Mato Grosso
Ipem fiscaliza produtos alimentícios de Páscoa
O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Groso (Ipem) iniciou a Operação de Páscoa e durante os trabalhos, vai coletar produtos alimentícios comumente consumidos nesta época para serem periciados em laboratório. O foco são os chocolates, ovos de páscoa, leite condensado, amendoim, milho para canjica, coco ralado e leite de coco.
Conforme a gerente de fiscalização do Ipem, Jussara de Souza Amaral, serão fiscalizados seis estabelecimentos, selecionados conforme o porte, em Cuiabá e Várzea Grande. A operação se divide em duas fases, a primeira é a de coleta, que acaba na quarta-feira (27) e a segunda de análise laboratorial.
Nos locais, os agentes vão verificar a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ainda confirmar se o registro é verdadeiro. Com relação aos materiais encaminhados ao laboratório, será checado se a quantidade de produto é equivalente ao informado na embalagem.
Em relação aos ovos de páscoa, Jussara explica que o chocolate é separado dos brinquedos, que passam por um processo diferenciado. É verificado se o brinde atender as exigências para a faixa etária proposta e ainda se existem pedaços metálicos ou pontiagudos que demandem a advertência de perigo na embalagem.
Outro ponto de atenção será as informações sobre a composição e forma de consumo. Tudo deve estar visível ao consumidos e ser consonante com o que está dentro da embalagem.
De acordo com a previsão do Ipem, o resultado da análise laboratorial estará pronto em 15 de abril, ocasião onde as fábricas serão acionadas e os materiais recolhidos doados ou descartados.
A operação integra o rol de ações especiais do órgão, sendo a próxima será em alusão ao Dia das Mães, no mês de maio. Na ocasião, o alvo será produtos têxteis, bem como cosméticos e artigos de beleza.
Mato Grosso
Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
-
Política MT22/09/2026 - 09:06Após ação do AGIR, candidatura de Alessandra segue de pé e caso será analisado pelo TRE-MT
-
Esportes22/09/2026 - 17:535ª Corrida Unimed Rondonópolis acontece no próximo domingo
-
Rondonópolis24/09/2026 - 08:28Cláudio Ferreira defende fortalecimento da Santa Casa em vez de novo Hospital Regional em Rondonópolis






