Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Documentário sobre a Festa de São Sebastião é lançado nesta terça (20) na própria comunidade de Bocaina

Publicado

Pela primeira vez, o documentário “Bocaina Terra de Fé e Raízes” vai ser exibido na própria Comunidade de Bocaina, distrito de Santo Antônio de Leverger, nesta terça (20.1). O evento está previsto para 19h, no salão comunitário da Comunidade, na avenida São Sebastião, s/nº, tendo como referência o Nick Bar (Google Maps). A obra também terá uma exibição em 3 de fevereiro, no Cine Teatro Cuiabá. O curta registra a tradicional Festa de São Sebastião, realizada há aproximadamente 100 anos, a partir das memórias, contos e músicas preservadas pelos moradores mais antigos.

As gravações começaram em 25 de janeiro do ano passado, data que marcou também o início da programação de três dias da Festa de São Sebastião. O filme acompanha o festejo por meio da sabedoria oral dos idosos, com destaque para a fé, a coletividade e a religiosidade como elementos centrais na construção da identidade local.

O projeto é realizado com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), do Governo do Estado, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo. As sessões contarão com recursos de acessibilidade.


Idealizado pela proponente Thamara Luiza, que assina o roteiro, a direção de produção e faz sua estreia como co-diretora geral, o documentário também faz parte de sua trajetória acadêmica. A direção geral foi dividida com Juliana Segóvia, que também assina a direção de fotografia.

Veja Mais:  Programa Nosso Judiciário: estudantes do curso de Direito conhecem o Poder Judiciário

“É a primeira vez que assino um projeto como proponente, responsável, pesquisadora e diretora. Dividi a direção com a Juliana, que é uma diretora que eu admiro, com um olhar super técnico, sensível e assertivo, que é exatamente o que eu queria para contar essa história”, afirma Thamara. “É a história da minha vida, da minha família e da minha comunidade”.

O filme reúne personagens que fazem parte da organização e da vivência da festa, como Dona Diva, uma das chefes da cozinha; Oreste Castelo, capelão que explica a simbologia do mastro, das rezas e do cururu; Maria do Carmo, presidente da Associação dos Devotos de São Sebastião (Adesscob); Ana Rosa, responsável pela equipe de liturgia; e Creonice, conhecida como a “primeira-dama”, dona do bar da comunidade e voz do Hino de São Sebastião.

Para Thamara, o processo de produção foi marcado por envolvimento coletivo. “Foi um processo que materializa um desejo e um sonho coletivo. Estar em set, conversar com os entrevistados, fazer a decupagem e ver a equipe alinhada foi uma experiência muito forte. Todo mundo estava inteiro, comprometido e entregue.”

Ela também ressalta a etapa de pós-produção e a atuação da equipe técnica, com destaque para Pedro Brites, responsável pelo acompanhamento do processo brilhante de montagem e finalização; os músicos Augusto Krebs e Igor Carvalho, que assinam a trilha sonora original; e Andressa Mendes, que conclui a produção executiva e assina o jurídico do projeto.

Veja Mais:  Micro e pequenas empresas têm até 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Com informações da assessoria do projeto

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza desencarceramento de corpo de piloto após queda de aeronave

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na tarde desta quarta-feira (11.2), o desencarceramento do corpo de um piloto de 23 anos após a queda de uma aeronave de pequeno porte no entroncamento da BR-070 com a MT-130, na entrada do município de Primavera do Leste (243 km de Cuiabá).

A equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 13h40 e se deslocou prontamente ao local. Ao chegar, foi constatado que a vítima já se encontrava sem sinais vitais. Apenas o piloto estava na aeronave no momento do acidente.

Após os procedimentos de segurança e o isolamento da área, os militares realizaram o desencarceramento do corpo. A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foram acionadas para os procedimentos cabíveis. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Micro e pequenas empresas têm até 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil prende homem foragido da Justiça por posse ilegal de arma e estelionato

Publicado

A Polícia Civil prendeu um homem, de 46 anos, que estava foragido da Justiça no Estado do Pará. Ele havia se envolvido em um acidente de trânsito, no último dia 5 de fevereiro, na BR-364, região de entre os municípios de Comodoro (MT) e Campos de Júlio (MT), nessa terça-feira (10.2).

Em razão do acidente, uma equipe da Delegacia Polícia Civil de Comodoro foi acionada para apurar as circunstâncias dos fatos. Durante as diligências investigativas, foi constatada a existência de um mandado de prisão definitiva, em desfavor de um dos envolvidos.

Do mandado de prisão

O mandado de prisão, decorrente de condenação transitada em julgado, foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Vilhena/RO, em setembro de 2024.

O homem foi condenado a quase cinco anos de reclusão em regime fechado pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso restrito/proibido (art. 16 da Lei nº 10.826/2003 – Estatuto do Desarmamento) e estelionato (art. 171 do Código Penal – Lei nº 2.848/1940).

Do acidente à prisão

Em 5 de fevereiro deste ano, o suspeito envolveu-se em um acidente de trânsito, na BR-364, entre os municípios de Comodoro e Campos de Júlio (MT). Na ocasião, o caminhão que conduzia apresentou danos mecânicos enquanto transitava pela rodovia.

Ao descer do veículo para realizar a sinalização da via, o motorista foi atropelado por um motociclista. O condutor da motocicleta veio a óbito no local, enquanto o caminhoneiro foi socorrido com vida e encaminhado para atendimento médico na cidade de Pontes e Lacerda (MT).

Veja Mais:  Sesp divulga resultado preliminar de seleção para unidade socioeducativa

Durante as diligências relacionadas ao acidente, os investigadores responsáveis pelo caso realizaram consultas nos sistemas de segurança e localizaram o mandado de prisão em aberto em desfavor do caminhoneiro.

Após receber alta hospitalar, na tarde desta terça-feira (10), o mandado de prisão foi cumprido pela equipe da Polícia Civil.

O condenado passou por audiência de custódia e, posteriormente, foi encaminhado à Cadeia Pública de Comodoro, onde permanecerá à disposição da Justiça do Estado de Rondônia.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governo de MT oficializa concessão do Terminal Turístico da Salgadeira ao Sesc

Publicado

O Governo de Mato Grosso formalizou, nesta quarta-feira (11.2), a entrega da concessão do Complexo Turístico da Salgadeira ao Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc-MT). A medida consolida a gestão definitiva da entidade sobre o principal ponto turístico da Baixada Cuiabana.

Localizada na rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, a unidade registrou cerca de 147 mil visitantes no último ano, considerando o funcionamento de terça a domingo. Em 2024, o fluxo foi de aproximadamente 100 mil pessoas, reforçando a Salgadeira como um dos espaços de lazer mais procurados do Estado.

Durante o ato, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, classificou o momento como simbólico para a região e destacou que a revitalização foi resultado de um processo longo e técnico.

“Não foi fácil chegar até aqui. Foi uma trajetória longa, mas vencemos todos os obstáculos com parceria e intenção de fazer o melhor para a população. Hoje, estamos passando definitivamente para ser Sesc Salgadeira, toda revitalizada, com restaurante sendo montado e loja em implantação”, disse.

Segundo César Miranda, o objetivo é oferecer um padrão de atendimento alinhado à marca Sesc, com segurança e qualidade. A inauguração oficial do Sesc Salgadeira ainda não tem data definida, mas, após essa etapa, devem ser ativados o restaurante, a loja de artesanato e outras iniciativas voltadas à experiência turística.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, afirmou que a nova fase representa um compromisso institucional com o turismo regional.

Veja Mais:  Seduc divulga lista final de professores selecionados para intercâmbio na Inglaterra

“Foram meses intensos de trabalho junto com a equipe da Sedec. Hoje estamos entregando uma obra digna para a população mato-grossense, especialmente para a Baixada Cuiabana. Nosso compromisso é transformar o Sesc Salgadeira no principal ponto turístico da região”, declarou.

Com a concessão formalizada, a gestão do espaço passa a ser integralmente do Sesc-MT, consolidando a estratégia do governo estadual de fortalecer a infraestrutura turística e ampliar a atratividade de um dos cartões-postais mais visitados de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana