Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Governo de MT publica editais para seleção de estudantes e professores para intercâmbio em 2024

Publicado

O Governo de Mato Grosso publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (27.10), os critérios de seleção de estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino para a 2º edição do programa de intercâmbio Mato Grosso no Mundo, para a edição de 2024.

O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, permitindo aos estudantes e professores uma experiência de estudo e imersão cultural na Língua Inglesa, para proficiência de suas habilidades e competências de interculturalidade.

A exemplo da edição anterior, em 2024 os selecionados também irão para Inglaterra, onde o programa tem duração de três semanas e será realizado em data ainda a ser definida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Serão selecionados 100 estudantes, que serão divididos em dois grupos, com critérios de seleção distintos, de acordo com o edital. Do total de participantes, 50 serão selecionados obedecendo a disponibilidade de vagas entre as 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs) das quais os estudantes fizeram parte no ano letivo de 2023.

“Todo estudante do Ensino Médio da rede pública estadual está concorrendo, desde que tenha sido estudante do 9º ano do Ensino Fundamental ou de qualquer ano do Ensino Médio. Contudo, aqueles que já foram contemplados na 1ª edição do program não irão concorrer novamente, para garantirmos que os demais estudantes também tenham essa grande oportunidade”, explica o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Veja Mais:  Seplag inicia nova fase de ciclo de capacitação na Escola de Governo

O programa ainda prevê outros requisitos, como ter, no mínimo, quatro certificados na plataforma Mais Inglês MT emitidos no ano letivo de 2023, que equivalem à conclusão de pelo menos quatro níveis do curso de Inglês Geral da plataforma. Já os estudantes das escolas indígenas deverão ter, no mínimo, dois certificados na plataforma Mais Inglês MT emitidos em 2023, além de outros requisitos previstos no edital.

“São detalhes importantes que todos devem observar e procurar cumpri-los durante o ano letivo”, completa o secretário.

Para os professores, serão ofertadas 14 vagas para os que lecionam Língua Inglesa dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 2023, o que corresponde a uma vaga por DRE. Profissionais que tenham sido contemplados na 1ª edição, seja como professores ou monitores, não poderão ser selecionados para a edição de 2024.

Para os educadores, alguns critérios para a classificação envolvem: ter habilitação em Língua Inglesa, que o professor esteja atribuído em sala de aula, que esteja inscrito na Plataforma Mais Inglês MT, ter exame de proficiência TOEIC ou certificado emitido pela plataforma EF Education First, entre outros requisitos descritos no edital.

O secretário de Educação ressalta que a participação de professor interino será permitida em apenas um caso: na hipótese de não haver preenchimento de vagas nas DREs por professor que não tenha cumprido os requisitos estabelecidos. “Mesmo assim, para que se enquadre, o professor interino deverá satisfazer os mesmos critérios estipulados aos professores do quadro de carreira”.

Veja Mais:  Treinadores têm até sexta-feira (14) para se inscrever no edital Bolsa Técnico do Governo de MT

Todas as vagas disponibilizadas serão preenchidas desde que haja estudantes e professores classificados em conformidade aos critérios estabelecidos pelos editais.

As despesas relativas ao deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, eventuais reuniões de orientação agendadas pela Seduc-MT, bem como embarques e desembarques, além das demais despesas do intercâmbio serão custeadas pelo Governo de Mato Grosso.

Confira AQUI os editais n° 022 e 023/SEDUC/2023 do programa de intercâmbio MT no Mundo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

CONFEF decreta intervenção administrativa no CREF17/MT e afasta conselheiros por 120 dias em MT

Publicado

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) decretou intervenção administrativa no CREF17/MT devido à insuficiência no número de conselheiros necessários para garantir o funcionamento administrativo e deliberativo previsto no regimento interno da entidade.

A medida resultou no afastamento dos 13 conselheiros titulares de suas funções, incluindo cargos de diretoria e participação em câmaras técnicas, a partir do dia 8 de maio de 2026, pelo período inicial de 120 dias.

Segundo o CONFEF, a intervenção tem como principal objetivo restabelecer a regularidade institucional do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso, assegurar a continuidade dos serviços de fiscalização profissional no estado e viabilizar a convocação de novas eleições para recomposição do plenário.

Ainda conforme informado, os atendimentos e atividades essenciais do conselho continuarão sendo realizados normalmente durante o período de intervenção.

A decisão foi oficializada por meio da Resolução CONFEF nº 618/2026.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Governo de Mato Grosso expandiu Operação Lei Seca para interior do Estado e prendeu 3.748 pessoas
Continue lendo

Mato Grosso

Promoção “Kitubaína Hits” de copo exclusivo com caixa de som integrada chega à reta final

Publicado

A campanha é válida em todo o território mato-grossense e conta com vários pontos de troca no estado

Com a proximidade da copa do mundo de futebol em junho, e a chance de mais uma vez torcermos pelo hepta da seleção brasileira, a refrigerantes Kitubaína lançou em todo o estado de Mato Grosso a promoção “Kitubaína Hits”. Que une, o sabor tradicional da bebida à paixão pela música e pelo futebol, a promoção oferece aos consumidores a oportunidade de adquirir um item colecionável e tecnológico, um copo personalizado, nas cores verde, amarela e branca, com caixa de som integrada.

A ação foi pensada para celebrar a vibração única de uma Copa do Mundo e o espírito de celebração coletiva. Para participar da promoção é muito simples e acessível a todos os fãs da marca em todo o estado de Mato Grosso. Basta juntar cinco tampinhas identificadas com a inscrição “HITS”, mais o valor de R$ 29,90 e fazer a troca em um dos postos autorizados pelo copo exclusivo com caixa de som.

Mas não perca tempo, a campanha entra agora em sua reta final. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 27 mil unidades do brinde. A promoção é válida em todo o território mato-grossense e conta com vários pontos de troca no estado (lista no site www.marajarefrigerantes.com.br ). As trocas serão realizadas enquanto durarem os estoques.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Governo planeja trabalhar com Icmbio em ações de infraestrutura e melhoria do Parque Nacional
Continue lendo

Mato Grosso

Manejo do caruru em função das biotecnologias de soja será um dos destaques do 26º Encontro Técnico de Soja

Publicado

O avanço do caruru (Amaranthus spp.) nas lavouras de soja tem se tornado um dos maiores desafios fitossanitários para os produtores em todas as regiões do país. No 26º Encontro Técnico de Soja, o assunto será um dos destaques no evento promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), ocorre entre os dias 12 a 14 de maio, em Cuiabá.

O pesquisador da área de Matologia da Fundação MT, Vicente Pontes, que abordará a temática “Manejo do caruru em função das biotecnologias de soja”, destacou alguns tópicos de sua palestra no painel 6, juntamente com o pesquisador Dr. Lucas Barcellos. “Aplicar o herbicida de forma inadequada pode fortalecer o caruru. Neste contexto, um manejo mal planejado pode fortalecer a planta daninha.  E quando o caruru aparece na lavoura, é um sinal de alerta para o produtor. Aplicar o herbicida sem uma estratégia de manejo só aumenta a interferência do caruru e a solução está no manejo correto. Vamos discutir o manejo de caruru em função de biotecnologias no Encontro Técnico de Soja”, explicou.

Em especial para os agricultores de Mato Grosso, o gerente de pesquisas, serviços e operações da Fundação MT, Luís Carlos de Oliveira, explica que será uma oportunidade única para adquirirem mais conhecimento sobre o manejo correto do caruru em suas lavouras. “Sem dúvidas será um painel de destaque no encontro, com informações e dados ligados ao controle de caruru que é uma planta daninha que tem causado muitos problemas principalmente na região oeste do Mato Grosso, pois é de difícil controle e tem se expandido assustadoramente. Nós temos um projeto em Sapezal, na Fazenda Tucunaré, um projeto em parceria com a Amaggi, Grupo Locks e várias outras Empresas parceiras, onde nós testamos várias biotecnologias com controle químico e esse é um dos projetos que apresentaremos aos participantes neste evento”, finalizou.

Veja Mais:  Governo de MT investe em pesquisa com mandioca para fortalecer a agricultura familiar

Durante os intervalos dos painéis, todos os participantes poderão interagir e compartilhar experiências. O evento ocorrerá no Hotel Gran Odara, em Cuiabá, no período de 12 a 14 de maio. As inscrições para o evento ainda estão abertas é e podem ser feitas pelo www.fundacaomt.com.br.

 

FMT – A Fundação MT é uma instituição privada sem fins lucrativos, referência nacional em pesquisa e difusão de tecnologias para o agronegócio. Com foco em culturas como soja, milho e algodão, atua no desenvolvimento de soluções que aumentam a produtividade e a sustentabilidade no campo, promovendo a integração entre pesquisa científica e aplicação prática junto aos produtores rurais. Conta ainda com cinco estações de pesquisa distribuídas estrategicamente pelo estado de Mato Grosso, ampliando sua capacidade de geração e validação de tecnologias em diferentes condições de cultivo. Entre seus pilares institucionais, destaca-se a imparcialidade, garantindo credibilidade e isenção na geração e disseminação de informações técnicas.

Programação:

12 de maio

Abertura Fundação MT

Painel 1: Painel de Abertura – Jeferson Souza (Agrinvest), Rafaela Debiase (Comunicadora Agro) e André Debastiani (Agroconsult).

Coquetel de Abertura

13 de maio        

Painel 2: Retrospectiva da Safra 2025/2026     

Abertura do painel: Me. Daniela Dalla Costa – Fundação MT

Relato Safra 25-26: de produtor para produtor – Leandro Zancanaro – Origens Parcerias Agrícolas;

Região Médio Norte – Reinaldo Carrara (Grupo Bavaresco);

Região Vale do Araguaia – José Ricardo Mariano Ferreira (Fértil Consultoria);

Região Oeste – Fernando Vriesman (Grupo Crestani);

Região Sul – Rodolfo Costa (Costaquino Agropecuária);

Veja Mais:  Com apoio do Governo de MT, Centro de Referência Paralímpico é inaugurado em Várzea Grande

História, desafio e pesquisa: Quando o problema impulsionou a ciência  Dra. Juliana Nunes.

Coffee Break    

Ambiente, fenótipo e produtividade da soja: o que os resultados da Fundação MT revelam.

Me. Daniela Dalla Costa – Pesquisadora de Fitotecnia na Fundação MT.

Debate Moderador: Leandro Zancanaro – Origens Parcerias Agrícolas / Daniela Dalla Costa.

Almoço

 

Painel 3: Doenças da Soja: O que está mudando no campo e como reagir

360° da Fitossanidade – Dra. Mônica Müller;

Cercospora e Mancha-Alvo: Dinâmica das Doenças no Sistema – Dr. Nedio Tormen – Verde Agro;

Cercospora e Mancha-Alvo: Resultados de controle Fundação MT – Me. Victor Porto;

Abertura de Vagens e Podridão de Grãos: Existe Relação ou São Problemas Distintos?     Me. Victor Porto e Dra. Mônica Müller.

Coffee Break    

Manejo Genético, Químico e Biológico: Critérios para Uso Estratégico – Debate   Moderadora: Dra. Mônica Müller

Painel 4: Explorando o futuro: Deep Techs, AI Economy e inovação radical: Desafios e oportunidades para o agro

Palestra Magna Professor Gil Giardelli

Coquetel

Fim das atividades do dia

14 de maio

Abertura

Painel 5: Solos: Construindo Ambientes de Alta Performance

Manejo da qualidade física do solo em sistemas de produção de soja – Dr. Guilherme Anghinoni – Consultor e Fundador da Solo & Raiz;

Estratégias de plantio: Demonstração dos resultados de pesquisa – Me. Bruno Gherardi – Agrônomo de Soja, Milho e Algodão – América Latina – John Deere.

Manejo do Ambiente de Produção – Dr. Kassiano Rocha – Gerente Planejamento Agrícola – Grupo GGF;

Debate Moderador: Guilherme Dr. Guilherme Anghinoni.

Coffee Break    

Painel 6: Resistência e Manejo Estratégico do Caruru: Abordagem técnica para enfrentar o cenário atual na soja          

Aspectos da resistência de plantas daninhas.

Veja Mais:  Governo de Mato Grosso expandiu Operação Lei Seca para interior do Estado e prendeu 3.748 pessoas

Prof. Dr. Ricardo Alcântara de La Cruz  – Universidade Federal de Viçosa.

Perspectivas do caruru no estado do Mato Grosso: Passado, presente e futuro.

Prof. Dr. Anderson Cavenaghi – Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).

Manejo do caruru em função das biotecnologias de soja.

Me. Vicente Pontes – Pesquisador de Matologia na Fundação MT e pesquisador Dr. Lucas Barcellos,

Debate Moderador: Dr. Lucas Barcellos – Pesquisador de Matologia na Fundação MT e Me. Vicente Pontes – Pesquisador de Matologia na Fundação MT.

Almoço

Painel 7: Dinâmica de Mosca Branca e Coleópteros na safra 25-26

Experiência do consultor na ocorrência de pragas.

Juliano Dellamea – Insolo Consultoria Agronômica e David Vallendorf – Origens Parcerias Agrícolas.

Importância da Mosca-Branca no Sistema Soja: Lições Aprendidas e Estratégias de Controle Eliane Quintela – Embrapa arroz e feijão.

Resultados no controle de Mosca-Branca.

Dr. Carlos Bezerra – Pesquisador de Entomologia na Fundação MT.

Ecossistema de pragas mastigadoras no MT.

Dr. Carlos Bezerra – Pesquisador de Entomologia na Fundação MT

Debate Moderador: Dr. Carlos Bezerra.

Painel 8: Cenário de Nematoides Safra 2025/2026

Efeitos dos produtos químicos, biológicos e da resistência genética da soja sobre a planta e a população de fitonematoides.

Dra. Andressa Machado – Pesquisadora e Responsável Técnica na Agronema -Análise, Consultoria e Experimentação Nematológica.

Resultados analíticos que auxiliam o manejo de fitonematoides nas propriedades.

Dra. Tânia Santos – Pesquisadora em Nematologia na Fundação MT.

Cisto, galhas e lesões: Desafios atuais e soluções práticas no manejo dos nematoides no campo.

Dra. Rosângela Silva.

Debate

Fechamento do evento

Coquetel de Encerramento.

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana