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Hyundai Creta 2020 quer voltar ao topo. Confira impressões ao volante

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Roberto Assunção

Hyundai Creta já foi o SUV mais vendido do País. Na linha 2020, o objetivo é retomar o posto

O Hyundai Creta fechou 2018 como o SUV compacto mais vendido do mercado brasileiro. Mas este ano quem está se dando melhor é o Jeep Renegade , que fechou o acumulado até setembro com uma vantagem de mais de 9 mil carros sobre o SUV compacto coreano. E para tentar virar o jogo, a Hyundai aplicou as primeiras mudanças visuais do modelo desde o seu lançamento no Brasil, em 2017.

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A maior parte das novidades foi reservada para a versão de topo Prestige, que ganhou antena do tipo barbatana, novas rodas de 17″, lanternas traseiras em LED, novos faróis principais e de neblina e para-choque frontal redesenhado trazendo luzes diurnas em LED. Por dentro, o destaque fica para os bancos de couro com revestimento bicolor em marrom e marfim.

Aproveitando o tapa no visual, a Hyundai acrescentou à lista de equipamentos retrovisor interno eletrocrômico, carregador de celular por indução e rebatimento automático dos retrovisores externos. Até então oferecida à parte, a chave pulseira Key Band passou a ser item de série. O acessório, além de permitir a abertura das portas e a partida do motor, funciona também como uma smartband . Integrada a um aplicativo para smartphone, traz um contador de passos e funções como alarme e marcador de horas de sono.

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A Hyundai não mexeu no conjunto mecânico do Creta 2020. Mas com o fim da versão esportivada Sport, a Prestige se tornou a única da linha equipada com o motor 2.0 de até 166 cv e o câmbio automático de seis marchas. Apesar da potência elevada e dos 20,6 kgfm de torque, o conjunto motriz é apenas suficiente. O câmbio poderia fazer as trocas com mais rapidez, característica que incomoda nas retomadas de velocidade e que exige do motorista o uso constante das trocas sequenciais. E o consumo também assusta: abastecido com etanol, a média é de 6,9 km/l no uso urbano, segundo o Inmetro.

Montado sobre a mesma base do sedã médio Elantra , o SUV surpreende pelo conforto. O Creta não é recheado de itens tecnológicos, mas traz o mínimo para a sua faixa de preços e alguns destaques, como o banco do motorista com ventilação (único no segmento). Os ocupantes do banco traseiro tem saídas de ventilação exclusivas e um ótimo espaço para pernas, além de portas com ângulo de abertura de quase 90°.

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Já o porta-malas leva bons 431 litros (um dos maiores dentre os utilitários esportivos compactos). Ao volante, destaque para o sistema de direção (com acerto bem leve) e para a suspensão, que agrada pela maciez mesmo em estradas de terra bem irregulares. Em resumo, o Creta não empolga, mas trata muito bem todos os ocupantes. Mas será difícil voltar ao topo do ranking com os novos rivais que surgiram – e os que ainda surgirão.

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FICHA TÉCNICA

Hyundai Creta Prestige

Preço básico: R$ 80.990
Carro avaliado: R$ 107.990

Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando continuamente variável (Dual-CVVT)
Cilindrada: 1999 cm³
Combustível: flex
Potência: 156 cv a 6.200 rpm (g) e 166 cv a 6.200 rpm (e)
Torque: 19,1 kgfm a 4.700 rpm (g) e 20,5 kgfm a 4.700 rpm (e)
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) eixo de torção (t)
Freios: disco (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,290 m (c), 1,780 m (l), 1,635 m (a)
Entre-eixos: 2,590 m
Pneus: 215/60 R17
Porta-malas: 431 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 1.399 kg
0-100 km/h: 9s7 (e)
Velocidade máxima: 188 km/h (e)
Consumo cidade: 10,0 km/l (g) e 6,9 km/l (e)
Consumo estrada: 11,4 km/l (g) e 8,2 km/l (g)
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: D (Utilitário Esportivo Compacto)

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Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos

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Leandro Félix- Foto: Assessoria

O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.

Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.

A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.

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No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.

O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.

Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.

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Chevrolet Captiva, um veículo acima da média

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Conheça todos os atributos desse formidável carro

O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.

Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.

Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.

Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva

Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:

Motor: 2.4 Ecotec

Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada em cm3: 2.384

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SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW

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O SUV Mustang Mach-E chega no início de 2020 com o exclusivo modelo “First Edition” de produção limitada

Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.

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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.

“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.

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Aliança vai ditar parâmetros no futuro

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Aliança Ford-Volkswagen vai significar a expansão dos negócios para as montadoras, para se tornar a maior da Europa

Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.

Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.

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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .

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