Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Fapemat é destaque na 1ª edição da Revista em Rede Confap

Publicado

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) lançou a primeira edição da revista Ciência em Rede CONFAP, publicação que reúne experiências bem-sucedidas de pesquisas científicas e soluções tecnológicas apoiadas pelas fundações estaduais em diferentes regiões do país. A iniciativa integra as comemorações pelos 20 anos do Conselho e busca aproximar a produção científica da sociedade, ao mesmo tempo em que evidencia o papel estratégico da articulação entre as FAPs – Fundações de Apoio à Pesquisas, parceiros nacionais e internacionais ao longo das últimas duas décadas.

O lançamento ocorreu durante a abertura do 71º Fórum Nacional CONFAP, , realizado no auditório Ayuru, no Aipana Plaza Hotel, em Boa Vista, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do YouTube do CONFAP.

Revista Ciência em Rede CONFAP


Idealizada por um grupo de trabalho formado por assessores de comunicação das FAPs e do Conselho, a revista contará com três edições em 2026, e apresentará à sociedade reportagens sobre casos de sucesso de iniciativas fomentadas pelas 27 Fundações, além de artigos de opinião de parceiros do Conselho que abordarão ações estratégicas e as contribuições da CT&I para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país.

Primeira edição

Nesta edição inaugural, a revista apresenta ao público reportagens de casos de sucesso fomentados por oito Fundações, das cinco regiões do país: FAPDF (Distrito Federal), Fapemat (Mato Grosso), Fapema (Maranhão), Fapepi (Piauí), Fapesca (Pará), Faperr (Roraima), Fapes (Espírito Santo) e Fapesc (Santa Catarina).

Veja Mais:  Sesp-MT abre processo seletivo para contratação de Odontólogos e Técnicos de Saúde Bucal


Além dos casos de sucesso apoiados pelas FAPs, teve destaque nesta edição a Iniciativa Amazônia+10, uma aliança coordenada pelo Confap, com apoio de parceiros nacionais e internacionais, voltada à ampliação do financiamento à pesquisa e à inovação na Amazônia Legal.

A revista também apresenta um artigo sobre a atuação da área de Cooperação Internacional do Confap, responsável por conectar iniciativas internacionais de CT&I às FAPs e aos pesquisadores brasileiros, ampliando oportunidades de colaboração científica e tecnológica.

Para esta primeira edição da revista, o Conselho convidou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que escreveu um artigo de opinião sobre a atuação do Governo Federal em articulação com os sistemas estaduais de CT&I, além do papel estratégico das FAPs no fortalecimento do ecossistema nacional de CT&I.

Para o presidente do Confap, Marcel do Nascimento Botelho, a revista simboliza um marco na história do Conselho, e ao apresentar à sociedade casos de sucesso de iniciativas fomentadas pelas FAPs, a publicação contribuirá para o fortalecimento da divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação no país:

“A revista Ciência em Rede CONFAP nasce em um momento muito especial para o Conselho, que celebra 20 anos de história em 2026. Ao longo dessas duas décadas, o Confap tem desempenhado um papel relevante no fortalecimento da CT&I no Brasil, por meio da articulação das 27 Fundações vinculadas e de iniciativas estratégicas com parceiros nacionais e internacionais. A revista será um importante meio de comunicação para apresentar à sociedade brasileira alguns dos resultados concretos desse trabalho coletivo voltado ao fomento da CT&I nas cinco regiões do país”, destaca Marcel Botelho.

Veja Mais:  Corpo de Bombeiros intensifica busca por homem desaparecido em zona rural de Luciara

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Marcos de Sá Fernandes da Silva, destacou que “o lançamento da revista Ciência em Rede CONFAP representa um avanço importante na valorização da ciência produzida nos estados, ressaltando que a iniciativa fortalece a visibilidade das pesquisas apoiadas pelas FAPs e evidencia o impacto direto da ciência no desenvolvimento regional e nacional. Segundo ele, ao reunir casos de sucesso e experiências inovadoras de diferentes regiões, a publicação contribui para aproximar a sociedade do conhecimento científico e reforça o papel estratégico das fundações no fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Para ler a 1ª edição da revista Ciência em Rede CONFAP clique aqui:

https://news.confap.org.br/wp-content/uploads/2026/03/REVISTA-CIENCIA-EM-REDE-CONFAP-1a-EDICAO-MARCO-DE-2026.pdf

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  Conselho realiza Conferência Estadual de Direitos da Pessoa Idosa

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  Polícia Civil cumpre mandados contra traficantes que utilizavam drones para enviar drogas para presídios

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  Corpo de Bombeiros intensifica busca por homem desaparecido em zona rural de Luciara

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).

A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.

De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.

Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Abertas inscrições para curso de capacitação na MT Escola de Teatro
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana