Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Em sessão solene, idosos são homenageados na Assembleia Legislativa

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, o deputado estadual João Batista (Pros), homenageou o público da melhor idade, em sessão solene realizada na manhã de sexta-feira (27), no plenário das deliberações deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Durante o discurso de abertura, João Batista que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso na ALMT, destacou os trabalhos realizados no parlamento em defesa dos direitos da pessoa idosa.  “É necessário preparar uma legislação para que os idosos possam ter uma vida mais digna, mais humana, com respeito, dignidade e os direitos garantidos na constituição”, ponderou o parlamentar.

A professora Mariza Beatriz, presidente da secretaria estadual dos idosos, do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), foi escolhida para falar em nome dos homenageados. "Para mim é uma honra homenagear aqueles que já contribuíram muito para a sociedade. Sou imensamente grata pela iniciativa do deputado João Batista, em promover a celebração deste encontro. Ser idoso é ensinar aos jovens que a vida vale a pena e que a juventude também vai envelhecer. Os jovens de hoje, são os idosos de amanhã”, ressaltou Mariza.

Outra homenageada na solenidade, Márcia Gebara, coordenadora geral de Política de Envelhecimento Ativo e Saudável, lembrou o público sobre a importância de promover ações efetivas com base no Estatuto do Idoso e fortalecer os conselhos de direitos a pessoa idosa.

Veja Mais:  Deputado Valdir Barranco propõe 2025 como ‘Ano Estadual de luta pelo Feminicídio Zero’

“Quero destacar a importância da mobilização dos gestores para a  promoção de políticas públicas para a população idosa. Ressalto também a necessidade de trabalhar na orientação da promoção do envelhecimento ativo e saudável, da pessoa idosa”, considerou Márcia.

Confira a lista de homenageados na sessão solene:

Voluntários e apoiadores dos grupos da 3ª idade: Sr. Thiago Pedroso Calaça Sra. Divina Silva Araújo Queiroz Ator Weber Fraga – Comadre Sebastiana Sr. Roberto de Oliveira Lucialdo Sr. Paulo Ribeiro Duarte Vereador Edmir Xavier Sr. Everson Sanchez Parra Profª Marcia Gebara Sra. Gisela Simona Viana de Souza Sr. Joacir Roberto Cesar Silva Sra. Roseane Oliveira Lima Sra. Madalena Ribeiro Carvalho Sra. Sandra Andreia Ribeiro Vaz Sr. Alex da Silva Lara Sra. Jusçelina Soares do Rosário Sra. Daise Maria de Arruda Souza Sr. Dr. Daisaku Ikeda Sr. João Garcia Caramori Junior Sr. Antenor Vilela Velasco Sra. Suely Benedita Soares Lara Sra. Mariza Beatriz de Souza Sra. Sebastiana Pereira Alves Sra. Eliane de Lara Ferreira de Souza Sra. Benedita Ribeiro da Cruz Sra. Rosimeire Ritter Sra. Valcilene Silva Oliveira Lima  Sr. Mário Sergio Ceni  Sr. Inácio Pereira Sra. Lucivani Luiz Pereira Raimondi  Sra. Maria Dovirges de Menezes  Sr. Júlio Marques de Oliveira Sr. Benedito Morais da Silva Sr. Adolfo Grassi de Oliveira Sr. Karluf Rondon Borralho Sra. Lilia Suely Alves dos Santos Sr. Claudiney Oliveira Vieira Sr. Samuel Rodrigues de Oliveira Sr. Jeronimo Luís Barbosa Urei Sr. Francisco Belmondes Bentinho Sr. Isandir Rezende Sr. Leonardo Tapajós Sr. Marcio Mendes Sr. Itamar Lima da Silva Sr. Lúcio Ferreira Sra. Ana Maria da Costa Moreira Sr. Luciano Souza de Arruda Sra. Ivone Norberto

Veja Mais:  Audiência discute projeto que regulamenta esportes equestres em Mato Grosso

Idosos Homenageados Sra. Maria Silva Araújo  Sra. Francineide Barros Sra. Euraides Gomes Santana Sr. Décio Honorato Santana Sra. Maria Catarina Silveira da Silva Sr. Marciano Roberto de Souza Sra. Luzia Fernandes do Carmo Sra. Solange Maria Campos Enore Sra. Janice Bruno Neves Sra. Grinaldina Alves Pereira Sra. Lineth Silva Muller Leal Sr. Gregório Fernandes Pedroso Sra. Noelia Ferreira de Souza Sra. Lucinda de Figueiredo Sra. Cleide Miranda de Oliveira Sra. Lucimar Antônia Rodrigues Sra. Antônia Moraes Araújo Sra. Josefina Glorinha da Cruz Sra. Albina Evangelista de Souza Sra. Margarida Maria da Silva Sra. Lucide Bonfim Albernaz Sra. Marlene Luzia C. Pereira Costa Sra. Rosinha Rodrigues de Jesus Sra. Joana Aparecida dos Santos Sra. Cidália Vieira Cabral Sr. Izaias de Souza Brito Sr. Bartolomeu Ferreira Reis Sr. Benedito Borralho Dias Sra. Maria Helena de Figueiredo Sr. Joaquim Paes Martins Sra. Cleonice Gonçalves Padilha Sra. Maria dos Anjos Feitoza Sra. Maria José do Carmo Gonçalves Sra. Rosalina Pereira do Nascimento Sra. Benedita Padilha Gonçalves Sra. Maria Benedita Padilha Sr. Orivaldo da Silva Albuquerque Sr. Emílio Pinto da Silva

Comentários Facebook

Política MT

Presidente da APER destaca atuação de Irajá Lacerda contra abusos no crédito rural

Publicado

Entidade do RS reconhece atuação do ex-secretário executivo do Mapa; ferramenta implementada em sua gestão ajudou produtor a suspender execução judicial

Foto- Assessoria

O presidente da Associação dos Produtores Empresários Rurais do Rio Grande do Sul (APER), Arlei Romeiro, fez um agradecimento público ao ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Lacerda, pela atuação em defesa de produtores rurais diante de relatos de irregularidades e abusos na execução das políticas públicas de crédito rural.

Segundo o dirigente, produtores têm relatado dificuldades para acessar o direito ao alongamento de custeios e investimentos em casos de frustração de safra ou problemas de comercialização. “A instituição não concede essa prorrogação e, em vez disso, induz o produtor a contratar outro tipo de crédito, como uma CCB – Cédula de Crédito Bancário, uma confissão de dívida ou até mesmo uma CPR – Cédula de Produtor Rural, com taxas de juros muito mais altas”.

O presidente informa que as denúncias foram levadas a diversos órgãos e que a entidade encontrou apoio institucional no Ministério da Agricultura durante a atuação de Irajá Lacerda na Secretaria Executiva. “O jovem secretário teve a coragem de enfrentar o sistema, implementar uma auditoria no Mapa e produzir um relatório robusto, com provas materiais e depoimentos de vários produtores rurais, reforçando e comprovando as denúncias que a APER vinha fazendo”, destaca ele.

Veja Mais:  Projeto prevê apoio para familiares de portadores de autismo

O reconhecimento vem acompanhado de um resultado concreto: um produtor rural gaúcho conseguiu suspender judicialmente uma execução indevida e ter seu nome retirado dos cadastros de inadimplência graças ao atestado VMG (Verificação Agrícola, Monitoramento e Conformidade de Grãos), implementado durante atuação de Irajá Lacerda no Mapa. O atestado é uma ferramenta baseada em inteligência artificial e tecnologias geoespaciais que permite comprovar boas práticas agrícolas e eventos climáticos nas propriedades rurais.

O ex-secretário do Mapa explica que o produtor havia pedido o alongamento da dívida após sofrer prejuízos provocados por evento climático, mas teve a solicitação negada pela instituição financeira e acabou sendo executado.

“Esse produtor não deixou de cumprir seu compromisso porque quis. Ele enfrentou um evento climático, teve prejuízo na safra e precisava comprovar isso. Com o atestado VMG, conseguiu levar esses fatos ao Judiciário, suspender a execução e retirar a negativação do nome. Hoje, ele pode voltar a buscar crédito e tocar sua atividade produtiva. Isso me dá a sensação de que valeu a pena fazer esses enfrentamentos”, afirma Irajá ao relatar o caso.

Para ele, o episódio reforça a importância de garantir segurança jurídica ao produtor, especialmente quando há frustração de safra ou dificuldade real de cumprimento das obrigações financeiras. “Quando o produtor enfrenta essas situações, não pode ser empurrado para uma dívida ainda mais pesada. O papel do poder público é ouvir, fiscalizar e garantir que as políticas de crédito rural sejam cumpridas com justiça e transparência”, enfatiza.

Veja Mais:  Audiência pública discute lei da pesca no norte Araguaia

Em seu depoimento, o presidente da APER também defende que o crédito rural seja tratado como uma questão de Estado, e não como pauta político-partidária. Irajá reforça a mesma linha e afirma que a defesa do produtor rural deve estar acima de qualquer disputa ideológica.

“Enquanto estive no Mapa, minha atuação sempre foi pautada na defesa do produtor rural, porque defender o produtor é defender a produção, a segurança alimentar, o emprego e o desenvolvimento do país. Isso independe de ideologia política ou partidária. O que pode ser corrigido deve ser enfrentado com coragem, responsabilidade e cumprimento da lei”, completa o ex-secretário.

*Foto: Irajá Lacerda quando ocupava o cargo de Secretário Executivo do Mapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Zé Medeiros cresce em nova pesquisa e se consolida entre os favoritos ao Senado em MT

Publicado

O instituto ganhou destaque após acertar a vitória de Abílio Brunini em Cuiabá nas eleições de 2024

Foto- Assessoria


Nova pesquisa do Instituto Veritá mostra crescimento do deputado federal José Medeiros (PL) na corrida ao Senado. O levantamento, realizado entre os dias 26 e 30 de abril de 2026, com 1.220 eleitores de Mato Grosso, consolida o parlamentar entre os principais candidatos do estado.

Os números demonstram um avanço significativo em relação ao levantamento divulgado no início de abril pelo próprio Instituto Veritá. Na pesquisa estimulada, Medeiros apareceu com 29,5% das intenções de voto, um crescimento expressivo em relação aos 22,2% da pesquisa anterior. Com isso, reduziu drasticamente a distância para o governador Mauro Mendes, que aparece com 30,7%.

Já na espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, Medeiros saltou de 18% para 23,7% das intenções de voto válidas em apenas um mês, ampliando sua presença no eleitorado.

No segundo voto estimulado para o Senado, Medeiros também aparece consolidado, com 19,5%, mantendo competitividade em um cenário de duas vagas em disputa.

Os números reforçam o avanço do parlamentar no estado e demonstram o fortalecimento de sua candidatura junto ao eleitorado conservador e bolsonarista de Mato Grosso.

Para José Medeiros, o resultado da pesquisa reflete a preocupação da população com o futuro do Brasil e demonstra que o eleitorado está atento à importância da eleição para o Senado.

Veja Mais:  Projeto prevê apoio para familiares de portadores de autismo

“Fico feliz com os números de uma pesquisa séria e respeitada. Recebo esse resultado com alegria e responsabilidade. Essa eleição será decisiva para o futuro do Brasil, e a população percebe isso. Vamos trabalhar para eleger um Senado de direita, comprometido com a democracia, a liberdade e a Constituição”, afirmou Zé Medeiros.

O deputado também ressaltou que continuará defendendo a liberdade dos presos do 8 de janeiro e trabalhando pelo equilíbrio entre os Poderes.

“A pesquisa mais importante é a da urna. Vamos continuar trabalhando por Mato Grosso e fazer os enfrentamentos necessários, inclusive sobre os desmandos do STF, para que a nossa democracia volte à normalidade”, concluiu.

Crédito da foto: Pedro Paulo
Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Irajá Lacerda desponta entre os favoritos na disputa por vaga na Câmara Federal em MT

Publicado

Foto- Assessoria

O advogado Irajá Lacerda aparece entre os cinco nomes mais lembrados pelos eleitores de Mato Grosso na disputa por uma das vagas na Câmara dos Deputados em 2026. O resultado é apontado em levantamento do Instituto Percent Brasil, realizado entre os dias 30 de abril e 3 de maio.

Na pesquisa espontânea para deputado federal, Irajá ocupa a 5ª colocação, com 2,3% das intenções de voto, ficando no grupo de maior visibilidade da disputa. O desempenho chama atenção por colocá-lo ao lado de nomes com mandato, ex-parlamentares e lideranças já conhecidas no cenário político estadual.

A pesquisa ouviu presencialmente 1.200 eleitores em Mato Grosso. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A amostra seguiu parâmetros do IBGE/Censo 2022, PNAD 2025 e TSE 2026. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-00726/2026 e MT-06232/2026.

Natural de Cáceres, no oeste de Mato Grosso, Irajá Lacerda tem trajetória ligada ao Direito Agrário, Ambiental e Mineral, áreas estratégicas para o desenvolvimento mato-grossense. Também presidiu a Comissão de Direito Agrário da OAB-MT e a Câmara Setorial Temática de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa.

Nos últimos anos, ampliou sua atuação em Brasília. Irajá assumiu como ministro da Agricultura e Pecuária, inclusive, o mais jovem da história; foi ex-secretário Executivo do MAPA e, anteriormente, chefe de gabinete do senador Carlos Fávaro. Na capital federal, participou da articulação de políticas públicas voltadas ao setor produtivo, ao desenvolvimento regional e ao fortalecimento da presença de Mato Grosso nas decisões nacionais.

Veja Mais:  Deputado Valdir Barranco propõe 2025 como ‘Ano Estadual de luta pelo Feminicídio Zero’

Em 2022, Irajá disputou sua primeira eleição para deputado federal e obteve 54.601 votos. Apesar da votação expressiva, o PSD não alcançou o coeficiente eleitoral e ele não assumiu uma cadeira na Câmara Federal. Ao comentar o resultado, Irajá afirmou que a lembrança espontânea dos eleitores aumenta sua responsabilidade.

“Recebo esse resultado com a certeza de que estamos no caminho certo. Mato Grosso é um estado forte, rico, produtivo, que coloca comida no prato do Brasil e do mundo. Mas essa riqueza precisa chegar de verdade na vida das pessoas. Nosso compromisso é trabalhar por um desenvolvimento que una produção, segurança jurídica, infraestrutura e, acima de tudo, cuidado com as pessoas”, destacou ele.

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana