Nacional

Deputado pelo Paraná, Bernardo Carli morre em acidente aéreo

Publicado

Deputado Bernardo Carli morre aos 32 anos em acidente de avião no estado do Paraná
Divulgação

Deputado Bernardo Carli morre aos 32 anos em acidente de avião no estado do Paraná

O deputado estadual Bernardo Carli (PSDB), do Paraná, morreu na manhã deste domingo (22) após o avião em que ele e dois pilotos estavam cair próximo ao município de Paula Freitas, no sul do estado. A aeronave havia decolado no município de Guarapauva e seguia para União da Vitória, onde o parlamentar participaria da 62ª Festa dos Motoristas, na Paroquia Nossa Senhora de Salete, a convite do prefeito Santin Roveda.

Uma equipe da Aeronáutica foi deslocada para o local do acidente para realizar a perícia da aeronave. Ainda não há sobre as causas do acidente, mas assessores do deputado Bernardo Carli confirmaram seu falecimento.

Equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná também foram deslocadas para o local do acidente aéreo e confirmaram que além do político também faleceram o piloto e o copiloto da aeronave. A região é de difícil acesso e já há pouca luminosidade.

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) informou, em nota, que equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar, Civil e Científica prestaram atendimento no local do acidente do avião modelo Seneca. Segundo a Sesp-PR, a Polícia Civil vai instaurar um inquérito que vai tramitar paralelamente às apurações dos órgãos da aviação civil.

O velório do corpo do parlamentar será realizado na Prefeitura de Guarapuava, amanhã, ainda sem horário definido.

Veja Mais:  Agentes de patrulha de fronteira encontram duas crianças abandonadas nos EUA

Quem era Bernardo Carli?

Deputado Bernardo Carli tinha 32 anos e estava no seu segundo mandato como deputado estadual pelo Paraná
Reprodução/Twitter

Deputado Bernardo Carli tinha 32 anos e estava no seu segundo mandato como deputado estadual pelo Paraná

O deputado Bernardo Ribas Carli tinha 32 anos e estava cumprindo seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Paraná. De família de políticos, ele era filho do ex-prefeito do município de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, e irmão do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho que foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão em fevereiro desse ano por matar duas pessoas em um acidente de trânsito quando dirigia alcoolizado e em alta velocidade em Curitiba.

No Twitter, o presidente estadual do PSDB, o ex-governador Beto Richa, lamentou o falecimento do político, companheiro de partido: “Profundamente abalado com a notícia da trágica morte do amigo e jovem deputado Bernardo Ribas Carli. Que Deus, na sua imensa benevolência, conforte a família neste momento de grande dor”, afirmou.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), também divulgou uma nota em que lamenta a morte do conterrâneo. “Neste momento de tristeza, transmitimos nossas condolências e pedimos a Deus que abençoe e conforte sua família e amigos”.

Já o Governo do Paraná e a Assembleia Legislativa decretaram luto oficial de três dias pela morte do deputado. Por isso, as bandeiras do Estado e do País ficarão a meio mastro durante o período em todas as repartições públicas. A assessoria de imprensa dos órgãos divulgaram nota onde afirmam que “em nome dos paranaenses, o Governo do Estado manifesta o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade aos familiares do parlamentar e dos pilotos”.

Veja Mais:  Botijão de gás fica 7% mais caro a partir desta quarta-feira (1)

A família de Bernardo Carli também divulgou uma nota oficial:

“Neste domingo recebemos a avassaladora notícia de que Bernardo Ribas Carli, que havia saído de casa para cumprir com o seu trabalho de representante dos paranaenses, não mais retornará para nós.

Não há consolo nem palavras que consigam explicar a perda. O vazio provocado pela ausência física do nosso Bernardo permanecerá enquanto vivermos, mas é certo que em nossos corações ele estará sempre presente, como exemplo de um ser humano extraordinário.

Rogamos que Deus nos dê clareza para entender seus desígnios e forças para seguir adiante. Agradecemos todas as manifestações de conforto. O carinho que estamos recebendo é o que nos permite o mínimo de equilíbrio.

Neste momento, a dor e as medidas que precisam ser tomadas não permitem outras manifestações. Pedimos a compreensão de todos que nos procuram buscando informações. Família Ribas Carli”

Agora, o suplente de Bernardo Carli na Assembleia Legislativa, Wilson Quinteiro (PSB), de Maringá, deverá assumir a cadeira do titular nessa semana.

Comentários Facebook

Nacional

Comissão promove audiência sobre PEC dos Biocombustíveis

Publicado

Cláudio Fachel/Palácio Piratini
Uma construção de dois andares e um caminhão na frente
Usina de biodiesel em Passo Fundo (RS)

A comissão especial da PEC dos Biocombustíveis realiza nesta quinta (30) sua primeira audiência pública. O colegiado analisa a Proposta de Emenda à Constituição 15/22, do Senado Federal, que busca estimular a competitividade dos biocombustíveis em relação aos derivados de petróleo. O texto prevê benefícios para fontes limpas de energia por, pelo menos, 20 anos.

“Cumpre avaliar, conjuntamente com a sociedade civil, se um regime fiscal favorecido irá atingir o escopo da medida, quer dizer, manter os biocombustíveis mais baratos, ou pelo menos com preços competitivos, com relação aos combustíveis fósseis”, afirmou o relator da proposta, Danilo Forte (União-CE).

A PEC faz parte do pacote de medidas para conter a alta no preço dos combustíveis, que inclui o recém-aprovado limite para as alíquotas de ICMS incidentes sobre combustíveis (Lei Complementar 194/22).

Foram convidados para debater a proposta com os deputados, entre outros:
– o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Rafael Bastos da Silva;
– o superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Carlos Orlando Enrique da Silva;
– o CEO do Instituto Combustível Legal (ICL), Guilherme Theóphilo; e
– o diretor-superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski.

Veja Mais:  Segunda-Secretaria divulga vencedores do Prêmio Dr. Pinotti de 2022

A audiência será realizada no plenário 5, a partir das 15 horas.

Da Redação – ND

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Exposições na Câmara abordam o bicentenário da Independência do Brasil

Publicado

No ano do bicentenário da Independência brasileira, em 7 de setembro, a Câmara dos Deputados programou uma série de eventos para comemorar a data. Exposições sobre a independência, que já podem ser visitadas, abrem essa programação.

Serviço
A visitação fica aberta ao público até 9 de setembro, das 9 às 17 horas. Todas as mostras têm entrada franca. Confira os locais:

  • Exposição “O movimento da Independência”
    Local: Corredor Tereza de Benguela – Câmara dos Deputados
  • Exposição “Poder, Parlamento e Governo no Brasil”
    Local: Salão Verde – Edifício principal da Câmara dos Deputados
  • Animação 200 anos da Independência do Brasil
    Local: hall da Taquigrafia – Anexo 2 da Câmara dos Deputados

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Comentários Facebook
Veja Mais:  Medida provisória altera definição de Empresa Estratégia de Defesa
Continue lendo

Nacional

Câmara retoma debates sobre os 200 anos da Independência do Brasil

Publicado

Selo de comemoração da Câmara dos Deputados para os 200 anos da Independência do Brasil
Comemorações pelos 200 anos começaram em 2017

Termina hoje o seminário “O Movimento da Independência: Ontem e Hoje/200 Anos de Independência do Brasil”. O evento, promovido pela Câmara dos Deputados, faz parte das ações de comemoração da data, iniciadas em 2017.

Ontem, pesquisadores da História brasileira discutiram aspectos da vida de dom João VI e também do contexto nacional à época da proclamação da independência, em 7 de setembro de 1822.

O seminário, que terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube, busca trazer uma reflexão sobre o projeto de País que vem sendo construído desde 7 de setembro de 1822.

Da Redação – ND

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Comentários Facebook
Veja Mais:  Agentes de patrulha de fronteira encontram duas crianças abandonadas nos EUA
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana