Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

“Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, diz moradora que recebeu título após mais de 40 anos de espera

Publicado

O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) entregou 36 títulos de propriedades para moradores do município de Guiratinga (a 332 km de Cuiabá). A entrega das escrituras registradas aconteceu na Secretaria de Educação, rua João Pessoa, nesta quinta-feira (03.4).

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Guiratinga, Waldeci Barga Rosa, que festejou o acontecimento e agradeceu o apoio do presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros. “Hoje é um dia de muita alegria, de nós estarmos entregando o título aqui do Boa Esperança. Graças a Deus hoje esse sonho foi realizado. Para nós, é uma grande alegria, o nosso objetivo é regularizar o máximo de títulos possíveis, junto a equipe do governador e o Intermat”, declarou.

O evento decretou o fim da espera de longa data da moradora Maria da Penha, de 55 anos, que aguardava o documento definitivo em grande parte da sua trajetória de vida. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, disse a moradora, emocionada com o momento de solenidade.

“Nós estamos aqui hoje em Guiratinga, minha terra, então isso traz para o nosso coração um sentimento muito grande de gratidão. Gostaria de agradecer os apoios que temos recebido, para contribuir no desenvolvimento do município, que há mais de 40 anos aguardava por esse momento. É um presente que ninguém esquece, parabéns a população de Guiratinga e a todos os beneficiados’, comemorou o presidente do Intermat, Francisco Serafim.

Veja Mais:  Casa Cuiabana recebe exposição sobre arte indígena e africana

O Intermat já havia realizado entregas de títulos rurais ano passado, no município de Guiratinga, desta vez, a autarquia retornou ao local para fazer somente as entregas dos títulos urbanos para a população.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandado contra jovem investigado por agredir e ameaçar ex-mulher em VG

Publicado

Um jovem investigado pelos crimes de lesão corporal e ameaça praticados contra a ex-mulher foi preso pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (24.10), em Várzea Grande.

O suspeito, de 21 anos, teve a ordem de prisão preventiva decretada pela Justiça após investigação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande.

A vítima, de 20 anos, solicitou medidas protetivas de urgência no dia 29 de setembro. Na ocasião, a jovem foi agredida pela ex-companheiro, o qual desferiu socos e ainda enforcou e ameaçou a mulher.

Diante dos fatos e da reincidência de outras ocorrências registradas pela vítima, a delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, Paula Gomes Araújo, representou pelo pedido de prisão preventiva.

O mandado judicial foi deferido pelo juízo da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Várzea Grande, e cumprido pelos policiais civis nesta sexta-feira (24.10).

Depois e ser preso preventivamente e interrogado, o jovem foi encaminhado para audiência de custódia e colocado à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Corpo de Bombeiros localiza corpo de jovem de 20 anos em margem de Rio Arinos
Continue lendo

Mato Grosso

Parceria entre Secretarias de Saúde e de Segurança garante resposta rápida em casos de intoxicação por metanol

Publicado

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), firmou um termo de cooperação técnica com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) para acelerar a análise de amostras de sangue de casos suspeitos de contaminação por metanol.

Segundo a diretora do Lacen-MT, Elaine de Oliveira, as análises seguem o fluxo padronizado estabelecido pelo Governo do Estado, que envolve a recepção, custódia e encaminhamento de amostras pelos hospitais dos municípios de Mato Grosso para o Laboratório Central e, posteriormente, o envio ao Laboratório Forense da Politec, responsável pela análise toxicológica.

“Se não fosse essa parceria, essa amostra teria que sair de Cuiabá e ir para um laboratório em Campinas, referência do Ministério da Saúde. A ação interinstitucional permite que as amostras de sangue de pacientes com suspeita de intoxicação por metanol sejam analisadas em até 10 dias pelo Laboratório Forense da Politec para o exame de dosagem alcóolica”, destacou.

A diretora informou ainda que a parceria entre a SES e a Sesp é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode trazer benefícios para a população.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso das autoridades do Estado em garantir a saúde e segurança dos cidadãos de Mato Grosso, que podem contar com um atendimento mais ágil e eficaz em casos de suspeita de intoxicação por metanol”, acrescentou.

Veja Mais:  Corte de Contas sugere planejamento para instalação de mamógrafos nos municípios

O exame é realizado no equipamento cromatografia gasosa (CG) e o detector de ionização de chama (FID) que separa os componentes da amostra, como álcool e metanol. O resultado da análise é um gráfico que mostra picos correspondentes a cada substância que passa pelo detector, com a altura ou área do pico sendo proporcional à concentração dos compostos.

Para o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan Teixeira, o trabalho da perícia em Toxicologia Forense da Politec de Mato Grosso foi peça-chave para transformar em evidência técnica o primeiro caso confirmado de intoxicação por metanol no Estado, abrindo caminho para ações de prevenção, responsabilização e proteção da saúde da população.

“É por meio da atuação técnica dos peritos que se torna possível identificar, com precisão científica, a presença dessa substância tóxica em bebidas, sangue, ou materiais recolhidos em locais de apreensão. Além disso, a perícia oficial assegura a proteção da saúde pública, evitando novos casos por meio da identificação da origem do produto adulterado e da interrupção da cadeia de distribuição. Sem o trabalho pericial, não há como comprovar tecnicamente o crime, nem assegurar justiça e segurança à população.”

As perícias de dosagem alcoólica no sangue seguem padrões internacionais de validação. Desde maio de 2025, a Politec, em conjunto com o departamento de química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), incorporou exames para detectar metanol em casos de suspeita de intoxicação, garantindo monitoramento e resposta rápida a situações de risco no Estado.

Veja Mais:  Corpo de Bombeiros localiza corpo de jovem de 20 anos em margem de Rio Arinos

Além de atuar em Mato Grosso, a instituição também apoia investigações de casos suspeitos em Mato Grosso do Sul, fortalecendo a segurança e a saúde pública regional.

Primeiro caso confirmado em Mato Grosso

A SES divulgou, na última quarta-feira (22.10), o primeiro caso confirmado de intoxicação por metanol do estado, que envolveu um paciente do sexo masculino, de 24 anos, morador de Várzea Grande. O paciente não corre risco de morte, mas apresentou lesão ocular irreversível, uma das complicações mais graves decorrentes da exposição.

Além do caso confirmado em Várzea Grande, há quatro casos suspeitos em investigação, sendo dois em Várzea Grande, um em Água Boa e um em Cuiabá.

A SES disponibilizou um painel com a atualização dos casos confirmados e suspeitos de intoxicação por metanol em Mato Grosso, que será atualizado diariamente de segunda a sexta-feira pela manhã.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil inaugura Sala da Mulher na Delegacia de São Félix do Araguaia

Publicado

A Polícia Civil inaugurou, na tarde desta quinta-feira (23.10), a “Sala da Mulher”, instalada na Delegacia de São Félix do Araguaia.

A ação foi uma parceria entre a Polícia Civil e Ministério Público (MP), sendo investidos cerca de R$ 40 mil reais, decorrentes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do MP.

“A grande demanda aqui na nossa região está ligada aos crimes de violência doméstica. Nós temos muitos procedimentos de Maria da Penha. Então, a gente tinha necessidade de ter um ambiente assim, para ter um atendimento mais especializado e humanizado para as vítimas”, disse o delegado de São Félix do Araguaia, Daniel Moura.

Sala da Mulher

Os espaços “Sala da Mulher” são Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher e Vulneráveis ou Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, que oferecem atendimento acolhedor e especializado para vítimas de violência doméstica e de gênero.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Evento do Governo de MT que homenageia a infância, Dia do SER Família Criança começa nesta quarta-feira (8)
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana