Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Corregedoria-Geral promove Semana Estadual da Adoção e lança Instagram da CEJA

Publicado

Em razão do Dia Nacional da Adoção, celebrado no dia 25 de maio, a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA, lança na próxima segunda-feira (22) a Semana Estadual da Adoção e um novo canal de comunicação: o perfil da Comissão no Instagram (@cejatjmt). A cerimônia está marcada para as 14 horas no saguão da entrada principal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
Na ocasião o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, assinará um provimento que dispõe sobre a divulgação das crianças e adolescentes inseridos no Projeto Busca Ativa: Uma família para Amar no Instagram da CEJA/TJMT. “É com grande alegria que daremos mais esse importante passo para encontrar, formar e unir novas famílias. Temos casos de sucesso em outros estados e tenho a certeza de que teremos encontros felizes aqui também”, disse o corregedor.
 
A CEJA irá providenciar a disponibilização das imagens das crianças ou adolescentes no Instagram @cejatjmt, divulgando informações como nome, sexo e mensagem daqueles que aguardam por um novo lar.
 
A juíza auxiliar da CGJ, Christiane da Costa Marques Neves, explica que a página foi inspirada no trabalho que já vem sendo realizado pela CEJA do estado de Pernambuco (@cejapernambuco). “Nosso desejo é de promover encontros, pois acreditamos que só podemos amar quem conhecemos. Não podemos amar quem sequer sabemos que existe. Convido a todos para que olhem com bons olhos esta ação e que estejam conosco nesta missão”, disse a juíza.
 
Ainda segundo a magistrada na página também serão divulgadas outras ações da Comissão e Programas como a Entrega Voluntária, Família Acolhedora, Padrinhos, entre outros. “Esse canal de comunicação está sendo “gestado” há tempos e de forma muito responsável traremos essas informações a toda sociedade”, finalizou.
 
Mês da adoção – Ainda visando o incentivo à adoção a Corregedoria enviou ofício para que as 79 comarcas do Estado realizem eventos em comemoração ao Dia Nacional da Adoção. Segundo a secretária-geral da CEJA, Elaine Zorgetti, o objetivo é orientar a sociedade do procedimento legal da adoção, bem como tornar conhecida a realidade das crianças e adolescentes acolhidos.
 
Zorgetti explica que a maior parte das comarcas está se organizando para promover as ações no dia 25 de maio. “Como é o caso da 2ª Vara de Barra do Bugres que marcou o evento ‘Adoção e seu Procedimento Legal’ junto à equipe multidisciplinar do juízo, conselheiros tutelares dos municípios e equipe da Casa Transitória de Barra e Nova Olímpia”, disse.
 
O corregedor determinou ainda o aprimoramento processual dos casos de ação, com objetivo de dar celeridade aos processos relacionados ao tema. “Ao todo serão movimentados 1293 processos de todo o Estado com objetivo de desenvolver e aprimorar a prestação jurisdicional e reduzir o número de crianças e adolescentes nos lares provisórios, para que de fato encontrem uma família”, finalizou a Zorgetti.
 
 
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Indea-MT promove leilão online de bens móveis e veículos

Mato Grosso

Falta de infraestrutura impede eletrificação total em MT, aponta presidente do Sindenergia

Publicado

 
Carlos Garcia aponta como alternativa um modelo híbrido, que combine energia elétrica com outras fontes, como biocombustíveis e biometano
 
A eletrificação total da economia ainda está longe de ser realidade em Mato Grosso. A limitação da infraestrutura elétrica e o alto custo de expansão impedem que o estado dependa apenas de energia elétrica, o que abre espaço para o uso combinado de diferentes fontes energéticas.

O tema será um dos principais pontos do Encontro da Indústria do Setor Elétrico 2026, que acontece nos dias 12 e 13 de maio, em Cuiabá, no UNISENAI, promovido pelo Sindenergia-MT.

Segundo o presidente do sindicato, Carlos Garcia, a transição energética no estado precisa considerar a realidade da infraestrutura disponível e o custo dos investimentos.

“Eu não consigo eletrificar o estado de uma vez só, porque não tem infraestrutura elétrica para isso. Precisaria de muito investimento e isso iria para a tarifa e a população pagaria ainda mais caro. Então não conseguimos fazer”, afirmou.

A avaliação é de que a saída passa por um modelo híbrido, que combine energia elétrica com outras fontes, como biocombustíveis e biometano, aproveitando o potencial regional de cada área do estado.

“Todas as fontes são importantes e complementares. Nenhuma delas é capaz de atender toda a demanda sozinha”, disse.

A proposta defendida pelo setor é que o estado avance em um planejamento energético regional, levando em conta as características de cada região. Em áreas com maior infraestrutura elétrica, a eletrificação pode avançar. Já em regiões com menor capacidade, alternativas como geração a partir de resíduos e biomassa ganham espaço.

Veja Mais:  Autor de dois homicídios no mesmo dia em Barra do Bugres é preso pela Polícia Civil em Sapezal

“Em locais onde não tem infraestrutura elétrica suficiente, a gente precisa trabalhar com o que tem ali. Se há potencial para biometano ou biomassa, é isso que deve ser explorado”, explicou.

O Encontro da Indústria do Setor Elétrico deve reunir representantes do setor produtivo, investidores e especialistas para discutir caminhos práticos para a transição energética em Mato Grosso, incluindo soluções que reduzam custos e evitem pressão sobre a tarifa de energia.

Além do debate técnico, o evento também busca aproximar empresas e soluções, com foco em geração de negócios e aplicação prática das tecnologias discutidas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Fachin nomeia Rabaneda para laboratório que mira erros judiciais

Publicado

Estrutura do Conselho Nacional de Justiça vai atuar na prevenção de falhas do sistema penal, com foco na qualificação de provas e na proteção de direitos fundamentais

Foto=- Assessoria

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, nomeou o conselheiro Ulisses Rabanedapara a presidência do Laboratório Justiça Criminal, Reparação e Não Repetição, marcando um avanço no enfrentamento dos erros judiciais no país. Instituído pela Resolução nº 659/2025, o grupo técnico foi criado com a proposta de modernizar o sistema penal brasileiro, atuando na prevenção de falhas estruturais que resultam em violações de direitos e condenações injustas.

A estrutura funcionará como um centro de inteligência, responsável por formular diretrizes nacionais, qualificar a produção de provas e analisar casos emblemáticos julgados pelo Supremo Tribunal Federal, pelo Superior Tribunal de Justiça e por organismos internacionais de direitos humanos.

A iniciativa foi destacada pelo ministro do STJ, Sebastião Reis Júnior, como uma mudança de paradigma ao tratar o erro judicial como um problema estrutural. Em artigo, ele cita casos emblemáticos que evidenciam falhas graves no sistema, como o Caso Evandro, no qual o tribunal reconheceu condenações baseadas em confissões obtidas sob tortura e sem provas válidas produzidas sob o contraditório.

Outro exemplo mencionado é o caso da 113 Sul (Marlon), em que houve a anulação de uma condenação mantida por anos com base quase exclusiva em elementos colhidos na fase de investigação, sem respaldo suficiente na prova judicial. Para o ministro, episódios como esses demonstram o custo humano dos erros judiciais e a necessidade de mecanismos permanentes de prevenção.

Veja Mais:  Primeira-dama discute ações na área social com deputado estadual

À frente do laboratório, Rabaneda afirma que a prioridade será transformar falhas em aprendizado institucional. “Nosso objetivo é estruturar diretrizes que fortaleçam a produção de provas, protejam direitos fundamentais e reduzam o risco de condenações injustas”, disse.

Ele também destaca o caráter colaborativo da proposta, que prevê a participação de magistrados, especialistas e da sociedade civil na construção de soluções aplicáveis a todo o sistema de justiça.

Outro eixo da iniciativa é a reparação de danos causados por erros judiciais, com medidas que vão além da indenização financeira e incluem reconhecimento institucional e ações para evitar a repetição das falhas.

“Com atuação técnica e integrada, o laboratório deve consolidar uma política judiciária voltada à prevenção de erros e ao fortalecimento da confiança da sociedade na Justiça”, finaliza Rabaneda.

A proposta do laboratório também inclui a realização de oficinas, capacitações e estudos de caso, com o apoio da Rede de Inovação do Judiciário, buscando maior eficiência e padronização das práticas processuais.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Com investimento bilionário, MT abre 32 novas vagas para reforçar o atendimento emergencial nas estradas

Publicado

O avanço das concessões rodoviárias no Brasil tem impulsionado a ampliação da cobertura de atendimento pré-hospitalar, acompanhando o aumento do fluxo de veículos e a maior complexidade das ocorrências em trechos estratégicos. Esse movimento ganha força na Rota da Integração, corredor de 308,3 quilômetros sob gestão da CS Rodovias, que conecta cidades relevantes do Mato Grosso como Paranatinga, Campinápolis, Água Boa e Canarana. A concessão, formalizada em setembro de 2025, prevê um contrato de 30 anos e um volume de investimentos superior a R$ 400 milhões nos primeiros 5 anos, podendo chegar a R$ 1,1 bilhão ao longo de todo o período. Nos primeiros meses de operação, cerca de 30 quilômetros já passaram por recuperação estrutural, com intervenções no pavimento, serviços de roçada e a produção de mais de 2 mil novas placas de sinalização, que começam a ser instaladas ao longo dos próximos meses. Em alguns trechos, o tráfego já opera no sistema “pare e siga”, refletindo o início das melhorias refletindo o início das melhorias e a transição do corredor para um novo padrão de segurança e operação.

       É nesse cenário que o Grupo Med+ amplia a assistência pré-hospitalar ao longo da Rota da Integração com a abertura de 32 novas vagas reforçando a capacidade de resposta em bases operacionais distribuídas pelo trecho. As oportunidades contemplam diferentes frentes da operação, incluindo Condutor SocorristaResgatista, além de posições estratégicas como Enfermeiro RT e Médico Regulador, com destaque para a maior remuneração da operação, pode chegar a R$8.842,50. Os profissionais atuarão diretamente no atendimento de urgência e emergência, sendo responsáveis pelo 1º atendimento às vítimas, estabilização clínica no local e apoio ao transporte seguro até hospitais de referência, em uma rotina que exige humanidade, rapidezpreparo técnico e tomada de decisão sob pressão. A operação se conecta à estrutura que está sendo implantada pela concessionária, incluindo Bases de Serviços Operacionais nos quilômetros 79 e 245 da MT-020, que funcionarão como pontos de apoio ao usuário com ambulâncias, guinchos e caminhões-pipa, ampliando a capacidade de resposta em situações críticas. As contratações serão imediatas e para as que serão em regime CLT, com adicional de insalubridade, vale-refeição, seguro de vida e ajuda de custo para deslocamento. “Em trechos de alta circulação, atendimento de urgência exige equipe preparada, presença constante nas bases e resposta rápida nos momentos mais críticos. Ampliar esse efetivo significa fortalecer a assistência ao longo da rodovia e oferecer mais segurança para quem passa por esse corredor todos os dias”, afirma Bruna Reis, CEO do Grupo Med+.

Veja Mais:  Família de médico que faleceu em acidente de carro realiza campanha de doação de sangue

O que é necessário para atuar em cada cargo

  • Resgatista

Ensino Médio Completo (obrigatório); Curso de APH – Atendimento Pré-Hospitalar, com carga horária mínima de 200 horas; Curso de BLS/ SBV; Experiência de 06 meses na função; Cartão de Vacinação atualizado, contendo obrigatoriamente as vacinas de Febre Amarela e Antitetânica. (10 ANOS – validade)

  • Condutor Socorrista

Ensino Médio Completo (obrigatório); Curso de APH – Atendimento Pré-Hospitalar, com carga horária mínima de 200 horas; CNH categoria D, válida e sem impedimentos; Curso de Condutor de Veículo de Emergência (CVE) válido, conforme legislação vigente; Experiência de 06 meses na função; Cartão de Vacinação atualizado, contendo obrigatoriamente as vacinas de Febre Amarela e Antitetânica. (10 ANOS – validade)

  • Enfermeiro RT

Ensino Superior Completo em Enfermagem e conhecimento em áreas relacionadas à administração, logística, ou gestão de equipes. Certificação em ATLS ou PHTLS; Experiência mínima de 1 ano em Emergência, UTI ou Resgate em ambulância; Carteira de Vacinação atualizada, contendo Tríplice Viral, DTP, Tríplice Bacteriana, Hepatite B, Varicela, Influenza e Febre Amarela.

  • Médico Regulador

Ensino Superior Completo em Medicina (obrigatório); Diploma validado; Registro ativo no CRM do estado de atuação; Certificação em ATLS ou PHTLS; Experiência mínima de 1 ano em Emergência, UTI ou Resgate em ambulância; Carteira de Vacinação atualizada, contendo Tríplice Viral, DTP, Tríplice Bacteriana, Hepatite B, Varicela, Influenza e Febre Amarela.

Veja Mais:  Autor de dois homicídios no mesmo dia em Barra do Bugres é preso pela Polícia Civil em Sapezal

       A atuação nessas funções exige preparo contínuo, disciplina técnica e equilíbrio emocional. No ambiente rodoviário, cada minuto impacta diretamente o desfecho de uma ocorrência, e a atualização constante em protocolos de emergência faz parte da rotina operacional. A ampliação das equipes acompanha um movimento mais amplo de fortalecimento da assistência em corredores logísticos estratégicos, especialmente em regiões onde o crescimento do transporte de cargas elevou o nível de exposição a acidentes complexos. A presença permanente de profissionais capacitados assegura continuidade no atendimento, reduz o tempo de resposta e contribui para a segurança de motoristas, transportadores e comunidades locais. Para Bruna Reis, o impacto ultrapassa a dimensão operacional. “Nossa prioridade é garantir que a operação tenha presença, preparo e capacidade de resposta nos pontos mais sensíveis da rodovia. O reforço do efetivo contribui diretamente para um atendimento mais ágil e mais seguro ao longo de todo o trecho”, afirma. O reforço da operação consolida a estratégia de manter atendimento qualificado em um dos eixos mais relevantes do país.

Candidaturas abertas: interessados podem se cadastrar na página de carreiras da MED+ pelo site https://medmais.gupy.io, enviar currículo para o e-mail [email protected] ou entrar em contato via WhatsApp pelo número (61) 99104-8815, facilitando o processo de comunicação com a equipe de recrutamento.


Sobre o Grupo Med+

https://medmais.com/

       É a maior empresa de emergências aeroportuárias da América Latina, com R$ 2 bilhões em contratos e presente em 54 aeroportos e 14 rodovias do Brasil. Possui aproximadamente 8 mil colaboradores em todo o Brasil que atendem mais de 56 milhões de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, que trabalham ou transitam nos seguintes segmentos: aeroportos, estradas e grandes empresas.

Veja Mais:  Cafeicultores recebem orientação sobre controle de pragas e doenças no período das chuvas

Em 2024 a companhia apresentou um crescimento de 150% em relação ao ano anterior, se consolidando com a empresa Benchmark do segmento. Atualmente, a companhia está entre as 2 melhores empresas para se trabalhar na área da saúde de acordo com o Great Place to Work (GPTW) no Brasil. Agora, o Grupo Med+ entrou no mercado de educação e atua junto a 5,3 mil escolas e 3,5 milhões de alunos do Estado de São Paulo, com a psicologia voltada à prevenção de bullying nas salas de aula.

Grupo Med possui dentro da sua cultura, o capitalismo consciente que, na prática, usa a força das empresas, para servir ao desenvolvimento da humanidade, com o propósito de construir um mundo mais justo e pessoas em local de trabalho mais felizes, porém, sem perder de vista o lucro para os acionistas. Além disso, o Grupo Med acredita que as mulheres são grandes gestoras de pessoas. Atualmente, 56% dos cargos de liderança da companhia são ocupados por mulheres.

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana