Política MT
Festa do Milho pode fazer parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Incentivando a cultura em Mato Grosso, o deputado estadual João Batista (Pros), apresentou na sessão vespertina desta última terça-feira (19), um projeto de lei que insere no calendário oficial de eventos do estado a Festa do Milho, que é anualmente realizada no segundo sábado do mês de abril, no município de Sapezal.
Sapezal é um município de fronteira tendo como principal atividade econômica local o agronegócio, em especial a agricultura, com destaque para a cultura de soja, algodão, milho, entre outros.
“O município é considerado nacionalmente como o 3º maior produtor de grãos e atrai todos os anos turistas de todo Mato Grosso e do Brasil para a tradicional festa. Espero que, com a minha iniciativa, que contou com a ajuda dos vereadores Osmar Favini, Manezinho e Pastor Adilton, o turismo no local seja ainda mais incentivado”, disse o deputado.
A iniciativa do deputado foi originada após uma reunião com comitiva de vereadores do município de Sapezal em seu gabinete. Na oportunidade, estiveram presentes os vereadores Osmar Favini (Pros), que também é presidente da Câmara Municipal da cidade, Manoel Nascimento (Pros), o “Manezinho” e Pastor Adilton (PDT), que apresentaram suas demandas.
Além da parte cultural, os vereadores trataram também de pautas voltadas para segurança pública e infraestrutura. “Ficamos gratos pela recepção oferecida pelo deputado e toda a sua equipe. Aqui no município de Sapezal, com a ajuda dos demais vereadores, iremos buscar o apoio necessário na Assembleia Legislativa ao lado do João Batista”, disse o vereador Manezinho.
A festa surgiu no ano de 2007 e este ano completa sua 11ª edição, com público esperado de mais de 10.000 pessoas. De acordo com os parlamentares municipais, o objetivo do evento é enaltecer a importância do milho na cultura agro. Em razão da importância do grão para a economia local, foi instituído através da Lei Municipal n. 939/2011, no calendário municipal, o Dia da Festa do Milho.
Política MT
Wilson Santos contesta cobrança de novo pedágio e alerta para injustiça social
Política MT
PL convoca convenção estadual para definir candidaturas e coligações em Mato Grosso
Política MT
Pivetta afirma “pular para dentro e resolver” falta de água em VG
O governador citou que escassez do recurso revela omissão e falta de humanismo das gestões anteriores

Foto-Assessoria
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos), nesta segunda-feira (13) nas suas redes sociais, afirmou que irá “pular para dentro e resolver” o problema da falta de água em Várzea Grande.
Pivetta acrescentou que o recurso é indispensável para os várzea-grandense viverem com dignidade e, por isso, não aguardará soluções externas serem apresentadas.
“Não admito que nos dias de hoje, com tudo que temos, alguém ainda em Mato Grosso não tenha esse bem básico para viver com o mínimo de dignidade. Nós vamos procurar em vez de criticar ou esperar. Vamos pular para dentro e ajudar a resolver”, pontuou.
Recentemente, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou que precisa receber ajuda do governo estadual para melhorar a distribuição da água. Ela relatou que a prefeitura não tem recursos para regularizar as pendências do Departamento de Água e Esgoto (DAE).
Pivetta, então, classificou as gestões anteriores do município como omissas e sem humanismo por não solucionarem a escassez da água.
“É muito difícil estar governando e aceitar isso como algo normal. Eu não aceito. Vamos trabalhar para resolver a saga desse povo mato-grossense. Nosso plano está sendo elaborado. Muito em breve, faremos a aliança pela água. Considero omissas as gestões que deixaram essa situação durante muito tempo. Falta de humanismo, porque água é necessidade primária, ninguém vive sem água”, avaliou.
O governador concluiu dizendo conhecer os transtornos causados pela falta de água, porque enfrentou a falta do recurso quando chegou em Cuiabá. Ele nasceu no Rio Grande do Sul e mudou-se para a capital mato-grossense no ano de 1982.
“Eu sei, porque experimentei o que é não ter casa sem água. Chegamos em Mato Grosso e, durante os dez primeiros dez anos, nós pegávamos água de balde, de poço e levávamos para casa fazer comida, tomar banho. Sei o que é viver sem água”, completou.
-
Rondonópolis10/07/2026 - 08:53Roseane Prado afirma que concluirá ciclo com Thiago Silva antes de possível ida para o Staff de Cláudio Ferreira
-
Mato Grosso10/07/2026 - 12:16Servidora do Estado tem aposentadoria negada mesmo amparada por decisão por diferenciação de gênero do STF
-
Policial10/07/2026 - 12:58Operação Adsumus tem Rondonópolis como foco e mira facção ligada a bingos ilegais
-
Mato Grosso10/07/2026 - 17:50Projeto Conhecendo o Artesão recebe produtora de colares, brincos e cesteiras a partir de sementes naturais
-
Rondonópolis10/07/2026 - 19:17Mistério na Câmara: vereador deve se licenciar por um ano e bastidores apontam novo destino político
-
Esportes12/07/2026 - 21:38Cuiabá empata com o São Bernardo fora de casa pela Série B
-
Rondonópolis14/07/2026 - 13:03Corrida Flamboyan Esportes 2026 promete agitar Rondonópolis em agosto
-
Rondonópolis14/07/2026 - 13:58Faltam 20 dias para a 52ª Exposul e contagem regressiva começa; abertura terá apresentação de Primos do Agro








