Pesquisar
Close this search box.

Policial

Delegacias e gerências especializadas da Polícia Civil de MT realizaram 95 operações e 630 prisões

Publicado

As dez delegacias e gerências que compõem a Diretoria de Atividades Especiais (DAE) da Polícia Civil deflagraram 95 operações contra crimes, como extorsão mediante sequestro, organização criminosa, roubo a instituições financeiras, crimes fazendários, corrupção na administração pública, tráfico de drogas e associação criminosa, em 2023.

Integram a diretoria as Gerências de Combate ao Crime Organizado, de Polinter e Capturas; de Operações Especiais e de Operações Aéreas; Delegacias Especializadas de Combate à Corrupção, Crimes Fazendários e Recuperação de Ativos, Meio Ambiente, Repressão a Entorpecentes, Repressão a Crimes Informáticos e de Fronteira.

De janeiro a dezembro foram realizadas pelas unidades especializadas mais de 630 prisões e apreendidos 1,5 tonelada de entorpecentes, 4,4 mil litros de defensivos agrícolas, 90 veículos, 60 armas de fogo e mais de 5,3 mil munições de diferentes calibres. Os números representam 31% das operações e 38,2% das prisões realizadas pela instituição no ano passado.

As ações desenvolvidas por elas resultaram na apreensão de valores e bens bloqueados e arresto de bens, totalizando aproximadamente R$ 130 milhões, além da atuação direta da Delegacia Fazendária na recuperação de dívidas fiscais de mais de R$ 823 milhões.

A DAE cumpriu as metas propostas no planejamento estratégico de 2023.

“A melhoria do atendimento ao público externo e interno é consequência do treinamento, capacitação e atualização dos policiais civis, bem como o ajuste de linguagem através de reuniões para pautar o que foi planejado pela Diretoria-Geral e a execução por parte dos delegados, investigadores e escrivães que integram a DAE”, destacou o diretor de Atividades Especiais, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Veja Mais:  Polícia Civil recupera semirreboque carregado de granito em Tangará da Serra

Conforme ele, o resultado operacional reflete o empenho e o compromisso da Polícia Civil mato-grossense em desenvolver investigações robustas e qualificadas para a responsabilização dos autores de ilícitos penais e a descapitalização das organizações criminosas.

Ações

O projeto “Ponto Focal” desenvolvido pela DAE, constitui em uma equipe designada pelos delegados regionais, e responsável pela articulação com as Gerências e Delegacias Especializadas da Diretoria de Atividades Especiais. Este modelo busca a unidade, uniformidade de procedimento, integração e interação entre as Unidades Policiais, consolidação de dados, produção e compartilhamento de informações e a atuação colaborativa nas investigações.

Em novembro de 2023 houve a adequação das atribuições da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários, que passou a ter o nome “Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Recuperação de Ativos”, e da Delegacia Especial de Fronteira, que passou a ter atribuição afeta ao crime de tráfico de drogas e delitos conexos ocorridos na faixa de fronteira, após aprovação do Conselho Superior de Polícia.

Para o cumprimento de cartas precatórias da Gerência Estadual de Polinter, foram realizados dois grandes mutirões de cumprimento de Cartas Precatórias da Gerência Estadual de Polinter, o primeiro em julho e o segundo no mês de novembro.

Parceria

A DAE viabilizou parceria com as Diretorias do Interior, de Inteligência e Metropolitana para ajustamento e atuação entre as Delegacias de Repressão a Crimes Informáticos e Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes, a fim de aperfeiçoar a prestação de serviço à sociedade.

Veja Mais:  Homem é preso em ação integrada entre PRF e PM no Mato Grosso

Em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol) foram realizados cursos e capacitações, direcionados para o combate e enfrentamento de qualidade aos crimes ambientais e crimes informáticos.

Investimentos

Em 2023, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente e a Gerência de Combate ao Crime Organizado passaram a ter um amplo espaço, em um prédio reformado e ampliado para receber as unidades especializadas, no Centro Político e Administrativo.

Outra mudança foi das instalações da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos, que passou a funcionar no prédio onde anteriormente era a GCCO, no bairro Jardim das Américas.

Outros projetos estão em andamento, como a reforma e ampliação do depósito anexo da Dema, no bairro Carumbé, a construção das novas sedes da Defron, da Gerência de Operações Especiais e da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes.

A DAE é uma unidade de execução programática, com a missão de planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de combate ao crime organizado, operações especiais, delegacias especializadas de circunscrição estadual, operações aéreas e polícia interestadual.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook

Policial

PRF e Órgãos Federais realizam operação contra trabalho escravo em Mato Grosso

Publicado

A PRF participou da Operação Eleutheria em Mato Grosso, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Federal (PF).

A operação ocorreu entre os dias 15 e 26 de julho, nos municípios de Diamantino, Sorriso e Santa Carmem. A ação teve como objetivo fiscalizar denúncias de trabalho escravo. O trabalho análogo ao escravo e o tráfico de pessoas são modalidades criminosas que constituem graves violações dos Direitos Humanos.

Foram vistoriados seis estabelecimentos, resultando em três Termos de Ajustamento de Conduta e diversos autos de infração

🟡🔵PRF. Uma Polícia de todos os brasileiros.

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil prende autor de homicídio ocorrido em zona rural no norte do estado
Continue lendo

Policial

Polícia Civil entrevistou 150 pessoas em investigação para esclarecer homicídio de produtora rural

Publicado

A Polícia Civil entrevistou 150 pessoas, no período de seis dias de diligências, para esclarecer o assassinato de Raquel Maziero Cattani, de 26 anos, ocorrido há quase uma semana, em Nova Mutum. Foram ouvidos familiares da vítima, amigas, vizinhos, trabalhadores de empresas da região, moradores do assentamento Pontal do Marape e pessoas que mantiveram contato com o mandante do crime, o ex-marido da vítima.

A investigação envolveu equipes das Delegacias Regional, Municipal e a Especializada de Roubos e Furtos de Nova Mutum. O esforço investigativo, coordenado pelos delegados Edmundo Félix de Barros Filho e Guilherme Pompeo, analisou imagens de câmeras de segurança da vila onde a vítima tinha um sítio e das cidades da região, como São José do Rio Claro e Tapurah.

Na tentativa de ludibriar as investigações, o mandante do crime criou álibis como almoço com os ex-sogros, churrasco com pessoas com as quais não tinha convivência estreita e a ida a boates na cidade de Tapurah, entre a tarde e a noite de execução do crime, com a intenção de reforçar que não seria considerado o principal suspeito do homicídio.

Porém, no decorrer das diligências, as equipes policiais foram reunindo evidências que possibilitaram chegar aos dois envolvidos no crime brutal – o mandante e ex-marido da vítima, e seu irmão, o executor do crime, que montou a cena na residência de Raquel para que a Polícia Civil acreditasse que o crime teria motivação patrimonial.

Veja Mais:  Polícia Civil prende autor de homicídio ocorrido em zona rural no norte do estado

Os irmãos foram presos nesta quarta-feira (24). O mandante do crime foi detido no sítio de propriedade do ex-sogro, no assentamento Pontal do Marape, município de Nova Mutum. Já o irmão dele foi preso na cidade de Lucas do Rio Verde.

Simulou latrocínio

Para levar a polícia a crer que se tratava de um possível latrocínio, após matar a vítima, o executor do crime quebrou uma televisão e a jogou na parte de fora da casa, e levou alguns objetos pessoais e a motocicleta de Raquel.

Ao ser preso em flagrante na quarta-feira, ele relatou aos policiais civis que jogou o veículo, a arma usada no crime e um celular dentro do Rio Verde, em Lucas do Rio Verde.

Nesta quinta-feira (25), as equipes policiais realizaram as buscas no local indicado, com auxílio do Corpo de Bombeiros, para a retirada do veículo do rio. A motocicleta foi enviada à delegacia em Nova Mutum e passará por perícia.

Os dois irmãos presos pelo crime serão apresentados em audiência de custódia na Comarca de Nova Mutum, ainda nesta quinta-feira.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

PRF apreende menor com quase 200 tabletes de drogas em carro roubado em Rondonópolis/MT

Publicado

Hoje, no início da manhã (25/07), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava em policiamento no km 108 da BR-163, no município de Rondonópolis/MT, quando recebeu informações de que dois veículos estavam em alta velocidade, um de cor prata e outro de cor branca.

Em seguida, os policiais observaram a aproximação dos veículos: um Renault/Sandero prata, conduzido por um menor de 17 anos, e um Ford/Ka branco, conduzido por homem maior de idade, ambos em alta velocidade.

Foi dada ordem de parada ao veículo Sandero, que empreendeu fuga em alta velocidade. Após alguns quilômetros, o Sandero perdeu o controle, saiu da pista e capotou diversas vezes.

No interior e fora do veículo, foram encontrados quase 200 tabletes de entorpecentes, totalizando aproximadamente 140 quilos de maconha e 23 quilos de skunk. Mais à frente, o Ford/Ka foi abordado pelos policias e confirmado que ambos os veículos estavam viajando juntos.

A droga foi adquirida em Ponta Porã/MS e os condutores receberiam uma quantia em dinheiro para levar o entorpecente até Cuiabá/MT.

Carro clonado:

Foi verificado que o Sandero apresentava indícios de adulteração e, após pesquisas, foi constatado que o veículo possuía um registro de roubo/furto em 2 de junho de 2022, em Carapicuíba/SP.

Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Rondonópolis/MT para os procedimentos legais cabíveis. O menor sofreu leves escoriações em razão do capotamento.

Veja Mais:  Polícia Civil incinera 16 quilos de entorpecentes em São Félix do Araguaia

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana