Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Entidades divulgam nota técnica sobre uso de EPIs como chapéu e capacete no campo

Publicado

Foto- Assessoria

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) por meio do seu representante local, o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, divulgou uma nota técnica para esclarecer o uso de chapéu e do capacete nas atividades rurais no campo previsto na Norma Regulamentadora (NR-31).

A entidade destaca que a norma, em vigor desde 2005, determina que o empregador implemente o Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural (PGRTR) na propriedade, instrumento que exige a identificação dos riscos ocupacionais e a adoção de medidas preventivas proporcionais a cada atividade.

Segundo a CNA, no PGRTR devem constar todos os riscos ocupacionais, como químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, além das medidas de prevenção a serem adotadas para cada risco. Dessa forma, a definição do Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado deve ser feita caso a caso, com base em análise técnica.

Na nota, a CNA pontua que o chapéu é reconhecido na NR-31 como uma forma de proteção contra intempéries climáticas e faz parte dos dispositivos de proteção pessoal listados na norma. Em relação ao capacete, o item é usado como segurança para proteger o trabalhador contra impactos e traumas durante o exercício da atividade.

Na publicação, a confederação ressalta que a norma passou por atualização em 2020 e que a revisão não incluiu qualquer obrigação inédita de uso de capacete nem proibição de chapéu.

“As alterações tiveram como objetivos principais simplificar e desburocratizar a norma, deixando mais claras as regras existentes, sem comprometer a segurança do trabalho”, afirma a nota.

Veja Mais:  Vereador Dico defende nome de Aristóteles Cadidé para assumir a Secretaria de Trânsito

A confederação conclui ressaltando a importância de o produtor rural continuar cumprindo a NR-31, ao realizar a gestão de riscos, fornecer EPIs adequados às atividades e promover a segurança do trabalhador.
Outras informações entre em contato pelos telefones (66) 3423-2990 ou (66) 99956-5283.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Câmara de Rondonópolis decreta ponto facultativo no Carnaval

Publicado

A Câmara Municipal de Rondonópolis informa que será adotado ponto facultativo no âmbito do Poder Legislativo durante o período de Carnaval, conforme estabelece a Portaria nº 025, de 10 de fevereiro de 2026.

De acordo com o ato, as atividades legislativas e administrativas estarão suspensas nos dias 16 (segunda-feira) e 17 (terça-feira), além do período da manhã do dia 18 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas). O expediente será retomado normalmente na quarta-feira (18), a partir das 12h.

A Ordem do Dia e a Sessão Ordinária serão realizadas na quarta-feira, a partir das 13h.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura assina convênio com Estado para reforma de cinco escolas
Continue lendo

Rondonópolis

Mais qualidade de vida: parceria leva óculos novos para idosos em Rondonópolis

Publicado

None Marcos Miraglia – Gcom

Cerca de 400 pessoas da terceira idade que frequentam as atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Rondonópolis estão recebendo óculos novos por meio da parceria da Prefeitura com a Rumo Logística. O projeto Visão para Inclusão leva atendimento especializado para a população que já viveu bastante e agora tem dificuldade para enxergar.

Nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13 de fevereiro, as equipes estão atendendo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Padre Lothar que abrange o público dos Cras da região da Vila Operária. Só nesses dois dias serão disponibilizadas 300 vagas para fazer o exame e receber o óculos de graça.

A parceria para realização do projeto em Rondonópolis aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social que coordena as unidades de Cras da cidade. A primeira-dama e secretária da Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, acompanhou de perto os atendimentos dos idosos e viu a felicidade no rosto de quem vai receber óculos novos.

“Enxergar melhor traz qualidade de vida para nossos idosos, traz autoestima, além de economizar, pois sabemos que esse dinheiro geralmente já é destinado para alimentação e medicação”, comentou a secretária Alessandra Ferreira, acrescentando estar feliz com a grande procura de pessoas da melhor idade.

Marcos Miraglia – Gcom

Três optometristas estão atendendo ao mesmo tempo para dar conta da demanda. O coordenador do projeto Visão para Inclusão, Kalil Saimon, explicou que esse serviço, em dois anos, já entregou 14 mil óculos em cerca de 150 municípios do Brasil.

Veja Mais:  Executivo veta emenda que alterava projeto sobre o Conselho Municipal de Alimentação Escolar

“Projetos como esse, a Secretaria está de portas abertas. Empresas que queiram somar na área da promoção social da gestão Cláudio Ferreira são muito bem vindas”, finalizou Alessandra Ferreira.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Rondonópolis|Gelsão da Saúde solicita manutenção e reforço de equipamentos na Policlínica do Itamaraty

Publicado

Foto- Assessoria

O vereador Gelsão da Saúde apresentou a Indicação Legislativa nº 0269/2026 (Protocolo Legislativo nº 477/2026), solicitando ao Poder Executivo a adoção de providências para melhorias estruturais e aquisição de equipamentos na Policlínica do Itamaraty, localizada na Rua São José Operário, Vila Itamaraty, em Rondonópolis.

A indicação contempla a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado e bebedouros, reparos no telhado e na área de grama, além da aquisição de suportes para soro, macas, mesas novas e oxímetro.

De acordo com o parlamentar, as intervenções são necessárias para garantir melhores condições de atendimento à população, proporcionando mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.

O pedido foi encaminhado ao Executivo Municipal para análise e inclusão no cronograma de manutenção da Secretaria competente.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura assina convênio com Estado para reforma de cinco escolas
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana