Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

GASP reúne órgãos públicos e discute ações preventivas no período chuvoso

Publicado

Foto- Assessoria

O Gabinete de Apoio à Segurança Pública (GASP) realizou uma reunião nessa quinta-feira (09) com diversas entidades e órgãos municipais e estaduais para debater ações preventivas e estratégias de resposta para situações de emergência no período chuvoso.  

A reunião teve como objetivo principal a elaboração de um protocolo de ações para socorrer a população ribeirinha e conscientizar os moradores sobre os riscos associados às chuvas intensas. O encontro também abordou a utilização de recursos municipais e dos órgãos de segurança para minimizar os impactos e garantir a segurança da população. 

“O desejo da gestão é estar próxima da segurança pública. Queremos que a população seja o foco das discussões”, afirmou o secretário do GASP, Subtenente Guinâncio. 

Além de tratar da segurança pública, os participantes discutiram problemas estruturais do município, como a falta de planejamento em drenagem urbana. O secretário de Governo, Mykaell Vitorino, destacou a necessidade de enfrentar os desafios herdados de gestões anteriores“Esses problemas recorrentes agora recaem sobre nós, e a população vai cobrar. Temos, sim, a responsabilidade de não deixar a população sofrer, preservando principalmente a vida das pessoas e, posteriormente, seus bens”, enfatizou Vitorino. 

Para agilizar a comunicação em situações de emergência, foi criado um grupo no WhatsApp com representantes de todos os órgãos envolvidos, garantindo respostas mais rápidas e integradas. 

Participaram do encontro representantes da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER), Energisa, Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (SANEAR), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, 18º GAC, e das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente (Semma), Transporte e Trânsito, e Governo. 

Veja Mais:  Vereador Paulo Schuh propõe prioridade de atendimento a contadores em órgãos públicos municipais

Rondonópolis

Portões abertos, cofres públicos também: Câmara aprova R$ 2 milhões para a Exposul em Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei nº 247/2026, de autoria do Poder Executivo. A matéria autoriza o município a celebrar um convênio de fomento econômico no valor de R$ 2 milhões com o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis para a realização da tradicional 52ª Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso).

A proposta, enviada pelo Executivo em regime de urgência, teve essa primeira etapa aprovada por 14 votos favoráveis a 2 contrários, enquanto o texto-base do projeto foi aprovado por 18 votos. O principal objetivo da medida é assegurar portões abertos com entrada inteiramente gratuita para toda a população durante os dias do evento, agendado para ocorrer de 03 a 09 de agosto de 2026 no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias.

Conforme o projeto, o recurso municipal se soma a outros aportes públicos e institucionais, totalizando quase R$ 7 milhões em investimentos conveniados. O Governo do Estado de Mato Grosso entra com o maior aporte, no valor de R$ 4,5 milhões. O SENAR e a APROSMAT destinam R$ 200 mil cada, enquanto a APROSOJA contribui com R$ 100 mil. O restante do valor será de responsabilidade do próprio Sindicato Rural e de parceiros privados.

“O evento vai ter um aporte de quase 7 milhões de reais de recursos públicos para custear a festa. E isso é importante porque possibilita a festa ser gratuita. A preocupação nossa dos vereadores aqui era justamente que nós não ficássemos apenas com a entrada gratuita, mas que também lá dentro o cidadão, o trabalhador, a família pudesse ter também preços acessíveis na bebida, na alimentação, no parquinho, no estacionamento. Não adianta o cidadão poder ir no evento e não poder desfrutar. Essa foi a grande discussão dos vereadores e a cobrança nesse sentido,” explicou o vereador Ibrahim Zaher.

Veja Mais:  Aniversário de Rondonópolis vai ter muita cultura no Casario

O parlamentar também aproveitou para desmentir boatos de bastidores sobre uma possível rejeição à proposta.

“Começou um comentário de que os vereadores poderiam derrubar o projeto. Em momento nenhum nenhum vereador falou de derrubar o projeto. Na verdade, a nossa preocupação era como seria feita a cobrança dos demais serviços lá dentro”, esclareceu.

Diante das cobranças dos vereadores, Ibrahim explicou que os organizadores da Exposul formalizaram o compromisso de que os valores dos produtos e serviços internos não serão exorbitantes e que as tabelas de preços serão fixadas de modo visível logo nas entradas do parque.

Continue lendo

Rondonópolis

Vereador propõe criação de feriado municipal em homenagem a São João Batista em Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Rondonópolis propõe a criação de um feriado municipal em homenagem a São João Batista, padroeiro da cidade. A iniciativa do vereador Professor Alikson Reis (Podemos), busca reconhecer a importância histórica, cultural e religiosa do santo para a formação da identidade do município.

De acordo com a proposta, a data passaria a integrar oficialmente o calendário de feriados municipais, possibilitando a realização de celebrações religiosas, atividades culturais e eventos voltados à valorização das tradições locais.

O autor do projeto destaca que São João Batista possui forte ligação com a história de Rondonópolis e é uma referência para milhares de fiéis que participam anualmente das festividades em sua homenagem. A medida também pretende fortalecer o patrimônio cultural e religioso do município.

Caso aprovado pela Câmara e sancionado pelo Poder Executivo, o feriado municipal passará a ser observado oficialmente em Rondonópolis, consolidando a data como um momento de celebração da fé e das tradições da comunidade local.

O projeto será analisado pelas comissões permanentes da Casa antes de seguir para votação em plenário nas próximas semanas.

São João Batista

É uma das figuras mais importantes do cristianismo. Segundo a tradição cristã, ele foi o profeta que anunciou a chegada de Jesus Cristo e realizou seu batismo nas águas do rio Jordão.

Filho de Zacarias e Isabel, João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus Cristo. Sua missão era preparar o povo para a vinda do Messias, pregando a conversão, o arrependimento e o batismo.

Veja Mais:  Duplicação da Avenida Poguba avança e cronograma será cumprido

São João Batista e Rondonópolis

São João Batista é o padroeiro de Rondonópolis. A devoção ao santo está ligada às origens do município, e sua festa religiosa é uma das mais tradicionais da cidade, reunindo celebrações religiosas, procissões e eventos culturais todos os anos.

Por sua importância histórica e religiosa, frequentemente surgem propostas para reforçar seu reconhecimento oficial, como a criação de feriado municipal em sua homenagem.

Continue lendo

Rondonópolis

Liquidaqui 2026 será lançado no dia 30 e promete aquecer o comércio de Rondonópolis

Publicado


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis realiza no próximo dia 30 de junho, às 19h, o lançamento oficial da 23ª edição do Liquidaqui 2026, uma das maiores campanhas de incentivo ao comércio local da região.

O evento marcará o início da mobilização dos empresários e comerciantes para mais uma edição da campanha, que acontecerá entre os dias 4 e 19 de setembro. O objetivo é fortalecer as vendas, movimentar a economia e valorizar o comércio de Rondonópolis, incentivando os consumidores a comprarem nas empresas participantes.

A programação de lançamento contará com a palestra “O Poder das Vendas”, ministrada por Cristiano Lopes, que abordará estratégias para impulsionar resultados, conquistar clientes e potencializar oportunidades de negócios.

De acordo com o diretor comercial da CDL Rondonópolis, Diego Pereira, o Liquidaqui chega à sua 23ª edição consolidado como uma importante ferramenta para o fortalecimento do comércio local. “A cada ano, o Liquidaqui ganha novos formatos e se moderniza para atender cada vez melhor os nossos associados. É um evento que aquece a economia local e, por isso, sempre reforçamos a importância de os comerciantes se prepararem para esse período. A CDL investe e trabalha para que a campanha seja um sucesso, mas é fundamental que os lojistas também façam a sua parte, oferecendo promoções, condições especiais de pagamento e oportunidades diferenciadas para os consumidores. Dessa forma, conseguimos criar um ambiente favorável para as vendas e tornar o Liquidaqui 2026 uma edição ainda maior”, destacou.

Veja Mais:  Prefeito prestigia festa de aniversário de 30 anos da AATI

Neste ano, o Liquidaqui chega com uma premiação ainda mais atrativa. Serão sorteados mais de 500 vales-compras, além de 10 iPhones 17 para os consumidores que participarem da campanha.

Para concorrer, basta realizar compras nas lojas identificadas com o selo “Eu Sou Liquida”. A cada compra, o consumidor receberá cupons para participar dos sorteios, fortalecendo a relação entre clientes e empresas locais.

Mais do que uma campanha promocional, o Liquidaqui se consolidou como uma importante ferramenta de fortalecimento da economia de Rondonópolis, estimulando o consumo, gerando oportunidades para os lojistas e premiando os consumidores que escolhem comprar no comércio da cidade.

A expectativa da CDL é que a edição 2026 supere os resultados dos anos anteriores, movimentando diversos segmentos e reforçando a importância de prestigiar as empresas que investem e geram emprego e renda no município.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana