Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Em seis meses, Procon realizou mais de 1,8 mil atendimentos

Publicado

Foco tem sido orientar e conciliar, com a redução de 75% das denúncias em relação ao mesmo período do ano passado

De janeiro a junho deste ano, o Procon de Sorriso registrou 1.490 reclamações no balcão de atendimento, número que supera em 18,9% as 1.253 reclamações recebidas neste mesmo período do ano passado. No ranking das reclamações, operadoras de cartão de crédito e empresas que fizeram contratações irregulares junto ao INSS. A Águas de Sorriso ocupa a segunda colocação e a Energisa, a terceira.

Já quanto às denúncias, que tratam de situações mais graves, e que podem, inclusive ser feitas de forma anônima, foram instauradas, neste semestre, 28, com a emissão de quatro autos de infração. No topo desta lista, as concessionárias de água e energia elétrica, seguida por empresa do ramo atacadista e comércio de peças automotivas.

No ano passado, foram instauradas 116 denúncias, o que aponta uma redução de 75,8% em relação ao mesmo período do ano. Como assim? É simples: é que, mais que fiscalizar e punir, o Procon também busca atuar de modo preventivo. “Adotamos a prática das visitas orientativas, em que nossa equipe vai até os estabelecimentos para falar com os empresários e funcionários, destacar pontos da legislação vigente que possam trazer alguma dúvida e reforçar quais medidas devem ser adotadas para sempre resguardar o direito do consumidor”, ilustra o diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira, que também explica que o órgão passou a divulgar recomendações notificatórias junto à Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para poder partilhar informações junto a todas as empresas associadas.

Veja Mais:  "Saúde em Ação" vai para o Assentamento Pé no Chão

A prevenção de ocorrência e redução de medidas punitivas também se dá em outras frentes: prova disso são os atendimentos promovidos de forma conjunta com a concessionária Águas de Sorriso. De 30 de abril a 30 de junho, foram registrados 138 atendimentos. Deste total, 91% foram prontamente resolvidas, o que perfaz o volume de 126 demandas. Em somente 12 situações foi necessário dar continuidade aos trâmites para solucionar a reclamação.

Além do atendimento direto aos consumidores, seja no balcão, por telefone ou mensagens via aplicativo Whats App, o Procon também atua em conjunto com outras instituições, a exemplo deste trabalho com a Águas de Sorriso. De janeiro a junho, o Procon participou de duas ações junto ao Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), outras três junto à Águas de Sorriso, duas em parceria com a Vigilância Sanitária e uma com a Polícia Judiciária Civil (PJC).

No saldo do semestre, o Procon de Sorriso registrou 1.843 atendimentos, considerando todos os números já citados e abrangendo os serviços em cartório e julgamento de recursos administrativos. “Mais uma vez, reforço que nosso trabalho tem como foco agir de modo preventivo, para que o Código de Defesa do Consumidor seja integralmente cumprido, por meio da orientação e da conciliação”, reitera o diretor-executivo.

Como acionar o Procon

É possível acionar o Procon de Sorriso de diversas formas: via WhatsApp, pelo 99715-9078, ou pelo telefone 3907 8014, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Veja Mais:  Sorriso realiza 3ª Etapa do Campeonato Mato-grossense de Kart Cross no final de semana

O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores. Há ainda o telefone 151, que funciona como Disque Denúncia. Outra opção é entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Vigilância Sanitária promove capacitação para feirantes sobre boas práticas e segurança alimentar

Publicado

Em parceria com a Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e o Serviço de Inspeção Municipal – SIM/SORRISO

A Vigilância Sanitária de Sorriso, em parceria com a Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e o Serviço de Inspeção Municipal – SIM/SORRISO, está intensificando as ações de educação em saúde com o lançamento do Manual do Instrutor, voltado à capacitação dos feirantes que comercializam alimentos in natura, processados ou preparados nas feiras livres do Município. O material foi elaborado como ferramenta de apoio didático para padronizar os treinamentos, fortalecer a segurança alimentar e garantir o cumprimento das normas sanitárias.

O objetivo do programa é capacitar os feirantes para o cumprimento das normas aplicáveis à comercialização de alimentos, promovendo a segurança alimentar e a proteção da saúde pública. A iniciativa destaca a atuação preventiva e educativa da Vigilância Sanitária, aliada a ações intersetoriais da saúde pública municipal.

A formação terá carga horária de 2 horas, com uma metodologia dinâmica que inclui aulas expositivas dialogadas, demonstrações práticas, estudos de caso e emissão de certificado de participação.O cronograma é composto por oito partes, apresentadas da seguinte forma:

Parte 1 – Introdução à Vigilância Sanitária: apresenta a definição, estrutura (ANVISA, estado e município), papel dos feirantes e benefícios das adequações.

Atividade: discussão sobre experiências com fiscalização.

Parte 2 – Legislação Sanitária Aplicável: explica a hierarquia legal, normas principais (RDC 216/2004, Lei 6.437/77, Código Sanitário de MT) e documentação exigida.

Atividade: análise de documentos obrigatórios.

Veja Mais:  Sorriso realiza 3ª Etapa do Campeonato Mato-grossense de Kart Cross no final de semana

Parte 3 – Doenças Transmitidas por Alimentos: aborda agentes causadores (bactérias, vírus, parasitas), prevenção e as cinco chaves da OMS.

Atividade: estudo de caso sobre surto de DTA.

Parte 4 – Boas Práticas de Manipulação: inclui higiene pessoal, técnica de lavagem das mãos (8 passos), controle de saúde e comportamentos proibidos.

Atividade: demonstração prática de lavagem correta.

Parte 5 – Estrutura Física e Equipamentos: requisitos mínimos de bancadas, cobertura, pias, refrigeração e materiais adequados.

Atividade: análise de fotos de estruturas.

Parte 6 – Controle de Alimentos: método PEPS, zona de perigo de temperatura, critérios de aceitação/rejeição e boas práticas no recebimento e armazenamento.

Atividade: simulação de recebimento de mercadorias.

Parte 7 – Higiene Ambiental: conceitos de limpeza, desinfecção, cronograma, controle de pragas e manejo de resíduos.

Atividade: demonstração de diluição de produtos.

Parte 8 – Documentação e Fiscalização: explanação sobre POPs, Manual de Boas Práticas, certificações e como lidar com fiscalizações.

Atividade: simulação de fiscalização.

Locais e datas das capacitações:

18/07 – Feira Central – bairros Rota do Sol e Bela Vista

25/07 – Zona Leste (Turma 1)

01/08 – Zona Leste (Turma 2)

Todas, ocorrerão às 19h.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Marystela Mamoré, ressalta que a participação dos feirantes é fundamental para melhorar as condições sanitárias nas feiras e garantir alimentos mais seguros à população.

“Nosso objetivo é orientar, padronizar e apoiar os feirantes para que eles possam oferecer alimentos seguros à população. Além disso, mostramos que a fiscalização também tem um papel educativo, e que cuidar da higiene e da estrutura é uma forma de valorizar o próprio trabalho e a saúde de quem consome esses produtos”, finaliza.

Veja Mais:  Sorriso dá start à campanha "Julho Amarelo"

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Educação permanente fortalece atuação e integração das equipes do SAMU

Publicado

Promovendo uma troca de conhecimento entre os próprios profissionais

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sorriso reforça o compromisso com a qualidade do atendimento pré-hospitalar por meio de um modelo constante de educação permanente, desenvolvido internamente durante os plantões. Atualmente, o serviço conta com quatro equipes fixas: leões, Castor, Fênix e Águia, que participam ativamente da construção e condução das capacitações.

Cada equipe é responsável, em sistema rotativo, por conduzir um tema baseado nos manuais do SAMU (Suporte Básico e Avançado), no livro PHTLS e em materiais científicos atualizados, promovendo uma troca de conhecimento entre os próprios profissionais. As atividades são dinâmicas, práticas e abrangem diferentes áreas da atuação em urgência e emergência, fortalecendo não só o conhecimento técnico, mas também os laços de confiança e cooperação entre os trabalhadores da Base Descentralizada do SAMU de Sorriso.

Entre os temas abordados recentemente estão:

Estudo sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC);

Estudo sobre Crises Hipertensivas;

Estudo sobre intoxicação por medicamentos depressores do SNC(sistema nervoso central);

Operações básicas de ventilador mecânico para transporte;

Técnicas de imobilização com cordas;

Abordagem sobre ritmos chocáveis e não chocáveis;

Práticas de RCP (Reanimação Cardiopulmonar).

O diferencial, segundo a coordenadora da Base, enf.ª Marisa Antunes Lauermann, está na participação multidisciplinar: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores na gerência dos encontros. A troca de saberes valoriza os diferentes papéis dentro do atendimento de urgência e emergência, promovendo uma formação horizontal e integradora entre a equipe.

Veja Mais:  Curso de fabricação de ovos de chocolate capacita mulheres atendidas pelos CRAS

“Teoria e prática caminham juntas e aqui todos são aptos a compartilhar conhecimento. O médico pode abordar uma patologia, o condutor fala sobre segurança e sinalização, o enfermeiro discute os cuidados e condutas. A estratégia visa manter as equipes atualizadas, preparadas e integradas, valorizando o trabalho coletivo e aprimorando a qualidade do atendimento prestado à população”, destacou Marisa.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Sorriso sediará evento de artes marciais mistas no próximo domingo

Publicado

Sorriso recebe, no próximo domingo (20), mais uma edição do Fight Night Champion – Artes Marciais Mistas. A programação terá início às 15h, no CT Jarutas, localizado na Rua Mato Grosso, nº 2668, bairro Centro Sul, próximo à Praça da Juventude.

O evento contará com um total de dez combates, envolvendo atletas das categorias masculina e feminina. Serão realizadas seis lutas de muay-thai, três de jiu-jitsu e uma luta de boxe.

A luta principal será protagonizada por atletas de Sorriso e valerá o cinturão da categoria até 61 kg. Gustavo Bassani, do CT Jarutas, fará sua primeira defesa do título enfrentando Michel Dams, da Fighter Club.

Além dos representantes locais, o evento reunirá lutadores de Sapezal, Sinop, Tapurah, Vera e Colíder. O Fight Night Champion é realizado pelo CT Jarutas, com apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  "Saúde em Ação" vai para o Assentamento Pé no Chão
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana