Rondonópolis
Jogos Escolares 2025: conheça os campeões do basquete

Os Jogos Escolares 2025 finalizaram mais uma modalidade esportiva nesta segunda-feira (28): o basquete, na quadra do bairro Coophalis. O evento é organizado pela Prefeitura de Rondonópolis por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Na categoria Feminino A, a disputa foi entre os colégios São Leão Magno e Master Khalil. No Feminino B, o primeiro lugar ficou para o colégio São Leão Magno, única equipe inscrita. No Masculino A, a escola Silvestre Gomes Jardim enfrentou a equipe do São Leão Magno. No Masculino B, foi a vez da escola Militar Tiradentes disputar contra a Silvestre Gomes Jardim.
Nessa terça-feira (29), inicia a última modalidade de esportes coletivos, o handebol.
O calendário dos Jogos Escolares deste ano estabeleceu as disputas das competições coletivas entre 24 de março e 30 de abril. Em todas as modalidades, as disputas tanto no masculino como no feminino envolvem duas categorias que são separadas por idade, a “A” inclui alunos de 15 a 17 anos e a categoria “B”, de 12 a 14 anos.
São 32 escolas participando, totalizando 1.300 atletas inscritos entre as modalidades coletivas e individuais. Após o encerramento das modalidades coletivas, será a vez das disputas individuais para os atletas de badminton, xadrez, judô, atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e ginástica rítmica.
BASQUETE – CAMPEÕES MUNICIPAIS
Feminino: categoria A
1º lugar – Master Khalil
2º lugar – São Leão Magno
Feminino: categoria B
1º lugar – São Leão Magno
Masculino: categoria A
1º lugar – Silvestre
2º lugar – São Leão Magno
Masculino: categoria B
1º lugar – Tiradentes
2º lugar – Silvestre

Rondonópolis
Nova gestão corrige projeto de feira e garante mais segurança e funcionalidade para feirantes e usuários

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA), está promovendo uma série de correções em projetos de obras públicas que foram herdados com falhas técnicas da gestão anterior. Por determinação do prefeito Cláudio Ferreira, a atual administração iniciou um rigoroso trabalho de diagnóstico técnico em todas as frentes de obras em andamento, com o objetivo de evitar prejuízos ao erário, garantir a segurança das edificações e entregar serviços públicos de qualidade à população.
Embora diversas obras estejam passando por reavaliações e correções, nesta semana a SINFRA destaca a requalificação da Feira do Jardim Atlântico, cujo projeto original apresentava graves deficiências estruturais e sanitárias. Durante a vistoria técnica realizada pela equipe de engenharia da SINFRA, foram identificadas falhas que, se não corrigidas, comprometeriam a segurança de feirantes e usuários, além de dificultar o funcionamento adequado do espaço.
Entre os problemas diagnosticados estavam ausência de pias internas, inviabilizando condições adequadas de higiene para quem manipula alimentos; estrutura de cobertura subdimensionada, com risco de colapso caso fosse executada como prevista inicialmente; previsão de telhas metálicas sem isolamento térmico, inadequadas ao clima de Rondonópolis; falta de sistema de drenagem pluvial, o que poderia gerar alagamentos e deterioração precoce do espaço.

Com base no relatório técnico, a gestão municipal autorizou a elaboração de um novo projeto e a celebração de um aditivo contratual, incluindo instalação de pias no salão da feira; substituição do piso por granelite, de fácil limpeza e alta durabilidade; reforço da cobertura com nova estrutura e telhas termoacústicas; e implantação de rede de águas pluviais para escoamento da chuva.
“Essas medidas refletem o compromisso da gestão liderada pelo prefeito Cláudio Ferreira em corrigir erros do passado com responsabilidade e transparência, entregando obras que realmente atendam às necessidades da população”, repassou o secretário da SINFRA, Lucas Corrente Luz.
Segundo a SINFRA, outras intervenções estão em andamento em diferentes frentes de obras, e serão apresentadas gradualmente à sociedade.

Rondonópolis
“Infância e Cultura na Escola Municipal de Artes” é tema da 4ª edição do “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades”

Cuidados e tratamentos adequados em uma fase tão importante como a infância fazem parte do foco da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude. Assim, o “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades” de maio lança seu olhar atento sobre a matéria e debate “Infância e Cultura nas Escolas de Artes Municipais”. O evento, que será conduzido por profissionais que se dedicam à questão, acontece na próxima segunda-feira (26), das 19h às 21h, no Centro Cultural José Sobrinho, e é aberto a toda a população.
“Este painel tem como objetivo discutir elementos fundamentais para quem atua com arte -educação voltada ao público infantojuvenil. A proposta é refletir sobre a infância e sua relação com a cultura no contexto da Escolas Municipal de Artes, promovendo um espaço de troca entre educadores, artistas, formadores e demais agentes culturais”, sintetiza a coordenadora do encontro, Camila Zenzele Pinho, que é superintendente de Ações Culturais da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude e uma das palestrantes do evento.
Doutora em psicologia social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista de Assis/SP (Unesp), a psicóloga Carmem Lúcia Sussel Mariano, que é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) na área da infância e juventude na cultura contemporânea vai instigar a plateia com a pergunta “Direito fundamental das crianças: o que precisamos saber?” sobre a qual vai discorrer.
Ela, que é co-lider do grupo de pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea da UFR e coordena o projeto de pesquisa “Infância e juventude: direitos, cidadania e democracia”, atuando sobre temáticas como práticas pedagógicas respeitadoras da cidadania de crianças e mídia e infância, entre outras, vai ministrar seu colóquio às 19h.
Dheysiel Barbosa é arte-educador, ator e diretor de teatro, dança e artes circenses e, às 20h, vai conduzir o colóquio “Processos de ensino em arte no eixo sociocultural”. Sua contribuição na área da cultura marca uma trajetória de dedicação em trabalhos educativos e socioculturais, atuando como técnico de programas sociais do Sesc com atribuições significativas com foco em cultura e arte como ferramentas de transformação social. Ainda foi coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Padre Lothar sempre desenvolvendo ações de impacto comunitário e, após assumir como uma vaga de conselheiro tutelar no Conselho Tutelar da Vila Operária, voltou seu trabalho mais especificamente aos direitos da infância e juventude. Hoje, ele é coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude onde desenvolve suas atividades com diretrizes em projetos que impulsionem e valorizem a arte como instrumento de formação humana, inclusão e cidadania.
Psicóloga, arte-educadora e gestora cultural, Camila será a facilitadora do debate “Metodologias ativas: a escola de artes como política pública”, que ocorre às 21h. Mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduanda em produção cultural, arte e entretenimento pela Faculdade de Administração Artes de Limeira (Faal), a coordenadora do seminário é coautora do espetáculo “Geração de Cam”, que aborda a segurança e a infância.
Reforçando o pensamento de que a arte permite a descoberta de emoções, construção da visão de mundo e canalização das expressão de habilidades do universo infantil, Camila é enfática: “A educação artística estimula a sensibilidade, a sociabilidade e os sentidos sobre a vida com enfoque ético e autorresponsabilidade”.
Para assistir ao workshop, basta se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/… e se dirigir ao Centro Cultural José Sobrinho que fica na Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia, ao lado da UPA.
Rondonópolis
Escola Municipal premia alunos com melhor desempenho nas provas

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Padre João Paulo Nolli participaram de uma cerimônia simples mas cheia de significado na manhã desta sexta-feira (23). Eles foram premiados pelo excelente desempenho no 1º Simulado de Língua Portuguesa e Matemática do programa Acerta Brasil. Os estudantes ficaram orgulhosos com a medalha no peito e o certificado na mão.
Essa foi a forma que a direção da Escola Municipal encontrou para premiar os alunos que tiveram melhor desempenho e com isso estimular os outros a se esforçarem nos estudos para conquistar medalhas nas próximas provas.
O simulado foi a primeira avaliação bimestral do Acerta Brasil desse ano. Com os resultados em mão, os profissionais das escolas que participam do programa podem ter uma referência de como vão desenvolver as estratégicas pedagógicas para trabalhar com os alunos em sala e ainda fazer formações com os professores.
“Esses simulados fazem parte do material pedagógico que a Prefeitura comprou para nós trabalharmos esse ano . Nós lançamos as avaliações e o sistema gera um panorama do resultado de cada aluno”, explicou a diretora da escola João Paulo Nolli, Elaine Souza Ribeiro Caetano. Ela explica que esse material tem a função de potencializar os quintos anos, principalmente por conta da prova do IDEB, para os alunos acostumarem com a rotina de avaliação.
Os resultados dos simulados também auxiliam os professores a acompanharem o desempenho dos alunos, a medida que vão fazendo os simulados e dentro da própria plataforma vai tendo um parâmetro da evolução de cada um e também o progresso da turma.
“Hoje nós conseguimos olhar, mapear e ver qual é a turma com o melhor desempenho, qual é a turma que ainda precisa ser potencializada, quais são as habilidades mais frágeis para todas as turmas. É um recurso muito interessante, primordial para dar subsídio, na verdade, para o professor trabalhar e fazer esse mapeamento da turma”, comentou a diretora.
A expectativa é que a cada resultado dos simulados os melhores classificados recebam a premiação simbólica e os aplausos do restante dos alunos da escola.
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