Mato Grosso
Encontro em Sorriso discute fortalecimento da infraestrutura de aeroportos de MT

O município de Sorriso recebe, a partir desta terça-feira (23.9), a 3ª edição da Roda de Conversa com Gestores Aeroportuários de Mato Grosso. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico e estimular o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária de Mato Grosso.
O encontro vai ocorrer no Auditório Farroupilha, do Centro de Eventos Ari José Riedi, localizado na Avenida Blumenau. A abertura está marcada para as 8h30 e, logo depois, será realizado o primeiro painel do evento, chamado “Planejamento e Gestão da Infraestrutura Aeroportuária”, para debater a importância dos investimentos na garantia da segurança dos aeroportos.
Entre os painelistas e debatedores estão servidores da Sinfra, representantes do Ministério dos Portos e Aeroportos, administradores de aeroportos e engenheiros especializados na área, entre outros profissionais. A programação inclui vários painéis temáticos e debates, sendo que no último dia será realizada uma visita técnica ao Aeroporto Municipal de Sorriso.
A Roda de Conversa fortalece a integração entre as instituições e promove a troca de experiências. Entre os assuntos que serão discutidos estão o panorama atual das operações aéreas em Mato Grosso e perspectivas para o futuro da aviação regional.
Confira a programação
Terça-feira (23.9)
08h – Credenciamento
08h30 – Abertura
09h30 – Painel: Planejamento e Gestão da Infraestrutura Aeroportuária
13h30 – Painel: Atribuições Institucionais na Aviação Civil: Quem Faz o Quê?
15h30 – Painel: Conhecendo a Central Infra: Plataforma de Acesso à Informação sobre Infraestrutura
16h30 – Painel:Aviação em Mato Grosso: Cenário Atual e Perspectivas Futuras
Quarta-feira (24.9)
08h – Painel: Afinal os Acidentes Estão Aumentando?
10h30 – Painel: Balizamento Aeroportuário: Tecnologia, Normas e Operação
13h30 – Painel: Obras Aeroportuárias: Da Execução à Homologação
16h – Painel: Construindo a Cultura de Segurança nos Aeródromos
Quinta-feira (25.9)
08h30 – Painel: A Atuação Estratégica dos Gestores Aeroportuários de Mato Grosso
13h30 – Visita técnica ao Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
Mato Grosso
Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Rondonópolis07/08/2026 - 16:08Enquanto foco está na 52ª Exposul, articulações para Mesa Diretora da Câmara avançam nos bastidores em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:2718º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis
-
Rondonópolis07/08/2026 - 17:36Noite de romantismo na 52ª Exposul com cantor Eduardo Costa brilhando em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 17:39Pagamento é liberado e motoristas do transporte escolar retomam atividades nesta terça-feira (11)
-
Rondonópolis10/08/2026 - 22:52Assistência Social de Rondonópolis autoriza locação de imóvel por R$ 46,2 mil
-
Mato Grosso07/08/2026 - 17:29Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:00Sindimec Sul MT promove palestra sobre cardans e tecnologia em vedação de motores
-
Artigos13/08/2026 - 14:3863 anos não se constroem por acaso: a liderança por trás da longevidade empresarial








