formatura representa não apenas uma realização pessoal, mas a consolidação do avanço da instituição Corpo de Bombeiros. “Hoje encerramos um ciclo, coroado com a declaração do aspirantado. Percebemos que, no ano passado, quando o Corpo de Bombeiros completou 60 anos, já possuía a capacidade de formar oficiais, e essa declaração vem para confirmar isso. O Corpo de Bombeiros Militar é capaz de realizar o Curso de Formação, e nossa turma é a prova viva disso”, disse.
Ela ainda lembrou que a presença e a participação das mulheres têm transformado a corporação, quebrando barreiras históricas e fortalecendo a diversidade e a representatividade no Corpo de Bombeiros Militar.
“A gente conquistou muito. Deve ter sido muito difícil no começo, e hoje eu vejo tantas colegas do sexo feminino trabalhando. A gente se une e quer que todos cheguem ao mesmo lugar, que todas tenham igualdade no trabalho, oportunidades e consigam conquistar o espaço que antes era só masculino. Hoje é uma realização”, garantiu.
Já o aspirante a oficial BM Felipe Cruz Vieira, afirmou que a conquista representa a superação de obstáculos e o início de uma nova etapa repleta de responsabilidades e oportunidades. “Olhando para trás, vendo todas as dificuldades que enfrentamos, sentimos muito orgulho de ter concluído esse curso tão difícil que é o Curso de Formação de Oficiais. A partir de agora, a expectativa é muito grande. Todos nós esperamos poder contribuir ao máximo, não somente com a instituição, mas com toda a sociedade mato-grossense”, concluiu.
Concluída a formatura, os novos aspirantes passam a desempenhar funções de liderança, assumindo responsabilidades estratégicas e operacionais em diversos setores da corporação.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Escola de Governo oferece curso para desenvolvimento sustentável na Gestão Pública Estadual

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo (EG-MT), iniciou nesta segunda-feira (14.7) as inscrições para o curso “ESG e Políticas Públicas”. A capacitação vai abordar aspectos ambiental, social e governamental (sigla em inglês ESG), problematizando o papel das políticas públicas nas ações do Poder Executivo Estadual.
Foram disponibilizadas 40 vagas presenciais para servidores públicos. Os participantes irão refletir sobre o desenvolvimento sustentável como eixo estratégico da gestão pública.
A servidora do Núcleo de Acompanhamento da Qualificação Profissional da EG-MT, Rejane Gelinski, destaca a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no cotidiano do serviço público e da classificação das atividades governamentais tendo como base as 169 metas dos ODS.
“Durante a aula, será possível compreender como os princípios de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança se relacionam com a formulação e execução de políticas públicas”, explica Gelinski, que também vai ministrar a capacitação. O encontro será no dia 1º de agosto, das 8h às 12h, no prédio da EG-MT, localizado no Complexo Seplag-MT.
O curso possui quatro módulos. Entre os assuntos previstos a serem abordados estão os conceitos de ESG e a aplicação deles na administração pública, além do debate sobre a importância da relação do desenvolvimento sustentável com as políticas públicas.
Os participantes receberão certificado de 4 horas-aula. Para se inscrever, clique neste link.
Mais informações: [email protected]
*Com supervisão de Inácio de Paula
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Seduc divulga lista das escolas selecionadas para etapa estadual da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (14.7), a relação das 50 escolas da rede estadual selecionadas para participar da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em Brasília.
A seleção ocorreu entre os dias 7 e 11 de junho, durante as conferências municipais, que reuniram estudantes e professores em torno de debates e projetos sobre mudanças climáticas e justiça ambiental.
Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência busca mobilizar escolas como espaços de protagonismo juvenil frente aos desafios ambientais contemporâneos.
A próxima fase será realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, reunindo os projetos e delegações escolares em Cuiabá para a etapa estadual. A fase final, de âmbito nacional, ocorrerá de 6 a 10 de outubro, em Brasília (DF), com a presença de estudantes de todo o país.
Na etapa estadual, cerca de 50 estudantes e 50 professores participarão de atividades formativas e apresentarão os projetos selecionados pelas conferências municipais. Desses, 18 estudantes e um projeto vencedor representarão Mato Grosso na conferência nacional. O processo visa promover ações educativas significativas, alinhadas à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), com envolvimento direto das comunidades escolares.
A conferência também contempla escolas indígenas, quilombolas, de educação especial e bilíngues, garantindo diversidade e inclusão na construção de soluções ambientais voltadas à realidade local e global.
“A ideia é que os estudantes reflitam sobre os impactos ambientais em seus territórios e proponham ações transformadoras, capazes de gerar impacto concreto na comunidade”, explicou o secretário de Educação, Alan Porto.
Os projetos são desenvolvidos com base em atividades pedagógicas, rodas de conversa e construção coletiva de propostas. As escolas envolvidas elegem delegados e delegadas, responsáveis por defender as ações em etapas posteriores.
Além disso, a conferência oferece formação e intercâmbio de experiências, com o apoio de especialistas e educadores da área socioambiental.
Confira abaixo o resultado.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Setasc divulga sorteados para assistir à partida entre Cuiabá x Amazonas FC nesta terça-feira (15)

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) sorteou, nesta segunda-feira (14.7), oito crianças portadoras da Carteira de Identificação do Autista (CIA), para assistirem a partida entre Cuiabá Esporte Clube e Amazonas FC, nesta terça-feira (15), às 18h30, na Arena Pantanal. A partida é válida pela 16ª rodada do Brasileirão Série B.
A criação de um camarote específico para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do Programa SER Família Inclusivo, foi idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, junto com a senadora Margareth Buzetti, e com o apoio do Cuiabá Esporte Clube.
O sorteio é realizado a partir dos nomes que são inscritos, por meio de um formulário específico para a ação, disponibilizado no site da Setasc. Um dos campos do formulário a ser preenchido requer o número da Carteira do Autista.
Após a realização do sorteio, a equipe da Setasc verifica se o sorteado está inscrito na Carteira de Identificação do Autista. Caso não esteja, um novo sorteio é realizado para ocupar a vaga aberta. Além da Carteira de Identificação do Autista, se faz necessário também, o cadastro no FacePass.
FacePass
O cadastramento facial para a entrada na Arena Pantanal é gerido pelo aplicativo FacePass Brasil, empresa responsável pela implantação e desenvolvimento do sistema de reconhecimento facial no estádio. Para se cadastrar, o usuário deve preencher os formulários com informações pessoais e de endereço. O cadastro é feito no site: facepassbrasil.com.br/cadastrar-se
Confira abaixo o nome dos sorteados:
Gabriela Lais Weiller Santiago
Davi Henrique de França Nunes
Neohan Nelson Pereira da Silva
Daniel Tamashiro de Oliveira Sato
Maria Alice Rambo de Vasconcellos
Aurora Maria Anjos Costadelli Rodrigues
José Miguel Queiroz Cavalcante
Raul Amorim de Arruda Souza
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes08/07/2025 - 18:30
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
Rondonópolis08/07/2025 - 12:48
Inscrições para a Cavalgada da 51ª Exposul seguem abertas
-
Rondonópolis08/07/2025 - 18:12
Câmara acompanha fechamento da Coder e defende direitos dos trabalhadores
-
Rondonópolis08/07/2025 - 23:40
SISPMUR cobra transparência no caso CODER e pede abertura de CEI para apurar irregularidades
-
Esportes09/07/2025 - 18:30
PSG atropela Real Madrid e garante vaga na final do Mundial de Clubes
-
Policial08/07/2025 - 09:59
Polícia Militar apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em Mato Grosso
-
Rondonópolis10/07/2025 - 12:30
Praça Por do Sol será palco do hip-hop em evento com oficinas de grafite e rimas, apresentações e batalha de break
-
Agro News08/07/2025 - 09:00
Safra de soja 25/26 deve alcançar 48,5 milhões de toneladas, diz Imea