Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Dados apontam pico de Chikungunya foi em maio

Publicado

Maio foi o mês com a maior incidência de casos de Chikungunya em Sorriso. Foram 1.311 casos confirmados somente no mês de maio, muitos deles, confirmados somente nos últimos dias pelo Laboratório Central (Lacen). No total, desde janeiro, são 3.001 casos de Chikungunya confirmados. Os dados, atualizados, foram divulgados nesta manhã, 10, pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e constam no Sistema Sinan On-line.

A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno, frisa que o pico da arbovirose foi justamente nos meses de abril e maio. Em janeiro foram registradas 60 confirmações para chikungunya; 88 em fevereiro; 232 em março; 668 em abril; 1.311 em maio; 474 em junho; 146 em julho e 22 em agosto.

Já em relação à dengue, o boletim atualizado traz 187 confirmações. Foram 65 casos em janeiro confirmações de dengue, uma com sinais de alarme; em fevereiro foram registrados 11 casos; em março foram 13 registros; em abril 19; em maio 58; em junho 13 e 9 em julho, totalizando 187 casos até o momento. Nenhum caso de dengue foi registrado em agosto. Para zika foram investigadas e descartadas 22 situações.

Hoje os bairros com maior número de registros de chikungunya estão o Vila Bela com 253; São José com 157; Nova Aliança com 144 registros e Novos Campos com 124 situações positivas. Antigo distrito de Boa Esperança e atual município vizinho de Boa Esperança contabilizou 364 registros – vale lembrar que no Ministério da Saúde, Boa Esperança ainda consta veiculado à Sorriso. Já em relação à dengue são 13 casos no Rota e 12 no Jardim Amazônia.

Veja Mais:  Jogos Escolares Fase Municipal seguem com provas de atletismo e tênis de mesa nesta semana

Fase aguda e crônica

“O número de casos de chikungunya é alto e precisamos lembrar que além da fase aguda a enfermidade apresenta uma fase crônica em que paciente continua sentindo muita dor”, frisa o médico e secretário de Saúde, Vanio Jordani. “Há pessoas que continuam sentindo dores por mais de seis meses”, destaca o profissional.

E a melhor forma de eliminar e evitar a doença é evitar que o mosquito nasça. “Como todo mundo já sabe a água parada – suja ou limpa; é o local ideal para disseminação de criadouros do Aedes aegypti, o tal mosquito transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya”, pontua o gestor. Para evitar situações assim, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental estão diariamente na rua realizando trabalho de instrução e alerta.

“Infelizmente alguns proprietários de comércios considerados pontos estratégicos não nos recebem justamente porque sabem que há condicionamento de materiais de forma inadequada e que situações assim são propicias à proliferação do mosquito”, explica Claudete Damasceno que comanda uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito.

Claudete relata que também há residências que também não abrem as portas para a visita do agente de combate à endêmicas (ACE). “Nossa missão é cuidar, alertar, conscientizar, não queremos aplicar notificações ou multas, mas precisamos que a população nos receba para que possamos realizar o trabalho de acompanhamento”, frisa.

Veja Mais:  Sorriso é campeão Taça Centro-oeste Junior Masculino

Em cada visita, seja em comércios, PEs ou residências que houver criadouros as larvas são coletadas e testadas para o Aedes e o criadouro eliminado. Quando a suspeita se confirma os responsáveis são comunicados para que possam monitorar o surgimento de casos de dengue e realizar o pente fino eliminando outros possíveis criadouros que tenham passado despercebidos.

Hoje os principais problemas identificados pela equipe da Vigilância Ambiental são a água servida, aquela oriunda de esgoto doméstico ou empresarial e a sujeira nas bocas de lobo, situações propícias para a proliferação do mosquito.

Procura nas unidades de saúde

Caso suspeite ter contraído ou apresente sintomas de qualquer uma das arboviroses, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). É lá que a população recebe o atendimento clínico e a orientação correta sobre como agir.

Cuidando de casa

A orientação é que toda a semana a população tire dez minutos semanais para dar aquela conferida no espaço onde vive ou trabalha. A recomendação é evitar acúmulo de lixo, que além do Aedes aegypti também pode esconder animais peçonhentos como cobras, ratos, aranhas, escorpiões, dentre outros.

Denúncias

Vale reforçar que para quem identificar situações com criadouros ou com suspeita, água servida descartada na rua e descarte de lixo em locais inapropriados, a recomendação é procurar a equipe técnica. As denúncias também podem ser realizadas diretamente ao Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) pelo número (66) 99927-2611.

Veja Mais:  Saúde realiza audiência pública do primeiro quadrimestre de 2023

Coleta de resíduos sólidos

Sempre é bom ficar de olho no calendário de coleta de resíduos sólidos – confira aqui o calendário de 2025, em que são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins que incluem folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada. O recomendado é descartar o material seguindo corretamente o calendário, evitando assim a formação de possíveis criadouros para o Aedes aegypti e outros animais peçonhentos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Prefeitos do Agro e lançamento da ZDA consolidam Sorriso entre as cidades mais influentes do agronegócio

Publicado

O encontro colocou a cidade no centro das discussões sobre inovação, desenvolvimento e protagonismo no campo.

Sorriso mais uma vez confirmou sua vocação como Capital Nacional do Agronegócio ao sediar o encontro Prefeitos do Agro e o Congresso Prefeitos do Agro – Mulheres. A iniciativa da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a consultoria Datagro, reuniu mais de 600 lideranças municipais, estaduais e nacionais.

Realizado na sexta-feira (12), o evento colocou a cidade no centro das discussões sobre inovação, desenvolvimento, sustentabilidade e protagonismo no campo, além de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do agronegócio.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, estiveram presentes e destacaram a força produtiva de Sorriso, reconhecido como uma das maiores produtoras de grãos do país, além da força da industrialização no Estado.

Na oportunidade, o prefeito Alei Fernandes e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Lucion, lançaram a Zona de Desenvolvimento do Agronegócio (ZDA), iniciativa que promete ampliar a competitividade regional e atrair novos investimentos para toda a cadeia do agro.

Com a participação de prefeitos de diversos estados, o encontro se consolidou como espaço de troca de experiências e debates estratégicos. Para Sorriso, o destaque da ZDA reforça o papel do município como polo de integração produtiva, capaz de gerar novas oportunidades de negócios, empregos e maior valorização da produção agrícola local.

Veja Mais:  Segurança da Exporriso 2023 é tema de reunião

O prefeito Alei Fernandes destacou que o evento é mais que um encontro de lideranças: é uma vitrine nacional para mostrar a força de Sorriso no setor.

“Sorriso vive um momento histórico. Ao sediar o Prefeitos do Agro, mostramos ao Brasil que estamos preparados para avançar ainda mais com a implantação da ZDA, que será um divisor de águas para a nossa economia. E não podemos falar em desenvolvimento sem reconhecer a força das mulheres do agro, que cada vez mais ocupam espaços de liderança e trazem inovação para o setor. Esse encontro é a prova de que Sorriso está no centro das grandes decisões do agronegócio brasileiro”, afirmou Alei.

Entre as autoridades presentes estavam ainda o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro; a senadora Margareth Buzetti; o deputado estadual e presidente interino da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Carlos Avallone; além de Plínio Nastari, presidente da Datagro.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Sorriso é oficializada como polo do programa Padaria Artesanal

Publicado

Lu Alckmin, segunda-dama do Brasil, lançou o programa abrindo novos caminhos para geração de renda

O cheiro de pão quentinho ganhou, nesta sexta-feira (12), um novo significado em Sorriso. A cidade foi oficializada como polo do Programa Padaria Artesanal, idealizado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, que participou da solenidade ao lado de lideranças locais.

A iniciativa, que já transformou a vida de milhares de pessoas em todo o país, tem como objetivo capacitar moradores na panificação, oferecendo qualificação profissional, oportunidades de empreendedorismo e novas fontes de renda.

Durante o evento, que aconteceu no Congresso Prefeitos do Agro, Lu Alckmin destacou o caráter transformador do projeto. “Os conhecimentos que as pessoas receberão no programa, podem se tornar sustento e dignidade para muitas famílias”, disse.

Em Sorriso, a execução será conduzida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, liderada por Daniela Marsola, com coordenação direta da secretária-adjunta Rejane Reis. Para a primeira-dama, Mara Fernandes, o programa deve funcionar como uma rede de apoio social do município. “Este é um grande projeto de capacitação, que chega para gerar emprego e renda e oferecer novas perspectivas à nossa população”.

O projeto de nível nacional, já soma dezenas de polos em diferentes estados, com impacto direto na vida de mulheres, jovens e famílias em vulnerabilidade. Agora, em Sorriso, o pão feito à mão se transforma também em símbolo de esperança, autonomia e futuro.

Veja Mais:  Jogos Escolares Fase Municipal seguem com provas de atletismo e tênis de mesa nesta semana

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Apoio coletivo é destaque em atividade da Academia da Saúde

Publicado

Evidenciando a importância do apoio mútuo à vida

No mês dedicado ao Setembro Amarelo, campanha que chama a atenção para a prevenção do suicídio e a valorização da vida, a equipe Emulti da Academia da Saúde, promoveu nesta sexta-feira (12), uma ação voltada a pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O encontro uniu informação, acolhimento e fortalecimento da saúde física e mental.

A atividade aconteceu ao lado da Unidade Básica de Saúde do Bela Vista. Durante a programação, as participantes refletiram sobre sinais de sofrimento emocional e sobre a importância do apoio entre amigos e familiares. A psicóloga Ellen Cristina Bonetti e o educador físico João Ricardo conduziram a roda de conversa, reforçando o valor de estar atento a quem está por perto.

“Falamos sobre a necessidade de resgatar o colega que, de repente, deixa de participar das aulas ou se afasta do que antes lhe trazia prazer. Muitas vezes, isso é um sinal da depressão. O cuidado em perceber e apoiar pode mudar uma vida”, destacou Ellen.

Durante a açã, foi realizada uma dinâmica com balões: no início, cada pessoa mantinha alguns no ar, mas, em determinado momento, apenas uma ficou responsável por todos. A cena mostrou, de forma simbólica, como é impossível carregar sozinho todos os pesos da vida.

Participantes que já enfrentaram a depressão compartilharam relatos emocionantes, destacando como o incentivo de amigos e colegas foi decisivo para buscar ajuda e retomar a rotina.

Veja Mais:  Sorriso é campeão Taça Centro-oeste Junior Masculino

“Não damos conta de tudo sozinhos. Buscar apoio de familiares, amigos ou profissionais é essencial para manter o equilíbrio e a esperança”, disse Irene Ferreira, participante da atividade.

Outro ponto em destaque foi o impacto do uso excessivo do celular. Para Ellen, a falta de interação presencial tem contribuído para o aumento de casos de depressão. “Precisamos equilibrar a tecnologia com os laços humanos de verdade”, alertou.

O educador físico João Ricardo também contribuiu para a ação lembrando que a prática de atividade física tem o papel muito importante na promoção do bem-estar e que ao lado dos aspectos fisiológicos, o convívio social e as relações construídas nesses ambientes são igualmente importantes para a saúde mental.

“A atividade física libera endorfina e serotonina, hormônios que funcionam como antidepressivos naturais. Além disso, os treinos em grupo favorecem vínculos, trocas saudáveis e fortalecem a saúde emocional”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana