Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Iniciada as atividades do Mercado do Produtor Luiz Alberto Tecchio

Publicado

Nesta sexta-feira (14), foi dado início às atividades do novo Mercado do Produtor Luiz Alberto Tecchio. O espaço, localizado no bairro Parque das Emas, funcionará às terças, sextas e sábados, com a comercialização de alimentos da agricultura familiar e produtos caseiros.

Para marcar o começo das vendas, foi realizada uma cerimônia de abertura do local, que contou com apresentações das oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Turismo, show da dupla Harley e Gustavo, além da presença dos produtores, moradores do bairro e autoridades.

Presentes no evento, o prefeito Miguel Vaz e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, visitaram os boxes, que também serão utilizados por comerciantes que participaram dos cursos de capacitação oferecidos pela secretaria, além de conhecerem os novos produtores.

“O Mercado do Produtor reforça o nosso compromisso de desenvolver a agricultura de pequeno porte. Somente na merenda escolar, foram investidos no primeiro semestre, R$ 3,5 milhões, sendo 25% vindos da agricultura familiar”, disse o prefeito.

Com 53 boxes de atendimento ao público, o mercado conta ainda com uma praça de alimentação, sanitários, armazenamento dos produtos (mini Ceasa), e as docas, área de distribuição para descarga de caminhões.

“Inauguramos o espaço físico em março e hoje estamos dando início às atividades após o processo de seleção dos produtores, tanto para a venda de alimentos, quanto para a comercialização de produtos caseiros. Sabemos que muitos produtos vem de fora e isso nos traz novos desafios, mas temos feito grandes investimentos para que a agricultura familiar se consolide aqui no município”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

Veja Mais:  Secretaria de Educação orienta sobre os processos de rematrícula, remanejamento e transferência de estudantes para o ano letivo de 2026

O mercado leva o nome de Luiz Alberto Tecchio, que foi o primeiro feirante de Lucas do Rio Verde. Sr. Luiz se mudou para o município em 1991, onde comercializava salame, queijo, copa e carne de porco. Ele faleceu em 2020.

Os seus filhos, Eledir, Mauro e Elisa, estiveram presentes na cerimônia, onde receberam uma homenagem especial.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“Em nome da família Tecchio, eu gostaria de agradecer a todos por essa homenagem. É um motivo de orgulho e satisfação ter um local na cidade que leva o nome do nosso pai. Agradecemos a toda sociedade e esperamos que esse espaço venha contribuir para o desenvolvimento dos pequenos produtores, que vivem em busca do seu sustento e que também ajudam no desenvolvimento de toda a comunidade”, agradeceu Eledir Tecchio.

Durante o ato solene, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente recebeu uma doação do Governo do Estado, de 744,73 toneladas de calcário, que serão utilizados na agricultura familiar.

“Esse é o case que nós consideramos de sucesso no estado de Mato Grosso dentro da política pública. Um espaço onde o produtor tem como expor aquilo que produz, saindo da invisibilidade para visibilidade. Agora, ele pode expor e o público pode consumir produtos de qualidade, sabendo de onde, de quando e do local onde foi produzido”, relatou o secretário-adjunto de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Clovis Figueiredo.

Veja Mais:  Coreme divulga segunda chamada para o Programa de Residência Médica

O Mercado do Produtor Luiz Alberto Tecchio será gerenciado pela Associação Luverdense da Agricultura Familiar. O novo espaço fica na Rua dos Girassóis, nº 13591, no bairro Parque das Emas, e funcionará nas terças e sextas-feiras, das 15h às 20h, e no sábado, das 7h às 12h.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Lucas do Rio Verde

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Publicado

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao aniversário de um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, de 14 a 17 de abril, a Semana do Livro. A programação contará com apresentação teatral, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens e homenagear o autor que dá nome a uma das bibliotecas municipais.

Inspirada na obra do Sítio do Picapau Amarelo, a peça interativa “A Maldição da Cuca” irá desafiar o público infantojuvenil a decifrar enigmas que os levam para a próxima parte da história.

De 14 a 17 de abril, o espetáculo teatral será apresentado nos períodos matutino e vespertino, exclusivamente para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A unidade está localizada na Av. São Paulo, nº 363 E – Cidade Nova.

Já nos dias 16 e 17, a programação ganha sessões noturnas, às 19h, abertas a toda a comunidade luverdense, convidando crianças e famílias a vivenciarem uma experiência lúdica e cultural, repleta de imaginação e conhecimento.

A Semana do Livro reforça o compromisso do município com a formação de novos leitores, valorizando a cultura, a educação e o acesso à literatura desde a infância, por meio de ações que unem aprendizado, criatividade e encantamento.

Sobre Monteiro Lobato
Nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté (SP), Monteiro Lobato é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. Com um estilo inovador, ele deu voz a personagens icônicos como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros que habitam o imaginário coletivo por meio da coleção “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por 23 volumes.

Veja Mais:  Criançada luverdense participa da 7ª edição do Festival de Pesca Esportiva Mirim

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

Publicado

O percurso das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos”, programadas para os dias 11 e 12, respectivamente, contará com bloqueios em vias públicas e um esquema especial de organização pela Prefeitura e a Guarda Civil Municipal (GCM). Estão previstas algumas interdições no local para que a prova transcorra com segurança.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Bauer, a largada e a chegada das duas provas serão realizadas na Avenida Beira Mata, na altura do Centro de Eventos Munareto. No sábado (11), a prova feminina tem início às 16h, enquanto no domingo (12) a largada da prova masculina será às 6h30.

O trajeto será o mesmo para ambas as corridas. Os participantes seguirão pela Avenida Beira Mata até a Avenida Goiás, onde entram à direita em direção ao Centro Integrado Educar. Na sequência, o percurso inclui a entrada no Parque dos Buritis, por um dos acessos próximos à unidade escolar, onde os corredores percorrem toda a extensão do parque.

Após a volta completa, os corredores saem pelo mesmo portão, atravessam a faixa de pedestres e retornam pela Avenida Goiás, na contramão, até a Avenida Beira Mata, finalizando o trajeto no mesmo ponto de largada.

No sábado, a organização também prevê alterações no trânsito devido a realização de uma partida de futebol que acontecerá no Estádio Passo das Emas, as 17h. Para garantir a segurança e o fluxo adequado, será implantado um plano especial de trânsito.

Veja Mais:  Esporte inicia reforma de quatro ginásios em Lucas do Rio Verde

Para tanto um trecho da Avenida Goiás, entre o estádio e o Centro Integrado Educar, será totalmente bloqueado, enquanto a via que liga a Avenida Pará ao estádio terá interdição parcial. A Guarda Municipal estará no local para orientar motoristas e pedestres, garantindo o acesso tanto dos participantes das corridas quanto dos torcedores que se deslocarem para o jogo.

Entrega dos kits de corrida

Os participantes das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos” devem ficar atentos às datas e horários para retirada dos kits de corrida. A entrega será realizada no Centro de Eventos Roberto Munaretto.

Na quinta-feira (09), a retirada poderá ser feita das 16h às 19h. Já na sexta-feira (10), o atendimento ocorrerá das 11h às 14h.

A organização reforça que não haverá entrega de kits nos dias das provas. Por isso, é fundamental que os atletas respeitem os prazos e horários estabelecidos para garantir a participação no evento.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Publicado

Lucas do Rio Verde segue sendo destaque em nível nacional. O município é o único de Mato Grosso a figurar entre as 30 cidades mais felizes do Brasil em 2026, segundo levantamento divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU, referência global sobre qualidade de vida.

No ranking, Lucas do Rio Verde aparece na 29ª colocação, com nota 8,52, consolidando-se como destaque de desenvolvimento aliado ao bem-estar da população. O resultado reforça a capacidade do município em oferecer condições estruturais consistentes de qualidade de vida, mesmo diante dos desafios de crescimento.

O estudo foi elaborado com base em dados públicos auditáveis e comparáveis, avaliando oito dimensões fundamentais: capacidade material e segurança econômica, saúde e longevidade, apoio social, liberdade de escolha, confiança institucional, vida comunitária, segurança pessoal e qualidade dos serviços urbanos. Apenas cidades com desempenho elevado, nota igual ou superior a 8,5, foram incluídas na lista final.

(Foto: Ascom Prefeitura)

Na prática, o levantamento priorizou indicadores sólidos como renda per capita, nível de escolaridade, expectativa de vida, infraestrutura urbana, redução da desigualdade e segurança. Esses fatores ajudam a explicar por que Lucas do Rio Verde vem se destacando nacionalmente, refletindo um modelo de gestão voltado para o crescimento organizado, geração de oportunidades e qualidade nos serviços públicos.

Outro ponto relevante do estudo foi o cuidado metodológico para equilibrar diferenças entre cidades de portes distintos, evitando distorções comuns em rankings desse tipo. Isso torna ainda mais significativo o desempenho de Lucas do Rio Verde, que se posiciona entre municípios de diferentes regiões do país, muitos deles reconhecidos historicamente por seus altos índices de desenvolvimento.

Veja Mais:  Prefeitura abre inscrições para Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade

O resultado evidencia que o município mato-grossense não apenas cresce economicamente, mas também se desenvolve e avança na construção de um ambiente equilibrado, seguro e com boas condições de vida para a população. O reconhecimento nacional reforça o protagonismo de Lucas do Rio Verde como referência de desenvolvimento e bem-estar no país.

Ranking publicado, acesse aqui: https://www.revistabula.com/157681-as-30-cidades-mais-felizes-do-brasil-em-2026-ranking-brasileiro-inspirado-em-criterios-da-onu/

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana