Cidades
Escolinhas Esportivas irão atender crianças e jovens em até 10 modalidades esportivas
Abertura do Calendário Esportivo 2025, será realizada logo mais às 18h, no Ginásio Fiotão, momento em que as inscrições poderão ser feitas
A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande vai abrir inscrições para meninos e meninas de 7 a 17 anos que querem iniciar ou se aprimorar no esporte cursando as Escolinhas Esportivas da Superintendência de Esporte e Lazer.
Abertura do Calendário Esportivo 2025, será realizada logo mais às 18h, no Ginásio Fiotão, momento em que as inscrições poderão ser feitas. O momento marca ainda a oferta das vagas.
De acordo com o superintendente de Esporte e Lazer da SMECEL, Edmilson Castro Ferreira do Nascimento, esta é a oportunidade para crianças e jovens de Várzea Grande praticarem várias modalidades esportivas, mas as vagas são limitadas.
Segundo o superintendente, as Escolinhas Esportivas vão atender o público jovem nas modalidades: Futebol, Basquete, Handebol, Voleibol, Natação, Judô, Karatê, Taekwondo, Atletismo e Futsal. “Estaremos com as inscrições gratuitas abertas no Ginásio Poliesportivo do Fiotão, no Ginásio do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) do Santa Izabel, no Miniestádio José Carlos Guimarães e no Miniestádio do São Matheus” informou.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Pe. Edson Sestari destacou que as práticas esportivas também são importantes instrumentos de promoção e inclusão social, com benefícios efetivos nos processos pedagógicos educacionais de crianças, jovens e adultos. “As Escolinhas Esportivas, além de propiciarem a prática esportiva e o lazer, estarão colaborando para o surgimento de atletas com potencial para uma futura carreira no esporte” reforçou.
As Escolinhas Esportivas terão capacidade para o atendimento de até 8 mil pessoas diretamente e cerca de 20 mil indiretamente. A Superintendência de Esporte e Lazer irá fornecer os coletes e já está providenciando uniformes, os materiais e equipamentos necessários para a prática de cada tipo de modalidade dos cursos ofertados.
As aulas estão programadas para ter início no dia 17 de fevereiro em todos os polos e irão movimentar cerca de 100 profissionais da área esportiva da SMECEL durante todo o ano letivo.

Lucas do Rio Verde
Momento Mulher fortalece união feminina da agricultura familiar

Um importante debate voltado ao fortalecimento feminino foi realizado para mulheres da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde nesta quarta-feira (26), durante o Show Safra Mato Grosso 2025.
A tradicional roda de conversa do Momento Mulher, idealizada e liderada pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, foi realizada no Campo 360, estande da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, destacando temas como união feminina, canais de denúncia contra a violência doméstica e independência financeira.
A roda de conversa faz parte das ações do Momento Mulher, um programa que, desde 2021, promove atividades para valorizar o papel da mulher na sociedade e fomentar seu protagonismo.
Durante o evento, as mulheres puderam conversar e expor seus anseios e trocar experiências de vida, conforme explica a primeira-dama Janice Ribeiro.
“Sabemos da importância da mulher na agricultura familiar e queremos que elas se sintam valorizadas, seguras e com oportunidades para crescer. Esta roda de conversa é um espaço para troca de experiências, apoio e conscientização sobre os direitos de cada uma.”
Ironi Fátima Pastore é agricultora familiar. Natural de Tucundu, no Rio Grande do Sul, mora em Lucas do Rio Verde há 20 anos.
Participou do Momento Mulher e definiu o encontro como uma conversa enriquecedora. “Valeu a pena deixar minhas coisas em casa para vir assistir.
Eu acredito muito na união feminina, e sei que nós temos força para lutar, não importa a área da vida”.
Cidades
Alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande concluem quatro cursos na GOE
Os agentes em formação também colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima
Os alunos que estão no curso de formação da Guarda Municipal de Várzea Grande concluíram, nesta quarta-feira (26), quatro cursos na Gerência de Operações Especiais (GOE). Na ocasião, foram ministrados os cursos de noções básicas de explosivos, gerenciamento de crise, contenção de distúrbios e negociações em casos de sequestro.
Conforme o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, GM Juliano Lemos, essas capacitações são essenciais para a formação. “Eu agradeço à unidade Carcará, em nome do coordenador de operações especiais, Frederico Murta, por nos receber e por participar do futuro da Guarda Municipal de Várzea Grande. Parabéns a todos vocês que passaram por esse grande momento, tenho certeza que esse curso trará uma nova missão sobre o nosso trabalho”, frisou.
Na ocasião, os alunos passaram por uma grande simulação de sequestro a mão armada. Os integrantes da Guarda Municipal tiveram de isolar o local para evitar que a imprensa, transeuntes, familiares e amigos da vítima e do acusado interferissem, enquanto a guarnição fazia a primeira negociação com o sequestrador.
Após as negociações, os alunos da Guarda Municipal colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima.
O coordenador de ensino da GOE, investigador Bruno Monti, destaca o empenho dos alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande. “Vejo o brilho e dedicação de todos vocês. Eu agradeço pela confiança que a Guarda teve conosco. Sempre estaremos à disposição desta instituição para vir fazer mais cursos e estar mais próxima de nós”, destaca Monti.
O coordenador da GOE, delegado Frederico Murta, incentiva os alunos a continuarem estudando e buscando capacitações. “Essas aulas são só o começo de uma grande caminhada que vocês têm pela frente na segurança pública. Busquem sempre o conhecimento, pois vejo que determinação e vontade vocês têm”, disse Murta.
O aluno da Guarda Municipal, Daniel Lucas Taques de Lima, é filho de um ex-integrante do GOE, Wisno Ribeiro, relata sobre os conselhos do pai para seguir carreira na segurança pública. “Meu pai sempre fala sobre a disciplina, dá diversos conselhos e conta histórias de trabalho. Tenho muito orgulho dele e admiro muito também a GOE. Então, fiquei muito feliz pelo curso e esse momento ficará marcado na minha vida”, disse o GM Taques.
Cidades
Gestão Fazendária estará no Acelera VG para tirar dúvidas e prestar orientações
Segunda edição do programa será realizada no bairro Construmat, nesta sexta-feira, dia 28
A Secretaria Municipal de Gestão Fazendária de Várzea Grande estará presente, nesta sexta-feira, dia 28, na segunda edição do programa Acelera VG, que será realizada no bairro Construmat. A Pasta estará prestando atendimentos, bem como emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM), boleto de parcelamento de tributos e orientações.
Conforme o secretário de Gestão Fazendária, José Francisco Mazzuco Júnior, durante o evento, os munícipes poderão aproveitar os serviços da Secretaria, como também buscar informações acerca do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e programa de Recuperação Fiscal (Refis).
“Nossas equipes estarão no Acelera VG fazendo atendimentos diretos à população. Estamos também atendendo pelo WhatsApp pelo número (65) 98459-8124 para emissão do boleto do IPTU. Nossas equipes estão totalmente preparadas para atender os nossos munícipes, seja no online ou no presencial, seja na Prefeitura, na Subprefeitura ou nas edições do Acelera VG”, disse Mazzuco.
O secretário convida os munícipes em débito com o Município para que regularizem a situação por meio do Refis para que possam usufruir de descontos dentro do IPTU. “O Refis é uma grande oportunidade para os várzea-grandenses estarem com as contas totalmente quitadas junto ao Fisco Municipal com até 95% de descontos sobre multas e juros. Com as contas em dia, os munícipes podem garantir descontos no IPTU, além de outras vantagens e benefícios. Ressalto que a arrecadação é fundamental para o Município investir em melhorias na saúde, na educação e na infraestrutura”, argumenta José Francisco.
-
Vídeos20/03/2025 - 15:41
Veja o vídeo; Influencer faz estimativa de quanto uma praça de pedágio da BR-163 fatura
-
Esportes21/03/2025 - 00:30
Vinicius Júnior salva o Brasil nos acréscimos em vitória dramática sobre a Colômbia
-
Saúde21/03/2025 - 14:19
Pais que não vacinarem filhos contra a Covid-19 podem ser multados, decide Terceira Turma
-
Esportes21/03/2025 - 00:01
João Fonseca estreia com vitória de virada no Masters 1000 de Miami
-
Rondonópolis20/03/2025 - 20:00
Equipe do Centro Pop recebe capacitação de primeiros socorros
-
Rondonópolis21/03/2025 - 22:29
Vereador Wesley Cláudio e Secretária Tânia falam sobre esforços para superar crises na saúde de Rondonópolis
-
Rondonópolis21/03/2025 - 17:30
Curso de Pregoeiros fortalece a excelência nas compras públicas em Rondonópolis
-
Rondonópolis21/03/2025 - 16:30
Sanear realiza atividades na praça para marcar o Dia Mundial da Água