Mato Grosso
Embaixador do Japão quer trazer mais turistas japoneses a MT: “Impressionado com os potenciais”
O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, afirmou ao governador Mauro Mendes que pretende trazer mais japoneses para fazer turismo em Mato Grosso, e se disse “impressionado” com as belezas naturais do estado.
O governador se reuniu com o embaixador na manhã desta quarta-feira (31.05), junto com o consul-geral do Japão, Ryosuke Kuwana, os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e César Miranda (Desenvolvimento Econômico), além de membros da embaixada.
De acordo com o embaixador, o acordo feito neste ano entre Brasil e Japão para liberar a exigência de visto entre os países, vai incentivar mais japoneses a conhecer Mato Grosso – e vice-versa.
“Com essa facilidade, poderemos comparecer ainda mais nos pontos turísticos. E no caso de Mato Grosso, há muitos atrativos turísticos. Eu visitei no ano passado o Pantanal e fiquei impressionado. Mas os recursos turísticos de Mato Grosso ainda não estão bem conhecidos entre os japoneses. Então, é uma oportunidade de divulgar Mato Grosso e aumentarmos o fluxo de turistas em ambas as direções”, relatou.
Ainda na reunião, foram articuladas parcerias para fortalecer as relações comerciais em áreas como a agricultura, pecuária e saúde. Conforme o governador, o Japão é o 8º país que mais compra produtos de Mato Grosso, em especial milho, soja e carne.
“Nosso estado é voltado para a produção. Já somos o terceiro maior produtor de soja do mundo. Se fôssemos um país, superaríamos a Argentina. Mas ainda precisamos avançar na tecnologia, que é uma área que o Japão domina, para nos tornamos cada vez mais competitivos, frente ao aumento expressivo da demanda mundial por alimento. Queremos fortalecer esse intercâmbio comercial com o Japão”, afirmou Mauro Mendes.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a reunião mostrou a importância de Mato Grosso dentro do cenário global.
“Mato Grosso está no radar de todos os países desenvolvidos no mundo. Nós somos os maiores produtores mundiais, se formos falar de territórios, de sustentabilidade, e o Japão enxerga isso. Eles querem fazer cooperação comercial, trabalhar, comprar produtos de Mato Grosso e também desenvolver o turismo. Essa notícia que o embaixador trouxe de que os brasileiros não vão precisar mais de visto para entrar no Japão, e vai haver a reciprocidade do governo brasileiro, vai facilitar muito para que a gente possa fazer esse contato, trazer turistas japoneses a Mato Grosso, para que eles conheçam as belezas que só Mato Grosso tem”, completou.![]()
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
Mato Grosso
Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Rondonópolis03/08/2026 - 08:12Exposul começa hoje com expectativa de recorde de público
-
Rondonópolis03/08/2026 - 12:43Liquidaqui consolida Rondonópolis em uma grande campanha de consumo local
-
Rondonópolis03/08/2026 - 15:45Rondonópolis|Após apenas uma empresa se cadastrar e estar inapta, licitação terá que ser remarcada
-
Agro News03/08/2026 - 13:43Falta de aviso sobre seguro agrícola pode gerar indenização ao produtor
-
Artigos03/08/2026 - 14:08A cidade começa na calçada
-
Rondonópolis04/08/2026 - 18:09Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT disponibilizam espaço para pequenos produtores na 52ª Exposul
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:004º ENCONTRO DE COOPERATIVAS NORTOX
-
Mato Grosso04/08/2026 - 19:53Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano








