Mato Grosso
Fiscal do lixo percorre ruas de Cuiabá para conscientizar população
Figura folclórica de Cuiabá e ambientalista, Hélio Augusto Gomes, 61 anos, atua por 13 anos na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), limpando as ruas da cidade. No aniversário de 300 anos da capital mato-grossense o fiscal do lixo, como é conhecido, participará de ações com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.
“Nos 300 anos vou sair às ruas para orientar a população e continuar buscando melhorias para o aterro sanitário, fortalecimento das cooperativas, fazer compostagem e seguir a carta da Sustentabilidade, que é uma luta incansável”.
Nascido no Pantanal Mato-grossense, o ambientalista sempre teve uma forte relação com a fauna e a flora e vivenciou a época de uma Cuiabá ainda com berço sustentável e ecológico. A medida que os anos passavam ele criava um vínculo cada vez maior com o meio ambiente e logo observou a necessidade de conscientizar a população para que fizesse o descarte correto do lixo.
Assim ele criou o personagem ‘Fiscal do Lixo’. Com um apito e dois cartões, um vermelho e um verde, ele percorre ruas e participa de eventos com intuito de amenizar o uso excessivo de plástico na cidade.
“Meu Trabalho é de sensibilizar o cidadão a descartar corretamente o seu lixo na lixeira. Eu levo uma lixeira para que não tenha desculpa, se eu pegar no flagra dou cartão vermelho e apito para pessoa perceber que cometeu uma infração. Se a pessoa fizer o descarte correto eu dou cartão verde”.
O trajeto que ele costuma fazer a pé ou melhor dizendo com o “Mocotó Móvel” é saída de sua residência no bairro Duque de Caxias, sentido Filinto Muller e segue até o Parque das Águas, Assembleia Legislativa, Centro Político Administrativo, assim, chegando na Sema.
Volta pela Av. do CPA, passa em frente ao shopping Pantanal e vira na Avenida Mato Grosso até sua chegada em casa. Ele procura fazer trajetos diferentes para cobrir uma parte grande e movimentada da cidade todos os dias.
Hélio faz parte do desenvolvimento nacional de catadores de Mato Grosso e ajudou na lei de política nacional de resíduos sólidos n°12.305, sancionada e regulamentada em 2010. A Lei foi criada com objetivo de fortalecer cooperativas de catadores e coleta seletiva nas cidades.
Catador de latinhas autônomo, ele destaca que é um trabalho digno que além de ajudar a cidade também o ajuda a pagar passagens para congressos que acontecem pelo Brasil, como um que participou em São Paulo. Entre os últimos eventos importantes em que seu Hélio participou esta um evento internacional no Rio de Janeiro e uma qualificação em Goiânia promovida por entidades nacionais de Catadores de Materiais Recicláveis.
O sonho do ambientalista é criar um comitê de mobilização de limpeza urbana nas cidades com base na lei. “Seria para tornar o planeta saudável, sustentável, com descarte consciente de todo tipo de lixo. É importante parcerias com a prefeitura, empresas, igrejas e industrias para que haja uma responsabilidade compartilhada. Também é importante fazer cartilhas, jogos e charges para atingir o público infantojuvenil que é o futuro do planeta”.
Seu Hélio vê os órgãos púbicos como um espelho para sociedade mudar seus hábitos e faz questão de estar sempre fiscalizando a Sema, secretaria na qual é ligado. Para ele é preciso gostar de cuidar do meio ambiente sem visar o capital, sempre cuidando da qualidade de vida. “Eu faço meu percurso com o pensamento de ser e prazer e tentando sensibilizar um pouco a sociedade que nos dias atuais só pensa em ter”.
Dentre todas as atuações já realizada pelo fiscal, a que ele tem um xodó e orgulho maior é o resgate do Rio Mutuca, em Chapada dos Guimarães, onde em trabalho de Educação Ambiental retirou 3 toneladas de lixo do rio e instalou 15 lixeiras e várias placas educativas no percurso até o Rio Coxipó.
“Vou continuar minha luta para conscientizar a população de Cuiabá e região da importância de viver numa cidade mais limpa”, diz o fiscal do lixo sobre seus planos para as comemorações dos 300 anos da capital mato-grossense.
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
-
Artigos13/08/2026 - 14:3863 anos não se constroem por acaso: a liderança por trás da longevidade empresarial
-
Rondonópolis14/08/2026 - 17:09Sindicato Rural esclarece destinação de R$ 6,9 milhões em recursos públicos para a 52ª Exposul
-
Artigos13/08/2026 - 14:42Agro em ano eleitoral: até onde podem ir os incentivos e benefícios fiscais?
-
Saúde13/08/2026 - 14:53Mesmo com sinais de Alzheimer, a alimentação ainda pode proteger o cérebro…..
-
Rondonópolis17/08/2026 - 10:23Flashback Brothers: dois DJs, dois equipamentos e uma nova maneira de viver o flashback em Rondonópolis
-
Mato Grosso14/08/2026 - 14:44Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina
-
Rondonópolis14/08/2026 - 14:51RGA da pandemia e perdas reais reacendem pressão dos servidores sobre a gestão municipal
-
Esportes17/08/2026 - 20:45Atleta de Rondonópolis é campeão pelo Grêmio na Copa Base Sub-9 em Teutônia







