Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

“É praticamente impossível pensar Mato Grosso sem ferrovia”, diz Miguel Vaz durante inauguração da ponte da Ferrovia Estadual

Publicado

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto integraram, nesta segunda-feira (2), a comitiva do governador Mauro Mendes durante a inauguração da ponte ferroviária sobre o Rio Vermelho, em Rondonópolis. A obra faz parte da 1ª Ferrovia Estadual do país e representa um marco para o desenvolvimento logístico de Mato Grosso — especialmente para municípios estratégicos como Lucas do Rio Verde, que será diretamente atendido por um dos ramais da ferrovia.

Construída pela empresa Rumo, a ponte tem 460 metros de extensão e 12 vãos, sendo a maior entre as 22 previstas no traçado da ferrovia. O projeto ainda contempla 21 viadutos, cinco passagens inferiores e dois túneis — compondo o maior empreendimento ferroviário com obras em andamento no país.

Além da solenidade de inauguração, a comitiva visitou o canteiro de obras da ferrovia estadual, construída com recursos privados e autorização do Governo de Mato Grosso. O projeto visa reduzir os custos logísticos da produção agroindustrial e ampliar a competitividade econômica do Estado.

Durante a visita, o prefeito Miguel Vaz ressaltou a transformação que a chegada da ferrovia trará para Mato Grosso, especialmente para a região Centro-Norte.

“Não dá pra pensar um estado como o de Mato Grosso, que é o maior produtor de grãos, soja, milho, algodão do Brasil, sem ferrovia. A rodovia, é claro que é muito importante, foi muito importante nessa fase até agora, mas agora é praticamente impossível pensar sem ferrovia.”, afirmou o prefeito.

Veja Mais:  Município fomenta a agricultura familiar através de cooperativa

“É claro que pensamos também na competitividade que as ferrovias ou que a ferrovia vai trazer para essa região. E eu costumo dizer que para nossa região, para o Centro-Norte de Mato Grosso, não é importante somente essa ferrovia que nós vamos visitar hoje, mas também os demais projetos como a ferrovia FICO e, futuramente, a Ferrogrão, que liga Sinop até Miritituba. Então é desta forma que eu vejo o estado de Mato Grosso sendo muito mais competitivo e gerando muito mais riqueza para a população mato-grossense e para o Brasil”, completou o prefeito.

A 1ª Ferrovia Estadual terá 743 quilômetros de trilhos divididos em dois ramais principais: um ligando Rondonópolis a Cuiabá e outro conectando Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. O traçado deve passar por 16 municípios e será interligado à malha ferroviária nacional, permitindo o escoamento direto da produção até o Porto de Santos. O primeiro terminal da ferrovia deverá entrar em operação em 2026.

A presença de Lucas do Rio Verde neste novo corredor ferroviário reafirma o papel estratégico do município como polo de produção, inovação e conexão com o futuro do agronegócio brasileiro.

Inauguração da ponte ferroviária da Rumo em Rondonópolis (Foto: Foto divulgação)

Inauguração da ponte ferroviária da Rumo em Rondonópolis (Foto: Foto divulgação)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Prefeitura reforça orientações sobre descarte correto de resíduos em Lucas do Rio Verde

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde segue empenhada em manter a cidade limpa e bem cuidada a partir dos serviços de coleta de resíduos, realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e da limpeza urbana, realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras. Para isso, é necessário que todos os cidadãos luverdenses ajam com responsabilidade no momento de descartar os seus resíduos.

Além de deixar o município com aspecto descuidado, o descarte irregular e acúmulo de resíduos nas calçadas, terrenos baldios e áreas de preservação podem trazer prejuízos à saúde pública e poluição ambiental. Atitudes como essa podem gerar multas e punições ao contribuinte.

Em diversos pontos da cidade há contentores laranjas e azuis, onde devem ser depositados adequadamente os resíduos úmidos e secos, devidamente separados por cada morador para, posteriormente, serem coletados, tratados e encaminhados para o destino final pelo SAAE.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anthony de Souza)

Lembre-se

Você deve descartar resíduos úmidos como restos de alimentos, restos de verduras, restos de frutas e outros materiais não recicláveis nos contentores laranjas.

Resíduos secos como papéis, papelão, vidros, metais ferrosos, metais não ferrosos e plásticos devem ser descartados nos contentores azuis.

E o entulho?

É muito comum encontrar entulhos como móveis velhos, podas de árvores, terra e grama em quantidade e madeiras descartados incorretamente ao lado dos contentores, formando uma verdadeira aglomeração de lixo.

Veja Mais:  Prefeitura e UFMT avançam no projeto de implantação e construção do campus em Lucas do Rio Verde

Esses resíduos devem ser acondicionados em sacos, sacolas ou caixas de papelão em frente à residência, preferencialmente um dia antes da coleta realizada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Obras, conforme o cronograma.

Já a coleta de grandes quantidades de entulho, restos de construção e podas de árvores, realizadas dentro da propriedade, é de responsabilidade do morador, que deve arcar com a contratação e destinação dos resíduos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Em comemoração ao aniversário do município, Expolucas terá portões abertos para toda a sociedade

Publicado

A maior festa popular de Lucas do Rio Verde já tem data marcada e chega com uma novidade especial. Em comemoração aos 37 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrados no dia 5 de agosto, a Expolucas 2025 será realizada de 1º a 4 de agosto, na Rotatória da Prefeitura, e terá entrada gratuita na área de pista para toda a comunidade. A iniciativa é fruto do apoio cultural da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com empresários locais, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (Acilve) e Câmara de Vereadores, reforçando o compromisso da gestão com a valorização e o acesso democrático à cultura.

De acordo com o secretário municipal de Governo e Administração, Alan Togni, abrir os portões para a população era um desejo antigo.

“Já era um pedido desde a festa anterior, realizada em 2024, mas não havia tempo hábil e viabilidade econômica para isso. Neste ano, planejamos com antecedência, articulamos com empresários, Acilve, CDL e Câmara de Vereadores, e viabilizamos o acesso gratuito à área de pista, que garante assistir aos shows, circular pela arena, parque de exposições, brinquedos e restaurantes. A área VIP, camarotes e bangalôs seguem normalmente para quem desejar adquirir”, explicou.

Alan destacou ainda que o município manterá responsabilidade com os recursos públicos. “Com muita austeridade, a Prefeitura vai custear apenas um show no valor de R$ 272 mil, o que já estava previsto. As demais atrações seguem viabilizadas pelos parceiros. É um momento de comemorar, mas também de ter os pés no chão, porque temos outras prioridades como saúde, educação, etc.”, ressaltou.

Veja Mais:  Confira a relação de candidatos que terão redação corrigida no concurso do Previlucas

Para o presidente da CDL, Petronilio Jacinto de Souza, a Expolucas movimenta o comércio e fortalece a economia local.

“É uma marca do município. Quando acontece o evento, as vendas crescem, e essa parceria é justamente para levar aos nossos associados, não associados e a todo o comércio local um fomento importante. Agora, com a pista liberada, teremos ainda mais público participando desse grande evento, o que é excelente para todos”, pontuou.

Já Bruno Bacana, da empresa responsável pela produção da festa, reforçou o caráter popular desta edição e tirou as dúvidas de quem já comprou os ingressos da pista passaporte.
“Mais uma Expolucas, e dessa vez com portões abertos para toda a população, para que todas as famílias possam curtir. As áreas VIP, camarotes e bangalôs continuam sendo comercializadas normalmente. Para quem já comprou a pista passaporte para todas as todos os dias, quem comprou nos pontos de vendas, nos dias 15 e 16 vamos divulgar o local onde a pessoa vai poder ir lá e pegar seu dinheiro de volta ou fazer um upgrade, trocando o seu ingresso por área VIP, ou camarote bacana. Quem comprou pelo site banca de ingresso receberá um e-mail e o cancelamento será automático. E quem foi o servidor público que comprou, onde ele comprou, o pessoal vai entrar em contato para estar fazendo a devolução, ou também upgrade para outro setor”, explicou.

Veja Mais:  Saúde bucal de Lucas do Rio Verde é destaque em Mato Grosso

Programação dos shows

• 1º de agosto: Lauana Prado
• 2 de agosto: Gustavo Lima
• 3 de agosto: Fred & Fabrício
• 4 de agosto: Ana Castela e DJ Jiraya Uai

A Expolucas 2025 promete celebrar os 37 anos de Lucas do Rio Verde em grande estilo, reunindo música, diversão e oportunidades para fortalecer ainda mais o comércio e a cultura local.

Para acompanhar todas as informações, acesse o canal oficial do evento no Instagram: @expolucasoficial

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses acontecem em Lucas a partir de quinta-feira (10)

Publicado

Terá início na próxima quinta-feira (10), os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, sediados em Lucas do Rio Verde. A competição é uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e de Esporte, Lazer e Cultura do Estado de Mato Grosso.

A abertura do evento será às 18h, no Estádio Municipal Passo das Emas e contará com a participação de mais de mil atletas. Estão confirmados para os jogos as delegações dos seguintes municípios: Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Confresa, São Felix do Araguaia, Cáceres, Várzea Grande, Araputanga, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, Jaciara, Pedra Preta, Juscimeira, Aripuana, Campo Novo dos Parecis, Juara e Conilza.

As modalidades esportivas disputadas serão voleibol, handebol, basquete e futsal.

Já às partidas serão divididas de 10 a 17 de julho, em seis ginásios da cidade, sendo: Ginásio Rio Verde (futsal); Ginásio Pimpão (futsal); Ginásio Didé Martins (handebol);Ginásio da Escola Angelo Nadin (basquete); Ginásio Ernesto Zortéa (voleibol); Ginásio Colégio Lasalle (voleibol).

Nos próximos dias toda a equipe de servidores da Secretaria de Esporte e Lazer também estará envolvida nos jogos, auxiliando na organização dos alojamentos, atendimento e fornecimento de alimentação aos atletas que ficarão nas escolas municipais.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Confira a relação de candidatos que terão redação corrigida no concurso do Previlucas
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana