conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Em 2019, 38 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual são atendidas na rede socioassistencial; seis estão em medida protetiva

Publicado

Foto: Ilustração

No próximo sábado 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a data, se busca intensificar a prevenção, levando informações a toda a população na intenção de coibir estes crimes que atingem um grande número de crianças e adolescentes em todo o país e que precisam do envolvimento de toda uma rede estruturada na recuperação psicossocial das vítimas e famílias.

Somente em Rondonópolis, em 2019, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), está atendendo 38 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e suas famílias. Destas, 47% têm entre sete e 12 anos e 21% são do sexo masculino, sendo a maioria do sexo feminino.

No Creas, as vítimas contam com apoio de assistentes sociais, psicólogas e pedagogas, que realizam atendimentos individuais com vítimas e familiares e oficinas em grupo que buscam trabalhar o enfrentamento do problema vivido. Dependendo do grau de dificuldade do enfrentamento da situação da vítima, o Creas também pode encaminhá-la para instituições parceiras como a Unic, UFMT e Centro de Reabilitação Nilmo Junior, para que contem com atendimento ainda mais especializado.

O sistema de atendimento socioassistencial conta ainda com o abrigamento, que em 2019 está com seis crianças e adolescentes, cinco vítimas de abuso sexual e uma de exploração sexual. Para o abrigamento, são destinadas as crianças e os adolescentes que precisam ser afastados do lar como medida protetiva contra o agressor. Essas vítimas, ficam no abrigamento até poderem ser reintegradas à família ou colocadas em família externa.

Veja Mais:  Secult atualiza cadastro dos profissionais da cultura de Rondonópolis

A gerente do Departamento de Proteção Social Especial, Fabiana Rizati Perez, explica que o atendimento no Creas começa depois que o abuso ou a exploração sexual foram confirmados. Ela explica que nem sempre a violência sexual contra crianças e adolescentes é comprovada por um exame físico. Há casos em que a confirmação á feita por meio de depoimento e investigações. “Há formas diferentes da violência sexual, que nem sempre envolve a penetração e que por isso, pode não deixar marcas físicas na criança e no adolescente”, ressalta.

No caso da exploração sexual, por exemplo, ela se caracteriza na utilização de crianças e adolescentes para a prática de ato sexual, por meio da relação de atividade econômica para fins de lucro ou troca, envolvendo dinheiro, presente ou alimentos. Ocorre nas formas de pornografia, tráfico, turismo e exploração/prostituição sexual.

Sobre o abuso sexual, Fabiana destaca que em 90% dos casos o abusador é uma pessoa bastante próxima da criança e do adolescente, podendo ser um membro da família ou um conhecido próximo.

Todos podem contribuir e a denúncia é muito importante, assim como a prevenção. Portanto, quem souber de algum caso pode procurar o Conselho Tutelar, a Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, a Polícia Militar, ligando no 190, ou ainda pode ligar no disque denúncia nacional – Disque 100.

Mobilização

 

No sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontece concentração na Praça Brasil a partir das 8h, seguida de uma caminhada pelas principais ruas do centro, que é organizada pela Prefeitura de Rondonópolis, a Vara da Infância e da Juventude, os Conselhos Tutelares, da Criança e do Adolescente, e da Mulher, a Pastoral da Mulher Marginalizada, a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado (MPE), entre outros.

Veja Mais:  Prefeitura entrega mais 348 títulos no Dom Osório e alcança cerca de 7 mil famílias contempladas em Rondonópolis

Comentários Facebook

Rondonópolis

Secretaria de Saúde disponibiliza número de whatsapp para prestar informações sobre a Covid-19

Publicado


.

A Prefeitura de Rondonópolis disponibiliza a partir desta terça-feira (2) o whatsapp (66) 98438-2223 para a população obter informações sobre a Covid-19 (coronavírus). A intenção é ampliar o acesso das pessoas às informações importantes sobre prevenção e atendimentos médicos durante a pandemia.

Pelo whatsapp é possível acessar um menu com mensagens automáticas sobre a Covid-19, bem como falar com uma atendente da Secretaria Municipal de Saúde que estará disponível para dirimir dúvidas das 7h às 19h durante a semana (segunda a sexta) e também aos sábados e domingos, sempre no mesmo horário.

A população poderá se informar sobre maneiras de se prevenir, como fazer o isolamento, sobre as determinações constantes nos decretos municipais adotados para a contenção da disseminação do vírus, além de confirmar informações sobre o funcionamento das unidades básicas de saúde para atendimento de pessoas com sintomas de Covid-19 e demais atendimentos médicos essenciais como na área de emergências em odontologia.

A Saúde, contudo, reforça que este número não será utilizado para recebimentos de denúncias quanto ao descumprimento das medidas de saúde, que devem ser feitas pelo 0800-647-4222.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Campanha é prorrogada e município vai atender público específico na próxima quinta-feira
Continue lendo

Rondonópolis

Rondonópolis tem mais duas mortes por Covid-19 confirmadas nesta terça-feira (2)

Publicado

Foto: Sajjad Hussain / AFP

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis confirmou nesta terça-feira (2), mais duas mortes por Covid-19 (coronavírus) na cidade. Na segunda-feira (1), um aposentado de 84 anos, morador de Rondonópolis, morreu em Cuiabá e uma mulher de 63 anos, também moradora da cidade morreu no último dia 29 de maio na Santa Casa de Rondonópolis. O resultado do exame para Covid-19 feito na paciente de 63 anos confirmou a doença nesta terça-feira (2).

O aposentado que morreu em Cuiabá foi inicialmente internado no Hospital Regional de Rondonópolis no dia 19 de abril com sintomas como febre, tosse, mialgia e desconforto respiratório e foi transferido para um leito de UTI na Capital. O aposentado era cardiopata, hipertenso e diabético.

Já a paciente de 63 anos que morreu na Santa Casa, foi atendida primeiramente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de febre, tosse, dor de garganta, diarreia, vômito e dispneia no dia 29 de maio e apresentava sintomas desde o dia 26 de maio. Ela foi transferida no mesmo dia (29 de maio) para um leito de UTI na Santa Casa e morreu ainda na mesma data à 20h30. A paciente era cardiopata e hipertensa.

Com mais duas mortes confirmadas nesta terça-feira, Rondonópolis contabiliza 8 mortes por Covid-19.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Feira de empregabilidade online reúne instituições de Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

Semma pede que população solicite atendimento nos canais alternativos

Publicado


.

Durante essa semana a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) orienta que a população entre em contato por meio dos canais eletrônicos de atendimento, como telefone e e-mail. Por conta da obra de duplicação da Avenida Poguba que passa na frente da Secretaria, o acesso ficou comprometido, dificultando a passagem de veículos e pedestres.

O expediente interno da Secretaria continua sendo feito normalmente, porém a secretária Rhayenne Oliveira da Silva orienta a população que entre em contato pelos canais alternativos de atendimento. O telefone geral da Semma é o 3421-6556. Os casos de crimes ambientais, como aqueles contra a fauna, flora, de poluição e ordenamento urbano podem ser comunicados pelo disque denúncia 66 99234-4005.

As solicitações para atendimento também podem ser feitos por e-mail. Em caso de podas, remoção de árvores ou ainda laudos devem ser enviados para o Núcleo de Áreas Verdes e Unidades de Conservação no endereço [email protected]. Para informações ou solicitação de licenças ambientais o pedido deve ser feito pelo endereço [email protected].

Comentários Facebook
Veja Mais:  Secult atualiza cadastro dos profissionais da cultura de Rondonópolis
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana