Política MT
Deputado Max Russi reforça compromisso com a alfabetização e destaca avanços na educação em MT

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira (14), a data chama atenção para a importância da educação básica e das políticas de combate ao analfabetismo. Reforçando esse compromisso, o deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), tem atuado na aprovação de leis e na articulação de obras estruturantes que asseguram espaços mais adequados para o ensino e a aprendizagem.
“A alfabetização é o ponto de partida para todas as aprendizagens. Aqui no Parlamento, tenho buscado, por meio de leis, articulações e projetos, promover melhorias na infraestrutura das escolas. Afinal, um ambiente escolar novo, equipado e climatizado proporciona condições mais adequadas para o processo de alfabetização”, afirmou o presidente.
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), Mato Grosso se destacou nacionalmente ao alfabetizar 60,6% das crianças na idade certa em 2024, superando a meta do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O resultado reflete o avanço das políticas públicas para garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos.
Entre as ações parlamentares voltadas à educação, destaca-se a articulação junto ao Governo do Estado para a entrega de mais de 60 ônibus escolares, garantindo o transporte seguro dos estudantes. Além disso, 16 escolas foram reformadas, ampliadas ou construídas, abrindo portas para o futuro e fortalecendo as comunidades onde a educação transforma vidas.
Foram entregues também sete novas quadras poliesportivas, que celebram o direito de brincar, aprender e crescer, formando cidadãos mais completos. Por meio de emendas parlamentares, o deputado destinou mais de 700 aparelhos de ar-condicionado, proporcionando ambientes mais confortáveis e adequados ao aprendizado.
Além das articulações, o deputado Max Russi também tem atuado no campo legislativo com iniciativas voltadas ao fortalecimento da educação. Entre elas, destaca-se a Lei nº 10.739/2018, que determina a apresentação de atestado médico oftalmológico para matrícula de alunos do ensino fundamental em escolas públicas, medida que visa identificar precocemente problemas de visão e garantir melhor desempenho escolar.
Outra importante iniciativa é a Lei nº 12.727/2024, que institui a Semana Estadual da Campanha Educa Mineração. A ação tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pelo setor mineral, promovendo o conhecimento sobre a importância da extração de minérios para o desenvolvimento sustentável e desmistificando tabus relacionados à área.
Por meio da Indicação nº 1.165/2022, o parlamentar propôs que professores da rede básica de ensino recebam formação específica em Língua Brasileira de Sinais (Libras), assegurando a inclusão de estudantes com deficiência auditiva. Complementando a proposta, a Indicação nº 1.166/2022 sugere que a Libras passe a integrar a grade curricular das escolas da rede básica, ampliando o acesso à comunicação inclusiva.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
ALMT recebe Selo Diamante de Transparência Pública pelo terceiro ano consecutivo

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) receberá, nesta quarta-feira (10), às 8h, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Diamante de Transparência Pública 2025, certificação máxima do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), conquistada mesmo após o aumento do rigor na avaliação.
A solenidade será realizada no auditório da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), em Cuiabá, e contará com a presença do presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), e demais deputados que integram a Mesa Diretora do Parlamento estadual, além de gestores, controladores internos e representantes das 125 instituições certificadas em todo o país.
Este é terceiro ano consecutivo em que a Casa de Leis recebe a mais alta certificação de transparência concedida pelo programa, conferida com base em critérios que avaliam a qualidade, a clareza e a acessibilidade das informações disponibilizadas no portal da instituição.
A conquista do Selo Diamante reflete um conjunto de ações que elevaram o índice de transparência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, entre elas a manutenção atualizada das informações já disponibilizadas no portal, o aprimoramento da acessibilidade ao cidadão e a adoção de maior rigor na análise dos dados antes da publicação. A instituição também promoveu melhorias em todas as secretarias, tornando os conteúdos mais didáticos e fáceis de compreender.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Semana na ALMT tem debate do Orçamento 2026, sessões ordinárias e seminário

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) terá uma semana movimentada a partir desta segunda-feira (8), marcada por feriado municipal em Cuiabá, audiência pública para debater o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 1576/2025), reuniões de comissões, duas sessões ordinárias e eventos especiais que incluem entrega de honrarias e um seminário voltado à acessibilidade e inclusão.
Segunda-feira (8)
Ponto facultativo em função do feriado em comemoração ao Dia da Imaculada Conceição de Maria.
Terça-feira (9)
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da ALMT realiza, a a partir das 9 horas, audiência pública para discutir o Projeto de Lei Orçamentário Anual (PLOA-1576/2025). Para debater a proposta com os deputados e a sociedade foi convidado o secretário de Fazenda do Estado (Sefaz), Rogério Gallo. As discussão serão feitas na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227. Vale lembrar que esta é a 2ª audiência pública, a primeira foi realizada pela Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR). O PLOA, aprovado em 1ª votação pelo parlamentares, estima receita e despesas em R$ 40,7 bilhões para o exercício financeiro de 2026.
Está programada para às 10 horas, a reunião ordinária da Comissão de Segurança Pública e Comunitária. Os debates às votações das proposições sob análise da comissão serão feitas na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.
À tarde, às 14 horas, os integrantes da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes voltam a se reunir na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
Às 14h30, tem reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa. O encontro será na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.
Está prevista para as 16 horas, a reunião ordinária da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Os debates acontecem na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
Às 19 horas, o deputado Fábio Tardin (PSB) realizará sessão especial para a entrega de moções de aplausos, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. O objetivo do evento é reconhecer e homenagear os servidores públicos aposentados, pela dedicação no desempenho da honrosa função de servir ao público.
Quarta-feira (10)
Nesse dia, duas sessões ordinárias estão previstas para acontecer. Uma com início às 9 horas e a outra às 13 horas. Elas acontecem no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. As sessões são transmitidas ao vivo pela TVAL canal 30.1 e 3.2 (Capital),9.2 (interior), 10.2 (Comodoro), [email protected] e www.al.mt.gov.br.
Às 19 horas, o deputado Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos), realiza sessão especial para entrega de Títulos e Honrarias. O evento será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Quinta-feira (11)
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Dr. João (MDB), realiza sessão especial para a entrega de títulos e honrarias. O evento está previsto para começar às 19 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Sexta-feira (12)
No auditório do Fórum de Várzea Grande, das 13h30 até as 17 horas, a Assembleia Legislativa realiza o 1º Seminário Estadual, Marco de Luta por Direitos, Trajetórias e Atuais Desafios de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento foi requerido pelo deputado Wilson Santos (PSD).
Às 18 horas, o deputado Valdir Barranco (PT) realiza sessão especial para a entrega de honrarias. O evento está marcado para o Plenário da Deliberações Deputado Renê Barbour.
As atividades definidas na agenda podem sofrer alterações durante a semana.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
ALMT, Famato e UFMT promovem grande festa no Parque das Águas em celebração aos seus aniversários

Com grande participação popular, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) comemorou seus 190 anos de história com uma extensa programação cultural no Parque das Águas, neste sábado (6). A celebração também marcou os 60 anos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e os 55 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O evento contou com show do multi-instrumentista Gabriel Sater ao lado da Orquestra Sinfônica da UFMT, feira com produtos da agricultura familiar e estandes institucionais.
A ALMT levou ao público um estande especial com a exposição “190 anos da Assembleia Legislativa”, sob curadoria do professor Edevamilton Oliveira, do Instituto Memória do Poder Legislativo. Ele destacou a importância de resgatar a trajetória política do estado.
“Nossa preocupação foi revelar não só personalidades, mas acontecimentos marcantes que mostraram a transformação de Mato Grosso. É fundamental que a população compreenda a relevância da Casa de Leis para o passado, o presente e o futuro do estado”, afirmou.
Representando a Casa de Leis, o superintendente de Comunicação, José Marques, agradeceu à população pela grande presença e reforçou a união institucional.
“Em nome do presidente Max Russi e do primeiro-secretário, deputado Dr. João, agradecemos a presença de todos. Esta programação só é possível graças ao trabalho dos deputados e à parceria com a Famato e a UFMT”, destacou.
A apresentação de Gabriel Sater com a Orquestra Sinfônica da UFMT foi o ponto alto da noite. O artista elogiou o clima da festa e comentou a importância de eventos que aproximam Parlamento e sociedade.
Foto: Helder Faria
“A gente vive de esperança de bons tempos e é muito bonito ver o Parlamento investindo em cultura e ações sociais como esta”, declarou.
Sater também reforçou a alegria de participar da celebração conjunta das três instituições.
“É uma honra fazer parte de um momento tão simbólico para Mato Grosso. A música aproxima, cura e conecta as pessoas e ver isso acontecendo aqui hoje é muito especial”, disse.
O maestro Andrew Moraes, subtenente da Polícia Militar de Mato Grosso, celebrou a oportunidade de apresentar ao público um concerto de grande porte.
“É uma experiência ímpar. Um concerto como este, gratuito, com grande artista e grande orquestra, faz um bem gigantesco para a sociedade”, afirmou.
A feira de agricultura familiar também ganhou destaque no evento. O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Marcelo Lupatini, ressaltou o impacto social do trabalho desenvolvido no campo.
“Onde o Senar chega, ele transforma. Aproxima o campo da cidade e mostra histórias de vida que fazem o agronegócio de Mato Grosso ser o que é. A parceria com a Assembleia é fundamental”, frisou.
A instrutora do Senar, Sandra Alves, visitou a feira, adquiriu produtos como mix de cookies de castanha de baru e paçoca de pilão, e elogiou a qualidade dos itens expostos.
“Comprei alguns produtos e fiquei encantada com a qualidade. É importante ver a agricultura familiar crescendo, se organizando e sendo valorizada. Vim prestigiar e conhecer as novidades, porque ando por Mato Grosso inteiro e quero mostrar para meus alunos o que há de tecnologia e tradição. E ainda aproveitei o lindo show. Fiquei encantada”, contou.
A reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva, destacou a importância de aproximar a universidade da comunidade. Nos estandes, a instituição apresentou seus cursos e ações.
“Devemos estar onde nossos usuários estão. Estar no Parque das Águas, junto das famílias, aproxima a universidade e reforça nossa missão”, declarou.
O diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, reforçou a importância da integração entre as instituições na entrega de cultura e conhecimento ao público.
“A parceria entre Famato, Senar, UFMT e ALMT casou perfeitamente. Quem ganha é a população, que desfruta de um grande show e de uma grande celebração”, avaliou.
Fonte: ALMT – MT
-
Saúde03/12/2025 - 10:52O fenômeno do orgasmo noturno: por que isso acontece com você?
-
Portal Agro03/12/2025 - 09:44“A Carne do Futuro” será tema de simpósio nas principais cidades de Mato Grosso
-
Rondonópolis03/12/2025 - 15:37Moção contra prisão de Bolsonaro passa na Câmara e provoca embate entre vereadores em Rondonópolis
-
Rondonópolis03/12/2025 - 21:43Rondonópolis|Prefeitura vai realizar seletivo para contratação de bibliotecários
-
Esportes03/12/2025 - 22:30Corinthians perde para o Fortaleza e vê sonho da Libertadores via Brasileirão se distanciar
-
Esportes03/12/2025 - 22:30Neymar brilha, marca hat-trick e garante vitória crucial do Santos na luta contra o Z4
-
Esportes03/12/2025 - 23:00São Paulo goleia Internacional por 3 a 0 e empurra colorado para o Z-4
-
Rondonópolis04/12/2025 - 19:06Juiz nega pedido de liminar do Sispmur e mantém avanço da liquidação da CODER





