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Empresas de bioenergia investem R$ 42 bilhões
O setor de bioenergia no Brasil está experimentando uma fase de expansão significativa, com empresas comprometendo R$ 42 bilhões em investimentos voltados para a infraestrutura industrial. Esse montante não inclui os aportes destinados à agricultura, que também estão em alta.
Os recursos estão sendo alocados em diversos segmentos, incluindo a ampliação de fábricas existentes e a construção de novas unidades voltadas para a produção de biodiesel, biometano, etanol celulósico e açúcar. Guilherme Nolasco, presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), destaca que o setor está atento às oportunidades proporcionadas pela transição energética, que envolve várias rotas de produção.
O projeto de lei “Combustível do Futuro”, atualmente em tramitação no Senado, prevê aumentos na mistura de biodiesel e etanol, além de mandatos para biometano e bioquerosene de aviação (SAF). Nolasco acredita que essas medidas sinalizam uma prioridade governamental para os biocombustíveis na transição energética do país.
No setor de biodiesel, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estima que os investimentos em expansão e construção de novas unidades somem R$ 6 bilhões em 2024. Já os investimentos em etanol de segunda geração (E2G) e biogás totalizam R$ 3 bilhões. A produção de açúcar também está recebendo investimentos substanciais, com um total de R$ 4,2 bilhões sendo direcionado para a melhoria das unidades existentes e a instalação de novas fábricas.
A estratégia das usinas de cana tem priorizado a produção de açúcar devido à sua maior rentabilidade em comparação com o etanol. Isso tem liberado espaço para a indústria de milho, que está expandindo sua capacidade de produção de etanol. Juliano Merlotto, sócio da FG/A, observa que muitos investimentos em etanol de milho vêm de usinas de cana que buscam diversificar sua produção.
Usinas como a CerradinhoBio têm investido na construção de novas unidades de processamento de milho, como em Chapadão do Céu (GO) e Maracaju (MS). O milho, por ser uma cultura anual, oferece uma alternativa mais viável e menos onerosa comparada ao etanol de cana, que exige investimentos contínuos em lavouras.
Apesar de a capacidade das indústrias de biodiesel estar 42% ociosa, os investimentos continuam. Julio Minelli, diretor da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), explica que esses aportes estão ligados às expectativas de aumento na mistura e adoção do biodiesel puro (B100) em frotas como as da Amaggi e JBS.
Recentemente, grandes tradings, incluindo Cargill, Bunge e ADM, anunciaram investimentos de R$ 55 bilhões no Brasil, focados em esmagamento de soja e produção de biocombustíveis. O Grupo Potencial também anunciou um projeto de R$ 1,7 bilhão para uma nova usina em Lapa (PR), com capacidade de 900 milhões de litros de biodiesel, com previsão de início em 2026.
No setor de etanol, a CMAA está investindo R$ 3,5 bilhões para ampliar sua capacidade de moagem de 10 milhões para 18 milhões de toneladas até 2033. A BP Bunge também está expandindo sua capacidade de moagem e produção de etanol em Pedro Afonso, Tocantins, com um aporte de R$ 530 milhões.
Os investimentos em biogás e biometano também estão crescendo, com a Associação Brasileira de Biogás (Abiogás) prevendo um aumento da capacidade em 7 milhões de metros cúbicos diários até 2029, requerendo investimentos de R$ 7 bilhões. A tendência é que projetos maiores sejam voltados para biometano e os menores para biogás.
O valor total dos investimentos não abrange os aportes em lavouras e frotas, que somam dezenas de bilhões de reais. A expansão da indústria de etanol de milho é um dos principais destaques, com a União Nacional do Etanol de Milho (Unem) prevendo R$ 15,8 bilhões em investimentos, com projetos em vários estados e conclusão prevista até 2026.
Fonte: Pensar Agro

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Secretaria de Educação interdita seis playgrounds em escolas e creches
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), a pedido da Secretaria Municipal de Infraestrutura, determinou às construtoras responsáveis para que fizessem a imediata interdição dos playgrounds em seis unidades educacionais de Rondonópolis. As estruturas de lazer foram interditadas com o objetivo de garantir a segurança das crianças e evitar eventuais riscos decorrentes de falhas na execução dos projetos.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, ao fazer a solicitação, levou em conta o episódio em relação ao desabamento do telhado no playground do Centro de Educação Infantil (CMEI) Maria de Souza Miranda, no bairro Maria Amélia, no dia 1º de janeiro deste ano. A estrutura caiu após um temporal, sendo entregue pela gestão passada em 2024. Ninguém se feriu no acidente devido ao período de férias.
As unidades que tiveram os playgrounds interditados são as seguintes: CMEI Maria de Souza Miranda, Creche Tipo 2 no Bairro Jardim Ebenézer, CMEI Carlos Alberto de Carvalho, CMEI Nafez Antônio Daud, CMEI Wilse Arena da Costa, e CMEI Magnólia Angélica.
Com as devidas interdições, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informa que vão ser realizadas verificações e análises técnicas detalhadas em todos os playgrounds, assegurando que eles estejam em conformidade com os padrões de segurança exigidos.
A Semed pondera, no entanto, que as aulas nessas unidades irão acontecer normalmente, tendo apenas os playgrounds fechados com tapumes para os trabalhos necessários.
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Vereadores visitam o Residencial Celina Bezerra e ouvem moradores

Foto- Assessoria
O gabinete itinerante da Câmara Municipal de Rondonópolis esteve no bairro Celina Bezerra, na manhã desta terça-feira (14). Os vereadores saíram às ruas para ouvir as demandas da população e entender melhor as necessidades locais.
As reclamações foram diversas e os moradores destacaram o problema do mato alto, que tem sido uma preocupação constante, a falta de iluminação em várias áreas e o pedido por uma área de lazer para as crianças e famílias do bairro. “É fundamental que todos tenham um espaço seguro e agradável para se divertir e relaxar”, afirmou dona Maria Souza, moradora do bairro.
O presidente da Câmara, Paulo Schuh, garantiu que todos os pedidos foram anotados e serão encaminhados através de uma indicação coletiva. “Vamos trabalhar juntos para resolver essas questões e atender às necessidades da comunidade. É assim que a democracia deve funcionar: ouvindo a voz do povo e buscando soluções”, disse.
Durante a visita o presidente também reforçou que a partir de agora, toda terça-feira, o gabinete itinerante estará em uma região diferente. “Isso vai permitir que mais pessoas tenham a oportunidade de se fazer ouvir e trazer suas demandas diretamente aos vereadores”, comentou.
Participaram da ação, além do presidente da Casa Leis, os vereadores Kaza Grande, Alikson Reis, Renan Dourado, Dr Ary Campos, Wesley Claudio, Wellington Pereira e Renan Dourado.
Rondonópolis
Crise: Transporte Público Municipal em Rondonópolis poderá ter linhas reduzidas

Foto- Assessoria
Desde o dia 10 de setembro está em análise na Câmara de Vereadores, o projeto que pede a interferência financeira para que a Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC) possa trabalhar com orçamento garantido até fevereiro de 2025. A proposta é que a AMTC mantenha as operações, sem interrupção, e a população continue sendo atendida pela autarquia sem prejuízos.
Decorridos vários dias e vários sessões sem que o projeto fosse votado pela Câmara, a presidência da AMTC já anunciou que vai reduzir as linhas que estão em operação atualmente. “Se a Câmara tivesse aceitado nossa proposta, não precisaríamos ter que readequar as linhas para poder manter as finanças da Autarquia em dia. Sem essa interferência teremos que reduzir as linhas”, comentou Priscila Paiva, presidente da AMTC.
Os passageiros deve começar a perceber a redução das linhas já na tarde desta quarta-feira (16). As primeiras que vão passar por mudanças serão as da tabela 2, ou seja, aquelas que passam a cada meia hora, em seguida da tabela 3 que corresponde a linha Interbairros que vai operar com menos um veículo. Depois disso serão reduzidas as linhas de reforço e as linhas criadas recentemente e as chamadas de corujão que atendem durante a madrugada.
Caso o projeto seja aprovado na sessão desta semana, a expectativa é que as linhas permaneçam rodando regularmente.
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