Mato Grosso
Jogos Escolares valorizam profissionais de educação física
Cerca de 70 professores de educação física de instituições de ensino públicas e privadas são os responsáveis por ajudar jovens atletas a desenvolverem suas habilidades técnicas durante a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, realizada em Nova Mutum, no período de 17 a 22 de maio.
Representando os municípios da região Centro Norte do Estado, 852 estudantes de 34 diferentes escolas participam da competição, orientados por técnicos que buscam não só alcançar vitórias, mas principalmente despertar nos jovens a consciência de seus valores, de suas potencialidades e limitações.
Durante a abertura do evento, na noite de sexta-feira, 17, o secretário da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec, falou da importância dos treinadores para o sucesso dos Jogos Escolares.
“Quero agradecer e parabenizar os professores de educação física pela atuação nas escolas, pelo incentivo ao esporte e por seu importante papel na educação, na promoção da saúde e na integração e desenvolvimento social dos estudantes. Nós, da Secel, somos gratos por vocês treinarem esses jovens atletas e possibilitarem que eles estivessem aqui competindo por suas escolas e aprendendo valores que vão além do rendimento esportivo”, saudou Allan Kardec.
Allan Kardec fala na bertura dos Jogos em Nova Mutum ao do vice-prefeito Leandro Felix
Para o professor Rudimar Felicetti, técnico das equipes de futsal feminino da escola particular Nova Dinâmica e da escola estadual 13 de maio, ambas de Sorriso, a realização dos Jogos Escolares fortalece as atividades dos profissionais de educação física no Estado. “É o que fomenta nossas atividades, é um grande incentivo, os estudantes ficam mais motivados sabendo que podem participar das equipes”, revela.
Em Nova Mutum, o suporte do município tem sido fundamental para a efetivação da etapa regional da competição escolar. Amparo que pode ser observado também em outras políticas públicas que, além da transformação social, contribuem para o fortalecimento do mercado de trabalho da área esportiva.
“Com o programa Despertando Talentos, oferecemos mais de 10 modalidades esportivas a estudantes de 4 a 17 anos, com atividades no contraturno escolar. É um programa com cunho social que precisa da atuação capacitada dos profissionais de educação física”, explica Toshio Onghero Takagui, secretário de Esportes e Lazer de Nova Mutum.
O papel pedagógico dos treinadores na competição escolar
Por envolver jovens em fase escolar com um ambiente competitivo, a organização dos Jogos Escolares leva em conta fatores pedagógicos que façam a prática esportiva ser realmente benéfica e tenha reflexo positivo na vida dos atletas, trazendo experiências para o crescimento pessoal desses jovens.
Além do desenvolvimento de habilidades técnicas próprias de cada modalidade, a competição infanto-juvenil busca incentivar comportamentos de respeito ao adversário e aprendizado de que a vida é feita de vitórias e derrotas. Por isso, os treinadores são lembrados de seu papel na disseminação desses valores, inclusive no decorrer das partidas por envolver momentos de tensão.
“Estamos numa competição escolar e vamos ficar atentos sobre a atuação pedagógica dos técnicos das equipes. Cobrem dos alunos somente aquilo que foi treinado. Desenvolvam o trabalho com autonomia, com respeito e sem ofensas. Vocês têm um papel muito importante na vida desses jovens, que é de educar cidadãos, por isso mantenham a tranqüilidade e honrem a confiança dos pais”, orientou o superintendente de Desporto Escolar da Secel, Marcelo Cruz, durante o congresso técnico que antecipa a competição.
O superintendente Marcelo Cruz orienta delegações no congresso técnico realizado na sexta-feira, 17
Na fase regional, são disputadas as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol e participam estudantes com idades entre 12 e 17 anos, divididos em duas categorias. Adolescentes de 12 a 14 anos fazem parte das equipes da Categoria B. Já categoria A agrupa os jovens com idade entre 15 e 17 anos.
Para exercer o cargo de professor, professor auxiliar ou preparador físico dos Jogos Escolares da Juventude, o profissional deve estar obrigatoriamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CRF).
Mato Grosso
Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
-
Política MT22/09/2026 - 09:06Após ação do AGIR, candidatura de Alessandra segue de pé e caso será analisado pelo TRE-MT
-
Esportes22/09/2026 - 17:535ª Corrida Unimed Rondonópolis acontece no próximo domingo
-
Rondonópolis24/09/2026 - 08:28Cláudio Ferreira defende fortalecimento da Santa Casa em vez de novo Hospital Regional em Rondonópolis






