Rondonópolis
Deputado Claudinei viabiliza 34 climatizadores para atender Escola Estadual de Rondonópolis
A Secretaria de Educação de Mato Grosso já providenciou a mudança de transformadores para a instalação dos climatizadores na unidade escolar

Escola Estadual garantiu 34 climatizadores para atender alunos e professores- Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) atendeu indicação de n.º 206/2019 do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) que solicitou a aquisição de ares-condicionados para a Escola Estadual Professora Renilda Silva Moraes, em Rondonópolis (MT). A unidade de ensino atende 188 alunos distribuídos em 34 turmas de ensino fundamental do 1° ao 9° ano.
“Mato Grosso é uma região muito quente. É insustentável ficar em um ambiente que gere desconforto térmico para os educadores e alunos. Além de não fazer bem para a saúde, obviamente interfere no aprendizado e concentração dos educandos. Fiquei satisfeito de saber que a Secretaria de Educação já está em movimento quanto a este benefício que vai abranger toda a classe educacional desta unidade”, posiciona o parlamentar.

A diretora comenta que já recebeu denúncias de pais na ouvidoria da Seduc devido a falta de climatização nas salas de aula- Foto: Assessoria
Realidade
Segundo a diretora Maria José Vilela, um dos problemas que afetavam a unidade de ensino era a falta de climatizadores devido à necessidade da troca de transformadores de energia de 75 kVA para 150 kVA. “Agora, a Seduc fez a troca e já instalou o quadro geral. A escola está apta para receber os aparelhos de ares-condicionados”, comenta.
Recentemente, ela entrou em contato com o superintendente de Infraestrutura Escolar da Seduc, Fernando Wieczoreck de David, que informou que serão 34 equipamentos e já estão providenciando, mas não estabeleceram o prazo para a entrega dos aparelhos.
Infraestrutura
Vilela conta que no ano de 2016 foi feita a rede independente na escola, mas o transformador de 75 kVA era insuficiente para manter os aparelhos elétricos ligados. “Ano passado, conseguimos um recurso emergencial da Seduc para trocar o posto de transformação, agora a empresa já fez a instalação do quadro geral, só falta os aparelhos. Cada sala de aula terá dois pontos”, comenta a diretora.
Ter um ar condicionado não é luxo e, sim, uma necessidade, explica Maria José, que falou que recebeu denúncias de pais contra a escola pela ouvidoria da Seduc. “Ainda bem que, este ano, as crianças ficaram em casa, porque seria impossível ter aula com este clima. As salas são muito quentes no período da tarde, atinge diretamente a parede, fica um ambiente insuportável para os alunos. Elas ficam agitadas, não concentram. É ruim, tanto para o profissional como para as crianças”, acrescenta.
Aulas – Devido à pandemia da Covid-19, a rede de ensino pública teve que suspender as aulas presenciais desde março deste ano. A Seduc já comunicou que prepara o início das aulas para o mês de fevereiro do próximo ano, com a presença dos alunos em salas de aula, seguindo todas as recomendações com os devidos cuidados para evitar a disseminação da doença.
Rondonópolis
RGA da pandemia e perdas reais reacendem pressão dos servidores sobre a gestão municipal

Foto- Assessoria
O SISPMUR realiza nesta terça-feira (18) uma Assembleia Geral que deve colocar em pauta temas de forte impacto político e administrativo para os servidores municipais de Rondonópolis.
O encontro reunirá servidores filiados das áreas instrumental, saúde e educação, no Clube do SISPMUR, e terá como principais assuntos a atualização das minutas dos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCVs), questões jurídicas individuais e coletivas, progressões e avaliações funcionais.
Também estará no centro das discussões a RGA referente ao período da pandemia e as chamadas perdas de ganhos reais dos servidores, temas que envolvem diretamente a política salarial e a relação entre a categoria e a administração municipal.
A assembleia ocorre em um momento em que as reivindicações relacionadas à valorização do funcionalismo e à recomposição salarial podem ganhar peso no debate político municipal. A definição de propostas e estratégias pelo sindicato poderá indicar os próximos movimentos da categoria nas negociações com o Poder Executivo.
Outro ponto da pauta será a apresentação de informações sobre as mudanças atuais no Clube do SISPMUR.
Além de discutir reivindicações, a assembleia deverá servir para que os servidores avaliem a atuação da entidade sindical, apresentem demandas e participem da definição dos próximos encaminhamentos da categoria.
SERVIÇO
Assembleia Geral do SISPMUR
📅 18 de agosto de 2026
⏰ 1ª chamada: 14h15
⏰ 2ª chamada: 14h30
📍 Clube do SISPMUR
👥 Servidores municipais filiados das áreas instrumental, saúde e educação.
Rondonópolis
Assistência Social de Rondonópolis autoriza locação de imóvel por R$ 46,2 mil
Rondonópolis
18º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis

Foto- Assessoria
O 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC) divulgou uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira (10) sobre um incêndio registrado em uma área militar localizada no Distrito Industrial, em Rondonópolis.
Segundo a unidade militar, o caso ocorreu no domingo (9), por volta das 11h45, e foi registrado por câmeras de segurança de empresas vizinhas.
Conforme as imagens que estão sendo analisadas, um homem teria colocado fogo na vegetação existente dentro da área militar, aguardado o início das chamas e, em seguida, deixado o local.
O episódio está sendo investigado pelo 18º GAC.
Desde que os primeiros focos foram identificados, militares da unidade atuam no combate ao incêndio em conjunto com o 2º Comando Regional de Bombeiros Militar e secretarias da Prefeitura de Rondonópolis.
Em nota, o 18º GAC destacou que mantém o compromisso com a preservação ambiental, a segurança da comunidade e a atuação integrada com as demais instituições.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identificação ou prisão do suspeito.
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:2718º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis
-
Rondonópolis07/08/2026 - 17:36Noite de romantismo na 52ª Exposul com cantor Eduardo Costa brilhando em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 17:39Pagamento é liberado e motoristas do transporte escolar retomam atividades nesta terça-feira (11)
-
Rondonópolis10/08/2026 - 22:52Assistência Social de Rondonópolis autoriza locação de imóvel por R$ 46,2 mil
-
Mato Grosso07/08/2026 - 17:29Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:00Sindimec Sul MT promove palestra sobre cardans e tecnologia em vedação de motores
-
Artigos13/08/2026 - 14:3863 anos não se constroem por acaso: a liderança por trás da longevidade empresarial
-
Artigos13/08/2026 - 14:42Agro em ano eleitoral: até onde podem ir os incentivos e benefícios fiscais?







