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Cidades

Em vistoria, secretária de Saúde aponta falhas e problemas no `Postão’

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Ambientes sem refrigeração, fiação elétrica e hidráulica precária e equipamentos sem devido faturamento, são parte das deficiências constatadas nessa primeira vistoria

A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi de Cássia Bocalon Maia, realizou na manhã desta terça-feira (07), uma vistoria no Centro de Especialidades Médicas – também chamado de Postão – no Centro da cidade, para conhecer a estrutura física do local, bem como a funcionalidade da unidade. Nesta primeira visita ao local, ela percorreu todos os ambientes e conversou com os servidores, médicos e ouviu também alguns pacientes que se encontravam na unidade.

Segundo a secretária, foram encontradas no Postão muitas falhas, como falta de refrigeração em vários ambientes, falta de manutenção e reparos na fiação elétrica e hidráulica, o que compromete o funcionamento dos serviços. “Certamente serão necessárias várias intervenções, mas já fizemos uma espécie de raio X de tudo que precisa ser feito e, a partir de agora, realizaremos os serviços com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Neste primeiro momento serão realizados os serviços de manutenção e melhoria da refrigeração do local, principalmente, nas salas de consultas e onde existem equipamentos médicos. “Tem aparelhos de ar condicionado quebrados e outros parados por falta de manutenção. Já entramos em contato com o fornecedor, que suspendeu os serviços por falta de pagamento, mas que vai retomar a prestação de serviço. O fornecedor nos conhece em função da intervenção realizada em Cuiabá, e vai nos ajudar nesta demanda”, informou a secretária.

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Deisi Bocalon disse ainda que percebeu que no Postão existem serviços que não estão faturados pelo financeiro e que precisam ser revistos e reavaliados.

FILA ZERO: A secretária de Saúde pretende implantar no município o Programa do governo estadual ‘Fila Zero’, que aporta recursos financeiros muito importantes e que auxiliam os municípios a manter as atividades e serviços de saúde. “Nós encontramos no Postão o equipamento Doppler que é um serviço caro e que não está sendo faturado, ou seja, operando pelo Fila Zero, assim como o eletrocardiograma e as próprias consultas dos profissionais especialistas para angariar recursos do Estado ao Município e assim, melhorar essa Rede de Atendimento à Saúde”.

O Centro de Especialidades Médicas possui as seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Planejamento Familiar (DIU), Dermatologista, Endocrinologista, Cardiologista, Oftalmologista, Clínico Vascular, Otorrino, Ortopedista, Clínico Geral, Gastro, Ginecologista, Endocrinologista, Reumatologista, Psiquiatra, Psicólogo, Pneumologista, Urologista e Geriatra.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Cidades

Várzea Grande inicia limpeza nas unidades escolares da rede municipal

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Trabalhos começaram nessa semana pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e depois seguem para as EMEBs

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) iniciou nesta semana o serviço de limpeza nas escolas da rede municipal. A operação inicialmente vai atender todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e em seguida as escolas de Educação Básica (EMEB).

De acordo com o secretário da pasta, Pe. Edson Sestari, a ação está sendo desenvolvida por meio da Superintendência de Gestão Escolar da SMECEL, e prevista para atender todas as unidades escolares da rede municipal, abrangendo os trabalhos de limpeza, aparo da grama, poda de árvores e canteiros, fachadas, pátios, ambientes externos e o descarte dos resíduos após a realização do serviço.

“Estamos realizando esses serviços que são essenciais para garantir a manutenção das unidades escolares e promover uma volta às aulas segura e com maior conforto para alunos, professores e técnicos” afirmou o secretário.

As equipes iniciaram os trabalhos atendendo às unidades escolares do grande Cristo Rei, conforme o cronograma de limpeza anual estabelecido pela Superintendência de Gestão Escolar da SMECEL. Segundo a coordenação, os serviços de manutenção das unidades terão continuidade durante todo o ano letivo com os serviços de: limpeza de caixas d’água, limpa fossa, manutenção, troca e instalação de aparelhos de ar condicionado, sanitização e dedetização das escolas.

O objetivo, conforme explica o secretário Sestari, é garantir as condições normais de funcionamento das escolas da rede municipal, contribuindo para a melhoria do ambiente escolar e o avanço dos processos de ensino/aprendizagem.

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Ainda segundo o secretário, a retomada das reformas/ampliações, obras e a construção de novas unidades estão sendo analisadas pela equipe técnica da secretaria e encaminhadas de acordo com os trâmites legais.

“Estamos trabalhando para tornar nossas escolas cada vez mais seguras, confortáveis e funcionais. A determinação da prefeita Flávia Moretti reforça nosso compromisso de um sistema escolar mais humanizado e inclusivo, objetivando o avanço na Educação municipal de Várzea Grande” declarou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Cidades

Flávia promove reunião inédita com a equipe de manobra do DAE

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Mais uma vez, prefeita faz história e já nos primeiros dias de mandato traz equipe de rua para seu gabinete para ouvir demandas e criar, juntos, estratégias que possam melhorar e fortalecer o abastecimento de água em Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), realizou na manhã desta terça-feira (14), reunião inédita com os 20 servidores do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) responsáveis pelas manobras do abastecimento na cidade. O encontro, que contou com a participação do diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, e de outros diretores da autarquia, reforça o compromisso da gestão em promover uma administração participativa, transparente e eficaz.

Os servidores de manobra desempenham função essencial: eles operam milhares de registros espalhados por toda a cidade, abrindo e fechando manualmente os acessos aos bairros para direcionar o abastecimento conforme o cronograma estabelecido. Essa atividade é fundamental para garantir que a água chegue de forma organizada e eficiente às diferentes regiões de Várzea Grande.

Conforme a prefeita, o objetivo principal da reunião foi ouvir diretamente esses trabalhadores, compreender suas demandas, discutir formas de melhorar o abastecimento de água e garantir melhores condições de trabalho. Durante o encontro, a prefeita destacou a importância do diálogo com a equipe e o esforço contínuo para levar água a todos os bairros. Ela reforçou, junto aos servidores, a necessidade de fazer com que o DAE seja eficiente na entrega da água à população.

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“Ouvir quem está na linha de frente é essencial. Vocês conhecem a realidade do sistema melhor do que ninguém e são fundamentais para que possamos melhorar o abastecimento e oferecer água de qualidade à população. Contamos com vocês para contribuir com sugestões e apontar as dificuldades, pois essa troca é indispensável para o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.

Os servidores, responsáveis pela operação diária do sistema de manobra, destacaram a importância da reunião inédita. Muitos com mais de duas décadas na autarquia, tiveram hoje pela primeira vez, a oportunidade de serem convidados pelo Chefe do Executivo municipal para uma reunião, e melhor ainda: para serem ouvidos.

Segundo o técnico hidrometrista (manobrista), Matusael Silva de Oliveira, servidor do DAE há 7 anos, o momento foi histórico. “Nos sentimos acolhidos. Trabalhamos na ponta, no setor de distribuição, e é muito importante a prefeita nos ouvir e entender como funciona nosso trabalho. Somos uma das peças da engrenagem, e a reunião serviu para nos alinharmos ao que está acontecendo, expormos nossas dificuldades. Esse acolhimento nos aproxima da gestão e contribui não só para o nosso trabalho, mas também para o desenvolvimento do Município”, destacou Matusael.

O diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, reforçou o compromisso da autarquia com a modernização do sistema e a valorização dos servidores. “A prefeita tem acompanhado de perto todas as mudanças no DAE, sempre atenta às necessidades e cobrando resultados. Essa proximidade e atenção ao que a equipe tem a dizer mostram o quanto ela está comprometida em fazer de verdade história no abastecimento de água em Várzea Grande.”

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A reunião marcou um passo importante para fortalecer o diálogo interno no DAE e alinhar esforços em prol de um abastecimento mais eficiente e equitativo. “Estamos trabalhando intensamente para superar os desafios e garantir que a água chegue à casa de cada várzea-grandense”, concluiu a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Lucas do Rio Verde

Pesquisa sobre serviços públicos municipais encerra amanhã (15) em Lucas do Rio Verde

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Termina nesta quarta-feira (15), a pesquisa de opinião realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A população pode participar, de forma on-line, opinando sobre os serviços públicos. A ação busca identificar as necessidades e anseios específicos de cada bairro, além de direcionar melhorias nos serviços oferecidos.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Planejamento e Cidade, até o momento os bairros com maior taxa de respostas dos moradores são: Parque das Araras, Bandeirantes e Parque das Emas.

Já entre os bairros com menor participação estão o Jardim Imperial, Menino Deus e Vida Nova II.

Responda aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeUDMa45fqUj5Wg5Pp7BXIA0p3Hvg-GhshztpBrgTZR_8Aiw/viewform.

A ação integra o programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que visa promover a cultura do planejamento dentro da administração pública municipal. Com base na Resolução Normativa nº 14/2022 do TCE/MT, o programa busca melhorar a qualidade dos serviços e os resultados das políticas públicas, com foco no bem-estar da população.

Essa iniciativa reforça um dos principais compromissos da gestão municipal: oferecer serviços públicos de qualidade e com eficiência. Alinhada aos preceitos da Lei nº 14.129/2021, que promove inovação e participação cidadã, e da Lei nº 13.460/2017, que estabelece direitos dos usuários de serviços públicos, a pesquisa incentiva o envolvimento da comunidade no processo de gestão pública. A ação também está em conformidade com o artigo 27 da Emenda Constitucional nº 19/1998, que valoriza a transparência e a interação com os cidadãos.

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Como participar?

Todos os moradores de Lucas do Rio Verde podem contribuir respondendo a pesquisa, disponível pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeUDMa45fqUj5Wg5Pp7BXIA0p3Hvg-GhshztpBrgTZR_8Aiw/viewform. O questionário abrange diversos setores da administração pública, possibilitando que a população avalie os serviços prestados e ofereça sugestões para melhorias.

O resultado será utilizado para embasar o planejamento estratégico da Prefeitura, permitindo que as ações futuras reflitam as reais demandas da sociedade. Faça a sua voz ser ouvida e participe da construção de um município cada vez mais eficiente.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

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