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Dr. Eugênio informa sobre construção de escola nova no distrito de Veranópolis, em Confresa

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O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) comemorou o anúncio de uma nova escola a ser construída pela gestão do governador Mauro Mendes e vice-governador Otaviano Pivetta no distrito de Veranópolis, município de Confresa. A demanda era uma reivindicação antiga da comunidade local. A decisão foi tomada após visita ao município do secretário estadual de Educação, Alan Porto, nesta quarta-feira (12/2).

Ele citou principalmente o trabalho do vereador Geancarlos para concretizar a nova escola, junto com os vereadores Marli e Machim da Obra. O Governo do Estado anunciou a construção da nova escola no município para atender a demanda por educação. A população atual de Confresa é de 37.541 habitantes.

“Da articulação com o prefeito Ricardo Babinski, com a Câmara de Vereadores, a Seduc fechou a construção de uma escola nova para o distrito de Veranópolis, em Confresa. As duas escolas, municipal e estadual, que estavam caindo aos pedaços, serão substituídas por uma escola nova”, afirmou Dr. Eugênio, em sessão na Assembleia Legislativa.

“Quero aqui parabenizar a vereadora Marli, os vereadores Gean e o Machim por isso. O vereador Gean trabalha há 12 anos nessa pauta e nunca tinha a atenção e o carinho para concluir isso”, citou sobre o empenho do vereador com a causa.

Prefeito Ricardo

O prefeito de Confresa Ricardo Babinski parabenizou o governo do estado pela parceria e no compromisso com a educação do município.

“Este é um momento muito importante para Confresa. O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, está demonstrando seu compromisso com o município. Vamos seguir trabalhando juntos para garantir o futuro dos nossos estudantes e melhorar cada vez mais a educação da nossa cidade”, comentou o prefeito na visita do secretário Alan Porto.

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O Deputado do Araguaia afirmou que no distrito de Veranópolis havia 3 escolas, uma de ensino infantil, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio. E que uma solução paliativa não seria adequada.

“Estavam querendo passar os alunos do ensino médio para umas salas anexas do ensino infantil. Um verdadeiro absurdo”, avaliou. “Nós conseguimos fazer com que hoje o secretário Alan Porto fosse em Confresa, ele está lá, e anunciou a construção da escola”, disse.

Fonte: ALMT – MT

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Porto Estrela dá passo histórico na regularização fundiária com apoio de Botelho

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Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) anunciou, neste sábado (15), na Câmara de Vereadores de Porto Estrela (198 km de Cuiabá), um avanço histórico na regularização fundiária do município. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Prefeitura e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) vai viabilizar a escrituração de imóveis na região.

A medida garante que os moradores recebam títulos definitivos sem custo, com recursos assegurados pela ALMT e Governo do Estado. “Porto Estrela merece essa atenção do Poder Público. É uma reivindicação antiga de políticos e moradores que vamos resolver ainda este ano”, afirmou Botelho.

O programa permite acesso a crédito, serviços públicos e valorização dos imóveis. O prefeito de Porto Estrela, Márcio Pescador, destacou os benefícios aos produtores rurais, que enfrentam dificuldades para legalizar as propriedades.

“Essa é uma grande oportunidade para garantir segurança jurídica. Com essa união de esforços, promovemos um futuro melhor para os produtores e para o município”, afirmou o prefeito.

O presidente do Intermat, Francisco Serafim, reforçou a importância do programa e elogiou o empenho de Botelho na ALMT. “Sem documentos, o produtor não consegue crédito nem investir na terra. O deputado Botelho tem sido fundamental para destravar esse processo”, destacou.

A ALMT deve investir cerca de R$ 15 milhões neste ano para dar continuidade ao programa. Antes de deixar a presidência da Assembleia, o deputado Max Russi garantiu a Botelho a manutenção da parceria, que pretende entregar 40 mil escrituras até o final de 2025.

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A notícia foi aplaudida pela população, que lotou o plenário da Câmara Municipal. Os representantes de sindicatos rurais e comunidades dos distritos de Porto Estrela, incluindo os quilombolas, demonstraram confiança nas ações de legalização dos imóveis realizadas no Estado.

Etapas – O presidente do Intermat explica que o processo envolve etapas como: levantamento dos bairros e distritos a serem beneficiados por parte da prefeitura, medição dos terrenos, análise de documentos, e finalmente, a emissão das escrituras definitivas.

Parceiros – A regularização fundiária no estado conta com apoio de diversas instituições, entre elas, ALMT, Governo, por meio do Intermat, Consórcio Vale do Rio Cuiabá, a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), Defensoria Pública e a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT).

Fonte: ALMT – MT

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Deputado pede concessão específica da FICO para acelerar logística do Araguaia

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O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) sugeriu aos representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que o edital futuro de concessão do serviço de transporte e infraestrutura ferroviária da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) seja separado de outros trechos do chamado Corredor Ferroviário Leste Oeste, que engloba a malha férrea e a Ferrovia de Integração Leste-Oeste (FIOL).

A proposta foi defendida também pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT) e demais beneficiários, em audiência pública da ANTT, na sexta-feira (14/3), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. No planejamento, a licitação do trecho de cerca de 1.700 Km do modal, desde o Estado da Bahia, prevê concessão única.

Diretores da agência confirmaram que até 2028 os 383 Km da ferrovia, desde o município de Mara Rosa (GO), cheguem em Água Boa, no Vale do Araguaia. A obra está com 20% de execução e com 100% das licenças liberadas.

“Eu peço encarecidamente, Mato Grosso pede, o Araguaia pede: vamos desmembrar para que no ano 1, em 2027, a concessionária vencedora possa fazer seu trabalho e empresas grandes estão indo para o Araguaia”, disse Dr. Eugênio.

“São projetos já em execução, como 4 usinas de etanol de milho sendo instaladas, em Água Boa, Canarana, Querência e Porto Alegre do Norte”, afirmou sobre empreendimentos que pedem urgência na chegada da ferrovia na região. “E nós precisamos reduzir o custo do escoamento da nossa produção e ter mais eficiência e competitividade na produção agrícola de Mato Grosso”, comparou Dr. Eugênio.

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O superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, disse que a agência está à disposição para acatar a sugestão do Dr. Eugênio e demais beneficiários.

“O desmembramento é uma possibilidade que pode ser avaliada pelo poder concedente. E nós estamos aqui para ouvir a sociedade e avaliar as melhores hipóteses”, comentou o superintendente na audiência pública.

“E certamente está registrado e consideraremos todas as possibilidades do projeto. A partir de agora a gente tem a configuração que vai seguir adiante”, completou Marcelo Fonseca.

Demanda – O diretor executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso e diretor da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Edeon Vaz Ferreira, é outra liderança do setor agro que sustentou a necessidade de edital de concessão separado da FICO.

“Esse trecho deve ser apartado e deve se ter concessão individual dele. Nós precisamos que esse trecho Água Boa a Mara Rosa seja um outro operador”, defendeu.

“Nós não podemos ter operação sendo feita pela VLI e a Rumo porque eles são monopólios naturais. Não é que eles queiram ser monopolistas, é que natural, só tem eles. Nós precisamos ter mais operador. Tem que se criar uma oportunidade para outro operador entrar (na concessão)”, explicou Edeon.

O coordenador de Logística da Aprosoja, Orlando Henrique Vila, também reforçou a necessidade do desmembramento do edital de concessão de exploração da FICO. Ele disse que Mato Grosso está longe dos portos, em uma distância média de 1.700 Km a 2 mil Km. Ele lembra que a ferrovia vem como solução do modal de transporte mais adequada para as commodities de soja e milho, que são referência no Estado.

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“Esse projeto FICO-FIOL é muito importante. Mas, eu concordo com o que foi discutido aqui, e é necessária uma divisão das concessões. Uma concessão da FICO e uma concessão da FIOL. A FICO ficando pronta em 2028, seria interessante que já conseguisse um concessionário para esse trecho, de Mara Rosa a Água Boa”, argumentou.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (FACMAT), Jonas Alves de Souza, é outra liderança que fez a sugestão de separação do edital de concessão para exploração da FICO.

“A gente também defende o desmembramento dessa concessão da FICO da FIOL. É uma outra história. Nós temos que ir passo a passo. Estrategicamente, nós de Mato Grosso e do Centro-Oeste queremos nos interligar com os portos. Nós estamos longe de tudo. A nossa produção está longe dos portos e nosso consumo também está longe do Centro-Oeste”, afirmou.

Audiência Pública – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou audiência pública em Cuiabá para ouvir contribuições da sociedade para aprimorar estudos sobre concessão para exploração da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e Ferrovia de Integração Leste Oeste (FIOL).

A FICO está em construção pela Vale de Mara Rosa (GO) até Água Boa, em Mato Grosso, em trecho de 383 Km. A previsão é que a ferrovia chegue à cidade em 2028.

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A FICO permitirá o escoamento da produção do Vale do Araguaia e do Estado de Mato Grosso para a Ferrovia Norte-Sul, no chamado Arco Norte, até aos portos do Itaqui, no Maranhão, e Vila do Conde, no município de Barcarena, Pará. A Norte-Sul teve o traçado original de construção de Açailândia (MA) a Anápolis (GO) iniciado em 1987.

Na audiência pública foram apresentados aspectos como engenharia dos projetos, modelagem econômico-financeira, operação e estudos socioambientais. Foi a terceira audiência pública da semana sobre o tema. Outras foram feitas em Brasília, na terça-feira (11) e Salvador (12).

As ferrovias quando prontas permitirão interligar o sistema nacional ferroviário e interligar regiões produtoras agrícolas do interior do Brasil, como Mato Grosso, aos portos.

De acordo com a ANTT, a operação das ferrovias do Brasil contribui para reduzir o custo logístico em cerca de R$ 0,5 bilhão por ano, na exportação de soja, milho, farelo de soja e transporte de combustíveis, açúcar, algodão e fertilizantes. A operação das ferrovias também possibilita a competitividade do setor e reduz a dependência das rodovias, atualmente em 65% da matriz de transportes do Brasil, segundo a agência.

Fonte: ALMT – MT

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Escola do Legislativo oferece curso de oratória e aborda inteligência artificial

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Numa iniciativa da Secretaria de Escola e Memória do Legislativo, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), será palco do curso Imersão Oratória Imparável, nos dias 18 e 19 de março, das 18:30 às 22 horas, com a palestrante Sirlei Theis. Ela é autora da obra ‘Gritos Silenciosos: como sentimentos reprimidos moldam as nossas vidas’.

Inscrições gratuitas são feitas pelo link https://www.al.mt.gov.br/institucional/escola-legislativo. Os interessados devem selecionar cursos presenciais e abrir IMERSÃO ORATÓRIA IMPARÁVEL – MÍDIA KIT, para preencher a ficha de inscrição. Devido ao sucesso de público, o evento, que antes seria em sala de aula, foi transferido para o teatro, oportunizando centenas de pessoas a participarem.

De acordo com Sirlei Theis, o principal objetivo é desbloquear a comunicação. Ressalta que pesquisas científicas comprovam que mais de 75% das pessoas sofrem ou já sofreram de glossofobia [medo irracional e patológico de falar em público].

Dessa forma, o curso ajuda a identificar a origem do medo de falar em público, através do protocolo do medo, chamado de Voz. Sirlei explica que há dois tipos de medo: de origem emocional, quando não é possível ressignificar somente com técnicas de oratória, mas com ferramentas de autoconhecimento. E o racional, quando há falta de preparo sobre o assunto e de técnicas de oratórias.

“Nesses dois dias, vamos abordar o conteúdo para identificar e dar o primeiro passo para desbloquear. Também tem o aquecimento do Chatgpt, de como fazer com que a inteligência artificial seja mais humanizada e fale como se fosse você. Então, a gente faz esse aquecimento para ajudar na elaboração de discurso, de roteiro. É um curso muito rico e já temos grande procura para essa edição”, afirmou a palestrante, ao assegurar melhorias na comunicação, seja no ambiente de trabalho, familiar ou social.

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“É uma excelente oportunidade para a população aprimorar suas habilidades de comunicação e desenvolvimento pessoal, com um profissional de renome como Sirlei Theis. Além disso, com a oferta de cursos gratuitos, reafirmamos o compromisso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso com a formação contínua e acessível para todos, contribuindo para o fortalecimento da cidadania”, destaca o secretário da Escola e Memória Legislativa, Eduardo Manciolli.

Público-alvo – Desenvolvido para quem deseja se libertar do medo de falar em público, a imersão ajuda a expressar ideias de forma poderosa e impactante: líderes que buscam liderar com mais impacto e influência; profissionais para aprimorar o desempenho profissional; empreendedores para comunicar projetos com confiança e pessoas que buscam superar o medo de falar em público e conectar-se com autenticidade.

Fonte: ALMT – MT

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