Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esportes

Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses estão com inscrições abertas

Publicado

 

Estão abertas as inscrições para as etapas regionais dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis Mato-grossenses. Nesta sexta-feira (18.03), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) publicou os formulários para que os municípios inscrevam seus representantes nas competições escolares.

Para inscrever as equipes e atletas, o município deve preencher os formulários que estão disponíveis no site www.secel.mt.gov.br/eventos-esportivos. Após o preenchimento e assinatura, devem ser enviados ao e-mail [email protected].

Com mudanças no formato desde 2021, os estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções.

Nas duas competições, cada município pode inscrever uma equipe masculina e outra feminina por modalidade coletiva (basquete, futsal, handebol e vôlei). Para as modalidades individuais, a quantidade de atletas a serem inscritos varia de acordo com o esporte disputado. Os regulamentos também estão disponíveis no site.

A programação de 2022 começa com as etapas regionais de modalidades coletivas, que ocorrem de abril ao início de julho em 10 regiões diferentes.  As equipes campeãs em cada região avançam para a etapa estadual. Com exceção das disputas da regional Sul/Sudeste, todas as demais integram os Jogos Escolares e os Jogos Estudantis num mesmo período e município.

O coordenador de Eventos Esportivos da Secel, Adriano Augusto de Oliveira, lembra que os gestores municipais devem ficar atentos ao prazo das inscrições de equipes e atletas.

Veja Mais:  Dj Bruno Meira anima o 'I Torneio Maroto de Futevôlei' em Rondonópolis

“A data final para confirmar a participação é de até cerca de 10 dias anteriores ao início da competição. Os Jogos começam no dia 08 de abril com disputas da regional Sul/Sudeste e prosseguem até julho. Esperamos que todos os municípios mato-grossenses possam inscrever seus representantes nos maiores eventos esportivos escolares do Estado”, reitera Adriano.

Calendário – Modalidades Coletivas

  • Regional sul/sudeste (12 a 14 anos):  de 8 a 13/04, em Campo Verde
  • Regional Centro Norte (12 a 17 anos): de 15 a 20/04, em Sorriso
  • Regional Médio Norte (12 a 17 anos): de 30/04 a 05/05, em Tangará da Serra
  • Regional Norte (12 a 17 anos): de 13 a 18/05, em Alta Floresta
  • Regional Noroeste (12 a 17 anos): de 20 a 25/05, em Juara
  • Regional Leste (12 a 17 anos): de 27/05 a 01/06, em Canarana
  • Regional Nordeste (12 a 17 anos): de 03 a 08/06, em Confresa
  • Regional Oeste (12 a 17 anos): de 21 a 26/06, em Várzea grande
  • Regional Sudoeste (12 a 17 anos): de 01 a 06/07, em Pontes e Lacerda
  • Regional Sul/sudeste (15 a 17 anos):  de 01 a 06/07, em Alto Garças
  • Estadual 12 a 14 anos: de 16 a 22/07, em Sorriso
  • Estadual 14 a 17 anos: de 24 a 30/07, em Lucas do Rio Verde
  • Nacional 12 a 14 anos: novembro, local a definir
  • Nacional 15 a 17 anos: de 02 a 17/09, em Aracaju (SE)
Veja Mais:  Atlético-MG goleia o Cuiabá na Arena Pantanal pelo Brasileirão

Calendário – Modalidades Individuais

  • Estadual – parte 1: de 21 a 24/04, em Sorriso
  • Estadual – parte 2: de 16 a 19/06, em Várzea Grande
  • Nacional 12 a 14 anos: novembro, local a definir
  • Nacional 15 a 17 anos: de 02 a 17/09, em Aracaju (SE)

Serviço

Formulários Jogos Escolares: acesso AQUI

Formulários Jogos Estudantis: acesso AQUI

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Esportes

Atlético tropeça na Sul-Americana e perde para o Puerto Cabello 

Publicado

O Atlético-MG teve uma estreia amarga na Copa Sul-Americana, sofrendo uma derrota por 2 a 1 para o Puerto Cabello na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília). O confronto, realizado no Estádio Misael Delgado, em Valência, colocou o Galo em uma situação desfavorável logo na primeira rodada do Grupo B da competição.

O placar foi construído ainda na primeira etapa, com o time venezuelano demonstrando mais ímpeto. Castillo abriu o marcador para os donos da casa. O Atlético-MG chegou a reagir e empatar com Dudu, mas Jiovany Ramos recolocou o Puerto Cabello na frente, garantindo a vitória dos venezuelanos antes do intervalo.

O Jogo

Desde os primeiros minutos, o Puerto Cabello mostrou que não seria um adversário fácil. Logo aos dois minutos, Flores cruzou para Ponce, que cabeceou na trave, em um lance que já alertava a defesa atleticana. A pressão venezuelana se converteu em gol aos 15 minutos: Ramos alçou a bola na área, Ponce deu uma leve escorada de cabeça e Castillo, livre na segunda trave, finalizou sem chances para o goleiro Everson.

O Galo conseguiu igualar o marcador aos 27 minutos, após uma falha na saída de bola do goleiro Graterol. Bernard pressionou e roubou a bola. Após um bate-rebate dentro da área, Dudu foi o mais esperto e empurrou para o fundo das redes, dando esperança ao torcedor atleticano. No entanto, a alegria durou pouco. Aos 38, Rosales apareceu pela direita e cruzou para Jiovany Ramos, que subiu de cabeça sem marcação e fez o segundo do Puerto Cabello, definindo o resultado da partida.

Veja Mais:  Atlético-MG goleia o Cuiabá na Arena Pantanal pelo Brasileirão

A segunda etapa foi mais equilibrada, com chances criadas por ambos os lados. No entanto, o Puerto Cabello teve as oportunidades mais claras de ampliar a vantagem, enquanto o Atlético-MG lutou para buscar o empate. A melhor chance do Galo veio aos 39 minutos, em uma cobrança de falta que Vitor Hugo cabeceou muito perto da trave, mas a bola saiu.

Situação na tabela e próximos desafios:

Com a derrota, o Atlético-MG inicia sua campanha na Copa Sul-Americana na lanterna do Grupo B, sem pontos. O Puerto Cabello, por sua vez, soma os primeiros três pontos e assume a liderança provisória da chave, aguardando o desfecho do outro jogo do grupo.

O Galo agora precisa se recuperar rapidamente. O próximo compromisso é pelo Campeonato Brasileiro, no sábado (11), às 20h (de Brasília), contra o Santos, na Vila Belmiro. Já o Puerto Cabello enfrentará o Portuguesa pelo Campeonato Venezuelano, também no sábado (11), às 18h (de Brasília).

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Flamengo desafia altitude e vence Cusco na abertura da Libertadores 

Publicado

O atual campeão da Copa Libertadores, Flamengo, começou a defesa de seu título com o pé direito, conquistando uma vitória convincente por 2 a 0 sobre o Cusco, na noite desta quarta-feira. O triunfo ganha um sabor especial ao considerar o desafio da altitude de mais de 3 mil metros da cidade peruana, que não intimidou a equipe rubro-negra.

Com o resultado, o Mais Querido garante seus primeiros três pontos na competição e assume a liderança isolada do Grupo A. Já o time peruano, sem pontuar, ocupa a lanterna da chave, que ainda viu Independiente de Medellín e Estudiantes empatarem em 1 a 1 na outra partida do grupo.

O jogo

A persistência do Flamengo em superar as condições adversas e a forte marcação do adversário. A recompensa veio aos 12 minutos do segundo tempo, quando Ayrton Lucas fez uma bela jogada pela esquerda e cruzou com precisão para Bruno Henrique. O atacante não perdoou e, de cabeça, abriu o placar para o time carioca, confirmando a superioridade rubro-negra.

O Cusco ainda ensaiou uma reação e chegou a balançar as redes aos 20 minutos com Marlon Ruidíaz. Contudo, a alegria durou pouco: o lance foi revisado pelo VAR, que assinalou impedimento, anulando o gol e mantendo a vantagem flamenguista.

No apagar das luzes da partida, já aos 49 minutos da etapa complementar, Arrascaeta selou a vitória. O uruguaio finalizou para uma defesa do goleiro Pedro Diaz, mas aproveitou o rebote com oportunismo e, também de cabeça, mandou a bola para o fundo do gol, garantindo o placar final de 2 a 0.

Veja Mais:  São Paulo garante vaga na Libertadores após empate emocionante com o Atlético-MG

Próximos confrontos:

O Flamengo agora volta suas atenções para o clássico contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro Série A, no sábado (11) às 18h30 (de Brasília). O Cusco, por sua vez, tentará se recuperar na Libertadores fora de casa, enfrentando o Estudiantes no Estádio Ciudad de La Plata, na Argentina, na terça-feira (14), às 19h (de Brasília).

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Palmeiras empata com Junior Barranquilla na estreia da Libertadores 

Publicado

O Palmeiras iniciou sua jornada na Copa Libertadores da América com um empate por 1 a 1 contra o Junior Barranquilla, em um confronto disputado na noite desta quarta-feira (8) no Estádio Olímpico Jaime Morón León. O resultado mantém o Verdão na liderança provisória do Grupo F, aguardando os demais jogos da rodada.

A equipe colombiana abriu o placar no primeiro tempo, com Téo Gutierrez convertendo um pênalti aos nove minutos, após uma intervenção do VAR. A infração foi marcada em disputa entre Mauricio e Rivas na área palmeirense. Após sofrer o gol, o Palmeiras buscou a reação, com Marlon Freitas finalizando com perigo e sendo parado por Silveira, goleiro do Junior Barranquilla. Jhon Arias e Flaco López também tentaram, mas sem sucesso em furar a defesa adversária na etapa inicial.

Na volta do intervalo, o Alviverde demonstrou mais ímpeto ofensivo. Aos dez minutos do segundo tempo, o gol de empate surgiu de uma jogada bem construída: Khellven lançou a bola no ataque, Flaco López fez o desvio de cabeça e deixou Ramón Sosa, que havia entrado na partida, em posição privilegiada para finalizar com categoria e deixar tudo igual.

Após o empate, o Palmeiras criou outras boas chances para virar o jogo, com Khellven e Jhon Arias, mas pecou na pontaria. O goleiro Carlos Miguel também teve que intervir em finalizações do Junior, como em chute de Canchimbo nos acréscimos. Felipe Anderson, que também entrou no decorrer da partida, teve uma finalização perigosa perto do ângulo e outra no fim, mas não conseguiu a virada.

Veja Mais:  Eduardo Oliveira é contratado para comissão permanente do Cuiabá

Com o ponto conquistado fora de casa, o Palmeiras assume a ponta do Grupo F, empatado com o Junior Barranquilla. A posição pode ser alterada após os confrontos entre Sporting Cristal e Cerro Porteño.

Próximos desafios:

O Palmeiras agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Corinthians no clássico paulista no domingo (12), às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. Já o Junior Barranquilla terá compromisso pelo Campeonato Colombiano no sábado (11), contra o Águilas Doradas.

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana